Páginas

domingo, 3 de abril de 2016

(06)DIVERSOS DE ABRIL/16!(informe, elogie, denuncie...)

«PROVÉRBIO CHINÊS: «OS SÁBIOS DISCUTEM IDEIAS, OS COMUNS DISCUTEM FACTOS E OS MEDÍOCRES DISCUTEM PESSOAS» (ajude-nos a ser "comuns"...)

Caros Bloguistas!

Aqui está o post pra onde pode enviar os seus elogios, as suas denúncias, as informações úteis prós Tarouquenses, mas também onde pode colocar as suas perguntas/dúvidas!(e neste caso, esperar que alguém apareça a responder)


Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: OS ASSUNTOS VÃO SENDO COLOCADOS NOS COMENTÁRIOS, AO LONGO DO MÊS, E SE SE JUSTIFICAR CONSTRUIREMOS UM POST!

22 comentários:

  1. INFORMAÇÃO: ANIVERSÁRIO

    Pra assinalar o seu 186º aniversário, a Soc. Filarmónica de Salzedas promoveu um concerto musical, nos claustros do mosteiro, tendo convidado a Ass. Filarmónica de Tarouca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este concerto também foi de reconhecimento ao professor Cardoso?

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO: HOMENAGEM

    Os antigos alunos da Academia de Musica de Tarouca promoveram esta tarde um concerto musical pra homenagear o seu Mestre que se reformou recentemente! (saiba mais no post 4)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esta atitude devia ser integrada no setor das elogios

      Eliminar

  3. CONTINUAREMOS DENTRO DE MOMENTOS

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO: BOMBEIROS REUNIDOS

    O Conselho Nacional dos Bombeiros Portugueses reuniu esta tarde em Moimenta da Beira. O Dr Amaro esteve presente enquanto coordenador do distro de Viseu.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pertence ao distrito?

      Eliminar
    2. O Dia Distrital do Bombeiro vai ser assinalado em Tarouca, dia 8 de Maio!

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO: 36º CONGRESSO DO PSD

    O PSD esteve reunido em congresso, este fim-de-semana, em Espinho. De Tarouca foram 3 congressistas: o presidente e o vice-presidente da câmara e o presidente da junta Tarouca-Dalvares.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. INFORMAÇÃO: PROGRAMA REDE SOCIAL SAÚDE

    Este programa, concebido pra toda a Região Douro Sul, foi apresentado na passada 6ª feira em Lamego! (saiba mais nos postes 33 e 36 de março)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO: DIA DAS MENTIRAS

    Este ano o TAROUCAndo voltou a assinalar este dia, desta vez "informando" que tinha sido lançada a 1ª pedra com vista à construção da zona industrial!(saiba mais no post 1 de abril)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  8. CURIOSIDADE: QUEM NOS VISITA?

    Quem nos visita não sabemos. Mas conseguimos saber que hoje voltamos a ser visitados sobretudo por pessoas que estão fora do território português.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. devem ser emigrantes ou então paraquedistas.lol

      Eliminar
  9. SEGUE O RESUMO DA ÚLTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT, OCORRIDA A 29 DE FEVEREIRO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  10. POR CÁ: PROGRAMA DO 42º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

    ----- NOS PAÇOS DO MUNICÍPIO

    11:30--Recepção das Bandas Musicais e do Corpo de Bombeiros

    12:00-Hastear da Bandeira Nacional

    14:15: Transporte das Bandeiras acompanhado pela Filarmónica do VV

    ------ NO AUDITÓRIO MUNICIPAL ADÁCIO PESTANA

    14:30

    -Concerto da Liberdade

    -Entrega (aos alunos) dos prémios do Prof. Doutor José Leite de Vasconcelos

    [A ORGANIZAÇÃO PROMETE NÃO HAVER GRANDES DISCURSOS, MAS MUITA MUSICA E PALAVRAS!]

    ResponderEliminar
  11. SEGUEM-SE ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS NA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT DE 29/2/2016:

    1-ABERTURA DA SESSÃO: Após a confirmação dos presentes, o Presidente da Assembleia Municipal referiu a correspondência recebida nomeadamente o relatório do TC e os convites das instituições e Associações locais/regionais e ainda as actividades levadas a cabo por este órgão desde a última reunião. Informou ainda das actividades agendadas prós próximos tempos, tais como as comemorações do 25 de Abril, o 4º Congresso da Cidadania, etc.

    2-CONGRESSO DA CIDADANIA: O Presidente da AMT informou que o 4º Congresso da Cidadania vai ter lugar no dia 18 de Junho e que vai ser alargado a toda a Região Douro Sul

    2.1-CONCURSO CIDADÃO PARTICIPA: A 3ª edição deste concurso vai acontecer integrado no Congresso da Cidadania que sofreu 2 pequenas alterações relativamente à selecção e votação dos projectos.

    3-PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO: Apenas o responsável do Centro Paroquial de Várzea da Serra se inscreveu pra agradecer as ajudas recebidas da CMT nas obras de melhoramento no referido lar.

    4-PEDIDOS DE INTERVENÇÃO:

    4.1-Deputado Municipal Luís Pereira: Voltou a alertar pró estado degradado de alguns parques infantis e pediu uma intervenção camarária nos pinheiros juntos às escolas por causa da lagarta.

    -O Sr Presidente da Câmara mostrou sensibilidade pra estes pedidos dizendo que iria enviar os técnicos aos locais.

    4.2-Deputado Municipal Rui Pereira: Pediu uma intervenção nas passadeiras dos Esporões e outras do Municipio.

    -O Sr Presidente da câmara mostrou disponibilidade pra resolver a situação quando o tempo o permitir.

    4.3-Presidente de S.João de Tarouca: Pediu que fosse colocado novo pavimento na estrada que liga Teixelo a Vilarinho (que deve acontecer depois de concluido o saneamento) e alertou prá necessidade de colocar outras paragens de autocarro na sua freguesia,

    -O Sr Presidente da câmara referiu que a questão das paragens do autocarro também passa por uma intervenção dos privados.

    4.4-Deputado Municipal Manuel Leite Santos: Pediu que a Câmara arranja-se uma solução pra acabar com o "apagão total" durante a noite. Referiu que o ideal seria o uso da iluminação Led mas até lá propôs outras soluções mais economicas.

    -O Presidente da Câmara referiu que o sistema Led fica caro.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  12. SEGUEM-SE ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS NA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT DE 29/2/2016 (cont.)

    5-PROGRAMA DE INCENTIVO À NATALIDADE: Depois de sofrer pequena alterações, foi aprovado por unanimidade o regulamento de incentivo à natalidade prás crianças nascidas no Municipio este ano civil.

    5.1-Esta iniciativa camarária mereceu elogios tanto dos Deputados Municipais do PSD como do PS.

    6-PDM E ARU: O Sr Presidente da Câmara referiu que a revisão do PDM está quase pronta e que vai ser objecto de discussão pública. A Vereadora das Obras informou que foram criadas 5 zonas de intervenção no Municipio.

    7-ZONA INDUSTRIAL (ponto de situação): O Sr Presidente da Câmara informou que está com algumas dificuldades em negociar o terrenos mas espera que muito em breve o assunto esteja resolvido pra começarem os trabalhos com vista à sua construção.

    8-ALDEIAS DE COR: O Sr Presidente da Câmara informou que escreveu uma carta ao empresário responsável por esta iniciativa, pra saber se já existe pronto um plano b.

    8.1-O Sr Presidente da AMT está convencido que muito possivelmente a Câmara vai ter que fazer algo mais do que escrever cartas.

    9-FÁBRICA DA BAGA: O Sr Presidente da Câmara informou que finalmente a Regiéfrutas já está a exportar outros produtos. Neste momento, além da baga também já está preparada pra se dedicar ao kiwi, havendo já várias encomendas.

    10-CONSELHO MUNICIPAL DA SEGURANÇA: A AMT votou favoravelmente uma proposta que permitia o Sr Presidente da AMT elaborar o Conselho Municipal de Segurança.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  13. SEGUEM-SE ALGUNS DOS ASSUNTOS TRATADOS NA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT DE 29/2/2016 (cont.)

    11-ENCARGOS PLURIANUAIS:O Vice-Presidente informou que foi aberto um concurso de âmbito nacional prós Transportes Escolares tendo ganho a empresa "Expansão Oeste".

    12-TERRENOS CAMARÁRIOS "ABANDONADOS": Em resposta ao Sr Presidente da Junta da Granja Nova, o Sr Presidente da Câmara esclareceu que alguns terrenos camarários foram cedidos a particulares pró cultivo de sabugueiros, a troco de contrapartidas pró Município.

    13-RELATÓRIO DA CPCJ: A responsável pela CPCJ de Tarouca apresentou o relatório relativo a 2015, tendo referido que tinham sido abertos 50 novos processos mas que foram arquivados 37 (pq não existia "perigo" ou pq este deixou de existir). A responsável referiu que muitos destes casos surgem num contexto de violência doméstica motivada muitas vezes por alcoolismo. O Deputado António Santos referiu que é preciso estar-se atento às questões economicas, porque tal como diz o ditado "em casa onde não há pão...".

    14-PROGRAMA TAROUCA CIDADÃO: Como se sabe, este é um Programa da AMT e visa visitar todas as freguesias do município pra ver "in loco" a realidade e ouvir os cidadãos. Este programa começou em S. João de Tarouca e já passou por Salzedas.

    15-PROGRAMA GOSTO DA MINHA TERRA: Este é um programa recentemente criado pela Câmara Municipal. Segundo o Presidente da Câmara este visa dar vida às freguesias e manter vivas as tradições. Este programa começou por Granja Nova e já foi a Meixedo-Salzedas.

    16-VISITA À SUIÇA: O Sr Presidente da Câmara informou que tinha ido à Suiça numa visita oficial, pra falar/apoiar os nossos emigrantes. Referiu que foi muito bem acolhido e que o desemprego também já chegou à Suiça muito devido a uma diminuição de 15% no turismo.

    17-OUTROS: Foram igualmente faladas nas festas realizadas pelos Município, Instituições e Associações, nomeadamente do Natal, Carnaval, etc.

    ATÉ BREVE!(se...)

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  14. (TRAZIDO DO POST 34)

    «(ProfAnonima29 de abril de 2016 às 19:21)

    INFORMAÇÃO ADICIONAL: REUNIÃO DA AMT DE 29/4/2016

    1-CONTAS DE 2015-Foram apresentadas e discutidas, e posteriormente aprovadas por unanimidade.

    2-ALGUMAS ACTIVIDADES PREVISTAS PRA MAIO E JUNHO: Alguns elementos da AMT aproveitaram pra informar sobre algumas actividades previstas pra breve. A saber:

    2.1-Em Maio vem cá o programa televisivo "Somos Portugal". Um grupo de amigos do Prof. Macário vai fazer-lhe uma festa de homenagem no Hotel Lamego. A iniciativa partiu da Profª Aurora Simões.

    2.2-Estão abertas as inscrições pró próximo "Jantar Monástico" em Salzedas, previsto pra Junho.

    2.3-Muitas outras actividades irão ser desenvolvidas neste período que serão divulgadas oportunamente, nas respectivas rubricas deste blog.

    ProfAnónima»

    ResponderEliminar