Páginas

domingo, 25 de setembro de 2016

(32)INTERIOR: AS 155 MEDIDAS PRA VALORIZAR O INTERIOR!(política nacional/local)

[CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UM TEXTO SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA COMISSÃO UMVT, CRIADA EM MARÇO COM O OBJECTIVOS DE APONTAR PISTAS PRA VALORIZAR O INTERIOR DO PAÍS. NA SEQUÊNCIA DESTE RELATÓRIO O GOVERNO JÁ VEIO DIZER QUE VAI APOSTAR NA CRIAÇÃO DE EMPREGO E, NESTE MOMENTO JÁ EXISTEM REACÇÕES DE DIVERSOS AUTÁRCAS A ESTA MEDIDA. A TSF FOI OUVIR OS PRESIDENTES DE CÂMARA DE MESÃO FRIO E DE LAMEGO!ProfAnónima]

«Governo vai analisar um conjunto de 155 medidas para valorizar o interior do país

O Governo vai analisar no início de outubro um conjunto de “155 medidas concretas” para valorizar o interior do país, de acordo com um relatório apresentado esta sexta-feira, revelou o ministro adjunto Eduardo Cabrita.

O relatório do Programa Nacional de Coesão Territorial foi elaborado pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), criada em março, e foi apresentado esta sexta-feira em Lisboa numa reunião do Conselho de Concertação Territorial (CCT), que teve a presença do primeiro-ministro, do ministro-adjunto, dos ministros das Finanças, da Economia, das Infraestruturas e do Ambiente, além de representantes dos municípios, das freguesias, das áreas metropolitanas e das comunidades intermunicipais.

No final do encontro, o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, destacou, sem concretizar, que o documento “integra cinco eixos de ação, integra oito áreas de desenvolvimento de políticas e integra na sua atual formulação 155 medidas concretas, com uma dimensão transversal, envolvendo […] todas as áreas de promoção das políticas públicas”.

O governante destacou que o documento será enviado para apreciação a todas as entidades que fazem parte do CCT e será avaliado pelo Conselho de Ministros “no início de outubro”.

No encontro do CCT foi ainda feito um balanço da preparação do processo de descentralização de competências para as autarquias que o Governo quer ter pronto já no início do próximo ano, para desenvolver no terreno a partir das próximas eleições autárquicas, em 2017.

Eduardo Cabrita destacou que foi feito um ponto da situação do que está a ser desenvolvido por sete grupos técnicos de trabalho – nas áreas da educação, da saúde, da ação social, do ambiente, ordenamento do território e mar, das finanças locais, de questões gerais de descentralização e um grupo específico da Associação Nacional de freguesias.

Estes grupos de trabalho estão em pleno funcionamento, em articulação com o Governo, e até ao final deste ano concluirão o processo de discussão de todas as matérias que nos permitirão ter no início do ano, na Assembleia da República […], o conjunto de reformas institucionais que permitam iniciar o próximo ciclo autárquico, decorrente das eleições do final de 2017, com um novo quadro de atribuições e competências”, salientou.

O CCT foi criado em março de 2014 “para debater assuntos com dimensão territorial relevantes” e tem entre os seus objetivos principais a promoção da coesão e o desenvolvimento territoriais. É presidido pelo primeiro-ministro.»

NB:NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR O ENDEREÇO DESTA NOTÍCIA E O DA TSF QUE CONTEM AS REAÇÕES DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MESÃO FRIO E DE LAMEGO.

11 comentários:

  1. DAQUI:http://observador.pt/2016/09/23/governo-estuda-155-medidas-para-valorizar-o-interior-do-pais/

    ResponderEliminar
  2. RELACIONADO:«O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que as políticas ativas de emprego vão voltar a diferenciar positivamente as colocações e os empregos criados em zonas de baixa densidade, medidas em desenvolvimento no final do ano.» (In Dinheiro Vivo-24/9/16)

    http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=254596

    ResponderEliminar
  3. Não vejo nem a 55 medidas nem as reações dos autarcas referidos no poste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabamos de dar uma "olhadela" à net e também não encontramos.
      Relativamente às "155 Medidas Concretas", apenas falam na sua existência. Quanto às declarações dos Presidentes das referidas Câmaras ainda não vimos em texto escrito, mas passaram nas notícias da meia-noite!ProfAnónima

      Eliminar
  4. RELACIONADO:«Governo estuda mais de 150 medidas para recuperar o interior

    http://www.destak.pt/artigo/279494»

    ResponderEliminar
  5. RELACIONADA:«GOVERNO COM "155 MEDIDAS CONCRETAS" PARA VALORIZAR O INTERIOR

    O Governo vai analisar no início de outubro um conjunto de “155 medidas concretas” para valorizar o interior do país, de acordo com um relatório apresentado hoje, revelou o ministro adjunto Eduardo Cabrita. (...)»

    AQUI:http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/governo-com-155-medidas-concretas-para-valorizar-o-interior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não havia por aí um movimento das "ideias concretas"??

      Eliminar
    2. Era o Movimento Lilás. Nunca mais ouvi falar deles...

      Eliminar
    3. Eles tentaram concorrer em 2013 mas depois desistiram, deixando a promessa que voltariam em 2017, por isso vamos esperar para ver se é desta que avançam. Quantos mais melhor!

      Eliminar
  6. Eu ouvi o noticiário e ouvi os Presidentes a falarem. E se o de Mesão Frio concordou mas mostrou as dificuldades em atrair investimento se não forem mudadas algumas LEIS; já o de Lamego preferiu aproveitar a oportunidade pra dar umas ALFINETADAS aos responsáveis por alguns organismos nomeadamente aos Centros de Emprego!(e vá-se lá saber porquê...)
    Este Não Assino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas alfinetadas são mútuas e já não aleijam ninguém ?

      Eliminar