Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2016

(11)DEPUTADOS DO PSD VISITARAM A REGIÃO TRANSMONTANA E ALERTAM...


Resultado de imagem para hospital+imagem

CAROS BLOGUISTAS: POR "ESTES LADOS" A QUESTÃO DA SAÚDE CONTINUA NA ORDEM DO DIA, E SE NO MÊS PASSADO FORAM OS DEPUTADOS SOCIALISTAS, ELEITOS POR VISEU, A ALERTAR A TUTELA PRÁS "FRAGILIDADES" DO HOSPITAL DE LAMEGO; AGORA É A VEZ DOS DEPUTADOS SOCIAIS-DEMOCRATAS, ELEITOS POR VILA REAL, A ALERTAR A TUTELA PRÁS "FRAGILIDADES" DO HOSPITAL DE VILA REAL! VOTOS DE BOA LEITURA!



«PSD diz que são precisos mais 55 médicos no Centro de Trás-os-Montes

Os deputados do PSD alertaram hoje para a necessidade de um reforço de 55 médicos para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e desafiaram os partidos políticos à união em defesa da saúde pública.

Os deputados social-democratas eleitos pelo distrito de Vila Real, Luís Leite Ramos, Pedro Pimentel e Teresa Tender, reuniram hoje com o conselho de administração do CHTMAD para fazerem um "ponto de situação dos problemas e dificuldades" desta unidade de saúde que agrega os hospitais de Vila Real, Chaves, Régua e Lamego.

"O hospital precisa muito rapidamente de 55 novos médicos, os contratos que têm sido lançados continuam desertos e as dificuldades de contratar médicos mantêm-se", afirmou Luís Leite Ramos após o encontro.

O parlamentar destacou a falta de recursos humanos em especialidades com anestesiologia, urologia, medicina interna ou ortopedia. Defendeu ainda a necessidade de se reavaliar se "há uma má distribuição de médicos" mas disse que também é importante "encontrar uma outra política de incentivos".

Perante esta dificuldade em atrair médicos ao interior, o deputado desafiou as "outras forças partidárias e os agentes políticos do concelho e da região" para uma união em defesa do Sistema Nacional de Saúde e do CHTMAD.

"É muito importante termos em Vila Real mais unidades de saúde privadas, mas eu acho que temos que, em primeiro lugar, defender o nosso centro hospitalar e a qualidade dos serviços colocados à disposição das populações na região", frisou.

Recentemente o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, anunciou que a cidade vai contar com duas novas unidades de saúde privadas.

Luís Leite Ramos sublinhou ainda a necessidade de reforçar o centro oncológico do CHTMAD com mais um acelerador linear e referiu que, em 2016, não se vai manter o reforço de verbas para o centro hospitalar o que, na sua opinião, vai "criar dificuldades adicionais".

Há, segundo o parlamentar, um défice de "12 milhões de euros" entre a proposta do conselho de administração e o valor que o Governo vai atribuir.

O deputado destacou a realização de obras de cerca de um milhão de euros no hospital de Chaves, já previstas na anterior legislatura, e relativamente ao hospital da Régua, fechado após a deteção de 'legionella' na rede de água, referiu que foi informado da intenção de se proceder a uma intervenção no edifício. No entanto, Luís Leite Ramos disse que "continua a achar que valeria a pena equacionar um acordo com a Santa Casa da Misericórdia da Régua", o que esteve em cima da mesa no anterior Governo PSD/CDS.

Neste dia dedicado ao distrito trasmontano, os deputados do PSD aproveitaram ainda para alertar para o risco do colégio privado de Poiares, no concelho de Peso da Régua, fechar no próximo ano letivo se for concretizada a intenção do Governo de "obrigar a que os alunos, que tenham nos seus concelhos de origem disponibilidade nas escolas públicas, não se possam matricular nas instituições privadas".

Para Luís Leite Ramos, a aplicação do despacho do ministério da Educação "de forma cega" é "uma imprudência" que vai colocar em risco "uma escola de referência da região" que acolhe atualmente muitos alunos dos concelhos limítrofes da Régua. Diário Digital com Lusa» (IN DG, 2/5/2016)

Daqui: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=823361


NB: RECORDAMOS QUE OS TAROUQUENSES SÃO "SERVIDOS" POR TODOS OS HOSPITAIS REFERIDOS NESTE TEXTO! 

6 comentários:

  1. INFORMAÇÃO RELACIONADA

    No poste 36 de Março, poderá ver as conclusões tiradas pelos Deputados Socialistas, eleitos por Viseu, quando em Março visitaram o Hospital de Lamego. Após essa visita, emitiram um documento intitulado:

    "DEPUTADOS DO PARTIDO SOCIALISTA (PS) QUESTIONAM FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL DE LAMEGO"

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO ADICIONAL: FALTA DE MÉDICOS

    Da leitura dos 2 textos, julgamos que se pode concluir que as duas delegações manifestam uma preocupação comum: "a falta de médico na região", assim como em todo o interior do País. Mas se as duas "delegações" reconhecem este problema, parece que defendem diferentes estratégias pró resolver.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. OUTRA INFORMAÇÃO ADICIONAL

    Numa altura em que se equaciona a entrega do Hospital da Régua à Misericórdia da Régua, recordamos que existem muitos a defender a entrega das antigas instalações do Hospital de Lamego (deixado ao abandono desde 2013), à Misericórdia de Lamego.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. INFORMAÇÃO RELACIONADA: TAC E TRANSPORTE DE DOENTES URGENTES

    A juntar à falta de Médicos na região, a Deputada Marisabel Moutela alertou ainda a tutela prá necessidade do TAC no Hospital de Lamego e, mais recentemente, levou a questão dos transportes.

    No final da reunião colocou no facebook uma foto acompanhada do seguinte texto: «Na audição do Presidente do INEM avaliando os meios, os recursos humanos e tempos gastos no transporte e socorro de doentes criticos e vitimas de doença súbita ou acidente. Questões que são muito prementes quando se olha para o interior do País.»

    A avaliar pelas reacções dos cibernautas lamecenses, terão concordado com as suas posições nesta matéria.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. INFORMAÇÃO EXTRA: COLÉGIOS COM CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO

    O texto do poste também fala de um Colégio da Região que estabeleceu um "contrato de associação" com o Ministério da Educação e que poderá ter que fechar as suas portas.

    Porque é um assunto da "região" naturalmente que estamos a acompanhar o desenvolvimento da situação, mas sem qualquer tomada de posição, pois apareceu muito "ruído" em torno destes contratos.

    E se numa 1ª fase se falava da aplicação de uma lei a todos os Colégios com contrato de Associação, neste momento já se do estudo caso-a-caso, e assim sendo estamos expectante quanto ao futuro do caso do Colégio de Poiares, MUITO procurado por alunos de toda a região, pelo Projecto Educativo assente em valores muito próprios.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar