Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

(28)POLÍTICA NACIONAL: AVALIAÇÃO DOS POLÍTICOS NO ACTIVO!(parte-ii)

CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA A 2ª PARTE DA ÚLTIMA SONDAGEM REALIZADA PELA AXIMAGEM E PUBLICADA NO JORNAL DE NEGÓCIOS!
Resultado de imagem para gráficos da estatistica+imagens
2-AVALIAÇÃO DO GOVERNO E DO PM (com base na expectativa)


«Boa opinião do Governo

No barómetro de Julho, quando questionados sobre as expectativas do Governo, a maioria considera que está a actuar de acordo com o esperado. Mas há 31,5% dos inquiridos - um universo de 606 entrevistas - que dizem estar a governar melhor do que as expectativas. 14,8% já consideram que está pior do que esperava. 

Mas no índice de expectativa (varia entre -100 e 100) nunca o Governo de António Costa teve um valor tão elevado. Atingiu o índice de 43, ultrapassando o valor de Janeiro, altura em que tinha estabelecido o máximo nos 42. O ponto mínimo aconteceu no mês seguinte, com 19, mas desde então tinha invertido a tendência e registou subidas mês após mês. »

3-AVALIAÇÃO DOS LÍDERES DOS PARTIDOS POLÍTICOS



«Costa é o melhor líder

António Costa já tinha em Maio deste ano ultrapassado Assunção Cristas na consideração do melhor líder partidário. E aí se manteve, no topo, nos dois meses subsequentes. Em Julho, atinge 13,7 pontos na avaliação e mantém-se o líder com melhor avaliação. Assunção Cristas não só perdeu a liderança para António Costa, desde Maio, como perdeu a vice-liderança para Catarina Martins que consegue, no barómetro de Julho, uma nota de 11,7 valores. Cristas está, agora, com 10,5 valores, menos 2,6 do que o máximo atingido em Abril, quando era a líder partidária com mais valores. Foi no mês de Abril, logo após ter sido eleita para liderar o CDS-PP, em Março.

Cristas em queda fica, assim, perto de Jerónimo de Sousa que teve, em Julho, 10,3 valores, acima da linha de água.

Com valores negativos continua Pedro Passos Coelho. Obteve em Julho 6,5 pontos, menos 0,2 do que no mês anterior. O único mês que Passos Coelho esteve com valores positivos foi em Janeiro. 

3-1-CONFIANÇA PRA PRIMEIRO-MINISTRO


Face a estes valores de avaliação dos líderes não é surpresa que António Costa seja indicado como sendo o de maior confiança para primeiro-ministro. O nível de confiança é de 56,8%, o valor mais alto do último ano. As linhas de António Costa e de Passos Coelho evoluem inversamente. Só 31,6% indicam agora ser Passos Coelho o líder em quem mais confiam para chefe do Executivo. É o valor mais baixo do último ano.

4-AVALIAÇÃO DOS MINISTROS NO ACTIVO


«Brandão Rodrigues: ou se ama ou se odeia

Tiago Brandão Rodrigues é um caso de extremos. No barómetro de Julho da Aximage, o ministro da Educação foi o que obteve mais pontos como melhor ministro, mas também foi considerado o pior ministro. 

Quase a mesma tendência acontece com o titular da pasta das Finanças. É considerado o segundo melhor ministro, mas Mário Centeno é apontado como o segundo pior ministro. É também um caso considerado bom e mau ministro. Mas uma coisa é certa. Mário Centeno é o ministro com maior notoriedade espontânea, a grande distância de Tiago Brandão Rodrigues.

Na terceira posição da melhor avaliação surge o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.»

5-AVALIAÇÃO DO Sr PRESIDENTE DA REPÚBLICA


«Marcelo em alta

No barómetro de Julho foi também analisada a actuação do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa tem uma avaliação muito boa: 18,9 valores, números que nunca Cavaco Silva esteve perto. O ex-Presidente acabou o seu mandato com pontos negativos: 6,5 valores. Marcelo desde que chegou à Presidência nunca esteve abaixo dos 18 valores (de 0 a 20), atingindo em Julho o valor mais elevado.

Não apenas recebe uma avaliação perto do "excelente", como 91% dos inquiridos dizem que o Presidente tem actuado "bem". 4,8% dizem que a sua actuação tem sido "assim-assim" e 3,1% consideram que tem estado "mal".»

VOTOS DE BOA LEITURA!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: NO POST ANTERIOR PODERÁ VER O PONTO 1, RELATIVO À INTENÇÃO DE VOTOS NO MÊS DE JULHO/2016!

2 comentários:

  1. O TEXTO DO POST PODERÁ SER VISTO NA ORIGEM ATRAVÉS DESTE ENDEREÇO:

    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/barometro_ps_distancia_se_do_psd.html

    ResponderEliminar
  2. SÓ EXISTEM ESTES LÍDERES NO ACTIVO??

    ResponderEliminar