Páginas

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

(0)POSTE-ZERO DE OUTUBRO/2017! (arquivo taroucando)

AVISO: O PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS FOI PROLONGADO ATÉ 15 DE OUTUBRO! (nesta altura, era suposto estar mais frio mas até o sol anda baralhado...)

Resultado de imagem para imagens de pontos de interrogação nos espelhosCaros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois podem ser transformados em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA!» (nelson mandela)

33 comentários:

  1. ESCLARECIMENTO:

    Voltamos a lembrar que os textos só serão aqui publicados uns dias após saírem na fonte. Por norma, respeitamos o mínimo de 1 dia no caso de jornais diários e 3 dias no caso dos blogues. Estes prazos só não serão respeitados em caso de informações úteis e urgentes.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. ESPAÇO PRA COLOCARMOS O TEXTO DO PROLONGAMENTO DO PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INCÊNDIOS
      Governo prolonga período crítico do sistema de defesa da floresta
      29/9/2017, 15:43
      O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta foi prolongado até 15 de outubro devido às condições meteorológicas. O prolongamento não está relacionado com os meios de combate a incêndios.

      Partilhe

      PAULO CUNHA/LUSA

      Autor


      Agência Lusa
      Mais sobre

      FLORESTA
      INCÊNDIOS
      NATUREZA
      AMBIENTE
      CIÊNCIA
      ACIDENTES E DESASTRES
      SOCIEDADE
      O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta, que prevê a proibição de lançar foguetes e fazer queimadas e fogueiras nos espaços florestais, foi esta sexta-feira prolongado até 15 de outubro devido às condições meteorológicas.

      Segundo uma portaria assinada pelo secretário de Estado das Florestas, o prolongamento do período crítico e a respetiva adoção de medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, que normalmente termina a 30 de setembro, deve-se a “circunstâncias meteorológicas excecionais prováveis para a primeira quinzena de outubro“.

      Este prolongamento não está relacionado com os meios de combate a incêndios florestais, cuja fase ‘Charlie’ termina no sábado, com a redução de meios no terreno a partir de domingo.

      Temperaturas com valores acima do que é padrão para a época, uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação e níveis muito elevados de valores acumulados de severidade meteorológica diária, fazem prever uma manutenção do risco de incêndios em níveis elevados”, refere um comunicado do gabinete do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
      Durante o período crítico de incêndios, é proibido, nos espaços florestais ou agrícolas, “fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés”.

      A fase ‘Charlie’, a época mais crítica em incêndios florestais, termina no sábado com mais de 230 mil hectares de área ardida, a maior da última década e a terceira desde que há registos, e a morte de 64 pessoas em Pedrógão Grande. Durante esta fase, em que o dispositivo está na sua máxima força, estiveram envolvidos 9.740 operacionais e 2.065 viaturas, apoiadas por 48 meios aéreos e 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

      Os meios de combate vão ser reduzidos a partir de domingo com a entrada da fase ‘Delta’, que termina a 31 de outubro, mobilizando 5.518 elementos e até 1.307 veículos. Nesta fase os meios aéreos são 22 até 5 de outubro, 18 até 15 de outubro, e dois até 31 de outubro, podendo ser reforçado até um máximo de oito, sendo seis da frota do Estado.

      PARTILHE»

      DAQUI:http://observador.pt/2017/09/29/governo-prolonga-periodo-critico-do-sistema-de-defesa-da-floresta/

      Eliminar
  3. ESPAÇO PRA COLOCARMOS UM TEXTO RELATIVO À NOVA LEI SOBRE "ASSÉDIO NO LOCAL DE TRABALHO":

    ResponderEliminar
  4. ESPAÇO PRA COLOCARMOS UM TEXTO (artigo de opinião) SOBRE AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS/17, NO DISTRITO DE VISEU

    ESTE:https://www.jornaldocentro.pt/online/regiao/autarquicas-as-trocas-as-vitorias-inesperadas-e-as-derrotas-surpresas-em-viseu/

    ResponderEliminar
  5. ESPAÇO PRA COLOCARMOS UM TEXTO COM OS RESULTADOS OBTIDOS POR ALGUMAS FIGURAS EMBLEMÁTICAS:

    ESTE:https://www.tsf.pt/politica/interior/tino-de-rans-foi-eleito-e-agata-os-resultados-dos-candidatos-mais-mediaticos-8815494.html

    ResponderEliminar
  6. TRAZIDO DO "OBSRVADOR"-2/10/2017

    AUTÁRQUICAS/17: PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS, MAS PRONTOSSS...

    «AUTÁRQUICAS 2017

    Prometeram, não cumpriram, mas foram reeleitos (com maioria absoluta)
    HÁ 2 HORAS
    6
    Antes das eleições, o Observador publicou dez promessas que ficaram por cumprir em todo o país. Nove dos dez autarcas em questão foram reeleitos com maioria absoluta no domingo.

    Partilhe

    Autor

    João Francisco Gomes
    jfranciscogomes
    Email
    Mais sobre

    AUTÁRQUICAS 2017
    ELEIÇÕES
    POLÍTICA

    Durante as três semanas que antecederam as eleições autárquicas, o Observador publicou dez artigos relativos a promessas autárquicas que ficaram por cumprir em dez municípios de norte a sul do país, resultado de centenas de denúncias enviadas pelos leitores. No dia depois do ato eleitoral, fomos ver como ficaram os resultados nesses concelhos, para saber se o autarca em questão foi reeleito (✓) ou perdeu a câmara (✗). Os resultados são reveladores: em nove dos dez municípios, o presidente de câmara foi reeleito com maioria absoluta.

    ✓ – António Vilela, Vila Verde (PSD)

    António Vilela, presidente da câmara de Vila Verde eleito pelo PSD em 2009 e reeleito em 2013, prometia desde o seu primeiro mandato fazer chegar o saneamento básico a 75% das casas do concelho. Adiou a promessa, uma e outra vez, até tornar a prometê-la para o mandato 2017-2021, a que se tornou a candidatar.


    À terceira talvez seja de vez. É que António Vilela foi mesmo reeleito — e com maioria absoluta. Com 51,97% dos votos, conseguiu eleger quatro dos sete elementos da câmara de Vila Verde, partindo para o seu terceiro mandato com a mesma promessa que fez em 2009 e em 2013, e que ainda não cumpriu.



    ✓ – Fernanda Asseiceira, Alcanena (PS)

    O edifício do futuro museu do Curtume está pronto desde 2008 e a promessa autárquica de o inaugurar, em cima da mesa desde duas semanas antes das eleições de 2013. A prometida abertura foi inaugurada uma série de vezes por falta de financiamento e a câmara já nem se compromete com prazos.

    O projeto está “a ser avaliado no que diz respeito à sua implementação” e deverá avançar no próximo mandato, em que Fernanda Asseiceira (PS) vai continuar à frente da autarquia. Com 55,36% dos votos, a autarca conquistou cinco dos sete mandatos do executivo camarário de Alcanena e parte para os próximos quatro anos com maioria absoluta e um museu por abrir.



    ✓ – Álvaro Amaro, Guarda (PSD)

    Álvaro Amaro (PSD) conseguiu, em 2013, conquistar a câmara da Guarda ao PS pela primeira vez. Uma das principais bandeiras da sua campanha, há quatro anos, tinha sido a reabertura do Hotel de Turismo da Guarda, um dos mais icónicos edifícios do centro da cidade. “Eu fiz tudo o que era possível”, disse ao Observador. Mas o hotel continua encerrado e a degradar-se no centro histórico da Guarda.

    Os eleitores do concelho decidiram dar uma segunda oportunidade a Álvaro Amaro e o atual presidente da câmara foi reeleito com 61,20% dos votos, conquistando cinco dos sete mandatos do executivo e assegurando a maioria absoluta.



    ✓ – Paulo Cafôfo, Funchal (PS)

    A promessa era demolir 71 habitações com amianto em quatro bairros sociais da autarquia e construir novas habitações sociais para realojar essas pessoas, aproveitando o projeto para aumentar o número de casas disponíveis para habitação social, num projeto orçamentado em 5 milhões de euros. Várias casas (mas menos de 71) estão em construção, e nenhuma foi para já demolida.

    A dúvida — que a autarquia não esclareceu ao Observador — é se as novas casas são suficientes para alojar toda a gente que terá de sair das casas com amianto e se efetivamente haverá aumento do número de habitações sociais. Ainda assim, Paulo Cafôfo foi reeleito para um segundo mandato com maioria absoluta — 42,05% dos votos e seis dos 11 mandatos.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ✓ – Luís Machado, Santa Marta de Penaguião (PS)

      A promessa de Luís Machado, presidente da câmara de Santa Marta de Penaguião, era simples: reservar parte do orçamento municipal e implementar um Orçamento Participativo, “onde os penaguienses decidam através da sua participação qual o destino a dar a uma determinada percentagem do orçamento municipal”. Quatro anos depois, não foi dado início ao projeto.

      Dificuldades financeiras, argumentou o autarca, impediram o arranque do projeto. Mas Luís Machado garante que a autarquia está pronta a implementar o Orçamento Participativo já no próximo mandato. E o socialista terá hipótese para o fazer, já que foi reeleito com maioria absoluta: com 62,2% dos votos, Luís Machado conseguiu eleger quatro dos cinco mandatos da câmara.



      ✓ – Adelino Soares, Vila do Bispo (PS)

      Adelino Soares prometeu em 2013 requalificar a EN 268, única estrada que dá acesso à vila de Sagres. Muito movimentada por turistas e em más condições, o estado da estrada põe até em causa a segurança dos condutores. A autarquia argumenta que em curso o processo de transição da responsabilidade da EN 268 da Infraestruturas de Portugal para a autarquia.

      Assim que a estrada passar para o poder da câmara, serão iniciadas obras para dotar a estrada “de novas infraestruturas, para o presente e futuro, como sejam passeios, iluminação pública, pluviais, saneamento, abastecimento de água, rede elétrica e telecomunicações, o que corresponde a um investimento total que será na ordem dos 2.500.000€“. E ainda será Adelino Soares a supervisionar a obra, uma vez que foi reeleito com maioria absoluta (54,94% dos votos e quatro dos cinco mandatos).



      ✓ – Amílcar Salvador, Trancoso (PS)

      A Barragem da Teja, em Trancoso, tem desde 2013 uma intervenção prometida, com o objetivo de dotar o local de infraestruturas para a prática desportiva, mas a zona envolvente continua a degradar-se e não houve nenhuma obra nos últimos quatro anos. A autarquia nem começou projetos com vista ao cumprimento da promessa, e recusou prestar esclarecimentos ao Observador sobre se há ou não intenção de avançar com a requalificação.

      No próximo mandato, o socialista Amílcar Salvador continua à frente da autarquia: foi reeleito com 56,21% dos votos, conquistando três dos cinco mandatos do executivo e ficando a governar o município com maioria absoluta.



      ✓ – Carlos Bernardes, Torres Vedras (PS)

      Carlos Bernardes não é reeleito, na medida em que é a primeira vez que se apresenta a eleições. Mas já era presidente da câmara, uma vez que substituiu o anterior autarca, Carlos Miguel, quando este deixou a autarquia, em 2015, para ir para o Governo. A promessa já vem desde 2009 e foi repetida em 2013: construir um crematório no cemitério de S. Miguel, em Torres Vedras.

      Ao Observador, Carlos Bernardes responsabilizou o mercado privado, que não viu “viabilidade financeira para o projeto”, e disse que já está em curso um novo modelo de construção e concessão da exploração do crematório. Bernardes foi eleito com 51,06% dos votos, elegendo seis dos nove mandatos que compõem a câmara e tendo maioria absoluta para decidir sobre a construção do crematório nos próximos quatro anos.

      (CONT.)

      Eliminar
    2. ✗ – José Monteiro, Celorico da Beira (PS)

      José Monteiro já não se candidatava — a lei de limitação de mandatos impedia-o –, mas no seu lugar concorria o seu chefe de gabinete, José Albano Marques. O PS governava o concelho confortavelmente e há anos que prometia reabrir as piscinas municipais. A polémica chegou a levar à demissão de uma vereadora, por não ter conseguido cumprir o que prometeu à população.

      Este ano, os socialistas perderam a autarquia para o PSD, que conquistou 40,70% dos votos e dois dos cinco mandatos do executivo. Foi eleito presidente Carlos Manuel da Fonseca Ascensão.



      ✓ – José Calixto, Reguengos de Monsaraz (PS)

      Reguengos de Monsaraz está desde 2009 para implementar um plano de salvaguarda da vila histórica de Monsaraz, que permita proteger os edifícios antigos e a cultura da vila. Mas, oito anos passados, continua sem haver um plano. A autarquia, liderada desde 2009 por José Calixto, diz que “este tipo de investimentos não tem tido financiamento comunitário, facto que tem atrasado a conclusão do plano”, mas garante que o plano será concluído nos próximos dois anos.

      Será ainda José Calixto a liderar a câmara quando o plano vier a ser implementado, uma vez que o socialista foi reeleito para um terceiro mandato, com 63,11% dos votos e maioria absoluta (quatro dos cinco elementos do executivo).

      Promessas/ Criar um plano de salvaguarda da vila de Monsaraz?

      O plano, que define como a vila pode ser intervencionada, está a ser trabalhado por um arquiteto e a câmara diz que estará pronto nos próximos dois anos.

      Por João Francisco Gomes»

      DAQUI:http://observador.pt/2017/10/02/prometeram-nao-cumpriram-mas-foram-reeleitos-com-maioria-absoluta/

      Eliminar
  7. ESPAÇO PRA COLOCARMOS UM TEXTO COM OS RESULTADOS OBTIDOS POR ALGUMAS FIGURAS EMBLEMÁTICAS (I)

    TRAZIDO DO SITE DA TSF--2/10/2017

    «AUTÁRQUICAS 2017

    Tino de Rans foi eleito? E Ágata? Os resultados dos candidatos mais mediáticos
    02 DE OUTUBRO DE 2017 - 16:40
    A fama não se converteu em votos para estes candidatos. "Dinossauros" e celebridades saíram derrotados das eleições autárquicas.

    Foto: Reprodução Global Imagens
    Carolina Rico
    PARTILHAR
    COMENTAR
    FOTOGALERIA DO DIA

    O lançamento da nova programação TSF em imagens


    PUB
    ÚLTIMAS
    easyJet pisca o olho aos trabalhadores da Monarch
    Há 17 min
    Morreu Tom Petty
    Há 54 min
    O lançamento da nova programação TSF em imagens
    Subiu para 24 o número de pessoas hospitalizadas em Condeixa-a-Nova
    Joaquim Judas diz que o PS "não estava preparado" para vencer em Almada
    PSOE pede a Rajoy para abrir negociação "imediata" com líder catalão
    Piqué debaixo de fogo em treino da seleção espanhola
    Conheça a nova grelha de programas da TSF

    PUB
    Fizeram correr tinta durante a campanha, mas no calor da noite eleitoral ficaram "esquecidos". Que resultados obtiveram os candidatos mais mediáticos das eleições autárquicas?

    Ágata
    A cantora e candidata da coligação CDS-PP/MPT à Câmara Municipal de Castanheira de Pera arrecadou apenas 4,57% em termos de percentagem, o equivalente a 90 votos. A Câmara socialista desde 1993 passa para o PSD sob liderança de Alda Correia.

    Vitorino Silva
    Tino de Rans concorreu à Câmara Municipal de Penafiel pelo movimento "Penafiel é Top". Conseguiu 6,22% dos votos (2.808), perdendo para Antonino de Sousa, reeleito pela Coligação Penafiel Quer (PSD/CDS-PP).

    O melhor da TSF no seu email

    Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade TSF.

    SUBSCREVER
    Valentim Loureiro
    Foi Câmara de Gondomar ao longo de 20 anos (cinco mandatos: três pelo PSD e dois como independente), mas saiu derrotado destas eleições. Com 19,9% dos votos, o movimento independente liderado por Valentim Loureiro conquistou dois mandatos. A vitória em Gondomar foi para para o socialista Marco Martins, reeleito com maioria absoluta.

    Narciso Miranda
    É outro "dinossauro" a tombar nas autárquicas. O independente Narciso Miranda, que entre 1977 e 2005 assumiu o destino de Matosinhos pelo PS, perdeu para a socialista Luísa Salgueiro, tendo alcançado 16,19% dos votos (dois mandatos).

    Fernando Seara
    Concorria em nome dos sociais-democratas a Odivelas, depois de ter alcançado o limite de mandatos em Sintra e concorrer a Lisboa em 2013. Fernando Seara perdeu para o socialista Hugo Martins.

    Ana Cristina Ribeiro

    Em Salvaterra de Magos, a candidata que esteve 16 anos à frente desta autarquia, primeiro pela CDU e depois pelo Bloco de Esquerda, perdeu para o PS, que arrecadou 52,3% dos votos.»

    DAQUI:https://www.tsf.pt/politica/interior/tino-de-rans-foi-eleito-e-agata-os-resultados-dos-candidatos-mais-mediaticos-8815494.html

    ResponderEliminar
  8. ESPAÇO PRA COLOCARMOS UM TEXTO COM OS RESULTADOS OBTIDOS POR ALGUMAS FIGURAS EMBLEMÁTICAS (II)

    (cont.)

    ResponderEliminar
  9. ESPAÇO PRA COLOCARMOS ALGUMAS REACÇÕES DOS POLÍTICOS DE TAROUCA ENVOLVIDOS NAS AUTÁRQUICAS/2017:

    ResponderEliminar
  10. ESPAÇO PRA COLOCARMOS ALGUMAS REACÇÕES AOS RESULTADOS ELEITORAIS NACIONAIS E REGIONAIS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1-PSD: REACÇÃO DE UM BARÃO DO PSD AOS RESULTADOS NACIONAIS

      «PSD precisa de recuperar a sua identidade

      Ângelo Correia diz que o PSD precisa de um debate urgente e profundo. (...)»

      AQUI:https://www.tsf.pt/politica/interior/psd-precisa-de-recuperar-a-sua-identidade-8815466.html

      Eliminar
  11. ESPAÇO PRA COLOCARMOS ALGUMAS REACÇÕES POLÍTICAS ÀS AUTÁRQUICAS/2017 (partidos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1-PSD TAROUCA: Ainda não publicou nada!

      Eliminar
    2. 2-O PS TAROUCA REAGIU ASSIM:

      «PS Tarouca
      9 h ·
      O PS Tarouca felicita o PSD Tarouca pela sua vitória nestas eleições autárquicas.
      Foi com muito orgulho que nos debatemos nestas eleições por mostrar a Tarouca que há projectos alternativos.
      Foi com muita dignidade e humildade que assumimos ontem esta derrota eleitoral.
      Roma dizia: Glória aos Vencedores e honra aos Vencidos.
      Teremos este mote nas nossas memórias. Será esta a forma do PS estar na política nos próximos 4 anos.
      Terá uma política responsável, honesta e capaz de marcar a diferença. O PS Tarouca mantem o mesmo número de eleitos para a Camara Municipal (2 vereadores) e Assembleia Municipal (5 deputados) que em 2013. Estaremos muito atentos a Tarouca e as politicas de desenvolvimento local.
      O PS Tarouca agradece a todos que desde o primeiro minuto acreditaram neste projecto. A todos o nosso muito obrigado!»

      Eliminar
    3. 3-O CDS TAROUCA REAGIU ASSIM:

      «Autárquicas Cds-Pp Tarouca
      1/10 às 23:38 ·
      Caros amigos:
      Transmitimos que os resultados destas autárquicas 2017 não foram os esperados. Acreditávamos que o nosso projeto #portarouca merecia mais reconhecimento, contudo agradecemos a todos os que fizeram parte deste projeto e que acreditaram que ele era possível.
      Parabéns aos vencedores e votos de um bom trabalho.»

      Eliminar
    4. 4-CDU TAROUCA: Ainda não reagiu

      Eliminar
    5. Já existem mais reações e agora com muita graça!!!

      Eliminar
    6. SIM, existem mais reacções mas são reacções pessoais e não do colectivo/do partido. Assim, o PSD e a CDU continuam sem reagirem!

      *Até agora não encontramos nenhuma reacção engraçada!?

      Eliminar
  12. ESPAÇO PRA COLOCARMOS ALGUMAS REACÇÕES POLÍTICAS ÀS AUTÁRQUICAS/2017 (candidatos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1-A D. ILDA OLIVEIRA CANDIDATA PELO CDS À JUNTA DA CIDADE, FOI A 1ª A REAGIR: «Ilda Oliveira
      1/10 às 23:55 ·
      Em democracia se votou. O povo decidiu.
      Dentro das nossas fracas possibilidades económicas, levamos sorrisos, afetos palavras de conforto e esperança.
      Mostramos aquilo que somos, sem máscaras, sempre sinceros e verdadeiros. Ouvimos muitas lamentações e vimos muitas carências sociais e humanas.
      Parabéns aos vencedores que esperamos serem merecedores da confiança que lhes depositaram nos próximos 4 anos.
      Obrigada a todas as pessoas que confiaram e no nosso projeto.
      Obrigada a toda a equipa que confiou em mim para liderar este projeto e me acompanhou nesta caminhada. Para mim fostes uma família.
      FOI muito gratificante a oportunidade que me destes de mostrar a pessoa que sou.
      Foram muitas as emoções, algumas me tocaram ao coração e algumas lágrimas libertadas pelo carinho e apoio que me foi concedido por algumas pessoas que jamais esquecerei.
      Deus vos dê em dobro o que para mim desejo.
      Obrigada queridos amigos:Ma Ra António Silva, Miguel Silva,Mariana Silva,(Jorge Melo, Pedro Vilar de Matos, Soraia Marli Almeida Silva, Cfss Cfss, Adalberto Matos,Elisabete Vilar, Adalberto Santos, Anabela Ribeirinho Ribeirinho, Anabela Florencio, Luis Santos, kellie Oliveira, Dina Guilherme e a os outros que se juntaram e apoiaram o projeto CDS:PP.
      Serei sempre a mesma pessoa, e podem contar comigo sempre para tudo aquilo que for bom para Tarouca e para o bem de todos os Tarouquenses. Um beijinho a todos vós. Ilda Oliveira.»

      Eliminar
    2. 2-A DRª SARA GUIA E MAIS 19 ELEMENTOS DA LISTA DO PS FORAM OS SEGUNDOS A REAGIREM:

      «Sara Guia está com Bruno Cardoso e 19 outras pessoas.
      23 h ·
      Felicito aqui o PSD Tarouca pela sua eleição para os próximos 4 anos. Felicito o nosso país por ter colocado o PS em maioria nas Autárquicas revelando assim que os portugueses acompanham e aprovam o trabalho que tem sido feito pelo governo em prol de um país melhor e mais confiante. Agradeço a todos os que confiaram e votaram PS.
      Quanto ao MEU PS TAROUCA só posso sentir orgulho nesta equipa humilde e genuína. Sou grata pela forma como fui recebida e incluída por todos. Nao perdemos... Ganhamos amigos, gargalhadas, abraços , experiência ...tudo menos azia--acabou hoje uma etapa, começou hoje outra...»

      Eliminar
    3. 3-O Dr JOSÉ DAMIÃO CANDIDATO A VICE NAS LISTA DO PSD FOI O 3º A REAGIR: «José Damião
      15 h ·
      Estou feliz!
      Foi reconhecida a total entrega que sempre tivemos a Tarouca e a todos os Tarouquenses.
      Obrigado!
      A todos os meus amigos, a toda a minha família, a todos aqueles que caminharam ao nosso lado, a todos os candidatos das Juntas de Freguesia, Assembleia e Câmara Municipal.
      Um agradecimento especial para a minha esposa, Maria Moura, e filhota, Sofia José Melo, pela ajuda e paciência, foram muitas as noites que ficaram a meu lado a preparar o dia seguinte, e com um sentido crítico, sempre acutilante.
      Obrigado Valdemar Pereira, pela confiança e pela forma como sempre acreditas no que vamos fazendo.
      Obrigado JSD, sabeis de quem falo, fostes extraordinárias, irreverentes, chatas, mas sempre compreensivas e pacientes (não é fácil).
      Grato ao nosso mandatário, amigo DN DomingosNascimento, pela dedicação e por todo o apoio que diariamente manifestou.
      Um reconhecimento sincero a todos os jovens que disseram SIM, contribuindo para a apresentação de um programa eleitoral coerente e que orienta o caminho do futuro.
      Sempre acreditei!
      A confiança, a proximidade e a amizade sincera que diariamente sentíamos, mostravam a vontade de um povo e o reconhecimento por uma equipa SEMPRE PRESENTE!
      Nada é mais assertivo que a vontade das pessoas. Acreditarei sempre na democracia e no pluralismo.
      Tarouca disse SIM!
      Os Tarouquenses disseram SIM em cada uma das mesas de voto, renovaram votos de confiança e da minha parte contem sempre com uma energia inesgotável, com uma vontade de tudo fazer pelo nosso concelho e pelas nossas gentes.
      A campanha!
      Sinto enorme honra por ter dirigido uma campanha, na qual diariamente apareciam novas calúnias, novas mentiras e provocações pessoais.
      Felizmente, tivemos a capacidade de não responder e deixar que cada um dos eleitores avaliasse tais comportamentos.
      Defendo e sempre defenderei que a politica só se faz com ética e elevação e quem julgar que tudo pode dizer porque está em democracia, esquece-se certamente da palavra respeito.
      A todos os candidatos, de todos os quadrantes políticos, deixo uma palavra de amizade e dizer-vos que Tarouca precisa de todos e todos temos o mesmo objetivo, Tarouca e as suas gentes.
      Acima de tudo,
      VIVA TAROUCA!
      VIVAM OS TAROUQUENSES!
      AMO TAROUCA!»

      Eliminar
    4. 4-O Dr BRUNO CARDOSO CANDIDATO A VICE NA LISTA DO PS FOI O 4º A REAGIR: «Bruno Cardoso
      6 h ·
      Quero felicitar o PSD Tarouca na pessoa do Sr. Valdemar Pereira pela vitória conseguida ontem.
      Felicitar ainda a campanha limpa e correta das listas concorrentes.
      A minha grande ligação emocional à China ensinou-me a acreditar num proverbio chinês: "Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier".
      Na política perder ou ganhar não é desporto. Há compromissos com as pessoas, há políticas que aguardam a sua implementação por promessas eleitorais. Como vereador darei o meu contributo para o sucesso do Concelho de Tarouca. Serei um vereador positivo, com uma oposição construtiva sempre voltada para o futuro.
      Serão 4 anos de muito trabalho!»

      Eliminar
    5. 5-O Dr LUIS LEITE CABEÇA-DE-LISTA À AMT PELO PS FOI O 5º A REAGIR E FÊ-LO ASSIM:

      «Luis Leite está a sentir-se em paz.
      18 h ·
      POR TAROUCA, PELOS TAROUQUENSES
      Escrevo. Não por obrigação, mas por respeito.
      Respeito por todos, por cada tarouquense, pelo que está perto e pelo que está longe, pelo voto de cada um independentemente do partido, da "côr" ou da pessoa que defende. Escrevo porque se fez liberdade, votou-se em consciência, e o povo é soberano: quis que o partido social-democrata mantivesse as rédeas do concelho durante os próximos quatro anos. Parabéns aos vencedores, mas também aos vencidos, que se debateram de forma séria e honesta.
      Prometo (palavra forte...).
      Prometo estar atento. Prometo lutar pelos interesses do município e dos cidadãos que o integram. Prometo integrar a assembleia de forma isenta, sem juízos pré-feitos, mas com total liberdade de expressão na defesa do Bem comum. Não me coibirei de dar o feedback político aos tarouquenses, seja ele positivo ou negativo. Prometo ajudar no crescimento de Tarouca.
      Agradeço, de forma pessoal e amiga, a todos quantos me cruzei nesta caminhada e me ajudaram a crescer politicamente, de forma humilde e séria, como a Política deve ser.
      Um bem haja, Tarouca; porque todos o somos.»

      Eliminar
    6. 4/B- 17 HORAS DEPOIS O Dr BRUNO VOLTA A ESCREVER (de forma enigmática) SOBRE AS AUTÁRQUICAS/17, ISTO:

      «Bruno Cardoso
      5 h ·
      Agora o rescaldo :) 30,93% dos Tarouquenses votantes confiaram nas nossas propostas e nas nossas ideias. Este é um número que merece reflexão. Mas merece também o empenho dos eleitos pelo PS. O Partido Socialista em Tarouca elegeu 20 pessoas. 2 vereadores, 5 deputados municipais e 13 para as Assembleias de Freguesia.
      Partimos próximos do 0 há 18 meses atrás.Hoje temos gente de primeira linha. Gente capaz de não dormir, de não comer, de dar o "litro" por um projecto. É muito importante que estes 20 eleitos, e todos os outros que não o foram mas mereciam, continuem a dar o seu melhor por Tarouca. Uma coordenação em orquestra é necessária. A oposição deve ser responsável e organizada. Naquilo que me diz respeito a mim pessoalmente, assumirei tudo o que for necessário para não defraudar os 30,93% que votaram em nós.
      Não podia de não deixar um grande agradecimento a toda a equipa que acompanhou e acreditou nesta campanha. Foi exemplar. Foi digna desse nome. Leio algumas publicações de alguns desses elementos e vejo que mesmo depois das eleições ficou o espirito de equipa.
      É digno de ver esta gente digna.
      Tenho orgulho de vos ter tido ao meu lado a lutar por um objectivo.
      Termino com uma frase feita de Adrian Gras "O importante mesmo na vida é sempre tentar, perdendo ou ganhando, persistir sempre. Os grandes vencedores, não foram aqueles que sempre ganharam as batalhas, mas os que nunca desistiram de lutar"»

      Eliminar
  13. ESPAÇO PRA COLOCARMOS A SONDAGEM NACIONAL REALIZADA EM SET/17 PELA AXIMAGE E PUBLICADA NA EDIÇÃO DE ONTEM DO CM:

    ResponderEliminar
  14. TRAZIDO DO FACEBOOK OFICIAL DO MUNICIPIO DE TAROUCA-3/10/2017

    ASSUNTO:RESULTADO DAS RECLAMAÇÕES


    «Município de Tarouca
    11 h ·
    AVISO
    REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE TAROUCA
    RESULTADOS DO PERÍODO DE DISCUSSÃO PÚBLICA
    VALDEMAR DE CARVALHO PEREIRA, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, torna público, nos termos do nº 6 do artigo 89º do Decreto–Lei nº 80/2015, de 14 de maio (RJIGT), a disponibilização dos resultados da análise e ponderação das participações recebidas durante o período de discussão pública da proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal de Tarouca, aberto por aviso nº 7445/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, nº126, de 03.07.2017 e teve a duração de 30 dias seguidos, a contar do quinto dia seguinte aquela publicação.
    A discussão pública decorreu, assim, entre os dias 11 de julho e 10 de agosto de 2017.
    Para o efeito atrás indicado, o relatório de ponderação da discussão pública encontra-se disponível para consulta no Balcão Único da Câmara Municipal – Edifício dos Paços do Município, Av. Dr. Alexandre Taveira Cardoso, 3610-128 Tarouca, todos os dias úteis, durante o período de atendimento ao público ( 9-16 horas) e em http://www.cm-tarouca.pt/…/Relat_rio_de_Pondera__o_da_Discu… .
    O Presidente da Câmara,
    Valdemar de Carvalho Pereira»

    ResponderEliminar
  15. TRAZIDO DO "OBSERVADOR"--6/10/2010

    FUNÇÃO PÚBLICA: DESCONGELAMENTO DAS CARREIRAS

    «FUNÇÃO PÚBLICA

    Progressões na função pública vão ser desbloqueadas
    6/10/2017, 8:05
    1
    Em 2018, o O Governo vai desbloquear as progressões na carreira, alterações obrigatórias de posicionamento remuneratório e as promoções dos trabalhadores da função pública.

    Partilhe

    A reunião entre o Governo e os sindicatos acontece esta sexta-feira
    JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

    Autor


    Observador
    Email
    Mais sobre

    FUNÇÃO PÚBLICA
    ESTADO
    POLÍTICA
    O Governo vai descongelar as progressões na carreira dos trabalhadores da função pública no início de 2018, avança a edição desta sexta-feira do Público. De acordo com o documento a que o jornal teve acesso, também vão ser desbloqueadas as alterações obrigatórias de posicionamento remuneratório e as promoções, mas não é claro quando é que isto se reflete na remuneração.

    Os pontos que podem gerar desacordo entre o Governo e os sindicatos é o facto de não se saber quando é que esta progressão se reflete no salário ou de os trabalhadores que tiveram aumentos entre 2011 e 2017 ficarem aparentemente de fora do descongelamento.

    No caso das promoções e nomeações, são estabelecidos limites ao número de trabalhadores abrangidos. E para que aconteçam, vai ser preciso que os trabalhadores reúnam dez pontos na avaliação de desempenho ou cumpram com os critérios previstos.

    De acordo com o Diário de Notícias, o Governo também vai propor que o corte nos pagamentos das horas extra desça de 50% para 30%, o que significa que em 2018 os funcionários públicos vão continuar a ter reduções no pagamento do tempo adicional de trabalho.

    Outra das propostas é fazer com que o subsídio de refeição atualizado passe a ser o valor de referência para efeitos de tributação. A proposta vai ser discutida esta sexta-feira entre os sindicatos e a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Maria de Fátima Fonseca.»

    DAQUI:http://observador.pt/2017/10/06/progressoes-na-funcao-publica-vao-ser-desbloqueadas/

    ResponderEliminar
  16. TRAZIDO DO DN--5/10/2017

    DIA DA REPÚBLICA: OS 3 HOMENAGEADOS PELO PR

    «05 Outubro: Marcelo Rebelo de Sousa diz que
    liberdade deve ser causa de sempre
    PUB
    O Presidente da República salientou hoje que a "liberdade deve ser causa de sempre" para elogiar o papel em várias áreas da sociedade de António Barreto, Maria de Lourdes Pintasilgo e Manuel Martins, agora condecorados.

    O sociólogo e antigo ministro da Agricultura António Barreto recebeu hoje a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade das mãos do chefe de Estado, uma condecoração também atribuída à antiga primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo e ao antigo bispo de Setúbal Manuel Martins, ambos a título póstumo, e entregue a familiares.

    Na cerimónia de condecoração, que decorreu no dia em que se assinala o 107.º aniversário da Implantação da República, Marcelo Rebelo de Sousa evocou o trabalho realizado por cada um dos três homenageados, referindo a "indomável" Maria de Lourdes Pintasilgo, "humanista e personalista cristã", também com uma "prática profissional a nível do Estado".

    Acerca daquela que foi primeira-ministra em 1979, recordou ainda a sua contribuição para a afirmação do papel da mulher numa altura histórica em que essa tarefa não era fácil.

    O melhor do Diário de Notícias no seu email

    Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.

    SUBSCREVER
    Quanto a Manuel Martins, bispo da diocese de Setúbal entre 1975 e 1998, que morreu a 24 de setembro, o Presidente da República disse que gostaria de ter entregue em mãos a condecoração e que chegou a pensar fazê-lo no ano passado.

    Recordou a sua "vida ao serviço dos outros", principalmente dos mais necessitados.

    No elogio a António Barreto, Marcelo Rebelo de Sousa falou no "singular percurso" do sociólogo "independente e desempoeirado", como professor ou nos trabalhos na reforma agrária.

    Num discurso emocionado, o antigo ministro da Agricultura agradeceu a condecoração e a honra de "ser acompanhado por duas pessoas em memória" que conheceu e admirou, referindo-se aos outros dois homenageados.

    António Barreto salientou que aqueles nunca esqueceram a liberdade e sempre deixaram que fosse um instrumento para realizar os seus ideais.

    A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir "serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade".

    António Barreto já tinha sido distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, em 2012, assim como o bispo Manuel Martins, em 2007, ambos no mandato do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

    Maria de Lourdes Pintasilgo recebeu igualmente a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, em 1981, quando António Ramalho Eanes era Presidente da República, e mais tarde foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 1994, no segundo mandato presidencial de Mário Soares.»

    https://www.dn.pt/lusa/interior/05-outubro-marcelo-rebelo-de-sousa-diz-que-liberdade-deve-ser-causa-de-sempre-8822285.html

    ResponderEliminar
  17. 5 DE OUTUBRO: ESPAÇO PRA COLOCAR UM RESUMO DO DISCURSO DP Sr PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    ResponderEliminar