Páginas

sábado, 4 de junho de 2016

(6) 21º CONGRESSO DO PS: RESUMO DO 1º DISCURSO DO LÍDER SOCIALISTA!(politica nacional)

[CAROS BLOGUISTA: AQUI DEIXAMOS O 1º TEXTO SOBRE O 21º CONGRESSO SOCIALISTA, RELATIVO AO DISCURSO DO SECRETÁRIO-GERAL DO PS (e não só).
SEGUNDO A CS ESTE DISCURSO FOI "VIRADO PRA DENTRO" PROCURANDO "TRANQUILIZAR" OS QUE NUNCA VIRAM COM BONS OLHOS UM GOVERNO SOCIALISTA SUPORTADO PELOS PARTIDOS À SUA ESQUERDA: A TAL GERINGONÇA DE QUE TANTO SE FALA! ProfAnónima]

21º CONGRESSO DO PS: RESUMO DO 1º DISCURSO DO LÍDER SOCIALISTA
 
«Primeiro-ministro e secretário-geral anuncia aprovação do Fundo de Reabilitação Urbana pelo próximo Conselho de Ministros, ao abrir congresso do PS.

Costa também fez um balanço dos seis meses de governação

Ao dirigir-se pela primeira vez ao partido, depois da formação do Governo com base em entendimentos bilaterais com o BE, o PCP e o PEV, o líder do PS, António Costa, tratou de justificar a sua decisão de formar governo sem ter ganho eleições. “É verdade que os portugueses não nos deram a maioria que pedimos. Mas não tínhamos o direito de negar aos portugueses a clara maioria de mudança expressada nas urnas”, afirmou António Costa no palco do 21.º Congresso do PS, que decorre até domingo na Feira Internacional de Lisboa. E recusou a ideia de um PS refém da direita”, pois esse “é um PS que não cumpre”.

Discursando para uma sala meio vazia, António Costa fez mesmo questão de salientar a lealdade e o respeito que o BE, o PCP e o PEV têm manifestado, bem como de frisar que seis meses de governação permitiram já demonstrar que é possível aprovar medidas. E nesse sentido anunciou que no próximo Conselho de Ministros, na quarta-feira, será aprovado o Fundo de Reabilitação Urbana, que irá procurar combater o desemprego e dinamizar a economia, com acesso aos fundos comunitários, cuja distribuição diz ter acelerado.

O líder do PS gastou uma parte substancial do seu discurso de abertura do congresso a fazer aquilo que as regras partidárias indicam: o relatório das actividades. Assim, dedicou-se a um extenso enunciado das medidas que tomou como primeiro-ministro, garantindo que cumpriu o que prometeu, incluindo o que se refere ao fim do conceito de “arco da governação”. E destacou como isso é central para a credibilidade da política. Começando com a alteração da orgânica do Governo e a criação dos ministérios do Mar, da Cultura e da Ciência. E não deixando de frisar o simbolismo da revogação das alterações da lei sobre interrupção voluntária da gravidez, assim como a retoma pelo Estado dos transportes públicos de Lisboa e Porto e do controlo da TAP.

A intervenção de António Costa lembrou ainda o regresso do Simplex, no âmbito do apoio as empresas, e destacou que já foram atribuídos 183 milhões de fundos comunitários. Referidos foram também os programas para os mais carenciados e a reposição das prestações sociais, o aumento do salário mínimo, o fim da sobretaxa, as 35 horas, a reposição de pensões, da sobretaxa e ainda as alterações ao IRS e ao IVA que a 1 de Julho baixará na restauração.

Anunciou ainda que em Setembro será apresentado o programa de desenvolvimento do interior. E referiu ainda revisão do mapa judiciário.

O secretário-geral do PS anunciou ainda que irá propor ao congresso a eleição do fundador António Arnault como presidente honorário do partido e homenageou os falecidos Pedro Coelho, Maria Barroso e Almeida Santos.

Prevista para sexta-feira à noite estava também a intervenção de Eduardo Ferro Rodrigues, antigo secretário-geral do partido e presidente da Assembleia da República. Por razões de agenda, a intervenção de Ferro Rodrigues ficou para a tarde de sábado.

Sábado os trabalhos arrancam com um debate sobre “Socialismo Democrático: que futuro?”, no qual o eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira irá receber a antiga deputada e ex-dirigente do BE, a socióloga Ana Drago, e o antigo dirigente do PSD, o historiador Pacheco Pereira.

Ainda na manhã de sábado, o congresso ouvirá uma intervenção do presidente do Parlamento Europeu, Martin Shulz, e depois o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e ainda o presidente do partido, Carlos César. A tarde será dominada pelo debate das duas moções de estratégia global, a de António Costa, intitulada “Cumprir a Alternativa, Consolidar a Esperança”, e a de Daniel Adrião, “Resgatar a Democracia”.

A votação destes dois documentos acontecerá ao final da tarde, estando a noite reservada para debater a alteração aos estatutos proposta por Daniel Adrião. Esta proposta prevê que se realizem primárias para todos os candidatos a todas as eleições que o PS dispute, bem como a regulamentação do estatuto de simpatizante que agora apenas existe como figura nos estatutos. A ideia é estabelecer as condições de adesão a simpatizante do PS, desde a ficha a preencher até às obrigações e aos direitos que esse estatuto dá.»

NB:NOS COMENTÁRIOS IREMOS COLOCAR ALGUNS DESENVOLVIMENTOS QUE NOS PARECEREM MAIS RELEVANTES!

17 comentários:

  1. DAQUI: https://www.publico.pt/politica/noticia/costa-explica-que-nao-tinha-o-direito-de-negar-maioria-de-mudanca-1734057

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: (UM)A BANDEIRA

    António Costa elegeu a revitalização urbana como a grande aposta pra "animar" o sector da construção civil, tão sacrificado nos últimos anos! ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO: CONVIDADOS

    A organização do Congresso convidou o Social-Democrata Pacheco Pereira e a "Livre" Ana Drago pra "falarem" do tema: “Socialismo Democrático: que futuro?”

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo a CS, o Congresso terminou por hoje, retomando amanhã de manhã (pró 3º e último dia) com a votação dos Órgãos Nacionais do Partido Socialista prós próximos tempos. Neste momento, já se sabe que Francisco Assis não integrará numa das listas! ProfAnónima

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO: MOÇÕES GLOBAIS E SECTORIAIS

    1-[Sábado] à tarde será dominada pelo debate das duas moções de estratégia global, a de António Costa, intitulada “Cumprir a Alternativa, Consolidar a Esperança”, e a de Daniel Adrião, “Resgatar a Democracia”. (In Público)

    2-Não sabemos quantas são nem quando vão ser discutidas as moções sectoriais; mas sabemos que o líder da JS da distrital de Viseu, vai apresentar uma moção onde pretende defender os "jovens do interior" (tudo em nome da igualdade de oportunidades): «O jovem socialista [Luís Soares de Cinfães], tem se mostrado um grande defensor do território do interior e insiste em trazer o debate para cima da mesa. Anteriormente, já tinha levado ao Congresso Distrital de Viseu do PS, uma moção em defesa dos jovens do distrito de Viseu e do seu território, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade pela reunião magna distrital do partido.
    (...)
    Agora, o Presidente da Federação Distrital de Viseu da JS, vai mais longe e alarga a sua defesa a todo o território do interior e aos seus jovens, levando ao XXI Congresso Nacional do PS uma moção setorial “Em defesa dos jovens do interior de Portugal”.» (In Jornal do Centro)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. (publicado ontem no post 5-04 de junho de 2016 às 17:12)

    «INFORMAÇÃO: 21º CONGRESSO DO PS (I)

    Pelo Facebook já circulam muitas notícias e fotos do 21º Congresso da Família Socialista; mas da delegação de Tarouca, népia!»

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  7. (publicado ontem no post 5-4 de junho de 2016 às 22:09)

    «INFORMAÇÃO: 21º CONGRESSO DO PS (II)

    São cada vez mais as notícias e fotos de várias delegações da região a circularem pelos "fecebooks", mas de Tarouca...népia!

    Neste momento, já foram muitos os Congressistas que subiram ao púlpito, tais como Francisco Assis e Manuel Alegre. Ao que parece, o discurso de Ana Catarina Mendes não deixou ninguém indiferente.

    ProfAnónima»

    ResponderEliminar
  8. INFORMAÇÃO: VOTAÇÃO DAS MOÇÕES

    Ontem o Congresso terminou por volta das 23 horas com a informação que a moção de António Costa(*) tinha sido aprovada por larga maioria sem, contudo, avançarem nenhum número.

    ProfAnónima

    (*) “Cumprir a Alternativa, Consolidar a Esperança”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E até hoje continuo sem saber o resultado das votações das moções globais e sectoriais. A da JS-Viseu passou ou não?!

      Eliminar
  9. INFORMAÇÃO: ACONTECIMENTOS ESPERADOS PRÓ 3º DIA DO CONGRESSO

    1-A votação prós Órgãos Nacionais;

    2- O discurso do novo Presidente Honorário António Arnault;

    3- O discurso de encerramento do Líder Socialista, António Costa! (desta vez pra fora...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui faltou referir a homenagem ao fundador do PS, Mário Soares!

      Eliminar
  10. INFORMAÇÃO: ACONTECIMENTOS INESPERADOS (mas pouco)

    Mas como um Congresso não se faz apenas com "coisas" esperadas, também aconteceram algumas inesperadas.

    Neste, por exemplo, alguns Colégios com Contratos de Associação aproveitaram a reunião magma do PS pra manifestarem, mais uma vez, o seu descontentamento contra os cortes anunciados. Segundo a CS não eram muito, mas eram muito ruidosos pois apareceram de apitos em "punho".

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  11. INFORMAÇÕES/CURIOSIDADES: EX-LÍDERES

    1-A CS fez eco de um vídeo passado na FIL, sobre a história do PS, onde o protagonista principal era Mário Soares.

    2-António Guterres esteve presente no 21º Congresso do seu partido, depois de ter faltado aos anteriores por impedimentos profissionais.

    3-Ao que tudo indica José Sócrates não foi ao 21º Congresso do seu partido, mas vários Congressistas fizeram questão de o recordar de forma explícita e alguns dirigente também o recordaram de forma implícita ao referir alguns dos seus legados. Muito significativo foi quando o António Costa falou nas "estórias que se contavam em 2011" (cit de memória)

    ResponderEliminar
  12. QUERÍAMOS ACRESCENTAR INFORMAMAÇÃO ADICIONAL A ALGUNS COMENTÁRIOS, MAS O PCê PERDEU ESSA FUNCIONALIDADE DURANTE A NOITE! COISAS....

    ResponderEliminar
  13. UMA CURIOSIDADE:

    Foi dar uma espreitadela ao feed do m/facebook e não vi nada sobre o congresso socialista!? Por lá só o novo protesto dos colégios e dicas de culinária! Vamos-nos rindo....

    ResponderEliminar
  14. INFORMAÇÃO: O DISCURSO DE ENCERRAMENTO

    No post 9 de Maio já poderá ver um "resumo" do 2º discurso de António Costa! ProfAnónima

    NB:MSG ESCRITA DO LADO DE FORA PQ ESTAMOS IMPOSSIBILITADOS DE ESCREVER COMENTÁRIOS COM O "CARIMBO"! :(

    ResponderEliminar