Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

(18)POR CÁ: O QUE É UM DEBATE SOBRE SAÚDE LOCAL?!(artigo de opinião)

[AQUI FICA UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O "ENCONTRO" SOBRE SAÚDE]

M/Caros Bloguistas!

Amanhã à tarde [hoje pelas 16 horas], no Auditório Municipal, vai haver "Uma Coisa" (à qual a organização chamou de debate) sobre "Saúde Local".
Resultado de imagem para imagem de um debate
Espero que "Nessa Coisa" não falem apenas do Centro de Saúde Local, mas também dos outros estabelecimentos que prestam serviços de saúde aos Tarouquenses, como é o caso dos Hospitais de Vila Real e de Lamego, nomeadamente se sempre se vão concretizar as promessas feitas por este Ministério da Saúde e que a Deputada Marisabel Moutela tem feito eco.

Pra fazer jus ao titulo do cartaz "Tarouca Com Saúde", também espero que a organização faça uma comparação dos indicadores de saúde locais com os nacionais (longevidade e outros).

Não obstante não concordar com o modelo escolhido pra falar de um assunto tão importante, reconheço que as pessoas "convidadas" pela organização têm potencial pra proporcionar um "debate" interessante; mas nestas coisas tais como nos futebóis: prognósticos só no final do jogo!...

Até Breve!(se...)
PPA (Professora Pouco Anónima)

21 comentários:

  1. Estamos com dificuldades em concluir este post devido a diversos problemas informáticos, alguns já foram registados nos "diversos" os outros serão divulgados depois.

    ResponderEliminar
  2. Igualmente era importante que fosse falado como pensam resolver a questão dos reinternamentos (após alta) e do longo tempo de espera nas urgências tanto em Lamego como em Vila Real.

    ResponderEliminar
  3. Depois de muita insistência dos cidadãos/utentes o sistema de marcação de consultas no Centro de Saúde melhorou. Mas agora temos vários profissionais a dizer que muitas pessoas das aldeias faltam ás consultas por causa do transporte. Como melhorar este aspecto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alteração no sistema de marcação de consultas (uma conquista dos cidadãos, diga-se), terá sido o aspecto mais elogiado pelos populares presentes. Ao que tudo indica o papel das Juntas nesta tarefa está a correr bem.

      Quanto à questão das faltas às consultas por causa do transporte, ninguém o referiu.

      PPA

      Eliminar
  4. Pra quando a construção de uma simples paragem de autocarros mais próxima do Hospital de Lamego e que ofereça condições de segurança aos utentes e visitas aos doentes?
    Dizem que um motorista já foi multado em 500 euros pra facilitar a vida a uma senhora grávida de 8 meses. Ver pessoas de muletas a fazer aquele percurso é frequente.
    Será assim tão difícil encontrar uma solução pra este pequeno problema mas que causa grande transtorno a tanta gente?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste encontro, ninguém falou na paragem dos autocarros. Mas também nem todos os presentes tiveram oportunidade de falar por causa do tempo. Contudo este foi um problemas diversas vezes colocado na AMT.

      PPA

      Eliminar
  5. E se ouvir falar em centros de investigação pode parecer interessante e até encher de orgulho algumas pessoas, prós utentes do SNS do interior certamente que preferem ver primeiro resolvidos o problema da falta de médicos de família, o retorno dos SAP`s (com este ou outro nome) pra evitar idas aos hospitais por coisas urgentes mas menores e reforço nas equipas de urgência. É tudo uma questão de prioridades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos estes aspectos/preocupações foram faladas neste encontro.

      PPA

      Eliminar
  6. Claro que ainda existe o problema do adiamento de cirurgias devido à falta de anestesistas, mas isso foi dito que estava a ser resolvido ao nível central. Podemos acreditar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em voz alta, ninguém falou no adiamento das cirurgias.

      Quanto à resolução desta questão ninguém falou, nem da mesa nem da plateia.

      PPA

      Eliminar
  7. INFORMAÇÃO: Apesar de continuarmos com dificuldades técnicas, foi possível divulgar todos os textos/ideias que nos chegaram. Vamos ver se o encontro desta tarde encontra respostas pra estas e outras questões que afectam as pessoas do interior em geral e os Tarouquenses em particular! ProfAnónima

    ResponderEliminar
  8. O ENCONTRO DESTA TARDE

    Em boa hora lhe chamei "Uma Coisa" pois o que ali se passou nem foi um Debate como dizia o cartaz, nem um Seminário como pomposamente lhe chamou a apresentadora. Quanto muito um colóquio. Mas depois de ter assistido aos "encontro" (entre a população idosa deste município e alguns políticos com responsabilidades na saúde e alguns profissionais do sector) julgo que o termo mais correcto seria esse mesmo "encontro", ou então "sessão de esclarecimentos".

    Posto isto, prometo voltar aqui pra fazer um breve resumo deste encontro, pois julgo terem sido dadas algumas informações úteis pra todos aqueles que usam os estabelecimentos que cuidam da saúde da População Local/Regional.

    Até Breve!(se...)

    Profª Pouco Anónima

    ResponderEliminar
  9. EM JEITO DE CONCLUSÃO:

    Na Saúde local, pareceu-me que as maiores preocupações dos Populares ali presentes são: os poucos serviços no Hospital de Lamego, soluções prás questões urgentes, o tempo de espera nas Urgências, a falta de alguns Médicos de Família e algumas questões das "Consultas Abertas".

    Além destes também surgiram outros, que embora relacionados com a saúde, o problema de base são a situação economica que impede algumas pessoas de irem às consultas aos Hospitais.


    PPA

    ResponderEliminar
  10. Vejo muito latim e poucas informações!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenha calma, "roma e pavia não se fizeram num dia". Já foi prometido um resumo com as informações, por isso aguardemos! ProfAnónima

      Eliminar
  11. (um comentário direccionado pra alguém)

    Caro(a) Anónimo(a):

    NÃO é embirração e muito menos excesso de preciosismo. É tão-somente querer que se diga à prior o tipo de actividade e o que se pretende. Ninguém deve ser levado ao engano. Estou em crer que se tivessemos um jornal local, os políticos seriam certamente mais rigorosos no uso das palavras, assim...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  12. INFORMAÇÃO: SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE SAÚDE

    Até ao momento ainda não saiu nenhum texto e/ou fotos deste "encontro" nos Facebooks oficiais e (semi-)pessoais dos responsáveis políticos locais.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  13. INFORMAÇÃO AOS LEITORES: NOVOS PROBLEMAS INFORMÁTICOS

    Devido ao aparecimento de novos problemas informáticos que se começaram a fazer sentir na passada 5ª Feira e que registamos nesse mesmo dia nos "diversos" (post 4), estamos com a actividade suspensa!(temporariamente......)

    Gratos Pela V/compreensão!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  14. Para quando uma actualização sobre as autárquicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já temos alguns material pró puder fazer, não temos é condições técnicas!(as tais registadas na passada 5ª feira nos diversos e anteontem nos postes 18 e 19). Olhe veja o post 20!...

      Eliminar
  15. AQUI FICA A NOTA DE RODAPÉ COLOCADA NO POST 20

    «Pra que não haja mal entendidos aqui fica o que são os assuntos VS

    ASSUNTOS VS: Assuntos "VS" (de Vacas Sagradas), são os relativos à EducaçÃo, Saúde e Misericórdia.»

    ResponderEliminar