Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

(8)EDUCAÇÃO: ALGUMAS DICAS PRA ENFRENTAR OS EXAMES!(sem stress...)

EDUCAÇÃO: ALGUMAS DICAS PRA ENFRENTAR OS EXAMES...SEM STRESS!:)
Resultado de imagem para alunos na escola+imagens


[CAROS BLOGUISTAS: SEMPRE QUE COMEÇAM AS PROVAS/EXAMES ALGUNS ÓRGÃOS DA CS LANÇAM TEXTOS COM ALGUMAS SUGESTÕES PRÓS ALUNOS (E SEUS FAMÍLIARES) ENFRENTA-LOS COM UMA CERTA TRANQUILIDADE. ESTE ANO, ESCOLHEMOS ESTE TEXTO POR NOS PARECER SIMPLES E DE FÁCIL LEITURA!ProfAnónima]





EDUCAÇÃO: ALGUMAS DICAS PRA ENFRENTAR OS EXAMES...SEM STRESS!:)

«Vêm aí os exames: Dicas para estudar melhor, segundo a ciência

Com a época de exames à porta, reunimos 17 recomendações de cientistas para um estudo com melhores resultados

A época de exames é a pior altura do ano para qualquer estudante. São noites sem dormir, refeições fora de horas e uma sensação horrível de tanto estudar e nada saber. Para prevenir que chegue a este desespero, reunimos 17 dicas aprovadas por cientistas para fazer o seu estudo render. Confira:

APRENDA A MESMA COISA DE MANEIRAS DIFERENTES
Em 2008, um estudo provou que diversos meios estimulam diferentes partes do cérebro. É mais provável que entenda e interiorize a informação se tiver mais partes do cérebro ativas. Por isso utilize diferentes meios para estudar, hoje leia as suas notas, no outro dia leia o manual, no outro veja apontamentos online, por aí fora.

ESTUDE VÁRIAS DISCIPLINAS NO MESMO DIA
É mais eficiente estudar diferentes matérias num dia, do que atirar-se de cabeça a apenas uma ou duas. Porquê? Porque, segundo Doug Rohrer, é provável que confunda informação semelhante se estudar muito da mesma disciplina num dia.

REVEJA A INFORMAÇÃO PERIODICAMENTE
Um estudo de 2008 prova que rever a informação periodicamente é essencial se quiser mover a informação da sua memória a curto prazo para a sua memória a longo prazo. Rever informação também impede que acumule matéria.

SENTE-SE NOS LUGARES DA FRENTE DA SALA DE AULA
Estudos mostram que os estudantes que se sentam nos lugares da frente têm tendência a ter melhores notas. Ao escolher estes lugares, vai conseguir ver e ouvir os professores melhor, o que melhorará a sua concentração.

NÃO FAÇA MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO
Os estudos não enganam: fazer muitas coisas ao mesmo tempo tornam-no menos produtivo e mais distraído. Bons estudantes focam-se numa só coisa ao mesmo tempo. Por isso não tente estudar enquanto vê televisão, responde a mensagens e verifica o que se passa nas redes sociais.

SIMPLIFIQUE E RESUMA
Está provado que utilizar técnicas mnemónicas aumenta a capacidade de aprender. Por exemplo, se tem que saber uma longa lista de conteúdos, decore as iniciais e construa frases do seu dia-a-dia que o poderão ajudar a assimilar a matéria. Faça também resumos, diagramas e mapas mentais. Estas técnicas permitirão que aprenda a informação muito mais depressa.

TOME NOTAS À MÃO
Um estudo conduzido por dois professores, um da Universidade de Princeton e outro da Universidade de Los Angeles, prova que utilizar o computador para tomar notas não só aumenta as hipóteses de se distrair, como também torna a aprendizagem muito menos eficaz, mesmo que o utilize só para este fim. Estudantes que tomam notas à mão, processam e reformulam a informação enquanto os estudantes que utilizam o computador escrevem palavra a palavra o que os professores dizem, sem processaram a informação antes.

ANOTE AS SUAS PREOCUPAÇÕES
Numa experiência, investigadores da Universidade de Chicago descobriram que estudantes que escrevem os seus pensamentos sobre um exame durante 10 minutos, têm melhores notas do que estudantes que não o fazem. A psicóloga Kitty Klein também provou que exprimir as preocupações do exame, aumenta a memória e a capacidade de aprender.

Para estar menos ansioso em relação a um exame, tire 10 minutos e escreva tudo o que o preocupa sobre a avaliação. Um simples exercício que o ajudará a melhorar as suas notas.

TESTE-SE A SI MESMO PERIODICAMENTE
Décadas de estudos provaram que testar-se a si mesmo é essencial se quiser aumentar a sua performance académica.

Num estudo, o psicólogo Keith Lyle ensinou o mesmo curso de estatística a dois grupos de estudantes. No primeiro grupo, Lyle pediu aos alunos para completar um teste de 4 a 6 perguntas no fim de cada aula. O teste era baseado na matéria dada em aula. No segundo grupo, o psicólogo não deu nenhum teste aos estudantes. No fim do curso, Lyle descobriu que o primeiro grupo teve melhores notas que o segundo grupo no fim dos exames.

FAÇA UMA LIGAÇÃO ENTRE O QUE APRENDEU COM O QUE JÁ SABE
Os cientistas Henry Roediger III e Mark A. McDaniel explicam que quanto mais associar novos conceitos a conceitos que já conhece e entende, mais facilmente aprende a nova informação. Pode custar um pouco fazer essa conexão, mas o investimento vale a pena.

LEIA A INFORMAÇÃO EM VOZ ALTA
Estudos mostram que ler a informação em voz alta ajuda os alunos a aprender mais rápido do que se a lerem em voz baixa. Quando lê a informação em voz alta, consegue vê-la e escutá-la e quando a lê em voz baixa, só a consegue ver. Não é muito prático ler toda a informação em voz alta, por isso recomendamos que faça um resumo com as informações-chave.

FAÇA PAUSAS
Fazer pausas regulares no estudo, melhora a produtividade e ajuda-o a concentrar-se.

Não é boa ideia trancar-se no quarto a estudar horas a fio. Faça pausas de 5 a 10 minutos por cada 40 minutos de estudo. Durante as pausas, tente não utilizar o seu telemóvel ou computador, uma vez que estes impedem o seu cérebro de relaxar totalmente.

INCENTIVE-SE A SI MESMO
Antes de começar uma sessão de estudo, estabeleça uma recompensa por completar essa sessão. As recompensas podem ser algo simples como comer um chocolate ou tomar um longo banho. Ao fazê-lo irá estudar melhor e aprender mais depressa, mostra um estudo de 2006.

COMA FRANGO E OVOS
Uma equipa de investigadores da Universidade de Boston conduziu um estudo em 1400 adultos durante 10 anos e descobriram que os participantes que tinham uma dieta alta em colina, vitamina B, tinham uma melhor performance em testes. A colina é essencial para a formação de novas memórias, e está muito presente em ovos e galinhas.

Se for vegetariano, pode incluir a colina na sua dieta ingerindo os seguintes alimentos: Lentilhas; Sementes de girassol e abóbora; Amêndoas; Couve; Couve-flor; Brócolos

BEBA PELO MENOS 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA
Não beber a quantidade diária suficiente de água é prejudicial ao cérebro. Investigadores da University of East London descobriram que o poder que o cérebro tem de processar informação decresce quando está desidratado. Outros estudos provam que a desidratação faz com que a massa cinzenta do cérebro encolha. Beba no mínimo 8 copos de água por dia e traga sempre consigo uma garrafa de água. Durante um exame, beba água a cada 40 minutos.

FAÇA EXERCÍCIO
O exercício físico é bom para o corpo e para o cérebro.

Vários estudos mostram que exercitar melhora a memória e o funcionamento cerebral. Por isso, faça exercício pelo menos três vezes por semana durante 30 a 45 minutos. Estará mais saudável, e lembrar-se-á melhor da informação aprendida.

DURMA
Este é o passo mais importante e o mais ignorado pelos estudantes. Estudos provam que se dormir o tempo suficiente, 8 horas diárias, estará mais concentrado, irá aprender mais depressa, e a sua memória melhorará. Também o ajudará a lidar com o stress com mais facilidade. Além disso, a especialista do sono Dan Taylor diz que aprender a matéria mais difícil antes de se deitar faz com que se lembre dela com mais facilidade no dia seguinte.

Não faça noitadas de estudo. Um estudo da psicóloga Pamela Thacher mostra que estudantes que passam noites a estudar têm resultados mais baixos e cometem mais erros por distracção.» (In Revista Visão-27/5/2016)
Resultado de imagem para alunos na escola+imagens
A MALTA DO TAROUCAndo DESEJA BOA SORTE A TODOS OS ALUNOS!:)

Aquele Abraço
ProfAnónima

6 comentários:

  1. DAQUI:

    http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-05-27-Vem-ai-os-exames-Dicas-para-estudar-melhor-segundo-a-ciencia»

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: COMO CORRERAM AS PROVAS?

    Depois da Prova de Português, hoje foi o dia de realizar a Prova de Matemática. Segundo a reacção dos alunos entrevistados pelas TV`s, as provas terão sido acessíveis.

    Os pais/ee concordam com estas provas (não contam pra nota), e acham bem que depois sejam informados do desempenho dos seus filhos/educandos nas mesmas.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO ADICIONAL: COMO CORRERAM AS PROVAS?

    Depois da Prova de Português, hoje foi o dia de realizar a Prova de Matemática. Segundo a reacção dos alunos entrevistados pelas TV`s, as provas terão sido acessíveis.

    Os pais/ee concordam com estas provas (não contam pra nota), e acham bem que depois sejam informados do desempenho dos seus filhos/educandos nas mesmas.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO RELACIONADA: O INSUCESSO NA MATEMÁTICA

    Ontem e hoje a TSF está a emitir ao longo do dia pequenas peças sobre o insucesso na Matemática. Porque lá está, se hoje o insucesso nesta disciplina já não é como era antigamente, o certo é que continua a ser muito elevado, sobretudo nos exames.

    Pró efeito, a TSF já ouviu responsáveis pelas Associações de Matemática, Professores e Alunos!(*)

    Recordamos que no ano passado, 50% dos alunos do Ensino Básico tiveram negativa nos exames de Matemática, enquanto que a Português apenas foram 23%.

    ProfAnónima

    (*)AS JUSTIFICAÇÕES PRÓ INSUCESSO CONTINUAR ELEVADO SÃO MUITAS E VARIADAS, MAS O FACTO DESTA DISCIPLINA SER SEQUENCIAL É O FACTOR MAIS APONTADO, PELO QUE DEFENDEM UMA MAIOR APOSTA NA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.

    ResponderEliminar
  5. INFORMAÇÃO RELACIONADA:«Norte recebe 44 milhões de euros para combate ao abandono escolar

    Escolas e agrupamentos têm até ao final do mês para se candidatarem ao financiamento

    (...)»

    VER AQUI:http://www.jn.pt/nacional/interior/norte-recebe-44-milhoes-de-euros-para-combate-ao-abandono-escolar-5220655.html

    ENVIADO POR: PA/DI

    ResponderEliminar