Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

(4)FINANÇAS OBRIGAM OS COMERCIANTES A SUBSTITUIR SOFTWER VICIADO!(post informativo)


[CAROS BLOGUISTAS: OS SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO DAS FINANÇAS DESCOBRIRAM QUE 2 PROGRAMAS DE FACTURAÇÃO PERMITIAM FUGA AOS IMPOSTOS, PELO QUE VAI OBRIGAR OS COMERCIANTES A SUBSTITUI-LOS ATÉ 15 DE SETEMBRO. UM REPRESENTE DOS COMERCIANTES PROMETEU ESTUDAR O CASO NO SENTIDO DE ESTA TROCA NÂO ACARRETAR CUSTOS ADICIONAIS PRÓS SEUS ASSOCIADOS! ProfAnónima]
Resultado de imagem para dinheiro a voar+imagens
«Finanças anulam programas de faturação por permitirem fuga ao Fisco

O Governo anunciou hoje a anulação dos certificados de dois programas de faturação, uma vez que estes permitem ao utilizador eliminar registos de vendas e prestações de serviços, estando a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a investigar outros aplicações informáticas.

"Tendo o Ministério Público comunicado à AT que os programas de faturação "CR Mais" e "WinPlus" (certificados n.º 1422 e 1751) se encontram dotados de um conjunto de funcionalidades concebidas para permitir ao utilizador a eliminação dos registos de vendas e prestações de serviços, por despacho de 2016-07-29 do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, foram anuladas as certificações outorgadas pelos certificados n.º 1422/AT e 1751/AT, referentes aos programas de faturação "CR Mais" e "WinPlus", respetivamente", refere um comunicado do executivo.

De acordo com a nota do Ministério das Finanças entretanto enviada às redações, "a certificação dos programas de faturação é um instrumento fundamental no combate à fraude fiscal, à evasão fiscal e à economia paralela".

"As presentes aplicações são utilizadas por cerca de 10.000 entidades que, no limite até 15 de setembro de 2016, deverão adotar outros programas informáticos e, quando aplicável, declarar junto da AT a intenção de regularizar voluntariamente a sua situação tributária em relação às faturas cuja emissão ou comunicação tenha sido omitida", refere o comunicado.

Encontram-se igualmente em investigação outras aplicações informáticas e as entidades que recorrem à sua utilização para emissão e comunicação de faturas, segundo o executivo.

A utilização de programas certificados de faturação é obrigatória para os sujeitos passivos de IRC, IRS e IVA que tenham um volume de negócios anual superior a 100.000 euros.

A nota do Ministério das Finanças refere ainda que a AT está a efetuar "um especial acompanhamento dos contribuintes utilizadores das mencionadas aplicações produzidas pelo "GrupoPIE Portugal, SA", bem como das demais atualmente em investigação, que -- caso não regularizem voluntariamente os impostos relativos à faturação omitida -- deverão ser objeto de uma aplicação rigorosa da lei em vigor".» (In Notícias ao Minuto-1/8/2016)

2 comentários:

  1. DAQUI: https://www.noticiasaominuto.com/economia/632177/financas-anulam-programas-de-faturacao-por-permitirem-fuga-ao-fisco?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=632177

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: A imagem pra decorar o texto deste post foi retira da net!

    ResponderEliminar