Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2016

(2)ESTUDO: COMO "PRODUZIR" CRIANÇAS FELIZES?

CAROS BLOGUISTAS:AINDA A PROPÓSITO DO DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS, RESOLVEMOS PUBLICAR ESTE TEXTO (da revista visão) PORQUE NOS PARECEU TER ALGUNS ASPECTOS INTERESSANTES! VOTOS DE BOA LEITURA!ProfAnónima
Resultado de imagem para crianças a brincar+jogos tradicionais


1 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DE TODAS AS CRIANÇAS!

«Como educar uma criança feliz, segundo a ciência

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, reunimos 11 sugestões recomendadas por cientistas e psicólogos

Hoje as crianças são o centro das atenções um pouco por todo o mundo, mais precisamente nos 49 países que celebram hoje o Dia Mundial da Criança. Mas como o dia das crianças devia ser todos os dias, reunimos 11 ideias para o ajudar a educar uma criança feliz. Confira:

1-DEIXE-OS FALHAR
Ninguém gosta de ver uma criança falhar, fazemos sempre de tudo quando as vemos com problemas a conseguir algo. Mas estudos provam que falhar ajuda as crianças a tornarem-se mais produtivas e a desenvolver a capacidade de resolver problemas com facilidade.

O Dr. Jim Taylor escreveu na revista online Psychology Today que a palavra “perfeição” não deve existir num ambiente familiar. Substitua esta palavra por “excelência” e eduque os seus filhos a serem excelentes em vez de perfeitos. A excelência tem todos os bons aspectos da perfeição mas sem as expectativas irrealistas e o medo constante de falhar.

2-ENSINE-OS A PARTILHAR
Ensine o seu filho que é melhor dar que receber. Um estudo mostra que as crianças que partilham são mais felizes do que as crianças que não partilham. Comece desde cedo a pedir ao seu filho para partilhar as coisas dele consigo e vice-versa, e mostre-se grato quando ele o faz por iniciativa própria.

3-DEIXE-OS TOMAR DECISÕES (INCLUINDO ESCOLHER O SEU CASTIGO)
Um estudo da Universidade da California mostra os benefícios de deixar as crianças planearem os seus próprios horários e definirem os seus objetivos. Estas crianças têm mais hipóteses de se tornarem disciplinadas e de tomarem decisões mais sensatas no futuro. O mesmo estudo também prova que é melhor para os pais deixarem os seus filhos decidirem o seu próprio castigo. As crianças que o fazem não quebram as regras tantas vezes. Ao longo do crescimento dos seus filhos, dê-lhes a liberdade de tomarem mais decisões. Eles tornar-se-ão mais felizes e mais bem-sucedidos.

4-PEÇA-LHES CONSELHOS
Pedir conselhos aos seus filhos faz com que eles saibam que opiniões deles importam para si. “Pedir conselhos a crianças permite-lhes saber que se importa e respeita a perspectiva delas, o que lhes diz que a voz delas importa. Também lhes permite saber que são responsáveis pelas suas opiniões, o que tem um impacto no mundo real, não só nas suas mentes” , diz Rabbi Roger E. Herst, autor do livro A Simple Formula for Raising Happy Children.

5-DEIXE-OS BRINCAR
Crie “horas de brincar” não estruturadas. Segundo estudos, poder brincar livremente encoraja as crianças a ter pensamentos imaginativos e conseguir arranjar soluções alternativas para situações difíceis ou complexas.

6-FAÇA-OS RIR
Não tenha medo de dizer aquelas piadas secas, o seu filho irá agradecer-lhe mais tarde. De acordo com um estudo apresentado na Economic and Social Research Council’s Festival of Social Science 2011, quando os pais brincam e contam piadas, ajudam os filhos a pensar criativamente, a fazer amigos e a controlar o stress.

7-REDUZA O TEMPO QUE PASSAM A VER TELEVISÃO
Um estudo feito em mais de 4 mil adolescentes provou que os que passam mais tempo a ver televisão têm mais hipóteses de se tornarem depressivos. Dê o exemplo aos seus filhos, limitando também o tempo que passa em frente ao ecrã.

8-PROMOVA UMA IMAGEM DE CORPO SAUDÁVEL
De acordo com um estudo realizado pelo Institute of Child Health, um terço das raparigas com 13 anos não estão satisfeitas com o seu peso. A Dove realizou também um estudo onde concluiu que 69% das mães fazem comentários negativos ao seu corpo em frente aos filhos, afetando também a imagem que eles têm sobre o seu próprio corpo. Foque-se nos benefícios do exercício na saúde, e exercite em família. Fale com os seus filhos de como a comunicação social distorce os padrões de beleza, não comente que se sente culpado por comer certos tipos de comida, e não julgue a aparência de outras pessoas.

9-CRIE TRADIÇÕES DE FAMÍLIA
Segundo uma pesquisa elaborada pelo Dr. Dawn Eaker e pela Dra. Lynda Walter, tradições de família aumentam a ligação entre a mesma e permitem que as crianças sejam sociais. Crie tradições simples como um lanche em família todos os sábados, noite de cinema às sextas-feiras, preparar o jantar em família, ou passeios a pé aos domingos.

10-PRIORIZE O SEU CASAMENTO
Um bom ambiente familiar ajuda uma criança a ser mais feliz. “Famílias que se centram apenas nos filhos criam ansiedade, pais exaustos e filhos exigentes. Nós, os pais de hoje, sacrificamos a nossa vida e o nosso casamento pelos nossos filhos demasiado rápido. O maior presente que pode dar aos seus filhos é ter um bom casamento.”, diz o terapeuta familiar David Code.

11-SEJA FELIZ
Problemas emocionais nos pais estão diretamente ligados a problemas emocionais nas crianças. Seja feliz para poder ser um pai mais eficiente.

Num estudo, perguntaram a várias crianças “Se tivesses um desejo para os teus pais, qual seria?”, e a maioria das crianças respondeu que gostaria de ter pais menos stressados e menos cansados. Os psicólogos Carolyn e Philip Cowan também provaram que pais felizes têm mais hipóteses de terem filhos felizes.»(IN REVISTA REVISÃO-1/6/2016)

NB:NO POST 1 ESTÁ A N/TRADICIONAL MENSAGEM PRA ESTE DIA!

2 comentários:

  1. DAQUI:«http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-06-01-Como-educar-uma-crianca-feliz-segundo-a-ciencia»

    ResponderEliminar
  2. Deve-se fazer as vontades todas aos filhos porque vão ser eles que um dia vão escolher o lar onde nos vão depositar!!kkkk

    ResponderEliminar