Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2016

(32)POR CÁ: UM RESUMO POSSÍVEL DA ÚLTIMA REUNIÃO DA AMT!(29/2/2016)

CAROS BLOGUISTAS:

AQUI FICA O ESPAÇO PRA COLOCARMOS (nos comentários) UM RESUMO MUITO RESUMIDOS DOS ASSUNTOS ABORDADOS NA ÚLTIMA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, OCORRIDA NO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2016!


APROVEITAMOS PRA RECORDAR QUE A PRÓXIMA REUNIÃO DESTE ÓRGÃO, É JÁ AMANHÃ À TARDE! (ver a ordem de trabalho no post 31)

5 comentários:

  1. SEGUEM-SE ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS NA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT DE 29/2/2016:

    ResponderEliminar
  2. SEGUEM-SE ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS NA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT DE 29/2/2016:

    1-ABERTURA DA SESSÃO: Após a confirmação dos presentes, o Presidente da Assembleia Municipal referiu a correspondência recebida nomeadamente o relatório do TC e os convites das instituições e Associações locais/regionais e ainda as actividades levadas a cabo por este órgão desde a última reunião. Informou ainda das actividades agendadas prós próximos tempos, tais como as comemorações do 25 de Abril, o 4º Congresso da Cidadania, etc.

    2-CONGRESSO DA CIDADANIA: O Presidente da AMT informou que o 4º Congresso da Cidadania vai ter lugar no dia 18 de Junho e que vai ser alargado a toda a Região Douro Sul

    2.1-CONCURSO CIDADÃO PARTICIPA: A 3ª edição deste concurso vai acontecer integrado no Congresso da Cidadania que sofreu 2 pequenas alterações relativamente à selecção e votação dos projectos.

    3-PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO: Apenas o responsável do Centro Paroquial de Várzea da Serra se inscreveu pra agradecer as ajudas recebidas da CMT nas obras de melhoramento no referido lar.

    4-PEDIDOS DE INTERVENÇÃO:

    4.1-Deputado Municipal Luís Pereira: Voltou a alertar pró estado degradado de alguns parques infantis e pediu uma intervenção camarária nos pinheiros juntos às escolas por causa da lagarta.

    -O Sr Presidente da Câmara mostrou sensibilidade pra estes pedidos dizendo que iria enviar os técnicos aos locais.

    4.2-Deputado Municipal Rui Pereira: Pediu uma intervenção nas passadeiras dos Esporões e outras do Municipio.

    -O Sr Presidente da câmara mostrou disponibilidade pra resolver a situação quando o tempo o permitir.

    4.3-Presidente de S.João de Tarouca: Pediu que fosse colocado novo pavimento na estrada que liga Teixelo a Vilarinho (que deve acontecer depois de concluido o saneamento) e alertou prá necessidade de colocar outras paragens de autocarro na sua freguesia,

    -O Sr Presidente da câmara referiu que a questão das paragens do autocarro também passa por uma intervenção dos privados.

    4.4-Deputado Municipal Manuel Leite Santos: Pediu que a Câmara arranja-se uma solução pra acabar com o "apagão total" durante a noite. Referiu que o ideal seria o uso da iluminação Led mas até lá propôs outras soluções mais economicas.

    -O Presidente da Câmara referiu que o sistema Led fica caro.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  3. SEGUEM-SE ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS NA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT DE 29/2/2016 (cont.)

    5-PROGRAMA DE INCENTIVO À NATALIDADE: Depois de sofrer pequena alterações, foi aprovado por unanimidade o regulamento de incentivo à natalidade prás crianças nascidas no Municipio este ano civil.

    5.1-Esta iniciativa camarária mereceu elogios tanto dos Deputados Municipais do PSD como do PS.

    6-PDM E ARU: O Sr Presidente da Câmara referiu que a revisão do PDM está quase pronta e que vai ser objecto de discussão pública. A Vereadora das Obras informou que foram criadas 5 zonas de intervenção no Municipio.

    7-ZONA INDUSTRIAL (ponto de situação): O Sr Presidente da Câmara informou que está com algumas dificuldades em negociar o terrenos mas espera que muito em breve o assunto esteja resolvido pra começarem os trabalhos com vista à sua construção.

    8-ALDEIAS DE COR: O Sr Presidente da Câmara informou que escreveu uma carta ao empresário responsável por esta iniciativa, pra saber se já existe pronto um plano b.

    8.1-O Sr Presidente da AMT está convencido que muito possivelmente a Câmara vai ter que fazer algo mais do que escrever cartas.

    9-FÁBRICA DA BAGA: O Sr Presidente da Câmara informou que finalmente a Regiéfrutas já está a exportar outros produtos. Neste momento, além da baga também já está preparada pra se dedicar ao kiwi, havendo já várias encomendas.

    10-CONSELHO MUNICIPAL DA SEGURANÇA: A AMT votou favoravelmente uma proposta que permitia o Sr Presidente da AMT elaborar o Conselho Municipal de Segurança.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  4. SEGUEM-SE ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS NA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT DE 29/2/2016 (cont.)

    11-ENCARGOS PLURIANUAIS:O Vice-Presidente informou que foi aberto um concurso de âmbito nacional prós Transportes Escolares tendo ganho a empresa "Expansão Oeste".

    12-TERRENOS CAMARÁRIOS "ABANDONADOS": Em resposta ao Sr Presidente da Junta da Granja Nova, o Sr Presidente da Câmara esclareceu que alguns terrenos camarários foram cedidos a particulares pró cultivo de sabugueiros, a troco de contrapartidas pró Município.

    13-RELATÓRIO DA CPCJ: A responsável pela CPCJ de Tarouca apresentou o relatório relativo a 2015, tendo referido que tinham sido abertos 50 novos processos mas que foram arquivados 37 (pq não existia "perigo" ou pq este deixou de existir). A responsável referiu que muitos destes casos surgem num contexto de violência doméstica motivada muitas vezes por alcoolismo. O Deputado António Santos referiu que é preciso estar-se atento às questões economicas, porque tal como diz o ditado "em casa onde não há pão...".

    14-PROGRAMA TAROUCA CIDADÃO: Como se sabe, este é um Programa da AMT e visa visitar todas as freguesias do município pra ver "in loco" a realidade e ouvir os cidadãos. Este programa começou em S. João de Tarouca e já passou por Salzedas.

    15-PROGRAMA GOSTO DA MINHA TERRA: Este é um programa recentemente criado pela Câmara Municipal. Segundo o Presidente da Câmara este visa dar vida às freguesias e manter vivas as tradições. Este programa começou por Granja Nova e já foi a Meixedo-Salzedas.

    16-VISITA À SUIÇA: O Sr Presidente da Câmara informou que tinha ido à Suiça numa visita oficial, pra falar/apoiar os nossos emigrantes. Referiu que foi muito bem acolhido e que o desemprego também já chegou à Suiça muito devido a uma diminuição de 15% no turismo.

    17-OUTROS: Foram igualmente faladas nas festas realizadas pelos Município, Instituições e Associações, nomeadamente do Natal, Carnaval, etc.

    ATÉ BREVE!(se...)

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  5. demorou mas veio como a hora do recreio......

    ResponderEliminar