Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

(0)POSTE-ZERO DE AGOSTO/16! (arquivo taroucando)

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA!» (nelson mandela)

Resultado de imagem para imagens de relogios de areia 
(FALTAM 45 DIAS...)

Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois podem ser transformados em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: DESTA VEZ, OS PRIMEIROS TEXTOS VÃO SER: O NOVO PROGRAMA DO GOVERNO RELATIVO ÀS "ENERGIAS RENOVÁVEIS", UM RESUMO RESUMIDO DOS RESULTADOS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO E AINDA UM SOBRE A OBRIGATORIEDADE DOS COMERCIANTES MUDAREM O SISTEMA DE FACTURAÇÃO! 

73 comentários:

  1. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-31/7/2016

    POLITICA NACIONAL/AMBIENTE: INVESTIMENTO NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

    «Governo vai financiar com 25 milhões projectos de energias renováveis

    (FOTO)

    Governo vai financiar com 25 milhões projectos de energias renováveis

    inShare
    Vinte e cinco milhões de euros vão ser atribuídos a projectos de energias renováveis pouco disseminadas, estando as candidaturas a concurso abertas até Dezembro, anunciou hoje o Governo.

    Em comunicado, a secretaria de Estado da Energia explica que o alvo deste concurso são as tecnologias "que ainda não se encontrem suficientemente disseminadas no território nacional" e que produzam energia, de forma a poderem ser integradas na rede elétrica.

    Energia das ondas, geotermia, biogás ou eólica em off-shore (no mar) são alguns dos exemplos de projetos de energias renováveis que podem estar abrangidos.
    De fora estão as tecnologias já disseminadas como a hídrica convencional, a solar convencional e a eólica convencional (em on-shore).
    "O financiamento dos projetos assume a forma de subsídio não reembolsável, correspondendo o apoio ao montante necessário para garantir a viabilidade económica dos investimentos", refere a nota da secretaria de Estado.

    A dotação máxima por operação e por beneficiário é de cinco milhões de euros e as candidaturas estão abertas até ao dia 16 de dezembro. Os beneficiários deste concurso terão de estar registados como "produtores em regime especial".
    Segundo fonte oficial da secretaria de Estado da Energia, este concurso insere-se na estratégia de investimento que visa promover as energias renováveis e segue-se ao lançamento de 2,6 milhões para projetos que promovam a eficiência energética em edifícios do Estado e no setor residencial e de serviços.
    Portugal deve atingir uma meta de 31% de renováveis no consumo final bruto de energia, para o horizonte 2020.

    Diário Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DAQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=835761

      Eliminar
    2. (transformado no postes 17)

      Eliminar
  2. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-01/8/2016

    POSTE INFORMATIVO: FINANÇAS OBRIGAM OS COMERCIANTES A SUBSTITUIR SOFTWER VICIADO

    «Finanças anulam programas de faturação por permitirem fuga ao Fisco

    O Governo anunciou hoje a anulação dos certificados de dois programas de faturação, uma vez que estes permitem ao utilizador eliminar registos de vendas e prestações de serviços, estando a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a investigar outros aplicações informáticas.

    "Tendo o Ministério Público comunicado à AT que os programas de faturação "CR Mais" e "WinPlus" (certificados n.º 1422 e 1751) se encontram dotados de um conjunto de funcionalidades concebidas para permitir ao utilizador a eliminação dos registos de vendas e prestações de serviços, por despacho de 2016-07-29 do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, foram anuladas as certificações outorgadas pelos certificados n.º 1422/AT e 1751/AT, referentes aos programas de faturação "CR Mais" e "WinPlus", respetivamente", refere um comunicado do executivo.

    PUB

    De acordo com a nota do Ministério das Finanças entretanto enviada às redações, "a certificação dos programas de faturação é um instrumento fundamental no combate à fraude fiscal, à evasão fiscal e à economia paralela".

    "As presentes aplicações são utilizadas por cerca de 10.000 entidades que, no limite até 15 de setembro de 2016, deverão adotar outros programas informáticos e, quando aplicável, declarar junto da AT a intenção de regularizar voluntariamente a sua situação tributária em relação às faturas cuja emissão ou comunicação tenha sido omitida", refere o comunicado.

    Encontram-se igualmente em investigação outras aplicações informáticas e as entidades que recorrem à sua utilização para emissão e comunicação de faturas, segundo o executivo.

    A utilização de programas certificados de faturação é obrigatória para os sujeitos passivos de IRC, IRS e IVA que tenham um volume de negócios anual superior a 100.000 euros.

    A nota do Ministério das Finanças refere ainda que a AT está a efetuar "um especial acompanhamento dos contribuintes utilizadores das mencionadas aplicações produzidas pelo "GrupoPIE Portugal, SA", bem como das demais atualmente em investigação, que -- caso não regularizem voluntariamente os impostos relativos à faturação omitida -- deverão ser objeto de uma aplicação rigorosa da lei em vigor".

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    DAQUI: https://www.noticiasaominuto.com/economia/632177/financas-anulam-programas-de-faturacao-por-permitirem-fuga-ao-fisco?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=632177

    ResponderEliminar
  3. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-1/8

    NOVOS VALORES DAS PORTAGENS

    «Ir para o Algarve ou Interior já é mais barato. Descontos em vigor

    O dia 1 de agosto traz boas notícias para os automobilistas. Entram em vigor os descontos nas portagens de cinco autoestradas que ligam o Algarve e o Interior do país.

    © Global Imagens
    ECONOMIA AUTOESTRADAS
    HÁ 12 HORAS
    POR GORETI PERA
    PARTILHAR

    As associações de utentes e autarquias queriam mais, mas as contas não o permitem. O Governo decidiu, através de uma portaria datada de 20 de julho, descer o preço das portagens de cinco autoestradas portuguesas. A medida entrou em vigor esta segunda-feira.

    PUB



    Combater a descentralização e melhorar os acessos ao Interior era uma das suas bandeiras. E assim foi. O Executivo de António Costa aplicou descontos de 15% nas portagens da A22, A23, A24, A25 e A4.

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas fez saber que a medida custará aos cofres do Estado cerca de 13,6 milhões de euros por ano. Mas repercute-se - para o bem – no bolso dos contribuintes.

    Quem mais poupa é quem percorre a A23 de ponta a ponta. Entre Torres Novas e a Guarda, poupam-se 2,45 euros, mais 40 cêntimos do que quem viaja de Albergaria-a-Velha a Vilar Formoso pela A25. Na A24 (Viseu-Chaves) a poupança é de 1,85 euros. Já na A22 (Lagos-Vila Real de Santo António) fica-se pelos 1,50 euros.

    O desconto mais baixo (0,20 euros) é aplicado a quem percorrer o troço da A4 que liga Amarante a Quintanilha.»

    ResponderEliminar
  4. A intenção é que se pergunte o significado da imagem e da legenda? Ok, eu pergunto. O que significam?

    ResponderEliminar
  5. também levaram os comentários??

    ResponderEliminar
  6. TRAZIDO DO SITE DA TSF-28/7/2016

    DESPORTO/FUTEBOL: RANKING MUNDIAL DOS TREINADORES

    «Jorge Jesus é o 10º melhor treinador do mundo
    28 DE JULHO DE 2016 - 16:40
    O ranking da Four Four Two colocou o treinador do Sporting no top 10 dos melhores treinadores do mundo. Há já mais dois portugueses entre os 50 melhores, mas ainda faltam conhecer seis nomes...

    (FOTO)

    PARTILHAR
    MAIS

    Jorge Jesus
    Fernando Santos
    Rui Vitória
    Futebol
    Jorge Jesus foi eleito o décimo melhor treinador de futebol do mundo pela revista futebolística Four Four Two. O treinador do Sporting está a frente de nomes como Carlo Ancelotti, técnico do Bayern de Munique, ou Joachim Low, o treinador da seleção alemã.

    A Four Four Two está a eleger os 50 melhores técnicos do mundo. A publicação tem estado a revelar, diariamente, os nomes dos treinadores eleitos. Até ao momento só falta conhecer os seis melhores, e já há três portugueses na lista.

    Jorge Jesus está em 10º lugar. A revista diz que o técnico do Sporting continua a ser "um dos melhores em Portugal" e apresenta-o como o homem que "conseguiu acabar com a hegemonia do F.C. Porto".

    A publicação elogiou Jesus por tornar o Sporting, que não vence um campeonato desde 2000/2001, num sério candidato ao título nacional.

    O facto de o clube ter batido não só o recorde de pontos (86) que alguma vez tinha acumulado num campeonato, como também, o número de vitórias (36) numa época foram valorizados pela publicação, que ainda salientou o trabalho que o treinador fez com jogadores como Adrien, João Mário e Slimani.

    A lista dos 50 melhores inclui ainda outros dois portugueses. Fernando Santos está em 33º lugar, graças ao título europeu a que conduziu a seleção portuguesa. A revista diz que Santos é um exemplo pela fé e pelo espírito de união demonstrados, que levaram Portugal "ao maior momento da sua história desportiva".

    Em 39º lugar está ainda Rui Vitória, destacado pela publicação por apostar na juventude e lançar nomes como Renato Sanches. A revista realça o facto de o treinador "nunca ter perdido a compostura" e ter dado a volta às desconfianças iniciais, batendo o Sporting de Jesus e conquistando o título nacional.

    O nome do melhor treinador do mundo, que ocupará o primeiro lugar da lista, ainda não foi divulgado.»

    ResponderEliminar
  7. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-1/8/2016

    SAÚDE: RANKING DOS HOSPITAIS PORTUGUESES!

    «Maior parte dos hospitais tem "excelência clínica"

    ALEXANDRA CAMPOS e LUSA 01/08/2016 - 23:05

    Nova avaliação da Entidade Reguladora da Saúde assinala melhorias

    0
    TÓPICOS
    Serviço Nacional de Saúde
    Hospitais
    Saúde
    Como já acontecia em avaliações anteriores, mais de metade das 160 unidades de saúde avaliadas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) no primeiro semestre deste ano conseguiram a classificação de excelência clínica, o que significa que cumprem todos os parâmetros de qualidade exigidos.

    Elaborado pela ERS e publicado semestralmente, o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde abrangeu desta vez 160 prestadores de cuidados de saúde (hospitais ou clínicas), cerca de 80% dos quais (127) foram avaliados. Destes, 106 conseguiram a atribuição da estrela que corresponde ao primeiro nível de classificação. Menos um do que na avaliação anterior.

    A excelência clínica reflecte os resultados relativos a procedimentos ou diagnósticos no contexto das áreas de AVC (acidente vascular cerebral), cirurgias cardíaca, de ambulatório e do cólon, além de enfarte agudo do miocárdio, entre outros. Os prestadores que cumprem todos os requisitos acedem a um segundo nível de avaliação, no qual é calculado um rating individual com níveis de classificação de qualidade que vão do I (mais baixo) ao III (mais alto).

    Neste segundo nível de avaliação, a entidade reguladora destaca o aumento de unidades que obtiveram nível de qualidade III nas áreas de obstetrícia (de 40% para 45%) e unidade de cuidados intensivos (de 28% para 40%), em comparação com a última avaliação, referente a 2015 e publicada em Fevereiro passado.

    Verificou-se também uma melhoria em alguns indicadores, nomeadamente os que têm que ver com a escolha, a administração e interrupção do tratamento profiláctico com antibióticos, frisa a ERS. Na neonatologia, melhoraram igualmente os valores médios do aleitamento materno exclusivo e o tratamento com antibióticos nas primeiras seis horas após a chegada ao hospital. Na obstetrícia, registaram-se progressos na administração pré-natal de esteróides.

    Outras áreas em que se observaram melhorias foram as da neurologia, no AVC (a terapêutica antigcoagulante prescrita na alta em doentes com fibrilhação auricular e terapêutica trombolítica dentro do período preconizado), na cirurgia de ambulatório (selecção do doente para administração da profilaxia das náuseas e vómitos) e na unidade de cuidados intensivos (profilaxia do tromboembolismo venoso). O mesmo aconteceu na avaliação da dor aguda.»

    DAQUI:https://www.publico.pt/sociedade/noticia/maior-parte-dos-hospitais-tem-excelencia-clinica-1740050

    ResponderEliminar
  8. TRAZIDO DO SITE DA TSF-28/7/2016

    DESPORTO/SAÚDE: COMO COMBATER O SEDENTARISMO?

    «EXERCÍCIO FÍSICO

    Caminhar uma hora por dia elimina riscos de estar oito horas sentado

    28 DE JULHO DE 2016 - 00:00

    A conclusão é de vários estudos científicos sobre inatividade física. A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos, a revista The Lancet destaca os "custos" da falta de exercício físico.

    (FOTO)

    Caminhar ou pedalar uma hora por dia anula os riscos para a saúde de estar oito horas sentado, revela hoje uma série de estudos que estima em 67,5 mil milhões de dólares o custo global da inatividade física.

    Divulgada pela revista The Lancet nas vésperas dos Jogos Olímpicos, que decorrem em agosto no Rio de Janeiro, a série de quatro estudos científicos conclui que foi parco o progresso no combate à inatividade física desde as últimas olimpíadas, há quatro anos, e hoje um quarto dos adultos e 80% dos adolescentes não cumpre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

    No primeiro estudo a calcular o peso económico global da inatividade física, os investigadores estimam em que os custos desta epidemia - em cuidados de saúde e em perda de produtividade - sejam pelo menos de 67,5 mil milhões de dólares, o equivalente ao Produto Interno Bruto da Costa Rica em 2013.

    A inatividade física está ligada a um risco aumentado de doença cardíaca, diabetes e alguns cancros e está associada a mais de cinco milhões de mortes por ano.

    Numa análise de 16 estudos científicos que acompanharam mais de um milhão de pessoas ao longo de períodos entre dois e 18 anos, os investigadores concluíram que fazer pelo menos uma hora de atividade física por dia - como caminhar depressa ou andar de bicicleta por prazer - pode eliminar o risco acrescido de morte associado a estar sentado durante oito horas diárias.

    "Tem havido muita preocupação com os riscos para a saúde associados aos atuais estilos de vida mais sedentários. A nossa mensagem é positiva: é possível reduzir - ou até eliminar - estes riscos se formos suficientemente ativos, mesmo sem ter de fazer desporto ou ir ao ginásio", disse o principal autor do estudo, Ulf Ekelund, da Escola Norueguesa das Ciências do Desporto e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  9. (CONTINUAÇÃO)

    Citado num comunicado da revista The Lancet, o investigador lembra que para muitas pessoas, que vão de transportes para o trabalho e têm empregos de escritório, "não há como escapar a estar sentado por longos períodos".

    "Para essas pessoas em particular, não podemos sublinhar demasiado a importância de fazer exercício, seja fazendo uma caminhada à hora do almoço, seja correndo de manhã, seja indo de bicicleta para o trabalho. Uma hora de atividade física por dia é o ideal, mas se isso for impossível, pelo menos fazer algum exercício todos os dias ajuda a reduzir o risco", afirmou.

    No estudo, os investigadores classificaram as pessoas em quatro grupos de dimensões iguais, de acordo com o seu nível de atividade - menos de cinco minutos por dia para os menos ativos e até 60 ou 75 minutos diários para os mais ativos.

    As pessoas que estavam sentadas oito horas por dia mas eram fisicamente ativas tinham muito menos risco de morte do que as pessoas que passavam menos horas sentadas mas eram menos ativas.

    O estudo sugere que a atividade física é particularmente importante, independentemente do número de horas que passamos sentados.

    De facto, o risco acrescido de morte associado a estar sentado oito horas por dia foi eliminado nas pessoas que fizeram um mínimo de uma hora de atividade física por dia e o maior risco registou-se nas pessoas que ficam sentadas por maiores períodos e são mais inativas.

    As recomendações da OMS apontam para um mínimo de 150 minutos de atividade física por semana para os adultos, o que fica muito abaixo dos 60 a 75 minutos diários identificados neste estudo.

    O estudo também analisa o tempo passado em frente à televisão, num subgrupo de cerca de 500 mil pessoas e conclui que ver televisão por três horas diárias ou mais está associado a um aumento da mortalidade, independentemente da atividade física, exceto no grupo dos mais ativos, onde o risco de morte está significativamente aumentado apenas naqueles que vêm cinco ou mais horas de televisão por dia.

    "A atividade física atenua, mas não elimina o risco associado a um tempo elevado a ver televisão", escrevem os autores do estudo, que explicam que esta forma específica de sedentarismo pode estar associada a um estilo de vida menos saudável.

    O risco acrescido pode também dever-se ao facto de as pessoas normalmente verem televisão à noite, o que pode afetar o seu metabolismo, ou ao hábito de comer enquanto se vê televisão.

    Os investigadores alertam que o estudo inclui sobretudo pessoas com mais de 45 anos dos EUA, Europa ocidental e Austrália, pelo que poderá não representar outras populações.»

    DAQUI:http://www.tsf.pt/sociedade/saude/interior/caminhar-uma-hora-por-dia-elimina-riscos-de-estar-oito-horas-sentado-5309610.html

    ResponderEliminar
  10. TRAZIDO DO FACEBOOK DA CÂMARA DE TAROUCA-5/8/2016

    «Município de Tarouca adicionou 2 fotos novas.
    4 h ·
    HORÁRIO DOS TRANSPORTES COLETIVOS A REALIZAR PELO MUNICÍPIO FORA DO PERÍODO ESCOLAR
    O Município de Tarouca irá disponibilizar aos munícipes os horários impressos em papel, que poderão ser adquiridos na Câmara Municipal de Tarouca ou nos autocarros que efetuam os transportes.»

    ResponderEliminar
  11. IN EXPRESSO-5/8/16

    SONDAGEM

    Costa tem o triplo da popularidade que Passos tinha em oito meses de governo

    05.08.2016 às 18h00162
    Google+
    Linkedin
    Pinterest

    http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2016-08-05-Costa-tem-o-triplo-da-popularidade-que-Passos-tinha-em-oito-meses-de-governo

    Em fevereiro de 2012, oito meses depois de ter tomado posse, Passos tinha 9,6% de popularidade de saldo positivo. Costa tem 28% no mesmo período de governação. Catarina e Assunção perdem pontos, Jerónimo sobe e a popularidade de Marcelo não pára de aumentar

    Cristina Figueiredo
    CRISTINA FIGUEIREDO
    Que Marcelo Rebelo de Sousa, nos curtos cinco meses que leva em funções, é o mais popular dos Presidentes da República não carece de evidência científica. Mas, ainda assim, o estudo de opinião de agosto da Eurosondagem para o Expresso e a SIC aí está a demonstrá-lo: o Presidente da República “só” cresceu 2 pontos em relação a julho mas mantém-se no primeiro lugar do ranking da popularidade, com um estratosférico saldo positivo de 57,5% (o mais elevado desde que tomou posse, em março). Só para ter um termo de comparação, Cavaco Silva terminou os seus dez anos de mandato com um saldo negativo de 14,1%.

    Mais surpreendentes são os índices de popularidade quer do primeiro-ministro, quer do anterior.

    Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
    ​(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

    FICHA TÉCNICA
    Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 26 de Julho a 2 de Agosto de 2016. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por Região (Norte – 20,1%; A.M. do Porto – 13,6%; Centro - 29,6%; A.M. de Lisboa – 26,8%; Sul – 9,9%), num total de 1.005 entrevistas validadas. Foram efetuadas 1.221 tentativas de entrevistas e, destas, 216 (17,7%) não aceitaram colaborar Estudo de Opinião. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (Feminino – 51,8%; Masculino – 48,2%) e, no que concerne à faixa etária, (dos 18 aos 30 anos – 16,7%; dos 31 aos 59 – 51,3%; com 60 anos ou mais – 32,0%). O erro máximo da Amostra é de 3,09%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
    Palavras-chave

    PRESIDENTE
    POLÍTICA
    GOVERNO (SISTEMA)
    ECONOMIA, NEGÓCIOS E FINANÇAS
    ASSUNÇÃO
    MARCELO REBELO DE SOUSA
    ACTIVIDADES ECONÓMICAS / FINANÇAS / BOLSA
    ACÇÃO / ACÇÃO / RESULTADO
    CATARINA
    GOVERNO
    EXECUTIVO (GOVERNO)
    EUROSONDAGEM
    ESPÍRITO / JULGAMENTO E VALORES / ACORDO
    MORAL / LEI MORAL / CUMPRIMENTO

    Daqui: http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2016-08-05-Costa-tem-o-triplo-da-popularidade-que-Passos-tinha-em-oito-meses-de-governo

    ResponderEliminar
  12. VÃO GOSTAR DE LER

    https://www.publico.pt/desporto/noticia/se-me-dessem-escolha-preferia-que-nada-daquilo-tivesse-acontecido-1740536

    ResponderEliminar
  13. VÃO GOSTAR DE LER

    https://www.publico.pt/desporto/noticia/o-que-talvez-nao-saiba-dos-28-desportos-olimpicos-1739941

    ResponderEliminar
  14. IN NOTÍCIAS AO MINUTO

    SONDAGEM DO EXPRESSO

    PS e Bloco sobem em mais recente sondagem e quase 'dispensam' PCP
    Socialistas e bloquistas com ligeiras subidas nas sondagens mais recentes.

    © Getty Images
    POLÍTICA SONDAGEM
    18:53 - 05/08/16
    POR PEDRO FILIPE PINA
    PARTILHAR

    A sondagem SIC/Expresso mais recente mostra que o ‘tabuleiro’ político não mudou particularmente. O ponto mais relevante a destacar será a possibilidade PS e Bloco de Esquerda juntos conseguirem passar o limiar dos 45%.

    PUB

    Esta mais recente sondagem, levada a cabo na véspera da polémica mais recente (sobre as viagens de secretários de Estado ao Euro’2106 pagas pela Galp), o PS surge com 35,5% das intenções de voto, mostrando uma subida de cerca de 0,5 pontos percentuais.

    O PSD mantém-se, repetindo os 32,5%, enquanto o Bloco de Esquerda consegue 9,7%, mostrando também uma ligeira subida de 0,2 pontos percentuais.

    A CDU fica com 7,8%, com a ligeira perda de 0,2 pontos percentuais, enquanto o CDS tem 6% das intenções, mostrando em relação à sondagem anterior uma descida de 0,5 pontos percentuais.

    Finalmente, o PAN tem 1,4%, tendo subido 0,2 pontos percentuais, havendo ainda 6,9% dos inquiridos que se dividem entre votos em nulo, branco ou noutros partidos.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

    ResponderEliminar
  15. TRAZIDO DO JORNAL ONLINE "OBSERVADOR"

    ONU: ANTÓNIO DE GUTERRES VENCE A 2ª VOTAÇÃO!

    «NAÇÕES UNIDAS

    António Guterres vence segunda votação para a escolha do novo secretário-geral das Nações Unidas
    ATUALIZADO9.752
    20
    O Conselho de Segurança voltou a escolher o antigo primeiro-ministro como preferido para ocupar o cargo de secretário-geral da ONU. Continua favorito, mas perdeu apoio em relação à primeira votação.

    Partilhe

    António Guterres piorou o resultado da votação de julho, depois de ter tido dois votos de desencorajamento
    SALVATORE DI NOLFI/EPA

    Autor

    João de Almeida Dias
    joaoptadias
    Facebook
    Email
    Mais sobre

    ANTÓNIO GUTERRES
    NAÇÕES UNIDAS
    POLÍTICA
    MUNDO
    António Guterres voltou a ser o candidato ao cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas com melhor votação junto dos 15 países do Conselho de Segurança da ONU. Este resultado confirma o favoritismo do ex-primeiro-ministro português, que ainda assim viu surgir dois votos de “desencorajamento”, depois de uma primeira votação em julho onde nenhum país se opôs à sua candidatura.

    Ao todo, recebeu 11 votos de “encorajamento”, dois de “desencorajamento” e outros dois de “não-opinião”. Nesta fase, a votação é feita de forma secreta.

    Segundo informação veiculada por vários observadores das Nações Unidas, entre jornalistas e diplomatas, Vuk Jeremić, atual presidente da Assembleia das Nações Unidas e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, surgiu em segundo lugar, com oito votos de “encorajamento”, quatro de “desencorajamento” e três de “não-opinião”.

    Depois, por ordem de preferência seguiram-se: Susana Malcorra, ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina; Danilo Türk, ex-Presidente da Eslovénia; a búlgara Irina Bokova, diretora da UNESCO; o macedónio Srgjan Kerim, ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas; Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia; a costa-riquenha Christiana Figueres, secretária executiva da Convenção das Nações Unidas Para As Alterações Climáticas; Natalia Gherman, primeira-ministra da Moldávia; Miroslav Lajčák, ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministo da Eslováquia; e Igor Lukšić, ministro dos Negócios Estrangeiros do Montenegro.

    Antes desta votação, a ex-ministra dos Negócios Estrageiros da Croácia, Vesna Pusić, desistiu da corrida, depois de ter ficado em último lugar no primeiro pronunciamento dos 15 países do Conselho de Segurança da ONU.»

    DAQUI: http://observador.pt/2016/08/05/antonio-guterres-vence-segunda-votacao-para-a-escolha-do-novo-secretario-geral-das-nacoes-unidas/

    ResponderEliminar
  16. TRAZIDO DO DN-8/8/2016

    COISAS AMBIENTAIS: PEGADA ECOLÓGICA CADA VEZ MAIS COMPRIDA...

    «Esgotamos hoje o orçamento anual dos recursos renováveis da Terra

    REUTERS/NASA/TIM PEAKE
    PUB
    189217121
    8 de Agosto é o dia em que a exploração humana ultrapassa a biocapacidade da Terra, diz ONG

    Em 221 dias, a humanidade esgotou o orçamento ecológico anual que a Terra garante, isto é, a partir de hoje estaremos a consumir mais recursos que aqueles que o planeta consegue renovar num ano.

    Em 2015, foi 13 de agosto a marcar a preocupante passagem desse limite. Em 2000, a data em causa ainda estava prevista para setembro. Em 1975, as possibilidades esticavam até novembro. Ano após ano, consumimos, assim, com maior rapidez aquilo que a Terra nos pode continuar a oferecer.

    Os principais fatores? O crescimento populacional, as crescentes emissões de carbono (resultantes da produção energética) e a má gestão dos oceanos e florestas.

    "Emitimos mais dióxido de carbono para a atmosfera do que aquilo que os nossos oceanos e florestas podem absorver. Pescamos e colhemos mais e mais rapidamente do que aquilo que conseguimos reproduzir e fazer reflorescer", explica, em comunicado, a Global Footprint Network (CFN), organização não-governamental dedicada à conservação da natureza responsável pelos cálculos que determinam a data em questão.

    A CFN compara os dados fornecidos pelas Nações Unidas relativos à pegada ecológica do Homem (quantidade de recursos naturais explorados) com a capacidade do planeta de se regenerar, renovando recursos e absorvendo resíduos. Atualmente, as emissões de CO2 constituem 60 por cento da pegada geral da humanidade.

    "Se usamos combustíveis fósseis e emitimos CO2, é urgente que sejamos capazes de 'sequestrar' esse CO2 e neutralizá-lo", explica Mathis Wackernagel, chefe executivo da GFN, na Fast Company. O novo acordo internacional sobre o clima adotado pela Cimeira de Paris, em dezembro de 2015, prevê que, até 2050, consigamos fazer do saldo de emissões zero, ou seja, emitir a um ritmo que os oceanos e as florestas (responsáveis pela absorção desses gases) consigam acompanhar.

    De acordo com o estudo da CFN, se a pegada ecológica da humanidade seguisse a tendência australiana nem cinco planetas iguais à Terra seriam suficientes para nos sustentar. Se seguíssemos o exemplo da Índia, ser-nos-ia, contudo, mais do que suficiente um único globo terrestre. Em geral, ao ritmo atualmente adotado, a população mundial exige quase duas Terras (1.6).»

    ResponderEliminar
  17. TRAZIDO DO FACEBOOK DA RFM-10/8/2016

    FOGOS/16: SOLIDARIEDADE

    «RFM
    7 h ·
    CARITAS AJUDA MADEIRA
    Em resposta às muitas pessoas que a têm contactado nestas horas de aflição, a Cáritas Portuguesa abriu uma conta solidária.
    PT50 0035 0697 0059 7240130 28, da CGD
    O teu contributo vai fazer a diferença.
    NILTON Andre Henriques Joana Cruz Rodrigo Gomes»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (agora levado prós comentários do post 9, depois logo se vê)

      Eliminar
  18. TRAZIDO DO FACEBOOK DA DEPUTADA MARISABEL MOUTELA-7/8/2016

    «Marisabel Moutela adicionou 7 fotos novas — com António Borges e José Rui Cruz.
    7/8 às 0:23 ·
    Com as temperaturas elevadissimas, a negligência de alguns e o crime de outros, os incêndios proliferam assustadoramente e os nossos valorosos bombeiros expõem a própria vida para os combater. Estar ao lado dos bombeiros, dos pilotos dos meios aéreos e outros operacionais é um gesto da solidariedade que lhes devemos. E foi-lhes prestada pelos deputados do PS António Borges e José Rui Cruz e eu própria, acompanhando o Secretário de Estado da Administração Interna Jorge Gomes que nesse sentido, concretizou um periplo pelo distrito de Viseu, em Quarteis de Bombeiros, Centros de Meios Aéreos e Comando Distrital de Operações de Socorro.»

    ResponderEliminar
  19. TRAZIDO DA TVI-24 (2/8/2016)

    SAÚDE: FALTAM MÉDICOS NO CHTMAD! (junta os hospitais de Vila Real, Lamego e Chaves)

    «Vila Real: hospital reconhece cancelamento de cirurgias devido à falta de anestesistas

    Ordem e sindicatos alertaram para situação “insustentável" no hospital de Vila Real. Unidade de saúde precisa de 14 anestesistas com urgência
    2016-08-02 21:10 Redação / CF

    A administração do centro hospitalar de Vila Real reconheceu hoje existir “efetivamente alguma carência” de médicos e referiu que o cancelamento de algumas cirurgias se deve, sobretudo, à dificuldade em contratar anestesistas.

    O alerta para a falta de recursos humanos no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) foi lançado esta terça-feira pelo Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM) e do Sindicato Independente dos Médicos – Norte.

    Depois de uma visita ao hospital de Vila Real, a Ordem e o Sindicato falaram numa “situação insustentável”, destacando como área “mais crítica” o serviço de anestesia, para onde é preciso um reforço “imediato de pelo menos 14 anestesistas”.

    O presidente do CRNOM, Miguel Guimarães, referiu que, em média, nos últimos quatro meses, foram “adiadas mais de 30% das cirurgias”, ficando estas praticamente reduzidas às oncologias.

    Este responsável disse ainda que “uma percentagem já significativa” do serviço da área de anestesiologia, nomeadamente no serviço de urgência e em alguns tempos operatórios, está a ser “assegurada por médicos tarefeiros” e frisou que a falta de especialistas nesta área poderá “ter também consequências dramáticas na formação médica especializada”.

    Após a conferência de imprensa, o conselho de administração do CHTMAD não se quis pronunciar sobre estas questões, optando por emitir um comunicado ao final da tarde.

    Nesse documento, referiu que existe efetivamente no CHTMAD, "alguma carência a nível de recursos humanos em diferentes especialidades nomeadamente, anestesiologia, urologia e ortopedia".

    Tem sido, no entanto, realizado um esforço adicional conducente à contratação de profissionais de saúde por parte do conselho de administração do CHTMAD, com a respetiva anuência da tutela”, afirmou.

    A adminitração explicou ainda que “o cancelamento de algumas cirurgias deve-se, sobretudo, à dificuldade em contratar médicos anestesistas, realidade que em período homólogo de anos anteriores, já se tinha verificado”.

    Efetivamente a dificuldade de atração de profissionais para a região (médicos especialistas) é uma realidade, devendo-se salientar o esforço efetuado por todos os profissionais do CHTMAD que salvaguardam a contínua prestação de cuidados de saúde de qualidade”, acrescentou.

    O conselho de administração garantiu que “todos os esforços têm vindo a ser feitos no sentido de se conseguir inverter estas situações” e deu como exemplo a abertura de concurso para 37 vagas em diferentes especialidades, recentemente publicado.

    O CHTMAD junta os hospitais de Vila Real, Lamego e Chaves.»

    ResponderEliminar
  20. TRAZIDO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

    JOGOS OLIMPICOS/FUTEBOL: PORTUGAL vs ALEMANHA

    «Seleção Olímpica
    O Selecionador Nacional Olímpico destaca que os jogadores estão a fazer o que a equipa técnica espera deles ao dignificarem Portugal. Áudio

    A Seleção Nacional Olímpica treinou esta sexta-feira, pelas 14h00 (10h00 locais), no CECAF (Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Bombeiros de Brasília), pela última vez antes da partida dos quartos de final do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

    Portugal e Alemanha defrontam-se no sábado, pelas 17h00 (13h00 locais), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, uma partida em que cujo vencedor poderá lutar por uma medalha olímpica.

    Na antevisão da partida, Rui Jorge começou por explicar as expetativas para o jogo, destacando que estas passam por vencer o jogo e apontando algumas das estratégias da equipa para o encontro.

    O técnico abordou também o cansaço que as duas equipas apresentam nesta fase da prova, após viagens e apenas dois dias de descanso entre cada uma das partidas.

    Nas meias-finais do Europeu de sub-21, disputado em 2015, na República Checa, A Equipa das Quinas goleou, nas meias-finais, a formação germânica, mas o Selecionador Nacional Olímpico recusa comparações.

    Rui Jorge sublinhou o comportamento exemplar dos jogadores em todos os momentos. A finalizar, defendeu que as medalhas já conquistadas pela Alemanha em torneios de futebol olímpicos também não entrarão em campo no jogo de sábado.



    Quem vencer a partida entre Portugal e a Alemanha defrontará a Nigéria ou a Dinamarca no dia 17 de agosto (quarta-feira), pelas 20h00 (16h00 locais), na Arena Corinthians, em São Paulo.

    A partida pode ser acompanhada em direto na RTP 1 e na Sport TV.

    Consulte aqui todas as incidências do encontro no Match Center.»

    ResponderEliminar
  21. TRAZIDO DO JN-10/8/2016

    ECONOMIA: TAXA DE DESEMPREGO BAIXA PRÓS 10,8!

    «Economia

    Desemprego cai para 10,8% e toca mínimo de 2011
    A taxa de desemprego foi de 10,8% no segundo trimestre, inferior em 1,6 pontos percentuais à do trimestre anterior e 1,1 abaixo do trimestre homólogo de 2015.

    É o valor mais baixo desde o primeiro trimestre de 2011.

    De acordo com as estatísticas do emprego divulgadas, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a população desempregada, estimada em 559,3 mil pessoas, recuou 12,6% face ao trimestre anterior (menos 80,9 mil pessoas) e diminuiu 9,8% face ao trimestre homólogo de 2015 (menos 61,1 mil pessoas).

    A população empregada, estimada em 4 602,5 mil pessoas, subiu 2% face ao trimestre anterior (mais 89,2 mil pessoas) e 0,5% face ao período homólogo do ano passado (mais 21,7 mil pessoas), segundo o INE.

    Partilhe este artigo no Facebook»

    DAQUI:Desemprego cai para 10,8% e toca mínimo de 2011 http://www.jn.pt/economia/interior/desemprego-cai-para-108-e-toca-minimo-desde-inicio-de-2011-5331352.html#ixzz4H4uhWScW
    Follow us: jornalnoticias on Facebook

    ResponderEliminar
  22. TRAZIDO DO JORNAL DE NEGÓCIOS-11/8/2016

    DESEMPREGO JOVEM: SOBE A TAXA DOS NEM...NEM!

    «Portugal é um dos países onde mais cresceu número de jovens que não trabalha nem estuda

    NUNO AGUIAR | naguiar@negocios.pt | 11 Agosto 2016, 11:14

    Entre os países europeus, Portugal está entre aqueles que tiveram um maior agravamento do número de jovens “nem nem”. Nem a trabalhar, nem a estudar. Um indicador que pode medir melhor as dificuldades dos jovens do que a taxa de desemprego.
    Em 2006, dos portugueses entre os 20 e os 24 anos, 12,6% não estava a trabalhar, a estudar ou em formação. São os chamados NEET ("neither in employment nor education and training") ou "nem nem". Em 2015, segundo os dados publicados hoje pelo Eurostat, essa percentagem tinha disparado para os 17,5%. Esta variação de 4,9 pontos percentuais foi a 8ª maior da União Europeia neste período.

    No total da UE, quase cinco milhões de jovens dos 20 aos 24 anos estavam nessa situação. Isto é, 17,3% da população dessa faixa etária. As maiores percentagens observam-se em Itália (31,1%) e Grécia (26,1%). Do outro lado do espectro, os valores mais baixos pertencem à Holanda (7,2%) e Luxemburgo (8,8%).

    "Embora a proporção de jovens [nem nem] com idades entre 20-24 anos tenha permanecido relativamente estável na UE no seu todo entre 2006 e 2015, ocorreram importantes variações na última década em Estados-membros", escreve o Eurostat. "Em dez deles, a percentagem de NEET diminuiu, com as reduções mais significativas a serem registadas na Alemanha (-5,9 pontos percentuais), Bulgária (-5,3), República Checa (-2,9) e Polónia (-2,8)."

    No que diz respeito aos agravamentos, as maiores variações vieram de Itália (mais 9,5 pontos percentuais), Grécia (9,3), Espanha (9), Chipre (8,5), Irlanda (7,8), Croácia (5,4), Roménia (5,2) e, como já foi referido, Portugal (4,9).

    Este indicador é importante porque assinala o número de jovens que estão, de facto, desocupados. Ou seja, pode ser mais importante para analisar as dificuldades deste grupo etário do que a taxa de desemprego (que conta, por exemplo, com estudantes que procuram trabalho).

    Os NEET são jovens que não estão empregados (são desempregados ou inactivos), nem estão integrados em qualquer tipo de educação ou formação formal ou informal nas quatro semanas que precederam o inquérito.
    Receba por mail - Primeira Página»

    ResponderEliminar
  23. TRAZIDO DA RC-15/8/2016

    JOGOS OLÍMPICOS:(MAIS) 2 PORTUGUESES NA DISPUTAS PELAS MEDALHAS!

    «Évora e Pimenta nas finais de triplo salto e canoagem no Rio'2016

    Partilhe Partilhe

    AUTOR
    REDAÇÃO
    15 de agosto de 2016 às 15:42
    Évora e Pimenta nas finais de triplo salto e canoagem no Rio'2016
    Oa atletas portugueses Nelson Évora e Fernando Pimenta conseguiram, esta tarde, o apuramento para as finais das provas de triplo salto e K1 1000 em canoagem, respectivamente .

    Nelson Évora, ao terceiro ensaio, qualificou-se directamente para a final do triplo salto com um salto de 16,99 metros, ficando no quarto lugar da tabela. O mínimo para conseguir a passagem directa era de 16,95 metros.

    Fernando Pimenta, que liderou a maior parte da sua prova de meia-final, conseguiu qualificar-se em segundo lugar para a final dos 1000 metros de canoagem individual.

    As finais estão marcadas para amanhã e são praticamente seguidas: Nelson Évora a partir das 13:50 e Fernando Pimenta às 14:12.»

    ResponderEliminar
  24. Fisco:

    http://www.jn.pt/nacional/interior/acesso-do-fisco-a-todas-as-contas-bancarias-e-ilegal-5342312.html

    ResponderEliminar
  25. INCÊNDIOS: REFLORESTAÇÃO

    Arouca quer impor limites à reflorestação com eucalipto, que «arde como pólvora»

    Arouca quer impor limites à reflorestação com eucalipto, que «arde como pólvora»

    inShare
    Autarcas e ambientalistas de Arouca exigiram hoje do Governo a imposição de limites à plantação de eucalipto nos 170 quilómetros quadrados de área ardida no concelho, por essa espécie «arder como pólvora» quando outras resistem melhor ao fogo.
    Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara defende que essa medida é essencial para evitar «erros do passado» ao nível da gestão florestal.
    «Já em 2005 perdemos 90 quilómetros quadrados e não se aprendeu nada. Cada proprietário fez como lhe apeteceu, só se plantou eucalipto e ele agora ardeu todo como pólvora, enquanto as zonas que tinham árvores autóctones funcionaram muito melhor como barreira ao incêndio, por essas espécies demonstrarem maior resistência ao fogo», diz José Artur Neves.

    Diário Digital / Lusa

    DAQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=838124

    ResponderEliminar
  26. Tarouca Btt
    13/8 às 1:53 ·
    Amigos/as BTTistas.
    Dia 28 de Agosto está a ser Organizado um passeio pela Ecopista do Dão.
    Viseu-Santa Comba-Viseu.
    O arranque de Viseu será as 9h com almoço pelo meio e regresso a Viseu.
    Quem estiver interessado a favor de contactar o Sr. Zé Anibel - 917230547, afim de se proceder a toda a logística necessária.
    Mais pormenores no dia do evento.
    Boas Pedaladas e venham divertir se neste passeio.

    ResponderEliminar
  27. http://www.tsf.pt/politica/interior/reforma-florestal-deve-ser-feita-antes-que-memoria-se-perca-5340397.html

    ResponderEliminar
  28. JOGOS OLIMPICOS DO RIO (2016): APOIOS ESTATAIS

    http://www.jn.pt/desporto/interior/governo-justifica-falta-de-apoios-com-escassez-de-recursos-5344160.html

    ResponderEliminar
  29. TRAZIDO DO JN-17/8/2016

    JOGOS OLIMPICOS:APOIOS ESTATAIS

    «Jogos Olímpicos

    Governo justifica falta de apoios com escassez de recursos


    COMENTAR
    O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, justificou na quinta-feira a falta de apoio aos atletas portugueses com a dimensão e os recursos de Portugal.

    Confrontado com as declarações de Rui Bragança, que minutos antes tinha feito depender a sua continuidade no taekwondo até Tóquio2020 da existência de apoios, João Paulo Rebelo destacou que os apoios existentes por parte do Governo são os possíveis.

    "Parto sempre deste princípio: olhar para trás, ver de onde vimos, onde estamos e, obviamente, ter a ambição do futuro. Os apoios são os que um país da nossa dimensão, com os nossos recursos, acho injusto compararmo-nos com outros países", respondeu, quando interrogado sobre a falta de investimento de Portugal no desporto, ao contrário de outros países, como a vizinha Espanha.

    "O que me apraz dizer é que, enquanto membro do Governo, não consigo dizer outra coisa que não seja que nós todos gostaríamos que os apoios fossem muito maiores. Agora há uma coisa que tenho certeza absoluta, o Rui Bragança é um desportista e um jovem que é um exemplo, porque é alguém que tem conseguido ter uma carreira dual, consegue ter um percurso académico exemplar e o desportivo que é muito conhecido por todos", enalteceu João Paulo Rebelo.

    O responsável pela tutela do desporto explicou ainda que os apoios são "sempre escassos porque os meios são sempre escassos", mas salientou que há um esforço "muito grande do Estado em apoiar".

    "Se olharmos para trás, certamente que toda a gente reconhece que já estivemos muito pior. Por isso, o nosso caminho no Governo deve ser esse, o da superação e procurarmos cada vez melhor", reforçou.

    O secretário de Estado do Desporto quis ainda realçar o orgulho que sente na prestação portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio2016.

    "Bem sei que é uma competição e as pessoas querem pódios, medalhas e eu julgo ser minha obrigação lembrar que estamos ao mais alto nível do mundo e portanto estarmos nos 16 primeiros, nos 12 primeiros, nos oito primeiros... Nos três primeiros, obviamente é extraordinário, mas é extraordinário logo a partir dos 16 primeiros. É isso que é fundamental dizer às pessoas. É isso que, com toda a sinceridade, me enche de orgulho", destacou.

    Para João Paulo Rebelo, é sua obrigação valorizar "a participação, os lugares e os resultados" dos portugueses no Rio2016, manter um espírito positivo e acreditar que ainda podem surgir mais medalhas para juntar ao bronze da judoca Telma Monteiro.

    "Ainda temos algumas modalidades em disputa, os Jogos ainda não acabaram e, de facto, até domingo podemos ter boas notícias. Mas repito e sublinho, já estamos com muito boas notícias", disse.



    Leia mais: Governo justifica falta de apoios com escassez de recursos http://www.jn.pt/desporto/interior/governo-justifica-falta-de-apoios-com-escassez-de-recursos-5344160.html#ixzz4HYVO867v
    Follow us: jornalnoticias on Facebook

    ResponderEliminar
  30. OS 31 AMIGOS DO FACEBOOK DAS PESSOAS SINGULARES:

    «31Publicações novas6A seguir6

    Procurar os teus amigos
    Procurar os teus amigos

    Amigo chegadoAmigos
    Teresa Cadinha
    131 amigos

    AmigoAmigos
    Assunção Monteiro
    23 amigos

    AmigoAmigos
    Elizabete Figueiredo
    12 amigos em comum

    AmigoAmigos
    DN DomingosNascimento
    1979 amigos

    AmigoAmigos
    Alcino Ondina Almeida
    412 amigos

    AmigoAmigos
    Arlete Ribeiro
    10 amigos em comum

    AmigoAmigos
    Jorge Amaro
    2556 amigos

    AmigoAmigos
    Ana de Matos
    4 amigos em comum

    AmigoAmigos
    Julieta Almeida
    80 amigos

    AmigoAmigos
    Dina Amado
    4 amigos em comum

    AmigoAmigos
    Joaquim Rodrigues
    16 amigos em comum

    AmigoAmigos
    Manuel António Ferreira
    3477 amigos

    AmigoAmigos
    Luís Sarmento
    990 amigos

    AmigoAmigos
    Pedro Vilar de Matos
    1883 amigos

    AmigoAmigos
    Assunção Monteiro
    783 amigos

    AmigoAmigos
    Sandra Lázaro Gonçalves
    1504 amigos

    AmigoAmigos
    Vitor Hugo Rocha
    1727 amigos

    AmigoAmigos
    Luís Reis
    510 amigos

    AmigoAmigos
    Jose Manuel Santos
    1488 amigos

    AmigoAmigos
    Margarida Henriques
    599 amigos

    AmigoAmigos
    Carla Barros
    7 amigos em comum

    AmigoAmigos
    Maria Almeida
    1324 amigos

    AmigoAmigos
    José Amaro
    2797 amigos

    AmigoAmigos
    Lúcia Lopes
    4 amigos em comum

    AmigoAmigos
    Luís Pinto Domingues
    795 amigos

    AmigoAmigos
    Virgílio Guilherme Ferreira
    575 amigos

    AmigoAmigos
    Rui Oliveira
    1032 amigos

    AmigoAmigos
    Luis Pereira
    1284 amigos

    AmigoAmigos
    Afonso Dias
    529 amigos

    AmigoAmigos
    Catarina Sorrilha

    AmigoAmigos
    Aniceta Monteiro
    231 amigos»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NOVA CÓPIA

      AmigosPedidos de amizade20Encontrar Amigos
      Todos os amigos31Publicações novas6A seguir6

      Procurar os teus amigos
      Procurar os teus amigos

      Amigo chegadoAmigos
      Teresa Cadinha
      131 amigos

      AmigoAmigos
      Assunção Monteiro
      23 amigos

      AmigoAmigos
      Elizabete Figueiredo
      12 amigos em comum

      AmigoAmigos
      DN DomingosNascimento
      1979 amigos

      AmigoAmigos
      Alcino Ondina Almeida
      412 amigos

      AmigoAmigos
      Arlete Ribeiro
      10 amigos em comum

      AmigoAmigos
      Jorge Amaro
      2556 amigos

      AmigoAmigos
      Ana de Matos
      4 amigos em comum

      AmigoAmigos
      Julieta Almeida
      80 amigos

      AmigoAmigos
      Dina Amado
      4 amigos em comum

      AmigoAmigos
      Joaquim Rodrigues
      16 amigos em comum

      AmigoAmigos
      Manuel António Ferreira
      3477 amigos

      AmigoAmigos
      Luís Sarmento
      990 amigos

      AmigoAmigos
      Pedro Vilar de Matos
      1883 amigos

      AmigoAmigos
      Assunção Monteiro
      783 amigos

      AmigoAmigos
      Sandra Lázaro Gonçalves
      1504 amigos

      AmigoAmigos
      Vitor Hugo Rocha
      1727 amigos

      AmigoAmigos
      Luís Reis
      510 amigos

      AmigoAmigos
      Jose Manuel Santos
      1488 amigos

      AmigoAmigos
      Margarida Henriques
      599 amigos

      AmigoAmigos
      Carla Barros
      7 amigos em comum

      AmigoAmigos
      Maria Almeida
      1324 amigos

      AmigoAmigos
      José Amaro
      2797 amigos

      AmigoAmigos
      Lúcia Lopes
      4 amigos em comum

      AmigoAmigos
      Luís Pinto Domingues
      795 amigos

      AmigoAmigos
      Virgílio Guilherme Ferreira
      575 amigos

      AmigoAmigos
      Rui Oliveira
      1032 amigos

      AmigoAmigos
      Luis Pereira
      1284 amigos

      AmigoAmigos
      Afonso Dias
      529 amigos

      AmigoAmigos
      Catarina Sorrilha

      AmigoAmigos
      Aniceta Monteiro
      231 amigos

      Eliminar
  31. TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-ED.ONLINE-20/8/2016

    I CONCURSO DE BANDAS DE GARANGENS É NOTÍCIA!(no jornal do centro)

    «Bandas de garagem animam Alcácima
    20 Agosto, 2016
    Este sábado à noite (20 de agosto de 2016) a zona da Alcácima, que fica situada na parte mais alta da cidade de Tarouca, é palco do “Concurso de Bandas de Garagem – Já Foste Garagem” promovido pela Associação da Juventude do município em parceria com o Downhill Tarouca.

    Imagem1

    A iniciativa é organizada “para tentar dinamizar um pouco o concelho e a cidade e trazer algo de novo para Tarouca, ou seja, um concurso de bandas de garagem que dão concertos ao ar livre. Também é um concurso para chamar pessoas de fora e conhecerem a cidade”, explica Jorge Teixeira, da organização.

    Até ao fecho de edição do Jornal do Centro (17 agosto) tinham-se inscrito três grupos: Os Desalinhados que são naturais de Tarouca, os City Stark, banda de Cinfães que já venceu o Nos Live Act e ainda os Road Burn, um coletivo constituído por elementos de Tarouca e Lamego. Os promotores do concurso aguardavam ainda a confirmação de uma outra banda oriunda de Moimenta da Beira.

    Segundo Jorge Teixeira, “no início havia mais bandas (interessadas), mas foram-se perdendo”. “Houve pessoas que estavam dentro do concurso, contudo foram desistindo ou porque estavam de férias ou eram os amigos que estavam ou não arranjavam tempo para ensaiar”, conta.

    Apesar de tudo, a iniciativa vai decorrer este sábado a partir das 21h30 e para o ano voltará, com os promotores a prometerem “tentar chamar mais gente (grupos)”. O grande vencedor da primeira edição do “Concurso de Bandas de Garagem – Já Foste Garagem” vai receber como prémio a receita da bilheteira do evento e vai ter ainda a oportunidade de pisar o palco das festas de Tarouca, que acontecem no próximo mês de setembro.

    Partilhar:»

    ResponderEliminar
  32. TRAZIDO DO "DIÁRIO DIGITAL"-20/8/2016

    FINANÇAS: AS CÂMARAS PODEM MANTER O "IMI FAMILIAR"

    « Concelhos com mais crianças vão manter desconto no IMI, diz jornal
    Concelhos com mais crianças vão manter desconto no IMI, diz jornal


    Lisboa, Loures, Braga, Viseu e Paredes estão entre as autarquias que vão manter no próximo ano o desconto no IMI às famílias residentes no concelho com dependentes a cargo, avança a imprensa neste sábado.

    De acordo com o DN/Dinheiro Vivo, as câmaras têm até 30 de novembro para avisar as Finanças sobre a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que vão aplicar em 2017. Algumas auatarquias já decidiram que não manter o benefício no IMI no próximo ano. Lisboa e Loures ainda não decidiram, «mas tudo indica que manterão a política tributária seguida este ano, em que os agregados tiveram acesso a este benefício».
    O 'IMI familiar' é calculado automaticamente pelo fisco com base no número de dependentes declarados no IRS. Em 2016, o primeiro ano em que foi aplicado o IMI familiar, 220 concelhos dopaís opetaram por aplicar o benefício fiscal, que desconta10% do imposto a quem tem uma criança, 15% às famílias com duas e 20% às famílias com três ou mais crianças.
    Na lista dos municípios que poderão manter o desconto figuram alguns dos concelhos onde reside o maior número de famílias com filhos, nomeadamente Lisboa, Cascais, Braga Oeiras ou Loures.»

    ResponderEliminar
  33. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-21/8/2016

    JOGOS OLIMPICOS: UMA MEDALHA MUITO ESPECIAL!(Fair Play)

    «Gesto que emocionou o mundo valeu-lhe medalha rara
    Gesto de fair play levou atleta a vencer medalha atribuída apenas 17 vezes na história dos Jogos Olímpicos.

    © Getty Images
    DESPORTO JOGOS OLÍMPICOS
    HÁ 1 HORA
    POR GORETI PERA
    PARTILHAR

    Os nomes de Nikki Hamblin e Abbey D’Agostino correram o mundo depois de protagonizarem um momento único nos Jogos Olímpicos, competição que este domingo chega ao fim no Rio de Janeiro.

    PUB

    Nikki Hamblin deixou todos surpreendidos quando parou, na prova de atletismo dos 5 mil metros feminino, para ajudar a adversária, que havia caído.

    A atleta neozelandesa desistiu do objetivo que a levou à competição – vencer, naturalmente –, por não conseguir ignorar as dificuldades por que passava a corredora norte-americana.

    No dia que marca o final dos Jogos Olímpicos, o The Telegraph informa que Nikki Hamblin vai vencer uma medalha atribuída apenas 17 vezes na história da competição.

    O galardão atribuído à neozelanesa dá pelo nome de Pierre de Coubertin (em homenagem ao fundador do Comité Olímpico Internacional), e é conhecido por ser atribuído pelo Comité Internacional do Fair Play.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS»

    ResponderEliminar
  34. IN DIÁRIO DIGITAL-21/8/2016

    JOGOS OLIMPICOS

    HOJE às 19:260
    Líder da equipa de atletismo faz balanço positivo da prestação nos Jogos
    Líder da equipa de atletismo faz balanço positivo da prestação nos Jogos



    inShare
    O líder da equipa de atletismo portuguesa, Paulo Bernardo, fez hoje, à agência Lusa, um balanço positivo da participação nos Jogos Olímpicos Rio2016 e lembrou os parcos recursos da modalidade.
    "O balanço é positivo, nós tivemos três finalistas e três semifinalistas e o nível desta competição ainda foi mais elevado do que em Londres. E em todos os ciclos olímpicos cresce", assumiu.
    Os sextos lugares de Nelson Évora e Patrícia Mamona, no triplo salto, e de Ana Cabecinha, nos 20 km marcha, foram os destaques da participação dos 23 atletas portugueses no Rio de Janeiro, além dos lugares de semifinalista de Susana Costa (nona no triplo), Inês Henriques (12.ª nos 20 km marcha) e Dulce Félix (16.ª na maratona).
    "Nós temos uma pesada herança de sermos a única modalidade que tem quatro medalhas de ouro, o que coloca sempre muita atenção e muita exigência de quem não acompanha a modalidade e o desporto, porque acha que é normal que se consigam medalhas no atletismo. Todos os países investem milhões na modalidade e nós continuamos com parcos recursos para apostar na nossa modalidade", afirmou.
    Foram várias as queixas de falta de condições e apoios por parte de atletas de várias modalidades no Rio2016, com Paulo Bernardo a salientar o plano de apoio ao alto rendimento da federação de atletismo, que "apoia os atletas que ainda não têm marcas para ir aos Jogos Olímpicos para que eles consigam preparar-se minimamente".
    Contudo, esse valor "não é comparável" com o financiamento dado aos atletas do Projeto Olímpico, com o responsável a salientar que "um financiamento para o atleta depois de ele chegar ao topo é importante e fundamental, mas a grande dificuldade é colocar o atleta no topo".
    "Um atleta para estar aqui tem de estar nos 30, 40 melhores do mundo, porque senão não conquista uma vaga para estar nos Jogos Olímpicos", lembrou.
    No Rio2016, foram vários os atletas que se estrearam em Jogos Olímpicos, alguns dos quais ainda pouco experientes, pelo que Paulo Bernardo tem "a expetativa de que estes atletas mais jovens consigam chegar lá a um muito melhor nível"
    "O Tsanko Arnaudov foi medalha de bronze no Europeu, a Marta Pen foi sexta classificada. Nós temos aí um conjunto de atletas com muito valor que, se tiver os apoios certos e conseguir ter um pouco de sorte, pode chegar aos Jogos Olímpicos em melhor estado e ter uma prestação de elevado nível", assumiu.
    Diário Digital com Lusa

    ResponderEliminar
  35. TRAZIDO DO SITE DA TSF-22/8/2016

    JOGOS OLIMPICOS/2016: PRESTAÇÃO PORTUGUESA

    «RIO2016

    António Costa diz que medalha de Telma "merecia companhia"
    22 DE AGOSTO DE 2016 - 10:33
    O primeiro-ministro felicitou os atletas portugueses numa mensagem enviada à vice-presidente do Comité Olímpico, Rosa Mota, em que considera que a medalha de Telma Monteiro "merecia companhia".

    Foto: PAULO CUNHA/LUSA
    FOTOGALERIA DO DIA

    É o último dos Jogos Olímpicos. Até daqui a 2020, em Tóquio


    PUB




    PUB
    Lusa
    PARTILHAR
    MAIS

    Desporto
    "A medalha da Telma merecia companhia. Mas todos subiram ao pódio de Portugal. Uma homenagem merecida que não pode ser encoberta na contabilidade das medalhas", refere António Costa, numa mensagem enviada a Rosa Mota, a que a Lusa teve acesso.

    António Costa saúda também toda a representação olímpica: "muitos parabéns à representação olímpica. Pela sua dimensão, variedade de modalidades representadas e os resultados coletivamente alcançados, esta foi uma representação de todo o país e não só o fruto do génio de uma ou de um atleta".

    Portugal terminou a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio2016 com uma única de medalha, o bronze de Telma Monteiro no judo, 19 atletas no 'top 10' e um recorde de 10 desportistas entre os seis melhores.

    A canoagem voltou a apresentar o melhor conjunto de resultados, com um quarto lugar (K2 1.000), um quinto (K1 1.000) e um sexto (K4 1.000), contra os três sextos do atletismo, dois no triplo salto (Nelson Évora e Patrícia Mamona) e um nos 20 km marcha (Ana Cabecinha).»

    ResponderEliminar
  36. TRAZIDO DO SITE DA TSF-22/8/2016

    JOGOS OLÍMPICOS/2016: PRESTAÇÃO PORTUGUESA

    «António Costa diz que medalha de Telma "merecia companhia"

    O primeiro-ministro felicitou os atletas portugueses numa mensagem enviada à vice-presidente do Comité Olímpico, Rosa Mota, em que considera que a medalha de Telma Monteiro "merecia companhia".

    "A medalha da Telma merecia companhia. Mas todos subiram ao pódio de Portugal. Uma homenagem merecida que não pode ser encoberta na contabilidade das medalhas", refere António Costa, numa mensagem enviada a Rosa Mota, a que a Lusa teve acesso.

    António Costa saúda também toda a representação olímpica: "muitos parabéns à representação olímpica. Pela sua dimensão, variedade de modalidades representadas e os resultados coletivamente alcançados, esta foi uma representação de todo o país e não só o fruto do génio de uma ou de um atleta".

    Portugal terminou a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio2016 com uma única de medalha, o bronze de Telma Monteiro no judo, 19 atletas no 'top 10' e um recorde de 10 desportistas entre os seis melhores.

    A canoagem voltou a apresentar o melhor conjunto de resultados, com um quarto lugar (K2 1.000), um quinto (K1 1.000) e um sexto (K4 1.000), contra os três sextos do atletismo, dois no triplo salto (Nelson Évora e Patrícia Mamona) e um nos 20 km marcha (Ana Cabecinha).»

    ResponderEliminar
  37. TRAZIDO DO JN-23/8/2016

    POLITICA NACIONAL: O BE APRESENTA CONTRIBUTOS PRA PREVENIR OS FOGOS FLORESTAIS!

    «Catarina Martins diz que Governo ainda fez pouco pela floresta

    Foto: Tiago Petinga/Lusa

    Hoje às 19:45

    Catarina Martins diz que Governo ainda fez pouco pela floresta


    ÚLTIMAS
    20:10Meio milhão para alimentar animais atingidos pelos fogos
    19:45Catarina Martins diz que Governo ainda fez pouco pela floresta
    19:27Alemanha irá aconselhar cidadãos a armazenar alimentos e água
    19:20Filhos de embaixador admitem que deram murros e pontapearam Rúben já no chão
    19:17Pais conseguiram registar o filho com o nome "Lobo"


    Hoje às 19:45

    A coordenadora do BE Catarina Martins defendeu, esta terça-feira, que o Governo ainda fez pouco para melhorar a preservação da floresta nacional e que é tempo de avançar para legislação que introduza no setor uma gestão coletiva.

    Na visita à aldeia da Castanheira, no concelho de Arouca (Aveiro), a comitiva que integrava elementos do BE e do executivo da autarquia local cruzou-se com António Guterres, ex-primeiro ministro socialista.

    O atual candidato a secretário-geral da ONU encontrava-se de visita ao Centro Interpretativo das Pedras Parideiras, na condição de turista, mas aproveitou para se inteirar da situação do concelho após os incêndios, sem prestar declarações sobre esse ou outros temas, antes de prosseguir em viagem com a esposa.

    Depois de uma visita a zonas do concelho de Arouca recentemente devastada pelo incêndio que chegou a ser combatido por mais de 900 bombeiros em simultâneo, Catarina Martins destacou as medidas que quer ver implementadas para se evitarem fogos descontrolados.

    "Parece-nos bem o Governo ter um cadastro da floresta para ter informação, mas o passo seguinte é a gestão coletiva da floresta, para ela ser rentável e não arder - porque é explorada, limpa, trabalhada", declarou a líder do Bloco. "Percebemos que o Governo deu alguns passos, mas são muito poucos", acrescentou.

    Catarina Martins afirmou que "é preciso ir mais longe" e, para o efeito, recomenda legislação que implemente "a gestão coletiva da floresta - uma espécie de condomínio em que há responsabilidades comuns", como considera "essencial" num país em que predomina o minifúndio.

    "Ao contrário de outros países em que a maior parte da floresta é pública, em Portugal a maior parte é privada, o que exige um compromisso e obrigações diferentes", explicou.

    "Esse é o empenho legislativo que é necessário neste momento: o da gestão coletiva da floresta, para que ela possa ser rentável, para que haja obrigações sobre a forma como essa se mantém e para se acabar com a mancha contínua de eucaliptos e também pinheiros, e se ter espécies autóctones", argumenta.

    Para Catarina Martins, a "eucaliptalização do país é um problema grave que tem que ser tratado" e "este é o momento de todos os partidos da Assembleia da República responderem com uma legislação bem diferente da que tem existido até agora".

    "Temos tido legislação para permitir eucalipto e, portanto, temos que fazer diferente", propõe.

    "Há um compromisso assumido pelo Governo que é importantíssimo que vá para a frente: a lei dos eucaliptos, feita pelo PSD e pelo CDS, não pode continuar", reclamou.

    Quanto às medidas mais urgentes de apoio às populações afetadas por perdas resultantes dos incêndios, a coordenadora do BE aponta como prioritária em Arouca a atribuição de apoios para alimentação dos animais que ficaram sem pasto e para reconstrução dos respetivos currais.

    "Isso é muito premente e basta ver como os animais estão magros e frágeis. Está a ser resolvido, mas, em todo o caso, é preciso canalizar os apoios públicos possíveis, já, para estas populações", apela.



    Leia mais: Catarina Martins diz que Governo ainda fez pouco pela floresta http://www.jn.pt/nacional/interior/catarina-martins-diz-que-governo-ainda-fez-pouco-pela-floresta-5352980.html#ixzz4I73ruLVS
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  38. TRAZIDO DO BLOG "DN & COMPANHIA"-12/2/2016

    SAÚDE NA REGIÃO DOURO SUL

    «Falar claro, faz bem à saúde!
    DN 12.02.16
    ds fev 2016.pngFalar claro, faz bem à saúde !

    Por imperativo de consciência de cidadania e também pela obrigação que me advém do exercício de funções no poder local, exponho aqui, de forma simples, problemas na prestação de cuidados de saúde no território do Douro Sul:

    - Agudiza-se a falta estrutural de médicos em unidades de vários concelhos do Douro Sul.
    Em alguns casos isto está a acontecer por força da aposentação de uma geração de profissionais de excelência e a quem a região deverá fazer a devida homenagem. Esta situação é problemática pela não fixação de novos médicos.

    - Não há enfermeiros em número suficiente para a criação de equipas de cuidados continuados domiciliários que permita uma cobertura a todos os concelhos / só o concelho de Tarouca tem este serviço.

    - Falta uma solução para a prestação de cuidados no âmbito da medicina física e de reabilitação.

    - O programa funcional do Hospital de Lamego é desajustado às necessidades reais das pessoas dos concelhos que serve, provocando um subaproveitamente desta infraestrutura e um problema de acesso dos cidadãos aos cuidados diferenciados.

    Neste contexto, importa salientar o esforço e a competência dos profissionais de saúde e da saúde, que aqui trabalham, minimizando os efeitos negativos desta carência de recursos e da ineficiente estrutura organizacional - relembro a ideia que tenho aqui deixado- é urgente a criação de uma rede integrada de saúde nesta região - envolvendo as unidades do serviço nacional de saúde ( hospitalares e cuidados primários), as instituições de solidariedade social e os municípios / processo este que não custa dinheiro!

    Há urgência na construção de uma estratégia que responda às necessidades concretas deste Douro Sul .

    Sem novas soluções, há eventuais perdas em saúde e qualidade de vida dos Sul durienses, que pesarão nas consciências de todos nós!

    Para novas realidades - demograficas em particular - precisamos de um rasgo de vontade para, novas soluções!

    Todos temos um papel importante na mudança das coisas!

    Domingos Nascimento»

    ResponderEliminar
  39. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-24/8/2016

    EDUCAÇÃO: VAMOS TER UM NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA? (parece que não é bem isso...)

    «HOJE às 16:371
    Escolas recebem orientações para flexibilizar programas e metas de matemática
    Escolas recebem orientações para flexibilizar programas e metas de matemática



    inShare
    O Ministério da Educação deu hoje orientações às escolas para flexibilizarem os programas e metas de matemática, que têm sido alvo de críticas pelos professores pela sua extensão e alegada inadequação à faixa etária dos alunos.

    O gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues anunciou que acaba de enviar às escolas as orientações para a gestão das matérias a lecionar tanto no ensino básico como no secundário, após um trabalho desenvolvido com a Associação de Professores de Matemática (APM) e a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
    Segundo o ministério, os principais problemas sinalizados pelas escolas prendiam-se com a extensão dos programas, que "não permitiam a consolidação das aprendizagens", com a antecipação de matérias e com "a inadequação de alguns conteúdos às faixas etárias".
    Os programas instituídos pela anterior tutela mantêm-se em vigor, mas há aspetos que podem ser lecionados ao longo do ciclo de ensino e admite-se a possibilidade de haver objetivos a atingir "em anos diferentes do inicialmente previsto".
    O ministério determina ainda que conteúdos não fundamentais possam ser lecionados facultativamente, "em função das necessidades da turma e dos ritmos de aprendizagem".
    A medida é encarada como "um primeiro passo na indução generalizada de flexibilização do currículo" que se desenhará após a aprovação do perfil de aprendizagem dos alunos no final dos 12 anos de escolaridade, em preparação por um grupo de trabalho nomeado pelo secretário de Estado da Educação, João Costa.

    Diário Digital com Lusa»

    DAQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=839283

    CURIOSIDADE: ISTO SÓ FOI PUBLICADO HOJE DE TARDE, MAS JÁ LÁ TEM 1 COMENTÁRIO COM A INDICAÇÃO "21 HORAS ATRÁS"-VEJA: «António Baptista • em 21 horas
    É preciso fabricar (...)»

    ResponderEliminar
  40. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-25/8/2016

    ESTUDO: INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS

    «Ensino |Ciência e Tecnologia |Ambiente |InsólitoONTEM às 15:551
    Portugueses desconhecem e desconfiam das instituições nacionais e internacionais - Estudo
    Portugueses desconhecem e desconfiam das instituições nacionais e internacionais - Estudo

    inShare
    Os portugueses desconhecem o funcionamento e duvidam da isenção de instituições nacionais e internacionais como o Serviço Nacional de Saúde, Banco de Portugal, Fundo Monetário Internacional ou Parlamento Europeu, segundo um estudo hoje divulgado pela Deco.
    De acordo com as conclusões do inquérito, que foi aplicado em vários países europeus, "os portugueses aparecem como um dos povos menos informados sobre o funcionamento, formação e competências das instituições internacionais", duvidando "militantemente" da sua "isenção", "autonomia" e "capacidade".
    Segundo a associação de defesa do consumidor, o nível de desconfiança dos portugueses, por exemplo, relativamente ao Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Parlamento Europeu oscila entre os 60 e os 70%, "espelhando elevados níveis de desconhecimento (no mesmo nível percentual) relativamente ao seu funcionamento, objetivos e composição".
    "Quanto às instituições nacionais, 87% dos inquiridos não sabem quais são os seus direitos enquanto utentes do Serviço Nacional de Saúde [SNS]", refere, acrescentando que "74% não confiam no Banco de Portugal enquanto entidade supervisora do sistema bancário".
    De acordo com a Deco, numa escala de um a dez, os portugueses "não confiam acima dos 5,9%, uma positiva à tangente, em instituições como o exército e a polícia", sendo que no sistema público de ensino se ficam pelos 5,6%, na Igreja pelos 5,4% e na televisão pública nos 5,3%.
    No fim da lista surgem instituições financeiras como o FMI, Banco de Portugal e Banco Mundial, cujos níveis de confiança não chegam a atingir os 3,5%.
    Segundo se lê nas conclusões do trabalho, "a grande maioria dos portugueses [70% ou mais dos inquiridos] desconfia, sobretudo, da autonomia destas instituições em relação a grupos económicos, governos e forças políticas", sendo esta desconfiança "particularmente notória na forma como olham para o Banco de Portugal e para o Banco Mundial", que "causam descrença praticamente a todos os níveis: independência, competência para supervisionar o sistema ou capacidade de promover o crescimento económico".
    No que se refere ao nível de conhecimento sobre as instituições, "metade dos inquiridos não sabe se os bancos privados podem pedir dinheiro emprestado ao Banco Mundial e se uma das tarefas desta entidade é supervisionar as agências de 'rating'", assim como "se a NATO é fundamentalmente subsidiada pela indústria do armamento", enquanto"47% não sabem se a OMS é financiada pela indústria farmacêutica e 45% desconhecem se o FMI só inclui países do mundo ocidental".
    Internamente, diz a Deco, "a grande maioria diz-se pouco conhecedora da estrutura, da missão e das atividades das instituições analisadas", do que resulta que "apenas 23% estão informados dos seus direitos enquanto utentes do SNS e perto de metade não saberia queixar-se de um erro médico".

    Diário Digital / Lusa»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DAQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=839421

      Eliminar
  41. IN SOL-25/8

    FUTEBOL: TAÇA DOS CAMPEÕES

    IN SOL-25/8- TAÇA DOS CAMPEÕES

    http://sol.sapo.pt/artigo/521580/benfica-sporting-e-porto-com-sortes-diferentes-na-liga-dos-campeoes

    ResponderEliminar
  42. IDEM- NOTÍCIAS AO MINUTO

    https://www.noticiasaominuto.com/desporto/643414/benfica-contra-napoles-e-fc-porto-enfrenta-leicester-leao-com-a-fava?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=643414

    ResponderEliminar
  43. IN NOTÍCIAS AO MINUTO-25/8/2016

    FUTEBOL: CR7 É ELEITO (outra vez) O MELHOR JOGADOR DA EUROPA!

    https://www.noticiasaominuto.com/desporto/643483/cristiano-ronaldo-e-eleito-o-melhor-jogador-da-europa?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=643483

    ResponderEliminar
  44. TRAZIDO DO PORTAL DO TRONO-12/JULHO DE 2016

    RELIGIÃO: PAPA FALA AOS FIÉIS

    «12 De Julho De 2015Mundo Cristão, Notícias
    papa francisco

    O papa Francisco criticou a “fé não solidária” e “mentirosa” de quem vai à missa, mas não sabe o que ocorre nas periferias, ao visitar aos moradores de Bañado Norte, um dos bairros mais pobres da capital do Paraguai.



    Após caminhar pelas ruas desse subúrbio de Assunção, onde vivem 23 mil famílias, Francisco afirmou que “uma fé que não tem solidariedade é uma fé morta”.

    “É uma fé sem Cristo, uma fé sem Deus, uma fé sem irmãos. Uma fé mentirosa”, frisou.

    Como exemplo, o papa afirmou que há quem vá à missa, mas quando é perguntado sobre o que acontece no Bañado, responde que não sabe. “Você pode ir à missa aos domingos, mas, se não tem coração solidário, se não sabe o que acontece em sua cidade, (a fé) ou está doente ou está morta”, acrescentou.

    No último dia de sua viagem pela América Latina, Francisco se declarou muito “alegre” por ter a chance de visitar essa região, que chamou de “sua terra”, e contou aos moradores que, desde que soube que iria visitar a paróquia Sagrada Família, no Bañado Norte, lembrou da história de José, Maria e Jesus, que tiveram que deixar sua casa e se refugiar em outros lugares.

    “Tiveram de deixar o que lhes pertencia e deslocar-se a outra terra; uma terra onde não conheciam ninguém, onde não tinham casa, nem família. Foi então que aquele jovem casal teve Jesus; em tal contexto, aquele jovem casal deu-nos de presente Jesus. Estavam sozinhos, numa terra estranha, os três. De repente, começaram a aparecer pastores; pessoas como eles, que tiveram de deixar o que possuíam a fim de obter melhores oportunidades familiares”, declarou.

    “Acontece o mesmo, quando Jesus aparece na nossa vida. É isto que desperta a fé. A fé nos faz próximos, aproxima-nos da vida dos outros. A fé desperta o nosso compromisso com os outros, desperta a nossa solidariedade. Uma virtude humana e cristã que vocês têm e nós devemos aprender”, acrescentou.

    “Eu venho como aqueles pastores de Belém. Quero fazer-me próximo. Quero abençoar a vossa fé, abençoar as vossas mãos, abençoar a vossa comunidade”, prosseguiu o papa em sua mensagem.

    O Bañado Norte é um bairro que sofre, entre outros problemas,com as fortes chuvas que provocam o transbordamento do rio Paraguai e com “o abandono do Estado”, como denunciaram os moradores.

    “O Estado não se ocupou de nós e não nos olha agora com bons olhos. Não nos veem como pessoas de direitos, mas para seus responsáveis somos, como nos costumam dizer, ‘um passivo social”, lamentou María García, coordenadora do bairro.

    Francisco provou, em uma das vielas do bairro, um “mbeju” (tipo de torta de amido), mate e sopa paraguaia (bolo salgado de milho e queijo), um café da manhã típico paraguaio preparado por uma das moradoras.

    Após a visita ao Bañado, Francisco foi à esplanada do parque Ñu Guazu, onde era esperado por centenas de milhares de pessoas para celebrar uma missa.»

    Daqui: http://www.portaldotrono.com/papa-critica-quem-vai-a-missa-mas-nao-ajuda-seus-irmaos/

    ResponderEliminar
  45. TRAZIDO DO PÚBLICO-

    SOLIDARIEDADE: PRECISA-SE DE SANGUE

    «
    Instituto do Sangue apela à dádiva de sangue mais raro

    LUSA 26/08/2016 - 12:24

    Apesar da falta de sangue a situação "é normal para a época".

    1





    TÓPICOS
    Ministério da Saúde
    Serviço Nacional de Saúde
    Hospitais
    Saúde
    O presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou nesta sexta-feira à dádiva de sangue, nomeadamente dos tipos mais raros (0 e A negativos), mas garantiu que a situação "é normal para a época".

    Hélder Trindade falava à agência Lusa a propósito do anúncio de várias sessões de colheitas que a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) agendou para Setembro, tendo em conta as reservas de sangue dos tipos mais raros.

    Segundo o presidente do IPSS, existem actualmente reservas destes tipos de sangue para cinco dias, o que "é normal para a época" de férias, em que se costuma registar uma quebra nas dádivas.

    Isto significa que, tendo em conta um consumo diário que em média atinge as 42 unidades, e como existem 300 unidades em armazém, as reservas dão para cinco a seis dias, quando a situação ideal, e que deverá registar-se em breve, é de seis a sete dias.

    Tendo em conta as quebras habituais desta época do ano, Hélder Trindade apelas aos dadores, nomeadamente os que não são regulares, para doarem o seu sangue e assim garantirem que as reservas não baixam.

    Ainda assim, o presidente do IPSS ressalvou que as reservas são maiores (para 17 dias) se for contemplado o sangue que consta dos hospitais, que efectuam as suas próprias colheitas.

    "Não estamos numa situação dramática", disse Hélder Trindade que confia no altruísmo dos dadores para garantirem que os níveis das reservas deste tipo de sangue, bem como dos outros, não diminuem. »

    ResponderEliminar
  46. DAQUI: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/instituto-do-sangue-apela-a-dadiva-de-sangue-mais-raro-1742377

    ResponderEliminar
  47. TRAZIDO DO SITE DA MISERICÓRDIA DE LISBOA-

    CIÊNCIA/INVESTIGAÇÂO CIENTÍFICA: BOLSAS DE ESTUDO

    «Prémios Santa casa Neurociências

    Prémios Santa Casa Neurociências

    As candidaturas às maiores bolsas atribuídas à investigação científica e clínica em Neurociências, em Portugal, estão a decorrer até 12 de setembro.

    Estão a decorrer desde maio as candidaturas à quarta edição dos Prémios Santa Casa Neurociências. Os interessados podem submeter a sua candidatura até 12 de setembro de 2016.

    Criados em 2013 pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os Prémios Santa Casa Neurociências destinam-se a promover a investigação médica e científica de excelência, na área das neurociências. Enquadram-se numa política de saúde ambiciosa da instituição que visa encontrar as respostas mais adequadas às necessidades da população, no século XXI.

    Estes prémios, que representam um investimento anual de 400 mil euros, destinam-se a promover o trabalho de investigação científica ou clínica nas áreas multidisciplinares das biociências, nomeadamente a neurologia, a neuropatologia, a bioquímica, a biologia molecular, a genética molecular, a química, a farmacologia, a imunologia, a fisiologia, e a biologia celular, entre outras.

    O Prémio Melo e Castro distingue a investigação ligada à recuperação e tratamento de lesões vertebro-medulares, território em que Santa Casa foi pioneira no país, com a abertura do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em 1966.

    O Prémio Mantero Belard promove a investigação em doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como as doenças de Parkinson e de Alzheimer.

    Em 2015 o Prémio Melo e Castro foi entregue a Ana Pêgo (investigadora responsável) e à sua equipa do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica, pelo projeto “COMBINE - Estratégia regenerativa combinatória para potenciar a regeneração axonal e melhorar a recuperação funcional depois de lesão medular”.

    O investigador António Ambrósio e a sua equipa, da Universidade de Coimbra, foram distinguidos com o Prémio Mantero Belard 2015, pelo projeto sobre “Alterações cerebrais na doença de Alzheimer: a retina como um espelho do início e progressão da doença?”.

    Consulte o regulamento e candidate-se em www.candidaturasneurociencias.scml.pt.

    28 de junho de 2016


    Texto: Paulo Rosa»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DAQUI

      http://www.scml.pt/pt-PT/destaques/premios_santa_casa_neurociencias_33/

      Eliminar
  48. TRAZIDO DO SITE DA TSF-28/8/2016

    VOTAÇÃO PRÓ NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU!(3ª VOTAÇÃO)

    «NAÇÕES UNIDAS

    Guterres ganha terceira votação para secretário-geral da ONU
    29 DE AGOSTO DE 2016 - 21:33
    A informação é confirmada por fontes diplomáticas à agência Lusa. Existem atualmente 10 candidatos ao cargo, metade dos quais mulheres.

    António Guterres discursa nas Nações Unidas
    Foto: © Peter Foley/EPA
    FOTOGALERIA DO DIA

    Rabbitland: aqui bebe-se café entre coelhinhos



    PUB
    ÚLTIMAS
    Guterres ganha terceira votação para secretário-geral da ONU
    Isenções de IMI no âmbito de aplicação da Concordata não sofreram alteração
    "Era estranho que um Presidente da República nunca tivesse vindo às Desertas"
    André Gomes: "Contentes por aqui estarmos outra vez"
    Mais de 300 renas selvagens mortas por raios na Noruega
    PSP lamenta "lapso" na divulgação da alegada morte de jovem em Gondomar
    Novo presidente da CGD renuncia ao cargo de administrador na NOS
    Trabalhadores excedentários do Estado não vão sofrer cortes salariais
    NOTÍCIAS RELACIONADAS
    António Guterres continua à frente na corrida para secretário-geral da ONU
    António Guterres sem oposição no Conselho de Segurança
    ONU. "Liderança e valores" marcam 1º debate de Guterres


    PUB
    Lusa
    PARTILHAR
    MAIS

    Internacional
    ONU
    António Guterres
    O ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou à frente na terceira votação secreta ocorrida esta segunda-feira entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização, disseram fontes diplomáticas à Lusa.

    Guterres teve 11 votos "encoraja", três "desencoraja" - o pior resultado de todas as votações - e um "sem opinião".

    Durante a votação, cada um dos 15 membros do conselho indicou se "encoraja", "desencoraja" ou "não tem opinião" sobre os 11 candidatos.

    Nas primeiras duas votações, que ocorreram a 21 de julho e 05 de agosto em Nova Iorque, António Guterres foi o candidato mais apoiado. Na primeira votação, Guterres recebeu 12 votos de encorajamento e nenhum de desencorajamento. Na segunda, teve 11 votos "encoraja", dois votos "não tem opinião" e dois "desencoraja".

    Neste momento, existem 10 candidatos ao cargo, metade dos quais mulheres.

    O Conselho de Segurança continuará a realizar votações informais sobre os candidatos até que um surja como consensual, devendo depois o conselho recomendar um nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

    A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono. A organização deve agora marcar uma quarta votação.»

    DAQUI: http://www.tsf.pt/internacional/interior/guterres-ganha-terceira-votacao-para-secretario-geral-da-onu-5362448.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA:«TRAZIDO DO SITE DA TSF-29/8/2016

      VOTAÇÃO PRÓ NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU!(3ª VOTAÇÃO)»

      Eliminar
  49. TRAZIDO DO PÚBLICO-29/8/2016

    TRABALHO: NOVAS REGRAS PRÓS TRABALHADORES EXCEDENTÁRIOS DA FUNÇÂO PÚBLICA

    «Funcionários públicos excedentários não terão cortes nos salários

    EM ACTUALIZAÇÃO: RAQUEL MARTINS 29/08/2016 - 16:53

    Governo deixa cair proposta que previa corte salarial de 40% quando os trabalhadores eram sujeitos ao processo de “valorização profissional”.


    Mário Centeno já tinha admitido deixar cair corte nos salários ENRIC VIVES-RUBIO
    0





    TÓPICOS
    Governo
    BE
    PCP
    Sindicatos
    Função Pública
    Administração Pública
    Salários
    Mário Centeno
    O novo regime de valorização profissional, que irá substituir a polémica requalificação dos funcionários públicos excedentes, não implicará cortes salariais. Na proposta de Lei enviada aos sindicatos, e que será discutida na sexta-feira, o Governo reformulou a seu projecto inicial e deixou cair a intenção de aplicar uma redução de 40% aos salários dos trabalhadores que não conseguissem colocação noutro serviço no prazo de nove meses.

    No diploma a que o PÚBLICO teve acesso prevê-se agora que “o trabalhador em valorização profissional mantém a categoria, posição e nível remuneratórios detidos no serviço de origem, à data da colocação naquela situação”. Ou seja, não haverá qualquer corte no salário.

    De acordo com a proposta do Governo, a situação de valorização profissional visa “o reforço das competências profissionais dos trabalhadores, em função das necessidades identificadas pelos serviços, com vista à célere integração em novo posto de trabalho”.

    Este reforço desenvolve-se “num período máximo de três meses” e implica a existência de um “programa de valorização profissional”, que envolverá “a imediata frequência de acções de formação padronizada em função dos conteúdos funcionais das carreiras gerais da Administração Pública, a realização de entrevistas de avaliação de competências e a construção de um perfil profissional”.

    Em entrevista ao PÚBLICO, o ministro das Finanças Mário Centeno já tinha dado a entender que o corte salarial poderia desaparecer, em resposta às críticas do PCP e do BE. Nos acordos assinados entre entre dois partidos e o BE previa-se o “fim do regime de requalificação/mobilidade especial”.»


    DAQUI: «https://www.publico.pt/economia/noticia/funcionarios-publicos-excedentes-nao-terao-cortes-nos-salarios-1742610»

    ResponderEliminar
  50. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-29/8/2016

    TRABALHO: TRABALHADORES EXCEDENTÁRIOS!(novas soluções)

    «Funcionários em valorização podem rescindir com direito a compensação
    Os funcionários públicos que sejam colocados em "valorização profissional", no âmbito de reestruturações, podem rescindir o vínculo e receber uma compensação correspondente a um salário por cada ano de serviço, desde que estejam a, pelo menos, cinco anos da reforma.

    © Global Imagens
    ECONOMIA ESTADO
    HÁ 4 HORAS
    POR LUSA
    PARTILHAR

    "O trabalhador em situação de valorização profissional, desde que esteja a, pelo menos, cinco anos da idade legal da reforma, pode requerer a cessação do vínculo, por mútuo acordo, nos termos da presente lei", diz a proposta de diploma enviada pelo ministério das finanças aos sindicatos do setor.

    PUB

    A compensação será equivalente a um mês de salário base por cada ano de antiguidade, com um limite máximo de 30 salários, e será paga pela Secretaria-geral do Ministério das Finanças.

    O regime de revalorização profissional vai substituir o regime de requalificação, que está em vigor desde 2013 e mantém em inatividade cerca de 300 trabalhadores, a receber 405 do salário.

    De acordo com o projeto de diploma enviado aos sindicatos, os funcionários públicos que venham a ser considerados excedentários vão ser colocados no regime de "valorização profissional" sem perderem salário e regressam à alçada da secretaria- geral do seu Ministério se não forem recolocados noutro serviço em três meses.

    As estruturas sindicais da administração pública receberam a proposta do Governo para que a possam analisar antes da reunião de sexta-feira com a secretária de Estado da Administração Pública, Carolina Ferra.

    O projeto de diploma define que a situação de valorização profissional, que irá substituir o atual regime de requalificação, "tem como objetivo o reforço das competências profissionais dos trabalhadores, em função das necessidades identificadas pelos serviços, com vista à célere integração em novo posto de trabalho, desenvolvendo-se num período máximo de três meses".

    Decorrido os três meses, em que o trabalhador receberá formação, se não for colocado noutro serviço, será integrado na secretaria geral do ministério a que pertencia, com a mesma categoria e posição remuneratória que tinha quando foi colocado em situação de valorização profissional.

    Os funcionários são colocados em situação de valorização profissional no âmbito de processos de reorganização de serviços e de racionalização de efetivos.

    Nesta situação, os trabalhadores passam a ser tutelados pelo Instituto Nacional de Administração Pública, que os deve recolocar em serviços com necessidades de pessoal, tendo em conta as suas habilitações profissionais e académicas.

    Nesta situação o acordo do trabalhador é dispensado desde que seja recolocado numa categoria idêntica à sua.

    Quando o posto de trabalho encontrado se localizar a mais de 60 quilómetros da residência do trabalhador, este pode reiniciar funções por mobilidade, com ajudas de custo e se passado um ano for integrado tem direito a subsidio de fixação, subsidio de deslocação e de residência mensal.

    A proposta de diploma do Governo vai ainda alterar a lei laboral da função pública de modo a remeter para a Autoridade das Condições do Trabalho (ACT) a competência da "promoção de políticas de prevenção dos riscos profissionais, a melhoria das condições de trabalho e a fiscalização do cumprimento da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho".

    Atualmente estas competências estão nas mãos da Inspeção Geral de Finanças.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA»

    ResponderEliminar
  51. DAQUI: https://www.noticiasaominuto.com/economia/645293/funcionarios-em-valorizacao-podem-rescindir-com-direito-a-compensacao?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=645293

    ResponderEliminar
  52. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-29/8/2016

    NAÇÕES UNIDAS: GUTERRES VENCE A 3ª VOTAÇÃO PARA ELEGER O SECRETÁRIO-GERAL DA ONU

    «Guterres vence terceira votação para secretário-geral da ONU

    O ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou à frente na terceira votação secreta ocorrida hoje entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização, disseram fontes diplomáticas à Lusa.

    © Reuters
    PAÍS NAÇÕES UNIDAS
    HÁ 4 HORAS
    POR LUSA
    PARTILHAR

    Guterres teve 11 votos "encoraja", três "desencoraja" - o seu pior resultado de todas as votações - e um "sem opinião".

    PUB

    Durante a votação, cada um dos 15 membros do conselho indicou se "encoraja", "desencoraja" ou "não tem opinião" sobre os 11 candidatos.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco, Miroslav Lajcak, que se encontrava no final da lista nas primeiras votações, subiu agora ao segundo lugar.

    O candidato da Europa de Leste reuniu, no entanto, cinco votos "desencoraja", nove votos de apoio e um "não opinião".

    Em terceiro lugar, ficou Irina Bokova, com o mesmo número de "desencoraja", mas apenas sete votos de encorajamento e três sem opinião. Vuk Jeremic, que tinha ficado em segundo lugar na última votação, agora tem os mesmos votos de Bokova.

    Em quarto lugar, ficou Susana Malcorra, também com sete votos "encoraja", mas sete votos desfavoráveis e apenas um "sem opinião".

    Os últimos lugares ficaram para Srgjan Kerim, a candidata da Nova Zelândia, Helen Clark, Danilo Turk (que ficou em segundo na primeira votação), a moldava Natalia Gherman, e Christiana Figueres, da Costa Rica.

    Nas primeiras duas votações, que ocorreram a 21 de julho e 5 de agosto em Nova Iorque, António Guterres foi o candidato mais apoiado.

    Na primeira votação, Guterres recebeu 12 votos de encorajamento e nenhum de desencorajamento. Na segunda, teve 11 votos "encoraja", dois votos "não tem opinião" e dois "desencoraja".

    Neste momento, existem 10 candidatos ao cargo, metade dos quais mulheres.

    O Conselho de Segurança continuará a realizar votações informais sobre os candidatos até que um surja como consensual, devendo depois o conselho recomendar um nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

    A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono.

    A organização deve agora marcar uma quarta votação.

    Há 10 anos, Ban Ki-moon foi escolhido depois de quatro votações. Na última, os votos do membros com poder de veto eram assinalados, para perceber se os candidatos principais tinham a oposição de um destes países.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    DAQUI:https://www.noticiasaominuto.com/pais/645300/guterres-vence-terceira-votacao-para-secretario-geral-da-onu?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=645300

    ResponderEliminar
  53. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-30/8/2016

    JUSTIÇA PORTUGUESA: UM NOVO ANO JUDICIAL ESTÁ PRESTES A COMEÇAR COM VELHOS PROCESSO NA PRATELEIRA À ESPERA DE (RE)SOLUÇÃO!

    «HOJE às 08:38 actualizada às 10:400

    Fim do inquérito da Operação Marquês domina expetativas para novo ano judicial

    O fim do inquérito da Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates, é um dos casos aguardados com maior expetativa no novo ano judicial, que começa na quinta-feira.
    Com a abertura do ano judicial aguardam-se também desenvolvimentos nos processos BPN, BES, Secretas, Vistos Gold, Operação Furação e Operação Aquiles, esta última com a detenção de dois inspectores da PJ por alegadas ligações aos traficantes de droga.

    São também esperados novos dados sobre a investigação da Operação Fizz, que colocou em prisão preventiva, durante mais de três meses, o procurador Orlando Figueira por suspeitas de corrupção passiva, branqueamento de capitais e falsidade informática num caso relacionado com o arquivamento de processos sobre o fluxo de capitais angolanos.

    Orlando Figueira foi o procurador responsável por processos relacionados com capitais angolanos e o Caso Banif, que arquivou.

    A data de 15 de setembro foi o prazo limite imposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para a conclusão da investigação (com acusação ou arquivamento) do processo que tem José Sócrates como principal arguido.

    (CONT:)

    ResponderEliminar
  54. (CONTINUAÇÃO)

    Contudo, Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em entrevista à SIC, em finais de julho, disse que não garantia que o prazo fosse cumprido.

    Tal afirmação coincidiu com informações de que os investigadores da Operação Marquês realizaram buscas na PT, no encalço de novas pistas sobre os negócios desta empresa no Brasil, depois de terem centrado atenções na alegada interferência de José Sócrates na aprovação do empreendimento turístico de Vale do Lobo, Loulé, Algarve.

    Inconformado com o atraso na conclusão do inquérito em que é arguido, o antigo primeiro-ministro anunciou que ia processar o Estado português pela forma como está ser tratado pelo DCIAP, desde que foi detido em novembro de 2014.

    Para o ex-governante, trata-se de um processo "infame" e que após as imputações sobre negócios com a "Parque Escolar, as Parcerias Público Privadas, o TGV, Argélia, Venezuela e Vale do Lobo" é agora a Portugal Telecom que interessa ao MP.

    José Sócrates, que cumpriu 10 meses em prisão preventiva, está indiciado dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

    O julgamento do caso vistos Gold, que tem, entre os arguidos, o social-democrata e ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo e o antigo presidente do Instituto de Registos e Notariado António Figueiredo, é outro acontecimento deverá ocorrer durante o novo ano judicial.

    O caso está relacionado com a aquisição de vistos 'Gold' por estrangeiros que queiram investir/residir em Portugal e investiga indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influência.

    Outros processos da Operação Furação, relacionados com fraude fiscal, deverão chegar à barra do tribunal, num ano judicial em que serão também lidas as sentenças do caso das Secretas, que envolve o antigo diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho, e do caso BPN, cujo julgamento se arrasta há mais de cinco anos, tendo como um dos arguidos o banqueiro Oliveira Costa.

    Em fase de julgamento prossegue o caso do ex-diretor do Departamento de Infraestruturas e Equipamentos do MAI, João Alberto Correia, que se demitiu deste cargo em fevereiro de 2013 quando era ministro da Administração Interna Miguel Macedo.

    Em investigação continua a Operação Aquiles que levou à detenção de dois inspetores da PJ, um dos quais no ativo, por alegadas ligações aos narcotraficantes.

    Já na criminalidade económico-financeira, prosseguem os inquéritos relativos ao Grupo Espírito Santo que conduziu à derrocada de um dos maiores bancos portugueses presidido por Ricardo Salgado, um banqueiro que chegou a ser designado como "dono disto tudo".

    Diário Digital com Lusa»

    DAQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=840010

    ResponderEliminar
  55. TRAZIDO DO JN-31/8/2016

    SAÚDE: DESPESA DOS HOSPITAIS SOBE

    «Saúde
    Dívida dos hospitais aumenta 194 milhões

    Foto: Filipe Amorim/Global Imagens





    ÚLTIMAS
    00:43F. C. Porto empresta Indi e desiste de Mangala
    00:41Norte e Centro sem contratos na Pré e na Primária
    00:40Dívida dos hospitais aumenta 194 milhões
    30/08Arranha-céus estão a afundar a China, mas a construção continua
    30/08Homem desaparecido em Sines desde segunda-feira


    Inês Schreck
    Hoje às 00:40
    COMENTAR
    As contas dos hospitais empresa do Serviço Nacional de Saúde deram um trambolhão no primeiro semestre do ano face ao mesmo período de 2015.

    Agravaram-se os custos, a dívida total cresceu 15,5% e os pagamentos em atraso a fornecedores externos dispararam 33%. A tutela garante que está tudo em linha com o programado e assegura que o fornecimento de bens e serviços ao SNS não está em risco.

    Leia mais na edição e-paper ou na edição impressa.



    Leia mais: Dívida dos hospitais aumenta 194 milhões http://www.jn.pt/nacional/interior/divida-dos-hospitais-aumenta-194-milhoes-5364325.html#ixzz4ImOFQUeI
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  56. TRAZIDO DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS-12/8/2016

    SAÚDE: NOVAS FUNÇÕES DA LINHA SAÚDE-24!

    «Quarta-Feira31 de agosto de 201601:21 Fundado em 29 de dezembro de 1864
    Portugal

    Linha Saúde 24 passa a fazer marcação de consultas e exames

    JORGE AMARAL / GLOBAL IMAGENS
    PUB

    Objetivo é a alargar a resposta aos utentes do Serviço Nacional de Saúde. São 30 milhões de euros para a Linha por quatro anos

    A Linha de Saúde 24 vai passar a fazer marcação de consultas e de exames aos doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os dois novos serviços vão juntar-se aos outros que o centro de atendimento já presta, como prestar esclarecimentos e encaminhar, em caso de necessidade, os doentes para os centros de saúde ou hospitais. Aliás, os pacientes encaminhados para a urgência através da Linha estão, desde a aprovação do Orçamento de Estado, isentos do pagamento das taxas moderadoras e têm prioridade dentro no mesmo grau de gravidade.

    A intenção de transformar a linha num centro de atendimento do SNS já tinha sido demonstrada. Em fevereiro, quando criou o grupo de trabalho para o centro de contactos do SNS, o Ministério da Saúde pediu que fosse analisada a possibilidade de se aumentarem os serviços prestados pela Linha, também na lógica do Simplex para a saúde e de melhoria de acessibilidade. Da lista fazia parte a marcação de consultas e exames complementares de diagnóstico no SNS e no setor convencionado, acompanhamento de doentes com determinadas doenças, adaptação do uso de telemedicina.

    Para já o despacho aprovado em Conselho de Ministros e publicado ontem em Diário da República refere apenas a marcação de consultas e exames como os novos serviços a acrescentar. O mesmo documento estabelece o valor a pagar pelo ministério, através da Direção Geral da Saúde, à entidade que vencer o concurso para gestão da Linha: 30 milhões de euros, a que acresce o valor do IVA, distribuídos por quatro anos. A data para o concurso ainda não está definida.

    A gestão da Linha tem estado a cargo de entidades privadas. O último concurso para encontrar novo gestor foi lançado no ano passado, mas no início de fevereiro acabou por ser revogado. Desde que foi criada têm surgido alguns problemas associados à gestão e aos concursos. Alguns serviços acabaram por ser suspensos, como o atendimento a idosos, e o apoio a fumadores - que se previa ser um seguimento - ficou-se apenas pelo encaminhado para centros de saúde com consultas. A Linha Saúde 24 recebe, em média, 2100 chamadas por dia.»

    ResponderEliminar
  57. LINHA SAÚDE-24 (cont.)

    DAQUI: http://www.dn.pt/portugal/interior/linha-saude-24-passa-a-fazer-marcacao-de-consultas-5336266.html

    ResponderEliminar
  58. TRAZIDO DO JORNAL SOL-30/8/2016

    TRABALHO: NOVAS REGRAS PRÓS TRABALHADORES EXCEDENTÁRIOS DA FUNÇÃO PÚBLICA!

    «ECONOMIA 30 de agosto 2016

    Função pública: Governo recua e excedentários não terão cortes nos salários

    Governo reviu diploma e já não prevê corte de 40% nos salários dos funcionários públicos excedentários. Alterações vão ser discutidas já na sexta-feira com os sindicatos

    Os funcionários públicos que venham a ser considerados excedentários vão ser colocados no regime de “valorização profissional” sem perderem salário e regressam à alçada da secretaria-geral do seu Ministério se não forem recolocados noutro serviço em três meses. Ou seja, o governo deixou cair a intenção de aplicar uma redução de 40% aos salários dos trabalhadores como estava definido no projeto inicial. A proposta de lei a que o i teve acesso já foi enviada aos sindicatos e vai ser discutida na próxima sexta-feira com a secretária de Estado da Administração Pública, Carolina Ferra.

    “O trabalhador em valorização profissional mantém a categoria, posição e nível remuneratórios detidos no serviço de origem, à data da colocação naquela situação”, assegura o projeto de diploma enviado pelo Ministério das Finanças aos sindicatos do setor.

    O diploma diz ainda que esta situação durará três meses. “A situação de valorização profissional tem como objetivo o reforço das competências profissionais dos trabalhadores, em função das necessidades identificadas pelos serviços, com vista à célere integração em novo posto de trabalho, desenvolvendo-se num período máximo de três meses”.

    Após esse período, se o trabalhador não for colocado noutro serviço, será integrado na secretaria-geral do ministério a que pertencia, com a mesma categoria e posição remuneratória que tinha quando foi colocado em situação de valorização profissional.

    A situação passa por “um programa de valorização profissional, envolvendo, designadamente, a imediata frequência de ações de formação padronizada em função dos conteúdos das carreiras gerais da administração pública, a realização de entrevistas de avaliação de competências e a construção de um perfil profissional”.

    Mobilidade Mas as alterações não ficam por aqui. Está também previsto a criação de incentivos para quem for colocado a mais de 60 quilómetros de casa. Nesse caso, as funções serão reiniciadas por mobilidade, com direito à atribuição de ajudas de custo.

    No entanto, esta mobilidade não pode ultrapassar um ano, mas depois desse prazo o trabalhador pode ser integrado noutro local com um subsídio de fixação, que corresponde a duas vezes a remuneração base mensal, com determinados limites máximos; um subsídio de deslocação; um subsídio de residência mensal para habitação (de até 25% da sua remuneração durante seis meses) e a garantia de transferência escolar dos filhos.

    Mas a atribuição destes incentivos depende da permanência no serviço por pelo menos cinco anos. Caso este prazo não seja respeitado, o funcionário terá de devolver os incentivos pagos.

    Em junho, o governo tinha divulgado as linhas genéricas de uma outra proposta que atenuava os cortes salariais que atualmente se aplicam aos trabalhadores em requalificação. No entanto, a medida foi mal recebida tanto pelos sindicatos como pelos partidos que no Parlamento apoiam o governo, o Bloco de Esquerda e o PCP.

    O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, José Abraão, já veio garantir que a proposta aproxima-se das posições que têm vindo a defender, sobretudo porque não prevê cortes salariais para os funcionários colocados em “valorização profissional” e revoga os artigos que permitiam o despedimento dos trabalhadores admitidos depois de 2009. Ainda assim, considera que “há espaço negocial para melhorar os incentivos à mobilidade territorial para mais de 60 quilómetros”.»

    DAQUI: http://sol.sapo.pt/artigo/521973/funcao-p-blica-governo-recua-e-excedentarios-nao-terao-cortes-nos-salarios

    ResponderEliminar
  59. TRAZIDO DA TSF-31/8/2016

    DESPORTO: UM RESUMO DOS JOGOS PARALÍMPICOS-RIO/2016

    «RIO2016
    Marcelo felicita atletas que vão para o Rio e promete acompanhar provas
    31 DE AGOSTO DE 2016 - 18:36
    O Presidente da República afirmou esta quarta-feira que o país acredita nos atletas que vão representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Rio2016.

    foto Miguel A. Lopes/Lusa
    ×

    1 / 5

    FOTOGALERIA DO DIA

    Marcelo Rebelo de Sousa
    Desporto
    Paralímpicos
    Jogos Paralímpicos
    Presidente da República
    "Convosco estarão milhões e milhões de portugueses. Todos os votos de felicidades é o que vos formulo, com muita, muita amizade, em nome de Portugal", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na receção à comitiva paralímpica que participará nos Jogos, que vão decorrer entre 7 e 18 de setembro.

    No picadeiro do antigo Museu dos Coches, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou aos 37 atletas lusos, de sete modalidades, que chegou a hora de servirem Portugal, apesar de reconhecer a dificuldade da tarefa.

    "Chegou agora a vossa hora de servir Portugal (...) Não é uma tarefa fácil, como se acabou de ver com os nossos olímpicos, a multiplicação de delegações, e a complexidade das competições torna a tarefa mais difícil", afirmou.

    O primeiro-ministro, António Costa, destacou o exemplo de superação dado pelos atletas paralímpicos, e considerou-se um "privilegiado" por poder representar Portugal na cerimónia de abertura, agendada para 07 de setembro.

    "O exemplo dos atletas paralímpicos é um exemplo que nos deve inspirar a todos, mas mais que inspirar deve motivar, a termos uma sociedade inclusiva na escola, no espaço publico e no mercado de trabalho", referiu.

    António Costa considerou que os Jogos Paralímpicos "são o terceiro grande acontecimento que vai mobilizar o país, depois do Europeu de futebol e dos Jogos Olímpicos". "Peço-vos que se superem e que nos ajudem a, sobretudo, superarmo-nos a nós próprios para termos uma sociedade cada vez mais inclusiva", disse António Costa.

    Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, lembrou que "Portugal tem tido resultados extremamente importantes em Jogos Paralímpicos", acrescentando: "Quaisquer que sejam os resultados já partem como vencedores".

    O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, assegurou que todos partem empenhados em superar-se, apesar de relembrar que a cada edição a exigência desportiva da competição "cresce de forma desmesurada". "Os atletas não deixarão por mãos alheias os créditos que lhes são reconhecidos, não obstante as assimetrias de preparação que são conhecidas", afirmou.

    A cerimónia terminou com a tradicional foto de 'família' com toda a delegação, que na sua maioria parte na quinta-feira de manhã para o Brasil, e as figuras de Estado presentes a entoarem o hino nacional.

    Portugal vai marcar presença na competição, que reúne 4.350 participantes de 171 países, por 37 atletas, que competirão em sete modalidades.»

    DAQUI:«http://www.tsf.pt/desporto/interior/marcelo-felicita-atletas-que-vao-para-o-rio-e-promete-acompanhar-provas-5365778.html»

    ResponderEliminar
  60. TRAZIDO DA TSF-31/8/2016

    DESPORTO: UM RESUMO DOS JOGOS PARALÍMPICOS-RIO/2016

    «RIO2016
    Marcelo felicita atletas que vão para o Rio e promete acompanhar provas
    31 DE AGOSTO DE 2016 - 18:36
    O Presidente da República afirmou esta quarta-feira que o país acredita nos atletas que vão representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Rio2016.

    foto Miguel A. Lopes/Lusa
    ×

    1 / 5

    FOTOGALERIA DO DIA

    Marcelo Rebelo de Sousa
    Desporto
    Paralímpicos
    Jogos Paralímpicos
    Presidente da República
    "Convosco estarão milhões e milhões de portugueses. Todos os votos de felicidades é o que vos formulo, com muita, muita amizade, em nome de Portugal", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na receção à comitiva paralímpica que participará nos Jogos, que vão decorrer entre 7 e 18 de setembro.

    No picadeiro do antigo Museu dos Coches, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou aos 37 atletas lusos, de sete modalidades, que chegou a hora de servirem Portugal, apesar de reconhecer a dificuldade da tarefa.

    "Chegou agora a vossa hora de servir Portugal (...) Não é uma tarefa fácil, como se acabou de ver com os nossos olímpicos, a multiplicação de delegações, e a complexidade das competições torna a tarefa mais difícil", afirmou.

    O primeiro-ministro, António Costa, destacou o exemplo de superação dado pelos atletas paralímpicos, e considerou-se um "privilegiado" por poder representar Portugal na cerimónia de abertura, agendada para 07 de setembro.

    "O exemplo dos atletas paralímpicos é um exemplo que nos deve inspirar a todos, mas mais que inspirar deve motivar, a termos uma sociedade inclusiva na escola, no espaço publico e no mercado de trabalho", referiu.

    António Costa considerou que os Jogos Paralímpicos "são o terceiro grande acontecimento que vai mobilizar o país, depois do Europeu de futebol e dos Jogos Olímpicos". "Peço-vos que se superem e que nos ajudem a, sobretudo, superarmo-nos a nós próprios para termos uma sociedade cada vez mais inclusiva", disse António Costa.

    Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, lembrou que "Portugal tem tido resultados extremamente importantes em Jogos Paralímpicos", acrescentando: "Quaisquer que sejam os resultados já partem como vencedores".

    O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, assegurou que todos partem empenhados em superar-se, apesar de relembrar que a cada edição a exigência desportiva da competição "cresce de forma desmesurada". "Os atletas não deixarão por mãos alheias os créditos que lhes são reconhecidos, não obstante as assimetrias de preparação que são conhecidas", afirmou.

    A cerimónia terminou com a tradicional foto de 'família' com toda a delegação, que na sua maioria parte na quinta-feira de manhã para o Brasil, e as figuras de Estado presentes a entoarem o hino nacional.

    Portugal vai marcar presença na competição, que reúne 4.350 participantes de 171 países, por 37 atletas, que competirão em sete modalidades.»

    DAQUI:«http://www.tsf.pt/desporto/interior/marcelo-felicita-atletas-que-vao-para-o-rio-e-promete-acompanhar-provas-5365778.html»

    ResponderEliminar
  61. INFORMAÇÃO INTERNA E EXTERNA

    ALGUNS DESTES TEXTOS FORAM LEVADOS PRÓ POSTE-ZERO DE SETEMBRO PRA DEPOIS SEREM TRANSFORMADOS EM POSTE!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar