Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

(30)EXTINÇÃO DAS FREGUESIAS: VAMOS TER UMA NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA?!

[CAROS BLOGUISTAS: POR INICIATIVA DA CDU, A AR DEVE DISCUTIR, NO FINAL DESTE MÊS, A EXTINÇÃO DE ALGUMAS FREGUESIAS EFECTUADAS POR IMPOSIÇÃO DA TROIKA. MAIS: A CDU QUER REVER ESSA MATÉRIA AGORA PRA QUE AS EVENTUAIS ALTERAÇÃO SE POSSAM  REFLETIR JÁ NAS PRÓXIMAS AUTÁRQUICAS, MARCADAS PRA 2017! ProfAnónima]

PCP QUER DISCUTIR A REPOSIÇÃO DAS FREGUESIAS NO DIA 30 DESTE MÊS!

«O grupo parlamentar comunista agendou um debate potestativo e já entregou no parlamento um projeto-lei para repor as freguesias extintas a tempo das eleições autárquicas de 2017.

"A reposição de freguesias é uma matéria da competência da Assembleia da República, por isso, entendemos que a mesma deve iniciar este debate e esta discussão. Trata-se também de honrar o compromisso que o PCP assumiu perante as populações", disse aos jornalistas a deputada comunista Paula Santos.

O grupo parlamentar do PCP já fez chegar ao parlamento um projeto de lei com o objetivo de repor as freguesias extintas na reforma administrativa feita pelo executivo PSD/CDS-PP "onde os órgãos autárquicos se tenham manifestado contra a extinção de freguesias" e agendou para dia 30, e de forma potestativa, um debate sobre o tema.

Deputada Paula Santos defende que este é o momento para fazer o debate

Os comunistas sublinham que sempre se opuseram à reforma levada a cabo pelo Governo PSD/CDS-PP e querem que o novo mapa esteja pronto a tempo das eleições autárquicas do próximo ano.

"Este é o momento para a Assembleia da República iniciar esta discussão tendo em conta a possibilidade da concretização e a reposição das freguesias já no próximo quadro eleitoral autárquico, em 2017", sublinhou a vice-presidente da bancada do PCP.

Questionada pelos jornalistas sobre se espera que a proposta seja bem acolhida pelo Governo e pelo Partido Socialista, Paula Santos, diz apenas que os comunistas querem que o debate seja "o mais alargado possível" e que receba contributos de todos os partidos.

"Não há nenhum motivo para obstaculizar esta discussão na Assembleia da República", acrescentou.»

DAQUI: http://www.tsf.pt/politica/interior/pcp-quer-discutir-reposicao-das-freguesias-a-30-de-junho-5240478.html

6 comentários:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL: QUE FREGUESIAS VÃO SER REPOSTAS?

    Se bem entendemos, o PS está disponível pra discutir este assunto, mas só "está disposto" a repôr as freguesias que, no seu entender, foram "erradamente eliminadas".

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO RELACIONADA: AUTÁRQUICAS/2017

    Nas próximas Autárquicas poderão existir mais algumas "papeizinhos" pra colocar a cruz, porquanto o PS pretende que os alguns Órgãos Regionais sejam eleitos pelo voto do Povo! Aguardemos...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. Só as que foram mal cortadas? Aqui cortaram alguma mal cortadas??

    ResponderEliminar
  4. Em Tarouca o corte foi correto mas não respeitou a identidade das freguesias. fez sentido separarem as Aldeias Vinhateiras???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. elas sempre estiveram separas. o mal foi terem juntado uma das aldeias a uma freguesia forte noutras culturas, as oliveiras e afins

      Eliminar
  5. EXTINÇÃO DAS FREGUESIAS

    Segundo o CM de ontem, o Bloco de Esquerda também quer repôr as Freguesias (mal) extintas antes das Autárquicas/17; mas o PS só quer estudar o assunto depois das Autárquicas/17!

    PProfAnónima

    ResponderEliminar