Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

(22)SONDAGEM AXIMAGE: INTENÇÃO DE VOTO E AVALIAÇÃO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS!(out/16)

[CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UM TEXTO COM UM RESUMO DA SONDAGEM REALIZADA PELA AXIMAGE. NESTA FOI QUESTIONADO A INTENÇÃO DE VOTO, A AVALIAÇÃO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS E DO Sr PRESIDENTE DA REPÚBLICA!ProfAnónima]
Resultado de imagem para imagens de graficos

1-INTENÇÃO DE VOTO: PS CONTINUA PRÓXIMO DOS 40%

«Sondagem: PS em queda (mas) continua a liderar com 37,7%


Com 37,7% das intenções de voto, o PS lidera no barómetro político de Outubro da Aximage, embora registe uma queda de mais de dois pontos percentuais face ao mês anterior. O estudo, que coloca o PSD à distância de sete pontos, confirma a maioria parlamentar de esquerda um ano depois das legislativas.

O Partido Socialista mantém-se, em Outubro, à frente nas intenções de voto, embora com menos dois pontos percentuais face a Setembro, de acordo com a mais recente sondagem da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã. Se as legislativas se realizassem esta semana, o PS venceria as eleições com 37,7% dos votos (39,8% no mês anterior), enquanto o PSD se ficaria pelos 30,6% (30,1% em Setembro).

No Barómetro Político de Outubro, a intenção de voto legislativo do Bloco de Esquerda cai quase dois pontos, fixando-se nos 8,7% (em Setembro chegava aos 10,6%). Já a CDU, coligação entre o PCP e o Partido Ecologista os Verdes, sobe nove décimas na simpatia dos eleitores, ao recolher 7,5%. A maior recuperação nesta sondagem vai contudo para o CDS-PP, com mais 1,5 pontos percentuais, ao arrebatar 6,1% das intenções de votos.

2-AVALIAÇÃO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS: QUASE TODOS OS LÍDERES DESCERAM EM OUTUBRO RELATIVAMENTE A SETEMBRO!

Independentemente das oscilações positivas ou negativas nas preferências do universo de eleitores inquiridos, no barómetro de Outubro da Aximage quase todos os líderes partidários vêem descer a nota com que a sua prestação é avaliada. Na média ponderada que a empresa de sondagens faz às respostas obtidas, e tendo em conta uma escala de 0 a 20 valores, o secretário-geral do PS, António Costa, é o que obtém melhor classificação, ao conseguir um 12,4 (13,1 em Setembro), seguido da coordenadora bloquista, Catarina Martins, que obtém um 10,4 (11,3). São os únicos dois líderes com nota positiva.

Muito próximo do 10,1 de Setembro, a avaliação que é feita em Outubro a Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, faz contudo que desça para 9,7 valores. Já a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, recolhe um 9 (9,6 em Setembro). A apreciação menos positiva recai sobre Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, com 6,6 valores – é o único que melhora face a Setembro, mas apenas uma décima.

3-AVALIAÇÃO DO PR: O Sr PR CONTINUA IMPARÁVEL!(no terreno e nas sondagens)

«Mais de 90% dão "Bom" a Marcelo

Se as notas atribuídas aos líderes partidários baixaram face a Setembro, o mesmo não se pode dizer do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Chefe de Estado continua a ter um grau de popularidade muito elevado, uma vez que 91% dos inquiridos classificam com um "Bom" a sua actuação nos últimos 30 dias. Mais: numa classificação de 0 a 20, Marcelo recolhe um 19. Desde o início do mandato, em Abril, esteve sempre acima dos 18 valores.» 

(In Jornal de Negócios-7/10/2012)


NB: NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR UM TEXTO COM OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NOS AÇORES, OCORRIDAS NO PASSADO DOMINGO, ONDE A ABSTENÇÃO BATEU TODOS OS RECORDS!

Sem comentários:

Enviar um comentário