Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

(2)A QUESTÃO DA LEGIONELA NO HOSPITAL DA RÉGUA!(e não só...)

[TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-3/3/2016]

[CAROS BLOGUISTAS: A NOTÍCIA QUE DAVA CONTA DA PRESENÇA DE LEGIONELA NA ÁGUA DO HOSPITAL DA RÉGUA COMEÇOU POR CAUSAR BASTANTE APREENSÃO AOS POLITICOS LOCAIS E POPULAÇÃO EM GERAL. MAS AS EXPLICAÇÕES DADAS PELOS RESPONSÁVEIS POR ESTAS MATÉRIAS, TERÃO CONSEGUIDO TRANQUILIZA-LOS. RESTA SABER COMO VÃO REAGIR À NOVA NOTÍCIA QUE VENTILA A POSSIBILIDADE DO REFERIDO HOSPITAL NÃO VOLTAR A ABRIR AS SUAS PORTAS!ProfAnónima]

«Fechado por causa de Legionella, hospital pode não voltar a abrir

Hospital da Régua foi fechado para desinfecção. Onze doentes foram transferidos para hospital de Chaves esta manhã e um foi para cuidados continuados em Tarouca.

A detecção da bactéria Legionella na rede de águas do hospital da Régua obrigou esta quinta-feira à transferência dos 12 doentes ali internados e dos nove enfermeiros que trabalham na unidade, apesar de ninguém ter contraído a doença dos legionários. "Não há uma única pessoa afectada, mas os doentes foram transferidos por uma questão de precaução. Os dois pontos de rede de águas onde foi encontrada a bactéria estavam encerrados", garantiu ao PÚBLICO o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Pimenta Marinho, que enfatiza que não está aqui em causa qualquer surto, uma vez que não há pessoas infectadas.

De tarde, onze doentes já estavam no hospital de Chaves, que pertence ao mesmo centro hospitalar que o da Régua, e um paciente foi transferido para uma unidade de cuidados continuados em Tarouca, adiantou a ARS. Sem médicos residentes (iam apenas à unidade em regime de visitas), este hospital estava quase desactivado e era um dos que constavam na lista inicial das unidades que o anterior Governo pretendia transferir para as misericórdias, tendo estado também várias vezes em cima da mesa a hipótese de encerramento, que não terá avançado por receio da contestação popular.

Mas como se explica que um hospital integrado na rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tenha apenas 12 doentes e nove enfermeiros? E o que vai agora acontecer a esta unidade, que dista cerca de 20 quilómetros do de Lamego, um hospital novo que pertence também ao Centro Hospitalar de Trás-os Montes e Alto Douro (CHTMAD)? "Essa é matéria para ser discutida mais tarde, do ponto de vista técnico e numa perspectiva global", responde Pimenta Marinho, que lembra que este hospital estava praticamente desactivado e que o de Lamego "herdou" muitas das suas actividades.

Relativamente aos enfermeiros, o presidente da ARS/Norte sublinhou que será o conselho de administração do CHTMSD a encontrar "uma solução que minimize o desconforto" resultante da transferência dos profissionais de saúde. "O que interessa agora é tratar deste problema e garantir que a segurança dos profissionais e dos doentes não está em risco", frisou. (continua nos comentários)

INFORMAÇÃO ADICIONAL: O HOSPITAL DA RÉGUA FAZ PARTE DO MESMO AGRUPAMENTO ONDE ESTÁ INCLUIDO O DE LAMEGO, VILA REAL E CHAVES.

4 comentários:

  1. [CONTINUAÇÃO DO TEXTO DO POST SOBRE !LEGIONELA NO HOSPITAL DA RÉGUA]

    De manhã, o director-geral da Saúde tinha explicado à Lusa que “o sistema de vigilância da qualidade da água identificou a presença da bactéria Legionella e, uma vez identificada, foram tomadas as medidas" que, "em termos de boas práticas, devem sempre ser tomadas: reduzir o risco dos doentes aí presentes, e do pessoal, em contrair a infecção”.

    Pelas 11h, um grupo de doentes com uma média de idade que ronda os 75 anos já tinha sido transportado para o hospital de Chaves. Alfredo Gomes, representante do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) que esteve a acompanhar esta transferência no local, adiantava então que, dos 12 doentes, três acabaram por ter alta e, por isso, só nove seriam transferidos para Chaves, informação posteriormente corrigida pela ARS/Norte.

    Mas foi o presidente da Câmara da Régua, Nuno Gonçalves, que quarta-feira à noite avançou à Lusa ter sido informado de um surto de Legionella no hospital daquela cidade, uma situação que implicava o encerramento da unidade e a transferência de utentes e funcionários. “A informação que temos também é pouca, mas o que nos informaram é que seria um surto de Legionella e que teriam de encerrar o hospital na quinta-feira, transferindo os doentes e o pessoal”, afirmou Nuno Gonçalves. Só na quinta-feira é que ficou esclarecido que não havia qualquer surto, mas apenas que tinha sido detectada a presença da bactéria em análises de rotina.

    De acordo com Francisco George, a medida de desinfecção da unidade hospitalar foi tomada a tempo, uma vez que não há pacientes com a doença dos legionários. “Os doentes e o pessoal de serviço já estão a ser transferidos, logo depois vão iniciar-se as operações de desinfecção da rede predial daquele estabelecimento, que se faz através de um choque de cloro ou de um choque térmico”, explicou.

    Para o responsável, a forma como se fará a desinfecção depende daquilo que a rede predial suportará. George lembrou que as colónias de bactérias da Legionella “são eliminadas pelo calor, acima dos 60 graus”. “Trata-se de uma medida de desinfecção que foi [tomada] ainda a tempo, uma vez que não há doentes com a doença dos legionários”, reforçou. É, enfatizzou, “um exemplo de boas práticas: foi identificado um risco e esse risco foi eliminado”.» (FIM)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DAQUI:http://www.publico.pt/sociedade/noticia/surto-de-legionella-fecha-hospital-da-regua-1725066

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: QUANDO REABRE O HOSPITAL DA RÉGUA?

    A TSF anunciou, no noticiário das 20 horas, que muito em breve vai haver uma reunião da Comissão de Trabalhadores com o (novo) Conselho da Administração, pra "estudarem" a data da reabertura do Hospital da Régua!(afinal sempre vai reabrir....)

    UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo este órgão de informação, neste momento, o maior problema está a ser com os funcionários do Hospital da Régua que têm de fazer 200 Km pra irem trabalhar, já que foram colocados no Hospital de Chaves.

      Eliminar