Páginas

sábado, 12 de novembro de 2016

(14)TAROUQUENSES ESCREVEM NA CS: INVESTIMENTO vs INVESTIMENTO!(texto 2)

TAROUQUENSES ESCREVEM NA CS: BRUNO CARDOSO (texto 2)

Caros Bloguistas!

Na passada semana,  saíam 2 textos na CS Regional de 2 Tarouquenses sobre Tarouca-o Vale Varosa. Um é do Cidadão-Empresário Domingos Nascimento (saiu no vivadouro) e outro do também Cidadão-Empresário Bruno Cardoso (saiu no jornal do centro).

Embora os textos tenham enquadramentos diferentes, convergem num ponto: Tarouca precisa urgentemente de investimento (público e privado).

ENTREVISTA: POLÍTICA LOCAL/REGIONAL: FALTAM APOIOS AOS INVESTIMENTOS!

«Sementes monásticas dão vida a centro comercial chinês

“Sabemos que a China procura novas formas de produção sustentável e nada melhor que o Horto Monástico em modo de produção biológico para ensinar o que fazer para a sustentabilidade”, explicou José Bruno Cardoso, presidente da Inovterra, associação que agarrou este projeto há um ano. É assim que surge na China, num centro comercial, uma pequena réplica com plantas que são originárias do Horto Monástico de S. João de Tarouca. [Plantas adornam centro comercial]

“Esta é a parceria perfeita [com a China] para o desenvolvimento de interesses conjuntos entre a região do Vale do Varosa e algumas províncias chineses”, salientou o dirigente associativo, lembrando que a Inovterra aposta na agricultura sustentável e por um futuro saudável, “modos de vida” que estão em voga em algumas regiões chinesas, onde os níveis de poluição atingem valores alarmantes. 

As espécies selecionadas para a execução deste projeto são aromáticas, medicinais e hortícolas, num total de 12 plantas diferentes. A saber: couve portuguesa ou couve-galega, a batata, o feijão e a malagueta.
As espécies aromáticas e medicinais escolhidas foram a segurelha, os orégãos, a hortelã-pimenta, o poejo, a salva, o tomilho vulgar, o tomilho bela luz e o alecrim. 

Os produtos que podem ser apreciados são também as espécies que estão inseridas num projeto de recuperação agrícola e histórica no Mosteiro de São João de Tarouca denominado “Horto Monástico”.

O original, em Tarouca, agrega o cultivo de 35 espécies, cinco das quais nascem espontaneamente nos terrenos sagrados deste local. Foram estas mesmas sementes que partiram para a distante China e deram forma a uma ideia fora do comum para mostrar o que de melhor o concelho duriense pode oferecer. Tanto em Portugal como na China, estas plantas são bastante utilizadas na alimentação e para fins medicinais.

Segundo o presidente da Inovterra, a associação no âmbito da parceria, envia técnicos para a China para montar os Hortos Urbanos Biológicos com alusão a Portugal e à Inovterra e, em troca, os chineses promovem Portugal, com visitas à região do Vale do Varosa para apreciarem o horto original. Para 2017 há já muitos projetos internacionais a serem estudados.

No entanto, Bruno Cardoso lamenta que “o poder político ainda não tenha reparado no potencial da Inovterra e ainda não a apoia condignamente, temos que ir trabalhando dentro daquilo que é o nosso orçamento”. O futuro passa por difundir esta forma de “fazer” agricultura biológica a outros países da Europa, pois, segundo Bruno Cardoso, a internacionalização do projeto vai permitir “agregar mais visitas e mais turismo a Portugal e, em simultâneo, permitir que outros países cooperem connosco no que toca ao desenvolvimento agrícola e dinamização do turismo”.

A Inovterra foi criada em 2012 para dar resposta à crescente necessidade de uma intervenção civil para inverter na situação de abandono dos meios rurais. A sua área de atuação abrange todo o Douro Sul e Vale dos rios Távora e Varosa (Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca). (In Jornal do Centro-30/out)

NB: NO POST 13 PODERÁ VER O REFERIDO ARTIGO DE OPINIÃO DO DR DOMINGO NASCIMENTO, PUBLICADO NO VIVADOURO DE OUTUBRO/16!

6 comentários:

  1. DAQUI:

    Artigo edição impressa n.º 759 (28/10/2016), página 24»

    http://www.jornaldocentro.pt/sementes-monasticas-dao-vida-a-centro-comercial-chines/

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO A SER COLOCADA EM MEIA DÚZIA DE POSTES:

    Informamos que divulgamos todos os comentários recebidos neste post.

    Continuação de um bom Domingo!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. Este é que é o tal Bruno do horto monástico? Foi ele que trouxe cá aqueles jovens estrangeiros? Onde dormem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ele é o responsável pelo Horto Monástico, actividade da InovTerra.
      Sim, foi a Inovterra que trouxe que trouxe cá os tais jovens estrangeiros no âmbito do programa Erasmus, mas sobre não sabemos mais nada! ProfAnónima

      Eliminar
  4. Foi ele que ganhou um prémio francês?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No seu Facebook (semi-)Pessoal está uma foto a receber um diploma, mas não sabemos onde foi atribuído!ProfAnónima

      Eliminar