Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2016

(0)POSTE-ZERO DE MARÇO/16!

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA!» (nelson mandela)


ARQUIVO TAROUCAndo

Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois podem ser transformados em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:DESTA VEZ, OS PRIMEIRO TEXTO QUE VAMOS ENVIAR PRA ESTE POST, VÃO SER SOBRE ALGUMAS ALTERAÇÕES EM CURSO, SOBRETUDO NA EDUCAÇÃO E NA JUSTIÇA!

77 comentários:

  1. [TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-ED.ONLINE-1/3/2016]

    HOSPITAL DE LAMEGO TEM NOVOS GESTORES HOSPITALARES!

    «ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LAMEGO DISTINGUE GESTORES HOSPITALARES CESSANTES
    1 Março, 2016
    A Assembleia Municipal de Lamego, no dia 29 de fevereiro, aprovou por unanimidade e aclamação um voto de louvor público aos adjuntos do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, afetos à Unidade Hospitalar de Lamego, que recentemente cessaram as suas funções. Desta forma, Lúcia Marinho, José Manuel Correia e Ana Mafalda Guiné foram elogiados pelo “excelente trabalho desenvolvido em prol da população do concelho de Lamego e dos concelhos do Douro-Sul que compõem a sua área de influência, sendo merecedores deste gesto de gratidão dos representantes eleitos pelo seu povo”.

    Os deputados, reunidos em sessão ordinária, sublinharam que os técnicos hospitalares, no exercício das suas funções, procuraram que o Hospital de Proximidade de Lamego “servisse as suas gentes com qualidade, segurança, eficácia e proximidade, com a máxima equidade possível com o todo nacional” e, que desenvolveram ações e projetos destinados ao aumento do número de especialidades médicas hospitalares, nomeadamente, no âmbito da Consulta Externa, na revitalização do Hospital de Dia, na Cirurgia de Ambulatório, bem como na constante procura do melhor apetrechamento da Unidade Hospitalar de Lamego. A Assembleia Municipal também recorda que os clínicos distinguidos criaram um novo serviço, o Internamento Hospitalar Domiciliário para Doentes Agudos, que no entanto, aguarda implementação. Adicionalmente, a Assembleia Municipal enfatiza a capacidade mobilizadora destes profissionais de saúde em fixar novos médicos especialistas hospitalares, de forma a substituir os colegas que se aposentaram, nomeadamente na Medicina Interna e da Ginecologia.

    Hospital de Lamego
    Gestores hospitalares Cessantes
    Câmara Municipal de Lamego Partilhar»

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO PÚBLICO-2/3/2016]

    PM RECONDUZ PEDRO SANTANA LOPES

    «António Costa reconduz Santana Lopes na Santa Casa

    MARGARIDA GOMES 02/03/2016 - 13:48

    O ex-primeiro-ministro ficará à frente da instituição por mais três anos.

    Santana Lopes vai ficar na Santa Casa por mais três anos DANIEL ROCHA
    1

    TÓPICOS
    Governo
    Eleições
    Câmara de Lisboa
    Segurança Social
    Santana
    Pedro Santana Lopes
    Santa Casa da Misericórdia
    O Governo decidiu renovar o mandato de Pedro Santana Lopes como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) por um período de três anos (2016-2019). O mandato do ex-primeiro-ministro à frente da Santa Casa terminava em Outubro de 2017, ano em que haverá eleições autárquicas. Ao ser reconduzido, parece afastar-se a hipótese de Santana Lopes vir a candidatar-se à Câmara de Lisboa, a que já presidiu entre 2002 e 2005.

    A decisão do Governo foi conhecida esta quarta-feira e acontece depois da saída de dois membros da Mesa da SCML: o vice-provedor, Fernando Pais Afonso, e da vogal, Rita Valadas.

    “Na base da renovação está a confiança que o primeiro-ministro e o ministro do Trabalho e da Solidariedade e Segurança Social, que tutela a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, depositam nos actuais membros da Mesa, bem como uma perspectiva de coesão da equipa dirigente da SCML, após a saída do vice-provedor e de um dos vogais”, adianta o Governo na nota que tornou pública esta quarta-feira.

    Para vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi escolhido Edmundo Martinho, presidente do Instituto de Segurança Social. Os restantes vogais da Mesa são Maria Helena Lopes da Costa e Ricardo Alves Gomes. A nova composição “reflecte ainda uma relação de cooperação mais estreita entre” a SCML e a Câmara de Lisboa, que indicou Sérgio Cintra para vogal da Mesa da Santa Casa.

    O Governo sublinha que o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é nomeado por despacho do primeiro-ministro e do ministro com a tutela da segurança Social por um período de três anos, renováveis por iguais períodos. Quando ao vice-provedor e os vogais são nomeados pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, ouvido o provedor, também por um período de três anos renováveis por iguais períodos.»

    ResponderEliminar
  3. [TRAZIDO DO JN-1/3/2016]

    MUDANÇAS NA JUSTIÇA: MINISTRA ANUNCIA 120 MEDIDAS

    «Governo anuncia 120 medidas para justiça mais ágil

    Ontem

    A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, anunciou, esta terça-feira, o "Plano de Ação Justiça + Próxima" que integra 120 medidas que visam tornar a justiça "mais ágil, transparente e próxima dos cidadãos".


    JOSÉ SENA GOULÃO/LUSAA ministra da Justiça durante o seu discurso na cerimónia de lançamento do Plano de Ação Justiça + Próxima

    IMPRIMIR(8)ENVIAR(0)4997
    TAGS
    JUSTIÇA
    Segundo a ministra da Justiça, as medidas assentam em quatro pilares - eficiência, inovação, proximidade e humanização - e estarão alinhadas com os programas de modernização administrativa, como SIMPLEX.

    Na apresentação do plano, em cerimónia que decorreu no Campus de Justiça, Lisboa, Francisca Van Dunem salientou que esta iniciativa será aberta a todos os cidadãos e agentes da justiça, incentivando a participação cívica e os debates públicos.

    Questionada pelos jornalistas sobre os custos, a ministra esclareceu que o plano não vai onerar o Orçamento do Estado e será integralmente suportado pelo Fundo de Modernização para a Justiça (FMJ), com recurso a fundos europeus.

    Assim, adiantou, para 2016, está previsto um investimento de 2,8 milhões de euros resultantes do FMJ.

    Aproximar a justiça dos cidadãos, modernizar e gerir melhor o setor e valorizar os recursos humanos e materiais da justiça são as metas a alcançar com o plano que pretender ser "o motor de ideias e de soluções inovadoras" e promover a colaboração entre o sistema de justiça e a sociedade civil.

    Francisca Van Dunem explicou que o plano inclui dois tipos de medidas - estruturais e pontuais -, sendo que as primeiras destinam-se a "reforçar os sistemas". As medidas pontuais, adiantou, prendem-se com questões de tecnologia e integram-se num programa mais amplo.

    A ministra realçou a importância dos programas-piloto, revelando que o tribunal de Sintra acolhe uma destas experiências para se perceber "os métodos de trabalho, organização das secretarias, tipo de atendimento e comunicação com o público!", assim como a forma como as notificações são efetuadas.

    O tribunal de Sintra vai receber uma experiência para testar modelos e soluções de atendimento mais amigável, abrangente e célere, com recurso a instrumentos tecnológicos já utilizados em Lojas do Cidadão.

    A titular da pasta de Justiça observou que em Penela (distrito de Coimbra) decorre uma experiência que obedece a uma "lógica diferente", destinada a introduzir um conjunto de serviços integrados (que não têm só a ver com os tribunais) que melhore a oferta da região.

    Quanto ao calendário para a execução das 120 medidas, Francisca Van Dunem explicou que cada uma terá o seu momento de concretização, tendo as experiências-piloto uma duração de seis meses, seguindo-se as "correções adequadas" e se o modelo funcionar será replicado.

    "Há pequenas coisas que todas elas juntas podem mudar de facto a vida dos tribunais e é isso que estamos a identificar", disse a ministra aos jornalistas.

    Relativamente à humanização da justiça, o plano prevê, entre outras ações, a comunicação entre reclusos e familiares por videoconferência, bem como consultas médicas por viodeoconferência nos Estabelecimentos Prisionais.

    No domínio da eficiência está previsto a criação do programa "Meu Tribunal", plataforma que vai permitir aos tribunais reportar pequenos problemas informáticos e das instalações, para uma identificação rápida e um acompanhamento ativo deste tipo de ocorrências.»

    ResponderEliminar
  4. Informação: Missão Solidária com o IPO do Porto

    Associação Intergeracional Elas Elas

    Ontem às 20:57 ·

    vejam aqui a reportagem do PORTO CANAL sobre a nossa associação intergeracional

    http://portocanal.sapo.pt/programa/94

    ResponderEliminar
  5. [TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-ED.ONLINE-3/3/2016]

    JS-VISEU:

    «JS QUER CENTRO DE ACOLHIMENTO DE URGÊNCIA EM VISEU

    3 Março, 2016

    Na sequência de uma série de encontros com instituições do concelho relacionadas com a área da juventude, a Concelhia de Viseu da Juventude Socialista visitou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viseu. Este encontro, teve como principal objetivo, tomar maior consciência da estrutura organizativa e do enquadramento de atuação da CPCJ.

    A Juventude Socialista vem enaltece a resiliência e o esforço da CPCJ de Viseu, permitindo o desenvolvimento do trabalho profícuo e responsável na protecção dos jovens do nosso concelho. Esse trabalho, deve ser ainda mais enaltecido, tendo em conta os constrangimentos legais e burocráticos com que a comissão se vê obrigada a lidar. Como principal fonte de preocupação, a Juventude Socialista refere a inexistência em Viseu de um centro de acolhimento temporário de urgência.

    Nesse sentido, a Juventude Socialista apela à Câmara Municipal de Viseu para liderar o diálogo com as instituições locais competentes, de forma a que Viseu possa contar com esta valência o mais rapidamente possível. Esta solução facilitaria bastante a acão diária da CPCJ, evitando que os jovens viseenses com esta necessidade tenham de ser transferidos para Coimbra. A Juventude Socialista entende o desígnio Viseu – Cidade Região, também se deve verificar em matéria de apoio social.

    JS Viseu

    (FOTO)
    CPCJ VISEU e elencos da Juventude Socialista de Viseu
    Partilhar:»

    ResponderEliminar
  6. [TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-ED ONLINE-3/3/2016]

    «PEDRO PASSOS COELHO AMANHÃ EM VISEU

    3 Março, 2016

    Pedro Passos Coelho estará amanhã, dia 04 de março, em Viseu, Pelas 17h00, visitará a empresa EuroRalex ( Carregal do Sal) e cerca das 21h00, fará a apresentação da candidatura à liderança do PSD, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.»

    ResponderEliminar
  7. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-3/3/2016]

    «"Risco de haver alguém infetado com Legionella é ínfimo"

    A garantia foi dada esta tarde pela sub- diretora da Direção-Geral da Saúde (DGS).

    © DR
    PAÍS GRAÇA FREITAS
    HÁ 19 MINS
    POR INÊS ANDRÉ DE FIGUEIREDO

    Graça Freitas, sub-diretora da Direção-Geral da Saúde, tranquilizou esta quinta-feira a população do Peso da Régua e os doentes que estiveram no hospital local nos últimos dias, garantindo que todos os procedimentos ocorrem apenas como medida de precaução.

    PUB

    “Os doentes foram transferidos porque são pessoas mais vulneráveis, já têm outras doenças, foi pelo princípio da precaução”, explicou a responsável em declarações à imprensa, realçando que “não há doença em seres humanos [e que] não há risco para a comunidade em geral”.

    A resopnsável da DGS frisou também que o ambiente no hospital "está calmo e tranquilo" e que está a haver um trabalho para que tudo volte à normalidade.

    “Houve uma contaminação do ambiente que foi detetada porque há um bom programa de vigilância da qualidade da água e em dois pisos onde não existiam nem doentes nem profissionais”, explicou.

    Desta forma, Graça Freitas garantiu que “os doentes não tiveram em contacto com a bactéria” e que “o risco de haver alguém infetado é ínfimo, para não dizer zero”.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    ResponderEliminar
  8. [TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-3/3/2016]

    A QUESTÃO DA LEGIONELA NO HOSPITAL DA RÉGUA!(e não só...)

    «Fechado por causa de Legionella, hospital pode não voltar a abrir

    ALEXANDRA CAMPOS e SARA SILVA ALVES 03/03/2016 - 00:33 (actualizado às 09:38)

    Hospital da Régua foi fechado para desinfecção. Onze doentes foram transferidos para hospital de Chaves esta manhã e um foi para cuidados continuados em Tarouca.
    0

    MULTIMÉDIA

    TÓPICOS
    Doenças
    Serviço Nacional de Saúde
    Hospitais
    Saúde
    Peso da Régua
    Legionella
    +++++++++
    MAIS
    Falta de informação preocupa familiares de doentes
    +++++++++
    A detecção da bactéria Legionella na rede de águas do hospital da Régua obrigou esta quinta-feira à transferência dos 12 doentes ali internados e dos nove enfermeiros que trabalham na unidade, apesar de ninguém ter contraído a doença dos legionários. "Não há uma única pessoa afectada, mas os doentes foram transferidos por uma questão de precaução. Os dois pontos de rede de águas onde foi encontrada a bactéria estavam encerrados", garantiu ao PÚBLICO o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Pimenta Marinho, que enfatiza que não está aqui em causa qualquer surto, uma vez que não há pessoas infectadas.

    De tarde, onze doentes já estavam no hospital de Chaves, que pertence ao mesmo centro hospitalar que o da Régua, e um paciente foi transferido para uma unidade de cuidados continuados em Tarouca, adiantou a ARS. Sem médicos residentes (iam apenas à unidade em regime de visitas), este hospital estava quase desactivado e era um dos que constavam na lista inicial das unidades que o anterior Governo pretendia transferir para as misericórdias, tendo estado também várias vezes em cima da mesa a hipótese de encerramento, que não terá avançado por receio da contestação popular.

    Mas como se explica que um hospital integrado na rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tenha apenas 12 doentes e nove enfermeiros? E o que vai agora acontecer a esta unidade, que dista cerca de 20 quilómetros do de Lamego, um hospital novo que pertence também ao Centro Hospitalar de Trás-os Montes e Alto Douro (CHTMAD)? "Essa é matéria para ser discutida mais tarde, do ponto de vista técnico e numa perspectiva global", responde Pimenta Marinho, que lembra que este hospital estava praticamente desactivado e que o de Lamego "herdou" muitas das suas actividades.

    Relativamente aos enfermeiros, o presidente da ARS/Norte sublinhou que será o conselho de administração do CHTMSD a encontrar "uma solução que minimize o desconforto" resultante da transferência dos profissionais de saúde. "O que interessa agora é tratar deste problema e garantir que a segurança dos profissionais e dos doentes não está em risco", frisou.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONT.)

      De manhã, o director-geral da Saúde tinha explicado à Lusa que “o sistema de vigilância da qualidade da água identificou a presença da bactéria Legionella e, uma vez identificada, foram tomadas as medidas" que, "em termos de boas práticas, devem sempre ser tomadas: reduzir o risco dos doentes aí presentes, e do pessoal, em contrair a infecção”.

      Pelas 11h, um grupo de doentes com uma média de idade que ronda os 75 anos já tinha sido transportado para o hospital de Chaves. Alfredo Gomes, representante do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) que esteve a acompanhar esta transferência no local, adiantava então que, dos 12 doentes, três acabaram por ter alta e, por isso, só nove seriam transferidos para Chaves, informação posteriormente corrigida pela ARS/Norte.

      Mas foi o presidente da Câmara da Régua, Nuno Gonçalves, que quarta-feira à noite avançou à Lusa ter sido informado de um surto de Legionella no hospital daquela cidade, uma situação que implicava o encerramento da unidade e a transferência de utentes e funcionários. “A informação que temos também é pouca, mas o que nos informaram é que seria um surto de Legionella e que teriam de encerrar o hospital na quinta-feira, transferindo os doentes e o pessoal”, afirmou Nuno Gonçalves. Só na quinta-feira é que ficou esclarecido que não havia qualquer surto, mas apenas que tinha sido detectada a presença da bactéria em análises de rotina.

      De acordo com Francisco George, a medida de desinfecção da unidade hospitalar foi tomada a tempo, uma vez que não há pacientes com a doença dos legionários. “Os doentes e o pessoal de serviço já estão a ser transferidos, logo depois vão iniciar-se as operações de desinfecção da rede predial daquele estabelecimento, que se faz através de um choque de cloro ou de um choque térmico”, explicou.

      Para o responsável, a forma como se fará a desinfecção depende daquilo que a rede predial suportará. George lembrou que as colónias de bactérias da Legionella “são eliminadas pelo calor, acima dos 60 graus”. “Trata-se de uma medida de desinfecção que foi [tomada] ainda a tempo, uma vez que não há doentes com a doença dos legionários”, reforçou. É, enfatizzou, “um exemplo de boas práticas: foi identificado um risco e esse risco foi eliminado”.» (FIM)

      Eliminar
    2. DAQUI: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/surto-de-legionella-fecha-hospital-da-regua-1725066

      Eliminar
    3. (TRANSFORMADO NO POST 2 DE MARÇO/16)

      Eliminar
  9. [TRAZIDO DO JN-3/3/2016]

    SOLIDARIEDADE: CÁRITAS NACIONAL ACONSELHA O GOVERNO!

    «As cinco recomendações da Cáritas ao Governo

    ALEXANDRA FIGUEIRA | Hoje às 11:00

    Saiba quais são as medidas de combate à pobreza que a Cáritas está a recomendar ao Governo, esta quinta-feira.

    LEONEL DE CASTRO / GLOBAL IMAGENS
    IMPRIMIR(4)ENVIAR(0)1787
    TAGS
    CSI
    EXCLUSÃO SOCIAL
    PRECARIEDADE
    CÁRITAS
    POBREZA
    RSI
    SALÁRIOS
    NACIONAL

    1 - Rever os critérios de atribuição de apoios sociais, como a fasquia mínima de rendimento para poder ter acesso ao Rendimento Social de Inserção (RSI) ou ao Complemento Solidário de Idosos (CSI). O objetivo é que todas as pessoas tenham um rendimento mínimo considerado adequado.

    (LEIA TAMBÉM
    56 mil crianças perderam abono de família num ano)

    2 - Melhorar as condições de trabalho (de saúde e segurança), a formação profissional e a perspetiva de evolução na carreira, bem como os salários e outras regalias. A União Europeia pode usar Portugal a reduzir a precariedade no trabalho, permitindo usar os fundos estruturais.

    3 - Criar uma estratégia nacional de combate à pobreza e à exclusão social sólida, que inclua indicadores objetivos que permitem ter acesso a apoios sociais.

    4 - Diminuir as comparticipações dos cidadãos por serviços sociais, para que todos possam ter acesso.

    5 - Dar mais informação sobre as novas medidas criadas, sobretudo às pessoas mais atingidas pela pobreza e exclusão social.

    Partilhe esta notícia»

    ResponderEliminar
  10. IN VILAVERDENSE

    AGRICULTURA: A FORMAÇÃO EM FITOFÁRMACOS É PRA TODOS OU SÓ PRA ALGUNS?!?

    «FITOFÁRMACOS: Agricultura de auto-consumo isenta de formação para aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

    Informações contraditórias, muita desinformação e uma legislação (pouco claro) que obriga os produtores agrícolas a terem formação na área dos fitofármacos estão a provocar um autêntico sobressalto no mundo rural.

    O Ministério da Agricultura viu-se agora obrigado a esclarecer que o pequeno agricultor, aquele que produz para auto-consumo, está isento de formação. A tutela, que promete uma campanha de esclarecimento para breve, alerta estes produtores para a existência de empresas que estão a aproveitar a lei para cobrar por acções de formação desnecessárias.

    A lei, de Abril de 2013 e que entrou em vigor em Novembro do ano passado, só é aplicada “aos produtores profissionais”, sem contudo definir claramente, a quem se aplica o conceito de “profissional” e o que é “uso profissional”, o que tem criado grande confusão.

    Face à preocupação de estabelecimentos que comercializam estes produtos químicos, de agricultores e de jardineiros, já para não falar dos que exploram pequenas hortas urbanas, o ministério esclarece ainda que a formação só é exigida a quem a compra aplica de produtos denominados de “uso industrial”, ou seja vendidos em embalagens industriais, com IVA a 6%. A compra de unidoses, com o IVA a 23%, não exige formação específica.

    Recorde-se que um decreto-lei de Dezembro passado criou uma situação transitória que permiti que a aquisição dos fitofármacos pode ser feita até 31 de Maio, desde que apresentado o comprovativo de inscrição numa acção de formação.

    ---
    FOTO: Eusébio Baptista
    *Pormenor de uma acção de formação para agricultores

    ---
    Redacção / CMS (CP 3022) com FG (CP 1200)
    ovilaverdense@gmail.com»

    ResponderEliminar
  11. IN JORNAL DO CENTRO-4/3/2016

    AGRICULTURA: CADA EXISTEM MAIS SABUGUEIROS!

    «ÁREA PLANTADA DO SABUGUEIRO ESTÁ A AUMENTAR

    4 Março, 2016

    É o mais internacional produto desta região que engloba cinco municípios. Pode ser encontrado em bebidas, gomas e até pasteis de nata

    Chama-se Socata, é uma bebida feita da baga de sabugueiro que nasce no Vale do Varosa e é vendida só em alguns países como a Croácia, a Roménia ou a Sérvia. Em Portugal não existe. Este é um dos muitos exemplos de produtos que têm na sua base este “ouro” e que estão espalhados pelo mundo. Na República Checa, por exemplo, serve de xarope, mas é na Alemanha onde mais se consome produtos feitos com a flor e baga de Sabugueiro, desde infusões, a sumos, a suplementos vitamínicos, passando por rebuçados e pastelaria.

    Sabugueiro
    Sabugueiro
    Leia esta notícia na íntegra na edição nº 725 do Jornal do Centro. Já nas bancas!

    Partilhar»

    ResponderEliminar
  12. IN JORNAL DO CENTRO-4/3/2016

    POLITICA DISTRITAL: BORGES SUCEDE A BORGES!

    «PS ESTÁ NUM “NOVO TEMPO” COM IDEIAS E PALAVRAS DO PASSADO E CONTINUA A PRECISAR DE “MAIS COESÃO”

    4 Março, 2016

    Moção de António Borges, candidato à Federação Distrital, pouco difere na estratégia com a qual se apresentou há ano e meio e ganhou este orgão partidário. A diferença é que agora é “Um Novo Tempo”, embora haja socialistas que defendem é “mais coesão” dentro do próprio partido

    Mais coesão é a expressão que António Borges escolheu para voltar a fazer parte da moção com a qual se apresenta à liderança da Federação Distrital do PS. Candidato único, a reeleição realiza-se este sábado (5 de março), estando marcado para 19 de março o Congresso Federativo.

    Em setembro de 2014, o socialista, que avançava contra Acácio Pinto, apelava para uma “maior proximidade” e “mais coesão”. Um ano e meio depois, e sozinho na corrida, António Borges fala num “novo tempo” mais continua a inscrever no documento estratégico do partido o termo “mais coesão”. Palavras certeiras quando há quem dentro do próprio PS ainda fale em fracturas, numa lista que se juntou para “cumprir formalidades”, embora se intitule de “consenso” e na qual, à volta de António Borges, se juntam nomes que na anterior eleição estavam em caminhos opostos.

    António Borges
    António Borges. Fonte: PS – Resende.com
    Federação de Viseu do Partido Socialista

    Leia esta notícia na íntegra na edição nº 725 do Jornal do Centro. Já nas Bancas!

    Partilhar»

    ResponderEliminar
  13. IN-JN-4/3/2016

    METEOROLOGIA PRÓS PRÓXIMOS DIAS

    «Fim de semana com chuva e queda de neve

    Hoje às 08:06

    O fim de semana vai ser marcado por períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões norte e centro.

    ARQUIVO Neve volta este fim de semana
    IMPRIMIR(6)ENVIAR(0)14432
    TAGS
    CHUVA
    TEMPERATURA
    METEOROLOGIA
    CHUVA E VENTO
    NEVE
    NACIONAL

    De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Madalena Rodrigues, até terça-feira estão previstos aguaceiros fracos, céu muito nublado e queda de neve, regressando o tempo seco a partir de terça-feira.

    [LEIA TAMBÉM
    Fevereiro foi o mês mais chuvoso dos últimos 16 anos]

    "Para hoje, já estamos a prever céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado durante a manhã, períodos de chuva fraca, passando a regime de aguaceiros, queda de neve acima dos 1400/1600 metros, descendo a quota para os 600/800 metros a partir da tarde, e vento moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros por hora nas terras altas", adiantou a especialista.

    No sábado, avançou Madalena Rodrigues, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial no litoral, que serão fracos e pouco frequentes na região sul, queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões do norte e centro e vento moderado diminuindo de intensidade.

    "No domingo vamos ter períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas regiões norte e centro, em especial no litoral, e que serão de neve acima dos 600/800 metros, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, formação de gelo ou geada e pequena descida da temperatura mínima", salientou.

    No que diz respeito às temperaturas, Madalena Rodrigues adiantou que "vão sofrer apenas subidas e descidas ligeiras, nada de significativo".

    "Durante o dia de hoje vamos ter uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior e no sábado nova descida, mas nada de muito significativo. Estamos a prever valores negativos da temperatura mínima no interior norte e centro e máximas que não devem ultrapassar os 15 graus Celsius, exceto em Faro que pode chegar aos 16/17", disse.

    A meteorologista do IPMA adiantou que sexta-feira e sábado, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob "Aviso Amarelo" devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

    Segundo a especialista, na segunda-feira ainda estão previstos aguaceiros fracos, mas a partir de terça-feira a previsão aponta para tempo seco e subida da temperatura.

    ARTIGO PARCIAL»

    ResponderEliminar
  14. IN DINHEIRO DIGITAL-4/3/2016

    «GOP: Helena Roseta quer Segurança Social envolvida em apoio a perda de casa

    A deputada do PS Helena Roseta entregou hoje uma proposta de alteração às Grandes Opções do Plano, defendendo um serviço da Segurança Social para apoio a famílias em «situação dramática de perda de casa iminente ou já consumada».


    "A responsabilidade de uma última linha de atendimento e apoio pode e deve caber à Segurança Social, cuja razão de existir radica exatamente na necessidade de garantir apoio nas situações de maior vulnerabilidade", argumenta Helena Roseta na proposta de alteração às GOP 2016-2019.
    A deputada eleita pelo PS defende que "esta responsabilidade é eminentemente social e não pode ser resolvida apenas pelos municípios, muitos dos quais já se encontram com uma procura de habitação social muito superior aos fogos públicos disponíveis".
    Nesse sentido, Helena Roseta propõe que seja alterada a medida prevista de "serviço local de aconselhamento face ao desalojamento: oferta de serviços locais de aconselhamento integrado (financeiro, jurídico e social) para apoio a famílias em situação dramática de perda iminente da sua casa" por um serviço disponibilizado através da Segurança Social e das redes sociais locais.
    A deputada propõe, assim, em articulação com as autarquias, um "serviço de aconselhamento descentralizado para apoio financeiro, jurídico e social a famílias em situação dramática de perda de casa iminente ou já consumada."
    Helena Roseta, arquiteta dedicada às matérias do direito à habitação e antiga vereadora em Lisboa com este pelouro, propõe também que esta medida possa ser "aplicável a todas as situações de desalojamento e não apenas às que resultam de penhoras".
    A proposta, sublinha, não envolve "no ano económico em curso, aumento de despesas ou diminuição das receitas do Estado previstas no Orçamento".
    A alteração às GOP não é usual, mas foi neste documento que ficou plasmada a política de habitação, referiu à Lusa a deputada eleita pelo PS.

    Dinheiro Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
  15. TRAZIDO DO JN-5/3/2016

    UMA CURIOSIDADE MUITO CURIOSA: VALE APENA LER!

    «Político diz que ganha demais para o que faz
    C.L. | Hoje às 00:19
    Um político cipriota denunciou a sua própria situação às autoridades por considerá-la um desperdício de dinheiro público: ganha cinco mil euros por mês para não fazer nada.


    LEONARDO NEGRÃO/GLOBAL IMAGENSPolítico diz que foi nomeado para cargo que não existe
    IMPRIMIR(21)ENVIAR(9)24440
    TAGS
    POLÍTICA
    CHIPRE
    DINHEIRO
    MUNDO
    Marios Dhrousiotis foi nomeado chefe de um departamento no Ministério da Energia do Chipre onde trabalham seis pessoas. Desde há um ano que ganha cinco mil euros por mês pelo exercício de tarefas que, na realidade, não existem.

    "O seu principal objetivo será servir investidores e outros profissionais, reduzindo a burocracia, favorecendo a gestão rápida de casos de empresas com uma abordagem personalizada", dizia então um comunicado do Ministério da Energia, que ainda descrevia aquele departamento como sendo de "vital importância para a economia do país".

    Mas, segundo Marios Dhrousiotis, citado pelo jornal "Cyprus Mail", as funções descritas nunca existiram. Os seus dias limitam-se a controlar as folhas de ponto e os horários dos seus seis funcionários. "É um desperdício de recursos públicos", diz. "Tratam-se de funções de um emprego com menores responsabilidades e não de um que ganha um salário tão grande", acrescenta.

    Dizendo estar deprimido na sequência da sua situação laboral, o político cipriota diz que, muitas vezes, a única coisa que faz num dia é levar documentos de um sítio para o outro.

    Por considerar "inaceitável que impeçam um funcionário de trabalhar de forma honrada", Marios Dhrousiotis fez a denúncia do seu caso numa carta enviada ao presidente regional Nicos Anastasiades.

    ARTIGO PARCIAL»

    ResponderEliminar
  16. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-5/3/2016]

    «Passos Coelho reeleito presidente do PSD com 95% dos votos

    Pedro Passos Coelho era o único candidato.

    © Reuters
    POLÍTICA LÍDER
    HÁ 26 MINS
    POR LUSA

    O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, foi hoje reeleito líder dos sociais-democratas com 95% dos votos, a maior votação em qualquer eleição com candidato único no partido, anunciou o presidente do Conselho de Jurisdição.

    PUB

    [Notícia em atualização]»

    AQUI:«www.noticiasaominuto.com/politica/550152/passos-coelho-reeleito-presidente-do-psd-com-95-dos-votos»

    ResponderEliminar
  17. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-6/3/2016]

    POLITICA DISTRITAL:RESULTADOS DAS VOTAÇÕES PRÁS FEDERAÇÕES DISTRITAIS DO PS

    «HOJE às 13:290

    Concluídas eleições nas federações distritais do PS
    Concluídas eleições nas federações distritais do PS

    inShare
    O Partido Socialista (PS) concluiu hoje as eleições nas federações distritais, com a escolha dos líderes de Braga, Castelo Branco, Faro, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu, anunciou fonte partidária.
    Em Braga, Joaquim Barreto venceu com 95,4% dos votos, enquanto o mandato em Castelo Branco foi conquistado por Hortense Martins, com 98%. Em Santarém, António Gameiro venceu com 84% dos votos.
    António Eusébio venceu a distrital de Faro, com 96% dos votos, e no Porto, Manuel Pizarro ganhou com 97,5%. Em Vila Real, a vitória foi de Francisco Rocha, com 95,4%, e António Borges conquistou a federação de Viseu, com 92,4% dos votos, de acordo com dados do PS.

    Diário Digital / Lusa»

    DAQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=814979

    ResponderEliminar
  18. [TRAZIDO DO JN-5/3/2016]

    CRIMES INFORMÁTICOS:???

    «
    Fazer "gosto" no Facebook pode ajudar burlões
    PAULA FREITAS FERREIRA | Ontem
    Uma história ou um vídeo podem tornar-se facilmente virais nas redes sociais. Atentos a esse "filão", piratas informáticos estão a utilizar técnicas de marketing para atrair utilizadores e roubarem dados confidenciais.


    IMPRIMIR(4)ENVIAR(4)27142
    TAGS
    FACEBOOK
    NACIONAL
    Colocar um "like" num "post" do Facebook é já algo automático, mas poderá estar a ajudar piratas informáticos a roubar dados confidenciais, espalhar vírus ou a partilhar informação falsa.

    De acordo com o jornal "The Independent", os burlões informáticos podem publicar uma história atrativa na rede social para captar "gostos" e assim obterem partilhas desse conteúdo.

    Assim que o conteúdo é visto e partilhado por um elevado número de utilizadores, é adicionado conteúdo malicioso: podem anunciar um novo produto ou introduzir um meio de pagamento. Desta forma podem ter acesso, por exemplo, a dados de cartões de crédito.

    Os utilizadores que desconfiem que possam ter "gostado" de um conteúdo perigoso podem confirmar se o fizeram no separador "Registo de Atividade" do Facebook.

    ARTIGO PARCIAL»

    ResponderEliminar
  19. QUEM ESCLARECE ISTO???

    «LEI SÓ EXIGE FORMAÇÃO A PROFISSIONAIS DE FITOFARMACÊUTICOS

    Início / Notícias / Lei só exige formação a profissionais de fitofarmacêuticos

    (por Junta de Freguesia da Vila de Prado 2016-02-25 14:19:44 Visualizações: 114207)
    Uma notícia avançada no passado sábado (20 de fevereiro) pelo Jornal de Notícias dá conta de que a legislação em vigor não obriga os pequenos agricultores a frequentarem formações para a aplicação de produtos fitofarmacêuticos (vulgarmente conhecidos como pesticidas e herbicidas). Ao contrário do que as empresas de formação e as lojas de venda destes produtos têm anunciado, esta formação só é obrigatória por lei para a aquisição de produtos profissionais, sendo que os demais agricultores podem solicitar os produtos (sulfatos, herbicidas…) não profissionais e aplicá-los sem que tenham que possuir qualquer tipo de formação. O alerta foi dado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional (MAFDR).

    A desinformação em torno da matéria (pode-se ler na mesma notícia do JN) levou diversas entidades que ministram este tipo de formações a veicularem a ideia errada e a deturparem o sentido da lei. Isto acontece com a conivência e apoio das produtoras dos fitofármacos, que pretendem colocar apenas no mercado os produtos de ‘uso profissional’, embalagens industriais em que o IVA é taxado a 6%. Os de uso não profissional são vendidos em dose individual mas com IVA a 23%, o que não interessa às farmacêuticas.

    Em última instância será o produtor a decidir a que considera ser a melhor opção para si, mas deve fazê-lo de forma informada e consciente, com conhecimento pleno dos seus direitos e deveres perante a lei. E, convém frisar, o que a lei diz é que a formação é apenas necessária para a aquisição de produtos fitofarmacêuticos de ‘uso profissional’, os restantes podem ser adquiridos sem habilitação. O MAFDR anunciou ainda que em breve vai lançar uma campanha generalizada e massiva de informação sobre esta e outras matérias em que parece prevalecer alguma ambiguidade.

    Partilhar: Tipo: Ambiente»

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO JN-6/3/2016]

    EDUCAÇÃO: MUDANÇAS NA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES ?

    «
    Aplausos para o fim da Bolsa de Contratação de Escola
    Hoje às 19:05
    A Federação Nacional da Educação congratulou-se com as alterações aos concursos de professores publicadas, esta segunda-feira, em Diário da República, que eliminam a Bolsa de Contratação de Escola.


    GERARDO SANTOS/GLOBAL IMAGENSMinistro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues
    IMPRIMIR(2)ENVIAR(0)2707
    TAGS
    NACIONAL
    "Assumimos como prioritário que se proceda à alteração da chamada norma-travão, permitindo o cumprimento da Diretiva 1999/70/CE, de 28 de junho, e garantindo o direito à vinculação ao fim de três contratos sucessivos, de anos letivos inteiros", afirmou a federação sindical, em comunicado hoje divulgado.

    A norma-travão, instituída pelo ex-ministro Nuno Crato, veio dar resposta a esta diretiva comunitária, instituindo que todos os professores com cinco contratos de trabalho, anuais, completos, e sucessivos entrariam para os quadros do Ministério da Educação.

    Os sindicatos sempre defenderam, no entanto, que a norma contrariava a diretiva e o espírito da lei geral do trabalho, que prevê a contratação efetiva ao fim de três contratos de trabalho sucessivos.

    Em comunicado, a FNE defende que, "o mais rapidamente possível sejam criadas condições" para negociar com os sindicatos "uma alteração mais profunda do diploma de concursos".

    "A FNE entende que este processo negocial deverá ainda constituir uma oportunidade para se introduzirem outras alterações que se revelam indispensáveis ao regime de recrutamento de docentes. Defendemos por isso a introdução de um concurso interno anual, que permita a aproximação entre as dotações dos quadros dos agrupamentos e das escolas não agrupadas e as suas necessidades permanentes", acrescenta o documento da federação.

    No preâmbulo do decreto-lei hoje publicado, o Ministério da Educação insiste que o fim da Bolsa de Contratação de Escola (BCE) se justificava pela sua "morosidade e complexidade", mas sublinha a intenção de encontrar um modelo que combine as características de um concurso nacional, assente na colocação com base na graduação profissional, com um concurso descentralizado, em que cada escola possa definir critérios.

    LER ARTIGO COMPLETO»

    DAQUI:http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Educacao/Interior.aspx?content_id=5065570&page=1

    ResponderEliminar
  21. [TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-ED ONLINE-7/3//2016]

    POLITICA DISTRITAL: ELEIÇÕES PRÁ FEDERAÇÃO DE VISEU DO PS

    «ELEIÇÕES NA FEDERAÇÃO DE VISEU DO PS
    7 Março, 2016
    António Borges foi reeleito para um segundo mandato enquanto Presidente da Federação Distrital Viseu com um número significativo de votos, sobretudo porque se tratava de candidatura única. Participaram neste acto eleitoral 1228 militantes socialistas dos vinte e quatro concelhos do distrito e António Borges recolheu uma significativa percentagem de 94,71% dos votantes.

    Na mensagem enviada aos socialistas o reeleito presidente agradeceu a confiança e referiu o facto de o dia da realização destas eleições partidárias ter uma coincidência feliz. Foi apresentada em cerimónia pública ao país a Unidade de Missão para o Interior! “O Governo do PS tem nas suas prioridades uma agenda para a descentralização e para as mudanças que há muita se esperam na organização e no planeamento do território. O novo tempo político será também por isso um tempo de esperança!” afirmou.

    António Borges referiu, igualmente, que os socialistas em Viseu, juntarão a convicção nas políticas de proximidade com o cidadão, como por exemplo na Justiça com o regresso de um justo mapa judiciário, à reivindicação dos investimentos que o distrito precisa e que outros já viram satisfeitos.

    Refira-se ainda que Lúcia Araújo Silva foi também reeleita Presidenta do DFMS.»

    ResponderEliminar
  22. [TRAZIDO DO FACEBOOK]

    «Carla Violante
    Ontem às 10:08 · Coimbra, Portugal ·
    Dia 8 de Março é o Dia Internacional das Mulheres. E antes de que o fb seja invadido com as clássicas publicações de flores e coraçõezinhos às quais responderão os (não menos clássicos) comentários jocosos a reivindicar um Dia Internacional do Homem, aqui fica o alerta: Não, isto não é a brincar, não isto não é ridículo. Ridículo é ironizar sobre esta matéria.

    Há 159 anos atrás, no dia 8 de Março, as operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, fizeram uma grande greve e ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, nomeadamente, a equiparação de salários com os homens.

    A manifestação foi reprimida com total violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, posteriormente incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em consequência disto 1975 esta data foi oficializada pela ONU como o "Dia Internacional da Mulher" .

    Que neste dia 8 de Março saibamos, de forma digna, homenagear estas Mulheres e a Luta que TANTAS OUTRAS travam, AINDA HOJE, diariamente.»

    (levar prós comentários do Post 8)

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DO VIVADOURO-MARÇO/2016]

    ARTIGO DE OPINIÃO: REGIÃO DOURO SUL

    «Douro Sul – É o tempo de clarificar e agir.

    12295015_1025542170831145_1462418590_o

    Depois de algum tempo a falar sobre o Douro Sul, importa sintetizar e objetivar as abordagens.

    Contexto:

    O Douro Sul – território que corresponde, aos concelhos aderentes à Associação de Municípios do Vale do Douro Sul, a saber:

    – Lamego, Tarouca, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono, S. João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar, Resende e Cinfães.

    Estes concelhos, quanto às formas “organizativas” do território, enquadram-se na NUT 1 : Portugal continental; na NUT 2: Território correspondente à área de influência da CCDR – Norte; na NUT 3 : Oito concelhos na CIM Douro – Comunidade Intermunicipal do Douro que integra ainda mais 11 concelhos do lado norte do douro.

    Ficam de fora desta CIM, Resende e Cinfães, que estão na CIM Alto Tâmega e Sousa

    Quer isto dizer que, no âmbito da organização das políticas de gestão do território, o Douro Sul, não tem a sintonia que seria desejável. Estamos todavia, todos, no mesmo círculo eleitoral – Viseu.

    Estrutura conceptual:

    Nós, autarcas destes concelhos, temos a responsabilidade de dar solidez a esta unidade territorial a que chamamos douro sul.

    Como o fazer?

    O que me parece mais óbvio será dar força à Associação de Municipios do Vale do Douro Sul.

    Atualmente, esta instituição é liderada pelo Presidente de Camara de Armamar que, pelas conversas que vamos tendo, tem uma perspetiva mutíssimo estruturada e vanguardista quanto ao papel que a AMVDS deverá ter para o desenvolvimento sustentado deste território.

    Clarificação:

    Há um assunto por resolver, Resende é um concelho que se identifica com este douro sul e que me parece continuar a apostar nele. Cinfães, tenho algumas dúvidas quanto ao interesse que esse concelho, também extraordinário, tem para continuar a apostar nesta ligação aos outros Municípios do douro sul. Sendo assim, precisamos esclarecer afinal que concelhos continuam de alma e coração neste projeto douro sul.

    Ação :

    Se a forma de fazer caminho for dar mais consistência à associação de municípios, todos concordaremos certamente no seguinte: .

    – Dar-lhe mais força política e promover o aumento da sua notoriedade social – para ter influência real tem que comunicar e estar presente na vida dos cidadãos e das instituições locais.

    – Definirmos que políticas ou áreas do desenvolvimento deverão ser bandeira da associação de municípios. A título de exemplo :

    . A saúde – temos claramente interesses comuns e juntos tornamos possível a criação de uma forma diferente e inovadora de prestar cuidados de saúde aos cidadãos – oferta integrada.

    – Educação – ninguém tem dúvidas que o futuro próximo, por força das questões da demografia, nos obrigará a fazer entendimentos quanto à oferta escolar em cada um dos concelhos – não é viável, num futuro próximo, continuarmos com todas a áreas de formação em todos os concelhos.

    – Agricultura – há exemplos extraordinários de sucesso no douro sul, ligados ao vinho, à maçã e a outros frutos,, como por exemplo a baga de sabugueiro , à castanha etc. Importa congregar esforços para a conquista de escala que permita uma marca umbrella – Douro Sul.

    – Turismo . Ninguém tem dúvidas quanto à força atrativa e enorme potencial deste território. O douro, como destino turístico, tem mais força com o douro sul. As idiossincrasias deste território que vem da margem do douro, rio que recebe outros rios fantásticos vindos da serras das beiras, a monumentalidade e a vida cultural destes concelhos, fazem uma oferta turística invejável em qualquer parte do mundo.

    – Mobilidade – para bem de todos, há a necessidade premente de integrar e fazer um modelo de transportes públicos capazes de promover a interação interconcelhia.

    – Outras políticas de combate à desertificação e à promoção do emprego, embora entroncadas em todas a referidas, deverão também ter um tratamento especial neste processo.

    (CONTINUAÇÃO)

    ResponderEliminar
  24. --CONTINUAÇÃO--[TRAZIDO DO VIVADOURO-MARÇO/2016]

    ARTIGO DE OPINIÃO: REGIÃO DOURO SUL

    – Outras políticas de combate à desertificação e à promoção do emprego, embora entroncadas em todas a referidas, deverão também ter um tratamento especial neste processo.

    Fica claro que há a necessidade urgente e imprescindível de, nós os responsáveis autárquicos desta região, nos encontrarmos numa cimeira de reflexão que junte todos os Presidentes de Camara e Presidentes das Assembleias Municipais, com uma pergunta inspiradora: O Douro Sul , é a cidade que se impõem ?

    Há uma vontade imensa dos municípios em articular, promover a partilha e ganhar dimensão. Tem faltado, todavia, estratégia nacional, que venha do Governo Central , para tornar exequível este objetivo de juntar vontades.

    Nesta cidade informal que tenho vindo a falar – Douro Sul, é a comunhão de vontades a melhor postura estratégica para defendermos os interesses deste território – os cidadãos esperam isso de nós.

    Acredito que iremos construir oportunidades baseadas nesta nova realidade demográfica e nesta escala, sem nunca se beliscar a identidade de cada concelho, nem a postura mais global no âmbito da CIM – Douro.

    Douro sul – A cidade que se impõem!»

    AQUI: http://www.public.vivadouro.org/opiniao/douro-sul-e-o-tempo-de-clarificar-e-agir/

    ResponderEliminar
  25. [TRAZIDO DO SITE DA RTP-9/3/2016]

    TOMADA DE POSSE D NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    « Tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa: acompanhe em direto

    Christopher Marques e Ana Sanlez - RTP 09 Mar, 2016, 08:55 / atualizado em 09 Mar, 2016, 21:33

    Tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa: acompanhe em direto

    Marcelo oficialmente Presidente da República. O professor jurou sobre a Constituição e assumiu o cargo anteriormente ocupado por Cavaco Silva. É o 20.º Presidente da República Portuguesa. Depois da cerimónia no Parlamento, Marcelo foi aos Jerónimos para uma homenagem a Camões e Vasco da Gama nos Jerónimos e ofereceu um almoço em Belém. A tarde é assinalada com uma cerimónia na Mesquita Central de Lisboa e a tradicional condecoração ao ex-Presidente. A maratona de 12 horas chega ao fim com música na Praça do Município»

    DAQUI: http://www.rtp.pt/noticias/politica/tomada-de-posse-de-marcelo-rebelo-de-sousa-acompanhe-em-direto_e902154

    ResponderEliminar
  26. (TRAZIDO DO BLOG SAPO-9/3/2016)

    IDEM

    «http://24.sapo.pt/article/sapo24-blogs-sapo-pt_2016_03_09_1362625260_marcelo-rebelo-de-sousa--as-fotos-da-tomada-de-posse»

    ResponderEliminar
  27. (este texto foi colocado, ontem, nos "diversos", pq este post não permitia a recepção de comentários)

    «ProfAnonima9 de março de 2016 às 23:06
    (levar pró poste-zero, quando o sistema informático o permitir)

    [TRAZIDO DO JORNAL DE NEGÓCIOS-9/3/2016]

    SONDAGEM AXIMAGE: POPULARIDADE DO NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    «Sondagem: Marcelo arrasa Cavaco em popularidade
    DAVID SANTIAGO | dsantiago@negocios.pt | 09 Março 2016, 07:00
    Sondagem: Marcelo arrasa Cavaco em popularidadeMIGUEL BALTAZAR
    45
    0
    7
    A larga maioria dos inquiridos pela Aximage acredita que Marcelo Rebelo de Sousa será melhor Presidente do que o foi o seu antecessor, Cavaco Silva. Marcelo é arrasador na comparação com Cavaco.
    Se Cavaco Silva deixa Belém com a popularidade nas ruas da amargura, o Presidente da República recém-eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, chega ao cargo com a cotação em alta. Para 88,7% dos inquiridos "Marcelo vai ser melhor Presidente que Cavaco". Já 7,2% acreditam que "vai ser igual" ao futuro ex-Presidente e apenas 1,9% antecipam que "vai ser pior".

    O optimismo em relação a Marcelo, no que à comparação com o seu antecessor diz respeito, é transversal ao espectro político nacional, com uma média total de 88,7% dos eleitores de eventuais eleições em Março a anteverem que o ex-comentador será "melhor Presidente que Cavaco". É no PS que esta perspectiva é mais saliente (99,1%), embora no BE (94,2%), no CDS (91,7%), na CDU (89,1%) e no PSD (85,2%) a generalidade antecipe um melhor Presidente na figura de Marcelo.

    Quando se prepara para iniciar um ciclo presidencial que poucos acreditarão que não se estenda para um expectável segundo mandato, 22,3% dos inquiridos pela Aximage realçam como principal qualidade de Marcelo ser "bom comunicador". Já para 16,1% a maior qualidade do antigo presidente do PSD é ser "solidário", enquanto 14,3% preferem destacar a sua "inteligência".

    Do lado negativo, 20,3% indicam como principal defeito do futuro Presidente ser "fala-barato", 15,4% salientam a "arrogância" e 9,6% a "desonestidade".

    Dentro de 10 anos se verá se se mantêm estes índices de popularidade.

    FICHA TÉCNICA

    Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

    Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 609 entrevistas efectivas: 292 a homens e 317 a mulheres; 59 no Interior Norte Centro, 88 no Litoral Norte, 107 na Área Metropolitana do Porto, 112 no Litoral Centro, 168 na Área Metropolitana de Lisboa e 75 no Sul e Ilhas; 112 em aldeias, 149 em vilas e 348 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

    Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 1 a 4 de Março de 2016, com uma taxa de resposta de 82,9%.

    Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 609 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).

    Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.»»

    ResponderEliminar
  28. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-10/3/2016]

    CRIAÇÃO DA FIGURA DO CUIDADOR INFORMAL

    «HOJE às 18:230

    Rede de cuidadores informais deve arrancar de forma estruturada no próximo ano

    Rede de cuidadores informais deve arrancar de forma estruturada no próximo ano



    inShare
    O ministro da Saúde estimou hoje que no próximo ano esteja em condições de arrancar uma rede estruturada de cuidadores informais, constituída por pessoas que apoiem idosos ou dependentes nos seus domicílios.
    «Atribuímos aos cuidados informais uma grande importância.

    Cada vez mais, com o envelhecimento da população, é preciso criar condições para que os idosos e as pessoas com dependência fiquem em sua casa e possam ser apoiadas, naturalmente com o apoio dos serviços de saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS)», afirmou o ministro Adalberto Campos Fernandes à agência Lusa.

    Os cuidadores informais, a sua formação, capacitação e alargamento no país, fazem parte do Programa Nacional para a Saúde, Literacia e Autocuidados que hoje foi apresentado pelo Governo, numa sessão pública em Lisboa.

    Diário Digital / Lusa»

    ResponderEliminar
  29. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-10/3/2016

    O QUE É FEITO DE JOSÉ SEGURO?

    «Seguro recusa vida partidária, mas admite estar no "espaço público"

    O ex-secretário-geral socialista António José Seguro rejeitou hoje estar a voltar à vida política ou partidária, no lançamento do seu livro sobre a reforma regimental do parlamento, apesar de admitir que está no "espaço público".

    © Lusa
    POLÍTICA LANÇAMENTO
    HÁ 1 HORA
    POR LUSA

    Na Universidade Autónoma de Lisboa, o antigo líder do PS protagonizou a cerimónia, muito participada por diversos quadrantes políticos e institucionais, centrada na sua tese académica relativa às formas de controlo e escrutínio parlamentar dos governos, um ano e meio após perder as primárias para o atual primeiro-ministro, António Costa.

    PUB

    "Isto não é nenhum regresso à vida partidária, isso posso dizer com total clareza. Aliás, há muito mais vida do que a partidária e para além da vida partidária", esclareceu, rejeitando todas as "perguntas marotas" dos jornalistas, incluindo a apreciação sobre o desempenho do executivo socialista ou do novo Presidente da República.

    Seguro assumiu-se como "um homem livre, sem dependências", que faz "em cada momento" o que lhe "apetece", sendo o atual um período em que está a fazer as coisas de que gosta: aulas, investigação e atividade empresarial numa "microempresa".

    "Não se pode falar em regresso à vida política. Fala-se, se quiser, quanto muito, no regresso ao espaço público através do contributo que o meu livro dá para a reflexão sobre o funcionamento dos parlamentos, um aspeto específico que é o controlo dos poderes democráticos", disse.

    O eurodeputado do PS Francisco Assis, que se opôs aos acordos socialistas à esquerda que viabilizaram o executivo de Costa, e foi também candidato à liderança do partido "rosa" contra António José Seguro também desvalorizou o momento no que toca às movimentações internas e elogiou a postura do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

    "Acho que se colocou acima dos conflitos partidários, acho que fez bem, fez um bom discurso. Eu apreciei o discurso do Presidente da República e acho que pode dar um bom contributo para a estabilidade da vida nacional", afirmou.

    O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e os ministros da Cultura e da Economia, João Soares e Manuel Caldeira Cabral, assim como o antigo Presidente da República Ramalho Eanes ou o ex-ministro e presidente do Tribunal de Contas e atual administrador da Fundação Gulbenkian Guilherme d'Oliveira Martins estiveram presentes na sessão.

    Jorge Coelho, Alberto Martins, José Magalhães, Álvaro Beleza, Carlos Silva (UGT), João Proença, Manuel Maria Carrilho, Ana Gomes, António Galamba, Eurico Brilhante Dias e Henrique Neto foram várias das "caras" socialistas que também acompanharam o evento, que contou com outras "cores".

    Santana Lopes, ex-primeiro-ministro e atual provedor da Santa Casa da Misericórdia, os ex-ministros Marques Guedes e Aguiar-Branco, e os parlamentares Duarte Pacheco e Matos Correia, entre outros, representaram o PSD.

    Do CDS-PP deslocaram-se ao encontro o líder parlamentar Nuno Magalhães e os também ex-ministros Bagão Félix e Pedro Mota Soares, além do antigo deputado Diogo Feio. O comunista António Filipe e o bloquista Luís Fazenda também marcaram presença.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS»

    ResponderEliminar
  30. IN JORNAL DO CENTRO-11/3/2016

    DESPORTO: FUTSAL FEMININO

    «FINAL FOUR FEMININA DE FUTSAL EM VILA NOVA DE PAIVA
    11 Março, 2016
    A Associação de Futebol de Viseu promove, este fim-de-semana, dias 12 e 13 de março, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Paiva, a 1ª edição Final Four Feminina de Futsal.

    As meias finais, no sábado, dia 12, colocam em confronto, pelas 16h00, as equipas da Associação Desportiva Recreativa Carbelrio e do Inter Tarouca, às 18h00, jogam o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades e O Crasto Academia Cultural e Recreativa.

    Os vencedores dos confrontos, jogam a final, no domingo, dia 13, pelas 16h00.»

    ResponderEliminar
  31. [TRAZIDO DO JN-11/3/2016]

    JUSTIÇA:QUANDO É DECRETADO O SEGREDO DE JUSTIÇA?!

    «Segredo de Justiça decretado em função da "visibilidade das pessoas"

    (Hoje às 08:50)

    O diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal admitiu que o segredo de justiça é, em alguns casos, decretado em função da sensibilidade ou da "visibilidade" das pessoas envolvidas nos processos.


    ÁLVARO ISIDORO/GLOBAL IMAGENS

    IMPRIMIR(3)ENVIAR(0)1243
    TAGS
    SEGREDO DE JUSTIÇA
    JUSTIÇA
    "No DCIAP, regra geral, o segredo é decretado no interesse da investigação e, em alguns casos, em função da sensibilidade ou 'visibilidade' das pessoas envolvidas", disse Amadeu Guerra, em entrevista à agência Lusa, acrescentando que, em 99,7 por cento das vezes, é a pedido do Ministério Público.

    Entre as medidas adotadas pelo departamento, para preservar o segredo de justiça na fase de investigação, Amadeu Guerra destacou "a inacessibilidade dos registos informáticos, a guarda do processo em local restrito, a circulação do processo em mão e em envelope fechado (entre o DCIAP, os Órgãos de Polícia Criminal e o tribunal de Instrução Criminal) e acesso do inquérito a um número limitado de pessoas".

    Um relatório da Procuradoria-Geral da República aponta o DCIAP como o departamento onde ocorreu o maior número de casos de violação de segredo de justiça, algo que preocupa o seu diretor, mas, conforme referiu, pode ser explicado com o facto de este departamento ter a maior percentagem de processos em segredo.

    "A razão determinante do decretamento do segredo relaciona-se com a necessidade de preservar o interesse da investigação (71%) e o segredo é decretado, em 99,7%, pelo Ministério Público", vincou.

    "É público que nem sempre tem sido possível preservar o segredo de justiça - nomeadamente depois de realizadas diligências de busca ou de detenções -, sendo certo que a violação do segredo de justiça prejudica, de forma substancial, a investigação", considerou.

    No Plano de Atividades para 2015/2016 está o aprofundamento interno desta problemática e a sistematização escrita de medidas internas que visam diminuir os riscos de violação do segredo de justiça.

    Partilhe esta notícia»

    ResponderEliminar
  32. TRAZIDO DO JN-12/3/2016

    POLITICA NACIONAL: 26º CONGRESSO DO CDS/PP: DISCURSO DE DESPEDIDA DO Dr PAULO PORTAS

    «Portas diz que Banco de Portugal "continua a falhar"

    CARLA SOARES | Hoje às 13:49

    Paulo Portas despediu-se, este sábado, da liderança do CDS-PP com críticas ao Banco de Portugal, que "continua a falhar", e disse que só aceitou a recondução do governador por "estarmos em plena venda do Novo Banco, que ainda não aconteceu". Agora, sugere mesmo a Carlos Costa que pondere a sua demissão.


    ESTELA SILVA/LUSAPaulo Portas disse hoje adeus à liderança do CDS-PP

    IMPRIMIR(1)ENVIAR(0)350
    TAGS
    NACIONAL

    O ainda presidente do CDS, que passou o testemunho a Assunção Cristas no congresso que decorre este fim de semana em Gondomar, apontou "falhas significativas na área da supervisão" à instituição que é liderada por Carlos Costa. E desafiou-o a ponderar se neste momento é mais um problema do que parte da solução. Quanto ao Novo Banco, "a resolução é melhor do que a nacionalização". Ainda neste sector, alertou para o perigo de Portugal perder o controlo da banca para mãos espanholas.

    LEIA TAMBÉM
    Cristas quer partido aberto a todos e a crescer com renovação
    Cristas parte hoje à conquista do Centro
    Na sua intervenção, que iniciou visivelmente emocionado e terminou a chorar, Portas atacou ainda os "partidos da geringonça" que não respondem agora ao pedido de ajuda financeira aos "amigos" gregos. E, nas críticas a António Costa, disse que está para chegar um primeiro-ministro socialista "com calibre" para controlar o défice. Sobre o seu tradicional parceiro da coligação, afirmou-se contra "o voto útil" no PSD, defendendo o CDS como alternativa de Governo.

    Numa referência à maioria de Esquerda, afirmou que "parece haver partidos da geringonça que estão em pânico" para votar o apoio orçamental à Grécia. "Não nos andaram a azucrinar com o Syriza? Não foi o Syriza que pediu o terceiro resgate? E agora os syrizinhas de cá têm vergonha dos syrisas de lá?", questionou Portas. Ou seja, "na hora de acudir ao amigo Tsípras não respondem à chamada".

    "A partir de amanhã, serei apenas um de vós e esse sentimento de pertença é uma grande honra", afirmou Portas na hora da despedida, manifestando "orgulho sereno" pelo trabalho que fizeram juntos e "esperança fundamentada no caminho que o partido começa amanhã".

    "Não sentirei nostalgia mas liberdade, só é bom politico quem é independente da política, por isso encarei a vida partidária como vocação não como profissão" e "nunca como uma dependência pessoal", declarou ainda perante o congresso.

    Agora, "preparo a minha próxima vida com alegria quase juvenil de quem, aos 53 anos, se sente livre e capaz de começar de novo outra vez", disse, prometendo "trabalhar, trabalhar, trabalhar". Portas, que foi "eleito e reeleito oito vezes, ao longo de quase 16 anos", tem sido, conforme noticiou o JN, disputado pela TVI e pela SIC para ser comentador televisivo.

    Quanto à sucessão, diz que o CDS deu um "exemplo de maturidade política e responsabilidade institucional". Foi "uma agradável surpresa, uma sucessão natural mas com exemplos magníficos de renúncia em nome de todos e de sentido de equipa em nome do bem comum".

    "Não sou eu que dou um passo atrás, é o partido que dá um passo em frente", explicou, notando que "há um tempo para chegar, para fazer e para passar o testemunho".

    ARTIGO PARCIAL
    Partilhe esta notícia»

    ResponderEliminar
  33. TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-ED.ONLINE-12/3/2016

    POLITICA LOCAL: AS ELEIÇÕES NO PSD-TAROUCA FORAM ADIADAS!(saiba porquê)

    «ELEIÇÕES NO PSD ADIADAS
    12 Março, 2016
    As eleições para a Comissão Política Concelhia do PSD em Tarouca só deverão realizar-se no próximo mês- o ato eleitoral, para o qual concorria Valdemar Pereira, atual vice presidente e líder da autarquia local, esteve marcado para 5 de março, mas acabou por ter de ser adiado.

    Neste dia, apenas se realizou a eleição dos deputados ao Congresso do PSD. A eleição da Concelhia não está fácil, uma vez que o ato já foi adiado em datas anteriores.

    Ao que o Jornal do Centro conseguiu apurar, a falta de pagamento das quotas terá inviabilizado a marcação das eleições que agora, para nova marcação, terão de seguir os prazos estabelecidos pelos estatutos.

    PSD Tarouca»

    ResponderEliminar
  34. trazido do diário digital-12/13-3/2016

    26ºcongresso do cds/pp: votação das moções

    «HOJE às 01:38 actualizada às 10:480
    CDS/Congresso: Moção de Assunção Cristas vence com 877 votos contra 11
    CDS/Congresso: Moção de Assunção Cristas vence com 877 votos contra 11



    inShare
    A moção de Assunção Cristas, intitulada «Ambição e Responsabilidade», foi hoje aprovada com 877 votos, contra 11 votos da única moção que foi a votos em alternativa.
    Das dez moções globais apresentadas ao 26.º Congresso do CDS-PP, apenas duas foram a votos: a moção encabeçada por Assunção Cristas e a moção D, «Uma estratégia para Portugal», que tem como primeiro subscritor Miguel Mattos Chaves, a qual obteve apenas 11 votos.
    Todos os subscritores das restantes oito moções abdicaram de ir a votos. A apresentação de uma moção de estratégia global, que é votada em alternativa, não implica uma candidatura à liderança, mas sem ela não se pode ser candidato. As moções de estratégia global são, de acordo com os estatutos, um documento que fixa «a orientação geral do partido».
    Há dois anos, no Congresso de Oliveira do Bairro, a moção "Responsabilidade e Identidade", do líder Paulo Portas, obteve 82% dos votos, contra 16,6 por cento da moção encabeçada por Filipe Anacoreta Correia, do movimento Alternativa e Responsabilidade.
    Na moção de 31 páginas, Assunção Cristas remete para um futuro Conselho Nacional a definição da estratégia nas eleições autárquicas, e afirma que a oposição ao "governo das esquerdas" é a marca do partido.
    Assunção Cristas tem reiterado que não afasta a possibilidade de um novo Governo PSD/CDS sair do atual quadro parlamentar, em caso de o executivo do PS falhar, embora considere que tal é altamente improvável com o atual secretário-geral socialista, António Costa.
    Não se comprometendo com medidas, a moção de Cristas aponta para a necessidade de ser estudada uma reforma do sistema eleitoral, admite a possibilidade de a ADSE ser um sistema aberto a trabalhadores do privado, e defende a necessidade de abrir o já existente Gabinete de Estudos à participação de pessoas fora do partido.
    O primeiro dia do Congresso do CDS-PP terminou com a proclamação do resultado das moções, cerca das 01:30, embora grande parte dos congressistas tenha abandonado o Pavilhão Multiusos de Gondomar logo depois das votações, sem esperar que fosse anunciado o vencedor, apesar dos protestos do presidente da Mesa do Congresso, Luís Queiró.
    Diário Digital com Lusa
    Leia outras relacionadas:»

    ResponderEliminar
  35. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-13/3/2016

    26º CONGRESSO DO CDS/PP: RESULTADOS DA VOTAÇÕES PRÓS ÓRGÃOS NACIONAIS


    «Direção de Cristas eleita com quase 96% dos votos

    A comissão política da nova líder do CDS-PP, Assunção Cristas, foi hoje eleita com 95,59% dos votos, mais do que a última de Paulo Portas, mas a direção perdeu lugares no Conselho Nacional.

    © Global Imagens
    POLÍTICA CONGRESSO CDS
    HÁ 19 MINS
    POR LUSA

    A Comissão Política Nacional conseguiu 1.191 votos de um total de 1246 votantes (55 brancos), numa percentagem de 95,59% dos votos.

    PUB

    No anterior Congresso, em Oliveira do Bairro (Aveiro), a direção de Paulo Portas tinha sido eleita com menos votos - 85,9% - mas conseguiu eleger mais lugares no Conselho Nacional, o 'parlamento' do partido: 58 em 70 lugares.

    Ao Conselho Nacional concorreram duas listas: a de Assunção Cristas, que teve como primeiro nome António Lobo Xavier, tendo a primeira conseguido 942 votos (correspondentes a 75,48% e 54 lugares) e a segunda 288 votos (23,08%, 16 lugares).

    Também ao Conselho Nacional de Jurisdição concorreram duas listas: a da direção, que conseguiu 957 votos (76,5%), e uma coordenada com Filipe Lobo d'Ávila, encabeçada por Pedro Melo, que foi o único eleito, com 251 votos (20%).

    Aos restantes órgãos concorria apenas uma lista: a Mesa do Congresso, que terá novamente como presidente Luís Queiró, foi eleita com 94,4% dos votos, a Mesa do Conselho Nacional, liderada por Telmo Correia, obteve 93,56%, e o Conselho de Fiscalização, presidido por Alberto Coelho, eleito com 94,57% dos votos.»

    ResponderEliminar
  36. TRAZIDO DO EXPRESSO-12/3/2016

    SONDAGEM: INTENÇÃO DE VOTO E POPULARIDADE DOS LÍDERES

    «POLÍTICA

    Sondagem: Catarina Martins continua em alta

    12.02.2016 às 12h02165
    Google+
    Linkedin
    Pinterest

    http://expresso.sapo.pt/politica/2016-02-12-Sondagem-Catarina-Martins-continua-em-alta
    Porta-voz do Bloco de Esquerda soma e segue junto dos eleitores. A sua popularidade já ombreia com a do primeiro-ministro, António Costa. PS lidera intenções de voto

    Cristina Figueiredo
    CRISTINA FIGUEIREDO

    A popularidade da porta-voz do Bloco de Esquerda não pára de aumentar. Na sondagem de fevereiro da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, Catarina Martins cresce dois pontos percentuais face ao mês anterior e só por uma escassa décima não partilha a liderança do ranking de popularidade dos protagonistas políticos com António Costa.

    Paulo Portas, que deixa a presidência do CDS/PP no congresso marcado para 12 e 13 de março, é o terceiro dos mais populares, a cerca de três pontos de Costa e Catarina.


    Nas intenções de voto, o quadro mantém-se praticamente inalterado em relação a janeiro. O Bloco de Esquerda, ainda assim, desce uma décima – não seguindo, portanto, a tendência crescente da sua porta-voz.

    Curioso é que só os partidos do bloco central ganham eleitores: o PSD aumenta quatro décimas e o PS três. E embora o partido do Governo seja o que mais intenções de voto reúne (33,6%), o de Passos Coelho segue-o a curtíssima distância (32,5%).

    FICHA TÉCNICA
    Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 4 a 10 de fevereiro de 2016. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por região: Norte (20,8%) — A.M. do Porto (14,7%); Centro (28,0%) — A.M. de Lisboa (26,5%) e Sul (10,0%), num total de 1010 entrevistas validadas. Foram efetuadas 1268 tentativas de entrevistas e, destas, 258 (20,3%) não aceitaram colaborar neste estudo. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma resultou, em termos de sexo: feminino 52,0%; masculino — 48,0% e, no que concerne à faixa etária dos 18 aos 30 anos — 18,8%; dos 31 aos 59 — 50,5% e com 60 anos ou mais — 30,7%. O erro máximo da amostra é de 3,08%, para um grau de probabilidade de 95,0%.Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a comunicação social.
    Palavras-chave

    ANTÓNIO COSTA
    PASSOS COELHO
    GOVERNO
    PARTIDOS E MOVIMENTOS
    BLOCO DE ESQUERDA
    POLÍTICA
    GOVERNO (SISTEMA)
    CATARINA MARTINS
    PAULO PORTAS
    EUROSONDAGEM S.A.»

    ResponderEliminar
  37. SONDAGEM DO EXPRESSO: http://expresso.sapo.pt/politica/2016-02-12-Sondagem-Catarina-Martins-continua-em-alta

    ResponderEliminar
  38. [TRAZIDO DO JN-13/3/2016]

    UM RESUMO DOS 3 ANOS DO PAPA FRANCISCO!

    «ancisco há três anos a tentar renovar a Igreja
    EMÍLIA MONTEIRO | Hoje às 01:08
    Três anos após a eleição do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio para Papa, o atual líder máximo da Igreja Católica alcançou o estatuto de "superstar", conhecido por crianças e adultos em todo o mundo.

    indo do "fim do Mundo", como referiu na sua primeira intervenção pública na famosa varanda da Praça de S. Pedro, em Roma, o já Papa Francisco - o primeiro natural do Hemisfério Sul - é responsável pelo fim da "rigidez" alemã e pela chegada do "à-vontade" que caracteriza a América do Sul.

    "O Papa Francisco chega numa altura agitada da Igreja, após a resignação de Bento XVI, que é uma novidade no Vaticano, e tem que enfrentar as sombras que existem e que transmitem uma visão excessivamente pessimista da Igreja", disse ao JN Alexandre Palma, padre, doutorado em Teologia, professor na Universidade Católica.

    "Há três anos, a Igreja tinha descido tão baixo, tão baixo, que era preciso uma mudança radical", confirma Anselmo Borges, padre e professor de Filosofia em Coimbra. Neste contexto, surge Francisco com uma "teologia muito próxima das comunidades e da realidade".

    "O Papa criou uma nova forma de comunicar e de fazer passar a mensagem. Diariamente, nas homilias que profere na missa que celebra na Igreja de Santa Marta e através das intervenções públicas que faz e que são entendidas por toda a gente", refere o teólogo Alexandre Palma.

    Em três anos, os mais críticos, afirmam que Francisco "produziu" pouca doutrina. Publicou a encíclica Laudato Si, um documento sobre a defesa do ambiente, e fez duas exortações apostólicas: Lumen Fidei (A luz da fé) e Evangeliu Gaudium (A alegria do Evangelho). Mas é longe da Cúria que Francisco parece sentir-se mais livre para "doutrinar".

    A viagem a Cuba, a vontade de visitar Moscovo e Pequim, os encontros ecuménicos e a forma como, aos poucos, introduz na cúria romana temas "fraturantes" - como o papel das mulheres na Igreja, a homossexualidade e os recasados, entre outros - aproximou dos católicos pessoas que se tinham afastado.

    "Pela primeira vez, em muitos anos, estão a ser tomadas medidas muito importantes contra a pedofilia do clero e sobre o banco do Vaticano", afirmou Anselmo Borges. E o Papa que abraça doentes, que beija crianças, que lava os pés de mulheres e muçulmanos durante a semana santa, é o mesmo que, no meio de multidões, afirma que "não há mães solteiras. Há mães", defendendo o batismo para todas as crianças.

    Diz que "quem não serve para servir não serve para viver", e, em Cuba, afirmou que tem "medo das famílias que nunca discutem". No Vaticano recebeu um travesti espanhol e, aos jornalistas, pergunta: "se um gay procura Deus, quem sou eu para julgá-lo?". "Há um relançamento da Igreja Católica em que o Papa mostra, através da sua ação como se deve ser católico no mundo contemporâneo", finaliza Alexandre Palma.

    ARTIGO PARCIAL Partilhe esta notícia»

    DAQUI: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=5074504&page=-1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (TRANSFOMADO NO POST 15: E PQ HOJE É DOMINGO)

      Eliminar
  39. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-15/3/2016]

    POLITICA NACIONAL: ALGUMAS ALTERAÇÕES DO OGE/2016 APROVADAS NA AR

    «HOJE às 20:400

    OE2016: As «combinações novas» que permitiram aprovar mais de 135 alterações

    OE2016: As «combinações novas» que permitiram aprovar mais de 135 alterações

    inShare
    As «combinações novas» das forças políticas na Assembleia da República permitiram aprovar na especialidade 135 alterações à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), de todos os grupos parlamentares que sugeriram modificações.
    Nos primeiros três dias de votações na especialidade, as diferentes conjugações de votos dos grupos parlamentares permitiram aprovar 135 das mais de 210 propostas de alteração que foram apresentadas pelos vários grupos parlamentes, excluindo o grupo parlamentar do PSD, que não apresentou alterações à lei orçamental.
    Todas as 80 propostas de alteração do PS foram aprovadas, bem como 12 das 27 do PCP, 24 das 49 do Bloco de Esquerda (BE), quatro das 10 do CDS-PP, sete das 14 do partido ecologista 'Os Verdes' (PEV), seis das 28 do partido Pessoas, Animais, Natureza (PAN) e duas em 13 dos deputados sociais-democratas eleitos pela Madeira.
    A forma como as propostas de alteração foram aprovadas motivaram, durante os três dias de votação, alguns sorrisos e comentários dos deputados, nomeadamente da presidente da Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), Teresa Leal Coelho (PSD), que se mostrou admirada com o "mundo novo" das votações.
    Hoje, foi a vez de o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, apontar "as combinações tão novas" entre as forças parlamentares e que o levaram a confundir os votos das diferentes bancadas a uma proposta do PCP, que acabou por ser chumbada com os votos contra do PS, do BE e do CDS-PP, a abstenção do PSD e do PAN e os votos favoráveis do PCP e do PEV.
    Em causa estava a eliminação do artigo 92.º da proposta de lei do OE2016, que veda a utilização gratuita dos transportes públicos, embora defina exceções a esta proibição, como os familiares dos trabalhadores das empresas deste setor.
    A diferente conjugação dos votos dos deputados levou também o PSD a viabilizar - com a abstenção - medidas que não contavam com o apoio dos partidos à esquerda do PS: foi o que aconteceu com duas propostas de apoios financeiros à Grécia e à Turquia.
    Inicialmente, o PSD iria chumbar estas duas medidas que, basicamente constituem compromissos europeus, mas o PS apresentou propostas de alteração sobre estes apoios, forçando assim o PSD a abster-se.
    É que a bancada social-democrata prometeu a oposição a todos os artigos da proposta de lei do OE2016 e a abstenção a todas as propostas de alteração.
    Do lado do PSD, apenas os deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Madeira apresentaram propostas, tendo conseguido aprovar uma alteração que sublinha que "apenas a Assembleia Legislativa Regional pode emitir decretos legislativos regionais ou, consequentemente, proceder à sua modificação ou revogação".
    Esta proposta mereceu votos favoráveis de todos os grupos parlamentares com assento na COFMA e da deputada social-democrata eleita pelo círculo eleitoral da Madeira Rubina Berardo, à exceção do PSD, que se absteve. A votação motivou sorrisos à presidente da COFMA.
    "Muitos parabéns. Conseguiu uma quase unanimidade, à exceção do partido que teve mais votos nas eleições legislativas", disse Teresa Leal Coelho.
    A proposta de OE2016 tem votação final global agendada para quarta-feira.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (TRANSFORMADO NO POST 16, AO QUE SE LHE JUNTOU OS OUTROS 2 TEXTOS QUE SE SEGUEM)

      Eliminar
  40. (CONTINUAÇÃO)

    Eis algumas das principais de propostas de alteração aprovadas:

    PS
    Entre as principais medidas de alteração apresentadas pelo PS, e que foram aprovadas, está o aumento da dedução fixa por filho para 600 euros em sede de IRS e a manutenção do prazo de 12 anos para que as pequenas e médias empresas reportem prejuízos fiscais apurados, enquanto as restantes empresas ficam com cinco anos para o fazer.
    O parlamento aprovou ainda a eliminação da obrigatoriedade do regime de pagamento do subsídio de Natal em duodécimos no setor público, com o Ministério das Finanças a esclarecer mais tarde que a opção por pagamento do 13.º mês por inteiro apenas se aplica aos trabalhadores das empresas públicas que permitam essa opção, quer seja por contrato de trabalho ou regulamentação coletiva.
    BE
    Entre as principais medidas de alteração apresentadas pelo BE, e aprovadas, está a revisão automática do Rendimento Social de Inserção (RSI), a majoração do abono de família em 0,5 pontos percentuais para crianças e jovens no segundo e no terceiro escalões e de 3% nas pessoas com deficiência.
    O aumento do limiar de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI) para 5.059 euros, mais 37 euros do que o valor atual, alargando assim os número de beneficiados com esta medida e o acesso automático à tarifa social de energia, eliminando obstáculos burocráticos, também foram propostas bloquista.
    Sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), foi aprovada uma redução da taxa deste imposto consoante o número de dependentes que compõem o agregado familiar. Assim, os agregados com um filho têm uma dedução fixa em sede de IMI de 20 euros, com dois filhos de 40 euros e com três ou mais filhos de 70 euros.
    A criação de uma cláusula de salvaguarda do IMI e o fim da isenção em sede de Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas (IMT) de fundos de investimento imobiliário também foram aprovadas, bem como a revisão do regime de contribuição dos trabalhadores independentes nos próximos seis meses (com efeitos a partir de 2017).
    As famílias com menos rendimentos vão pagar menos pela contribuição para o audiovisual (CAV) em 2016, passando a pagar um euro por mês, e as restantes famílias passarão a pagar mais 20 cêntimos, para os 2,85 euros mensais.
    PCP
    Entre as principais propostas do PCP aprovadas está a criação de uma prestação extraordinária de apoio a desempregados que já não recebam subsídio social de desemprego, por um período de 180 dias, através da concessão mensal de um valor igual a 80% do montante do último subsídio social de desemprego pago.
    A gratuitidade dos manuais escolares a todas as crianças do primeiro ano do primeiro ciclo do ensino básico a partir do próximo ano letivo, bem como a criação de um grupo de trabalho para definir um programa de aquisição e reutilização dos manuais escolares para a sua gratuitidade em toda a escolaridade obrigatória também foi outra das bandeiras comunistas aprovada.
    Tal como a suspensão, a atualização de propinas para o Ensino Superior também no próximo ano letivo foram aprovadas e a revisão da base de cálculo das quotizações e contribuições para a Segurança Social dos trabalhadores independentes, garantindo que sejam calculadas com base nos rendimentos reais efetivamente auferidos pelos contribuintes.
    Também a redução da taxa máxima do IMI de 0,5% para 0,45% foi aprovada.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  41. (CONTINUAÇÃO)

    CDS-PP
    O grupo parlamentar do CDS-PP conseguiu aprovar uma proposta de alteração que pretende aumentar o número de beneficiários do Passe Social + e a instalação de radares meteorológicos nos Açores.
    Os centristas aprovaram ainda uma proposta de alteração que fará com que os empresários em nome individual, que auferem rendimentos da categoria B (trabalho independente) do IRS, possam reportar os prejuízos fiscais nos 12 anos seguintes.
    Foi também aprovada a eliminação de um artigo que poderá limitar o período que as empresas têm para apresentarem faturas para dedução do IVA. Segundo explicou à Lusa a deputada do CDS-PP Cecília Meireles, esta alteração permite que o Governo possa "mudar o prazo para que as empresas possam apresentar faturas para deduzir IVA, de quatro anos para um mês", considerando a parlamentar que, sem esta proposta de alteração, "muitas empresas não teriam o IVA devolvido".
    PEV
    A isenção do IMI para famílias de baixos rendimentos, mesmo quando o agregado familiar apresente dívidas ao Estado, a introdução do leite sem lactose no programa de leite escolar, o programa de remoção de amianto durante este ano e o combate ao desperdício alimentar foram algumas das principais medidas do PEV aprovadas
    PAN
    Entre as propostas aprovadas pelo PAN destaca-se a dedução de parte do IVA das despesas veterinárias em sede de IRS, a passagem dos copos menstruais para a taxa reduzida do IVA, bem como de alguns produtos naturais.
    Tal como já previsto para as despesas com alojamento, restauração, reparação automóvel e cabeleireiros, os consumidores que tenham despesas com cuidados veterinários e que peçam fatura com o número de identificação fiscal podem, em 2016, deduzir 15% do IVA suportado com estas despesas até um limite total de 250 euros.
    As outras cinco propostas de alteração apresentadas pelo deputado do PAN, André Silva, e aprovadas na especialidade foram as de introdução de alguns produtos na lista da taxa reduzida do IVA, de 6%, nomeadamente a criação de aves canoras, ornamentais e de fantasia, a criação de animais para obter peles, os copos menstruais, as bebidas compostas de cereais, amêndoa, caju e avelã sem teor alcoólico e também produtos como seitan, tofu, tempeh e soja texturizada.
    Deputados do PSD eleitos pelo círculo da Madeira
    Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral da Madeira apresentaram 13 propostas de alteração e conseguiram aprovar três, com destaque para uma norma que reforça a autonomia da Assembleia Legislativa Regional da Madeira face à Assembleia da República.
    Leia outras relacionadas:
    OE2016: Orçamento é «ambicioso» e abre caminho a superação de problemas estruturais - PM
    BE quer reduzir o número de alunos por turma e espera acolhimento do PS
    OE2016: Aprovada proposta do BE que isenta vítimas de violência doméstica de custas judiciais

    IMPRIMIRENVIAR » (FIM)

    ResponderEliminar
  42. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-15/3/2016]

    EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM OS ALUNOS PORTUGUESES DA ESCOLA?(estudo)

    «ONTEM às 13:330

    Jovens portugueses gostam da escola, mas sentem muita pressão, indica estudo

    Jovens portugueses gostam da escola, mas sentem muita pressão, indica estudo

    inShare
    A maioria dos adolescentes portugueses gosta da escola, sobretudo dos colegas e dos intervalos, mas são a nível mundial os jovens que maior pressão sente na vida escolar e que têm pior perceção do seu desempenho.


    Segundo o inquérito "Health Behaviour in School-aged Children" (HBSC) feito para a Organização Mundial da Saúde e hoje divulgado, os jovens portugueses têm "uma pior perceção da sua performance escolar, comparando com grande parte dos países" analisados, num total de mais de 40 estados da Europa e da América do Norte.
    Em Portugal foram inquiridos mais de 6.000 alunos dos 6.º, 8.º e 10.º anos, tendo as últimas entrevistas ocorrido em 2014.
    Os jovens portugueses têm tradicionalmente uma pior perceção da sua performance escolar, mas ainda assim esta situação tem melhorado ligeiramente.
    Em média, os estudantes portugueses referem "grande stress" com os trabalhos da escola, sobretudo em comparação com os outros países.
    Já quanto ao gosto pela escola, os adolescentes em Portugal mostram melhor apreciação do que a média dos restantes países, mas o seu gosto centra-se sobretudo no convívio social e não na vertente académica.
    Grande parte destes dados nacionais tinha sido já divulgada o ano passado, mas é possível agora aos responsáveis pelo projeto HBSC fazer uma comparação com as conclusões obtidas pelos outros países nalguns pontos.
    No inquérito português, o número de jovens que afirmava sentir fome por não ter comida em casa tinha aumentado em 2014, um fenómeno que se tinha mantido estável desde 2006.
    Nos dados divulgados no ano passado pelos responsáveis portugueses, 99% dos inquiridos relatavam ter boa nutrição, mas 80% ingeriam comida não saudável, 75% afirmavam comer por vezes demasiado e 63% reportavam comer "o que calha".
    O mesmo inquérito revelava que um em cada seis adolescentes portugueses entre os 13 e os 15 anos se magoaram a si próprios de propósito mais do que uma vez em 2014, a maioria deles nos braços.
    As auto-mutilações apresentavam uma tendência crescente, com 15,6% dos adolescentes do 8.º e 10.º anos a referirem ter-se magoado de propósito mais do que uma vez e 20% disseram tê-lo feito pelo menos uma vez.
    Como positivo, o estudo HBSC aponta para um decréscimo do consumo de álcool, tabaco e substâncias ilegais, uma realidade que é comum aos adolescentes europeus.
    Quanto à sexualidade, o número de adolescentes portugueses que já teve relações nas idades abarcadas pelo estudo tem vindo a diminuir desde 2006, o que aponta para que comecem mais tarde a vida sexual (um dado partilhado com as outras realidades europeias).
    Apesar disso, em 2014 houve uma diminuição do uso do preservativo e um aumento das relações sexuais associadas ao consumo de álcool.
    Entre as razões para não usar o preservativo, os jovens referem como motivos centrais "não ter pensado nisso", "não ter preservativo consigo", "os preservativos serem muito caros" ou "ter bebido álcool em excesso".
    "Em Portugal foi ainda preocupante que nem todos os adolescentes que já referem ter tido relações sexuais consideram que tiveram na altura em que quiseram e decidiram", refere a coordenadora nacional do projeto HBSC, Margarida Gaspar de Matos, apontando para a necessidade de a educação sexual sair do âmbito da prevenção de risco e passar a abordar a sexualidade em termos de competências pessoais, de equidade de género e de direitos humanos.

    Diário Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
  43. ESTUDO/AQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=816428

    ResponderEliminar
  44. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DA TSF-16/3/2016]

    CURIOSIDADE: RANKING DA FELICIDADE DE ALGUNS PAÍSES!

    «ÍNDICE DA FELICIDADE

    O país mais feliz do mundo? Dinamarca. Portugal na segunda metade

    16 DE MARÇO DE 2016

    É possível medir a felicidade? Pelos vistos, sim. Numa lista composta por 157 países Portugal está perto de atingir os lugares com três dígitos. Ocupa a 94º posição. A Espanha está no 37º lugar.

    TSF
    PARTILHAR
    COMENTAR
    O estudo baseou-se em fatores como os apoios sociais, a esperança média de vida, a possibilidade de uma pessoa fazer uma escolha em liberdade e os níveis de corrupção de cada país.

    Segundo o estudo desenvolvido pela Universidade de Columbia e uma organização liderada pelas Nações Unidas os dez países mais felizes são:

    1. Dinamarca (Europa)

    2. Suíça (Europa)

    3. Islândia (Europa)

    4. Noruega (Europa)

    5. Finlândia (Europa)

    6. Canadá (América do Norte)

    7. Holanda (Europa)

    8. Nova Zelândia (Oceânia)

    9. Austrália (Oceânia)

    10. Suécia (Europa)

    Nas últimas 10 posições dos países mais felizes, onde o Burundi ocupa a última posição, estão:

    1. Burundi (África)

    2. Síria (Ásia)

    3. Togo (África)

    4. Afeganistão (Ásia)

    5. Benim (África)

    6. Ruanda (África)

    7. Guiné (África)

    8. Libéria (África)

    9. Tanzânia (África)

    10. Madagáscar (África)

    O estudo revela que o top 10 é dominado por países europeus. Os índices de felicidade menores, de acordo com os fatores medidos no estudo, encontram-se em países africanos.»

    ResponderEliminar
  45. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-17/3/2016]

    EDUCAÇÃO: PROVAS DE AFERIÇÃO

    «Provas de aferição só são obrigatórias no próximo ano letivo
    Anúncio foi feito esta quinta-feira pelo ministro da Educação, bem como através de um comunicado da tutela enviado às redações.

    © DR
    PAÍS EDUCAÇÃO
    HÁ 2 HORAS
    POR PATRÍCIA MARTINS CARVALHO

    Após mais uma reunião semanal do Conselho de Ministros, o ministro da Educação revelou que as provas de aferição no 2.º, 5.º e 8.º anos só serão obrigatórias no ano letivo que arranca em setembro próximo.

    PUB

    Assim, no ano letivo que agora decorre, “as escolas têm a possibilidade de não efetuar as provas”. Será uma escolha a ser feita por cada estabelecimento de ensino, contudo, as “escolas, que mediante devida fundamentação, não pretendam a realização das provas de aferição, devem comunicar a decisão ao Júri Nacional de Exames até ao final de abril”.

    O mesmo se aplica às provas finais do 4.º e 6.º ano que Tiago Brandão Rodrigues eliminou do sistema de ensino.

    Mais uma vez, o ministro da Educação deixa ao critério das escolas a realização ou não destas provas. Os estabelecimentos de ensino que “pretendam a aferição e obtenção de dados de fim de ciclo, poderão decidir pela realização, com carácter de diagnóstico, das provas de Português e Matemática”.

    Apesar de não terem caráter obrigatório, o Ministério irá “disponibilizar uma matriz de auxílio à sua realização”.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    DAQUI:«www.noticiasaominuto.com/pais/556665/provas-de-afericao-so-sao-obrigatorias-no-proximo-ano-letivo?&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral»

    ResponderEliminar
  46. TRAZIDO DO OBSERVADOR-17/3/2016

    EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO EXTERNA DO ENSINO BÁSICO!(regime transitório)

    «EDUCAÇÃO

    Provas de aferição no ensino básico só serão obrigatórias no próximo ano letivo

    17/3/2016, 12:39475 PARTILHAS

    As provas de aferição no 2.º, 5.º e 8.º anos só serão obrigatórias no próximo ano letivo. Este ano fica ao critério das escolas fazer ou não as provas. Ministério já marcou as datas das provas.

    Partilhe

    Tiago Brandão Rodrigues tem defendido as mais-valias de ter provas de aferição ao invés de provas finais

    ANDRÉ KOSTERS/LUSA

    As provas de aferição no ensino básico – 2.º, 5.º e 8.º anos – só serão obrigatórias a partir do ano letivo 2016/2017.)

    Este ano fica ao critério de cada escola fazer ou não, anunciou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, onde foi aprovado o modelo integrado de avaliação externa das aprendizagens no ensino básico.

    “As escolas têm a possibilidade de não efetuar as provas [este ano]. A introdução deste regime transitório visa ir ao encontro das preocupações que existiam por parte de alguns diretores”, explicou Tiago Brandão Rodrigues, acrescentando que “esta solução transitória não vai provocar nenhum problema de equidade”.

    Por outro lado, as escolas que se vinham preparando para as provas finais de 4.º e 6.º anos (e que foram eliminadas) poderão também optar por realizar provas de aferição nesses anos “se quiserem aferir internamente os processos de aprendizagem”.

    Questionado sobre se a criação desta norma transitória mostra que houve precipitação por parte do Governo nesta matéria, Tiago Brandão Rodrigues respondeu rapidamente que “não houve nenhuma precipitação”, explicando que foi entendido “que esta norma transitória tem sentido para que as escolas se possam organizar”.

    Em comunicado, o Ministério da Educação explica que “no presente ano letivo, as escolas que, mediante devida fundamentação, não pretendam a realização das provas de aferição, devem comunicar a decisão ao Júri Nacional de Exames, até ao final de abril”. E, “do mesmo modo, as escolas que, durante o corrente ano letivo, pretendam a aferição e obtenção de dados de fim de ciclo, poderão decidir pela realização, com caráter de diagnóstico, das provas de Português e Matemática, nos 4.º e 6.º anos. Para estes casos, a tutela disponibiliza uma matriz de auxílio à sua realização”.

    Lembre-se que pais e diretores de escolas vinham mostrando alguma preocupação por ainda não haver datas para as provas, nem modelos das mesmas, quando estamos perto do fim do segundo período letivo.

    A eliminação das provas finais do 4.º e 6.º anos e substituição das mesmas por provas de aferição no 2.º, 5.º e 8.º anos foi uma das primeiras medidas deste ministro.

    Calendário de provas do Ensino Básico 2015/2016:

    23 de maio a 3 junho

    – provas do 4º ano e 6º ano – Português e Matemática – em horário a determinar pela escola

    6 de junho

    – prova de aferição de Português e Estudo do Meio do 2º ano – 10h30

    – prova de aferição de Português do 5º ano – 10h30

    – prova de aferição de Português do 8º ano – 14h30

    8 de junho
    – prova de aferição de Matemática e Estudo do Meio do 2.º ano – 10h30

    – prova de aferição de Matemática do 5.º ano – 10h30

    – prova de aferição de Matemática do 8.º ano – 14h30

    Provas finais do 9.º ano

    17 de junho – 1ª fase das provas finais de Português do 9º ano
    21 de junho – 1ª fase das provas finais de Matemática do 9º ano
    15 de julho – 2ª fase das provas finais de Português do 9º ano
    20 de julho – 2ª fase das provas finais de Matemática do 9º ano
    12 de julho – divulgação das notas da 1ª fase das provas finais de Português do 9º ano de escolaridade
    5 de agosto – divulgação das notas da 2ª fase das provas finais de Português do 9º ano de escolaridade

    (Artigo atualizado pela última vez às 13h15, com informação sobre datas dos exames)»

    ResponderEliminar
  47. [TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-19/3/2016]

    UM CASO DE ESCRAVIDÃO

    «“Francisco”, escravizado 26 anos, morreu sem o seu caso chegar a julgamento

    JOANA GORJÃO HENRIQUES 19/03/2016 - 08:19

    Viveu numa quinta no Alentejo, às mãos de um casal com dois filhos, privado de ter namoradas e sem nunca ganhar um tostão. “Francisco” morreu em Novembro. Só agora o DIAP está em vias de emitir um despacho que, tudo indica, deve ser de acusação.

    Esteve escravizado às mãos de uma família portuguesa, no Alentejo, durante 26 anos. Morreu aos 65, a 3 de Novembro de 2015, sem o seu caso ir a julgamento. E sem ter alguém da família ao seu lado. “Francisco”, nome fictício, foi feito prisioneiro de um homem e de uma mulher, e dos seus dois filhos, acusados de não lhe pagarem qualquer remuneração pelo trabalho no gado e na agricultura numa quinta em Évora e de lhe retirarem os documentos de identificação durante 26 anos.

    Recentemente, a Polícia Judiciária remeteu o inquérito com proposta de acusação do crime de escravidão ao Ministério Público. O Departamento de Investigação e Acção Penal de Évora está em vias de proferir um despacho final e, pela leitura do que está no processo, tudo indica que seja de acusação. Se assim for, segue-se o julgamento. O crime de escravidão é punido com pena de 5 a 15 anos. Segundo dados do Ministério da Justiça, houve 10 condenações por crimes de escravidão nos tribunais de primeira instância entre 2007 e 2013 - sendo que parte da informação está protegida por segredo estatístico quando o número de condenados é inferior a três. Os dados de 2014 e 2015 ainda não foram compilados, mas em 2014 o Tribunal de São João no Porto condenou 13 pessoas naquele que ficou conhecido até agora como o maior processo de escravatura em Portugal. No ano passado, deram entrada na Polícia Judiciária 14 inquéritos relativos a este crime (foram 16 em 2014 e 12 em 2013).

    “Em 26 anos nunca vi 5 tostões. Zero”, disse ao PÚBLICO em entrevista em Dezembro de 2013, três meses depois de ter escapado da quinta, ajudado por um amigo e pela GNR. Tinha um tumor nos pulmões, detectado logo quando foi acolhido. Até então não tinha recebido qualquer tratamento médico para a doença.

    Além de não lhe pagarem e de lhe terem confiscado os documentos de identificação, os patrões privaram-no também de ter uma namorada ou de ter relações sexuais ao longo da sua vida adulta quase toda, acusava Francisco.

    A patroa, Susana, tinha quase 60 anos, e o patrão, Fábio, quase 70 (nomes fictícios). Tinham dois filhos, rapazes, um nascido no início dos anos 1980, o outro em meados dessa década, agora também acusados do crime de escravidão. A Francisco davam apenas um dia de descanso, o domingo. Puseram-no a dormir num anexo da sua quinta em Évora.

    Quando entrevistámos Francisco em 2013, o processo ainda estava em segredo de justiça e as informações, por uma questão de protecção, eram vagas. Francisco estava, na altura, aos cuidados da associação Saúde em Português, que gere um Centro de Acolhimento e Protecção a vítimas de tráfico de seres humanos do sexo masculino. Foi com eles que ficou até ao final da vida.

    Agora, conseguimos verificar que a quinta onde viveu está a poucos quilómetros da cidade de Évora e não numa zona isolada como se poderia pensar. Fica num terreno onde se chega depois de percorrer uma curta estrada de terra batida, logo a seguir a uma creche para crianças, gerida por uma instituição católica – e muito perto de uma estrada de alcatrão onde passam vários carros e transportes públicos. A facilidade com que Francisco podia entrar e sair dali, fazer-se à estrada e andar nem uma hora até à cidade segundo o Google Maps, impressiona: mostra o medo com que vivia ao ponto de o paralisar e tornar incapaz de pedir ajuda.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  48. (CONT.)UM CASO DE ESCRAVATURA
    A casa de um andar, com uma arquitectura tipicamente alentejana, tem barracões à entrada que os patrões de Francisco alugavam a várias pessoas. É uma zona com bastante movimento, onde entram e saem carros – pelo menos no dia em que o PÚBLICO lá foi o portão não estava sequer fechado e o anexo que terá servido de quarto a Francisco estava a ser remodelado. Um jovem que disse ser trabalhador de uma das empresas que aluga os barracões respondeu-nos que não sabia se os patrões estavam em casa. Ninguém. Cá fora, alguns objectos deixados de lado, coisas que demonstram que a casa é habitada.

    Sem luxo aparente, a moradia tem uma piscina, mobília modesta, escura, e vários motivos religiosos como crucifixos – vê-se numa reportagem fotográfica que consta do processo. É referido nos relatórios que o casal tinha bens suficientes para pagar a Francisco e que, no mandado de busca, foram apreendidas armas para as quais não tinha licença.
    (TÓPICOS
    Polícia Judiciária
    Ministério Público
    Évora
    Direitos humanos
    questões sociais)»

    DAQUI:«https://www.publico.pt/sociedade/noticia/francisco-escravizado-26-anos-morreu-sem-o-seu-caso-chegar-a-julgamento-1726332»

    ResponderEliminar
  49. PRÓ ARQUIVO C: https://www.publico.pt/mundo/noticia/destino-de-lula-vai-ser-decidido-pelo-supremo-no-final-do-mes-1726678

    ResponderEliminar
  50. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-19/3/2016

    DIA ESPECIAL: COMO APARECEU O DIA DO PAI!(várias versões)

    «Hoje é Dia do Pai. Sabe porquê?

    O Dia do Pai celebra-se hoje em Portugal. Sabe como surgiu a data?

    © Reuters
    LIFESTYLE CELEBRAÇÃO
    HÁ 15 HORAS
    POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

    A 19 de março em Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Liechtenstein. Noutras datas um pouco por todo o mundo. O Dia do Pai é uma celebração mundial, mas a sua origem é ainda uma incógnita.

    PUB

    Pela Internet, surgem algumas opções distintas. A primeira remete para o ano 2000 a.C. Rezam as páginas online que um menino da Babilónia chamado Elmesu escreveu, num dia 19 de março, uma mensagem para o seu pai, em que lhe desejava saúde e longevidade.

    Mas há quem diga que foi nos Estados Unidos que esta celebração começou. Conhecidos por terem motivos para festejar tudo e mais alguma coisa, os norte-americanos puxam pelos galões também no Dia do Pai, defendendo que a data foi criada em 1909 pela filha de um militar.

    Na altura, Sonora Luise quis homenagear o seu pai e a sua mensagem começou por inspirar outros filhos… e assim se repetiu de ano para ano até, em 1972, Richard Nixon (Presidente de então) ter oficializado o Dia dos Pais no país (mesmo que, em 1910, o governador do estado de Washington já tivesse proclamado este dia), conta o site do canal História. Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho.

    Contudo, há ainda uma terceira versão (e esta bem mais próxima). Conta o El Mundo, numa publicação feita no ano passado, que o Dia do Pai nasceu em Espanha, mais concretamente na Escola do Bairro de Belmonte em 1948.

    Nessa altura, a professora Manuela Vicente Ferrero (conhecida como Nely) quis destacar os pais dos seus alunos, criando uma celebração a 19 de março que acabou por se repetir anualmente e se expandir por outros países, como é o caso de Portugal.

    Por cá, o Dia do Pai coincide com o Dia de São José, santo popular da igreja católica.»

    ResponderEliminar
  51. TRAZIDO DO JORNAL SOL-20/3/2016

    DIA ESPECIAL: DIA MUNDIAL DA FELICIDADE!(artigo de opinião)

    «Opinião
    Portugueses infelicíssimos

    Pedro d´Anunciação Pedro d´Anunciação | 20/03/2016 17:53 151 Visitas
    Portugueses infelicíssimos
    O Relatório Mundial da Felicidade da ONU foi atualizado em 2016, e Portugal voltou a cair no ranking, agora para a 94ª posição.

    A Dinamarca é naturalmente o país mais feliz do mundo, e ninguém ali se admirou por a vencedora das eleições, da esquerda democrática, não conseguir maioria parlamentar, e o Governo estar a ser exercido pela direita.

    Os suíços ficam-se pelo segundo lugar da lista, seguidos pela Islândia (nem a falência da Banca do País tornou os islandeses infelizes). A Noruega vem em 4º e a Finlândia em 5º.

    Vejamos outros países razoavelmente qualificados: Canadá (6º), Nova Zelândia (8º), Austrália (9º), Suécia (10º), Israel (11º), EUA (13º), Alemanha ( 16º). Já o Reino Unido fica num modesto 23.º lugar . A China está sensivelmente a meio da tabela, no 83.º posto, numa lista que engloba 157 países.

    Portugal cai da 88ª posição, no ranking de 2015, para a 94ª. Mais satisfeitos do que os portugueses estão, por exemplo, os habitantes do Líbano (93º), Paquistão (92º) e Hungria (91º). Ainda mais infelizes do que os portugueses estão os gregos (99º).

    Os mais infelizes de todos,porém, são os habitantes do Burundi (157) e da Síria (156).

    Enfim, o relatório ideal para celebrar o Dia Mundial da Felicidade, que se assinala a 20 de março.»

    DAQUI: http://sol.pt/noticia/500989/Portugueses-infelicissimos

    ResponderEliminar
  52. VISÃO

    Burnout: Perguntas & Respostas

    SOCIEDADE 05.04.2015 às 10h00
    0 Comments
    Google+
    Linkedin
    Pinterest

    http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2015-04-05-Burnout-Perguntas--Respostas

    Tudo o que precisa saber sobre a síndrome do burnout: o que é, quem afeta, como recuperar ou, melhor ainda, não chegar a ficar 'frito'

    1 - O QUE É?
    Um triplo 'apagão', ou um colapso em várias frentes:

    - Exaustão emocional (esgotamento dos recursos físicos e emocionais por excesso de solicitações, a pessoa fica incapaz de "dar mais" de si)

    - Despersonalização (apatia, cinismo, funcionamento mecânico e robótico, indiferença ou insensibilidade com colegas, clientes ou doentes)

    - Baixa realização pessoal (sentimentos de fracasso, culpa e incompetência, associados a autocrítica e auto desvalorização, dentro e fora do contexto laboral)

    2 - EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS OCORRE?
    - Excesso de trabalho durante um período prolongado, sem pausas e com recompensas insuficientes

    - Falta de controlo sobre o desempenho

    - Conflitos interpessoais e de valores em contexto laboral

    - Quebra do sentido de pertença a uma equipa ou a uma comunidade

    3 - QUAIS OS FATORES DE RISCO ('DETONADORES')?
    INDIVIDUAIS: perfis de personalidade com aversão ao risco ou erro, com baixa resiliência (autogerir-se em situações adversas) e propensão a estados ansiosos e depressivos

    ORGANIZACIONAIS: ambientes e técnicas de gestão "tóxicos", que fomentam a competição e exercem fortes medidas de controlo sobre os colaboradores

    SOCIOECONÓMICOS: vínculos precários, instabilidade do mercado de trabalho, dificuldades familiares (divórcio, luto, escassez de rendimentos, falta de suporte social)

    4 - HÁ PROFISSÕES MAIS EXPOSTAS?
    O burnout pode afetar qualquer um, desde que haja exposição prolongada a condições laborais adversas e dificuldade em lidar com elas. Porém, a natureza de certas funções torna-as mais permeáveis ao risco:

    - Emergência médica, jornalistas

    - Cuidadores (médicos, enfermeiros, assistentes sociais)

    - Líderes de equipas, CEO's, gestores em áreas de risco

    - Área comercial (banca, telemarketing, vendas)

    - Segurança (polícias, guardas prisionais)

    5 - 7 SINAIS DE ALARME
    - Fadiga e mal-estar gastrointestinal

    - Dores musculares e de cabeça

    - Perturbações alimentares e/ou do sono

    - Aumento do consumo de cafeína, tabaco, álcool, calmantes e outras drogas

    - Resistência em chegar ao trabalho

    - Erros frequentes, quebras no desempenho e sentimento de desvalorização

    - Irritabilidade, cinismo e hostilidade com colegas e clientes

    6 - O QUE FAZER PARA RECUPERAR?
    ADMITIR: que o problema existe e requer medidas

    PROCURAR AJUDA: dos próximos e profissional (médico, psicólogo, terapeuta, jurista, se for caso)

    DAR-SE TEMPO: abrandar, fazer pausas ou parar mesmo! até recarregar baterias

    GERIR FONTES DE STRESSE: identificar e alterar fatores que promovem a exaustão

    ENCONTRAR ALTERNATIVAS (NO TRABALHO): coaching, mudança de funções ou de departamento

    MUDAR ESTILO DE VIDA: reciclar interesses, expectativas, hábitos, papéis sociais e familiares

    PALAVRAS-CHAVE
    STRESS
    BURNOUT

    ResponderEliminar
  53. [TRAZIDO DO SITE DA TSF-21/3/2016]

    DIA MUNDIAL DA ÁRVORE: BELÉM E S.BENTO JUNTAM-SE PRA ASSINALAR ESTE DIA!

    «DIA DA ÁRVORE

    Semear o futuro. PR e PM plantaram uma magnólia ao lado do Convento de Mafra

    21 DE MARÇO DE 2016

    Um momento acompanhado por dezenas de jovens com quem Marcelo Rebelo de Sousa conversou e tirou várias fotografias.

    (VÍDEO)
    Judith Menezes e Sousa com Lusa
    PARTILHAR
    COMENTAR
    Marcelo Rebelo de Sousa chamou para o seu lado o primeiro-ministro, António Costa, para o momento em que iria plantar uma árvore, rodeado de centenas de estudantes do ensino secundário do concelho.

    O primeiro-ministro respondeu à chamada do Presidente da República, calçaram as luvas e colocaram juntos o arbusto no canteiro, num pequeno jardim ao lado do Palácio Nacional de Mafra.

    "É a cooperação institucional", disse Costa, pegando em seguida no regador.

    "Vai regar o futuro", respondeu Marcelo, perante as câmaras de televisão.»

    DAQUI:«http://www.tsf.pt/politica/interior/semear-o-futuro-pr-e-pm-plantaram-uma-magnolia-ao-lado-do-convento-de-mafra-5088189.html»

    ResponderEliminar
  54. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-21/3/2016]

    AMBIENTE: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS!

    «Mudanças climáticas estão a avançar a um ritmo «sem precedentes», alertam meteorologistas

    Mudanças climáticas estão a avançar a um ritmo «sem precedentes», alertam meteorologistas

    inShare

    O ano de 2015 e as temperaturas de janeiro e fevereiro deste ano bateram todos os recordes, anunciou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM), avisando que as mudanças climáticas estão a avançar a uma velocidade «sem precedentes».

    De acordo com um comunicado do novo presidente da organização, Petteri Taalas, as mudanças climáticas nos primeiros dois meses deste ano elevaram-se a novos patamares, seguindo um ano de 2015 que já tinha "batido todos os recordes por uma ampla margem".

    "A alarmante taxa de mudanças a que estamos a assistir no nosso clima como resultado das emissões de gás com efeito de estufa não tem precedentes nos registos modernos", acrescentou o responsável, que salientou que já no ano passado estas alterações tiveram como efeito um aumento do nível do aumento, uma diminuição do gelo nos oceanos e eventos meteorológicos extremos um pouco por todo o mundo.

    A subida das temperaturas neste ano foram especialmente alarmantes, como um "estalo na cara", disse o diretor do Programa de Pesquisa sobre o Clima Mundial, Dave Carlson, quando apresentava o relatório aos jornalistas, em Genebra.

    "Há uma tendência de aumento [das temperaturas] imparável", vincou, acrescentando que "as chocantes altas temperaturas até agora, neste ano, mandaram ondas de choque para toda a comunidade científica que estuda o clima".

    Fevereiro foi o mês mais quente desde que há registos modernos, com uma temperatura média de 1,21 graus Celsius acima da média do século XX.

    "O nosso planeta está a enviar uma mensagem poderosa aos líderes mundiais para que assinem e implementem o Acordo de Paris agora antes de passarmos o ponto de não retorno", disse o responsável, vincando que "os planos e acordos nacionais que foram até agora adotados não são suficientes para impedir um aumento da temperatura de 3 graus", o dobro do que foi acordado em Paris.

    Daqui:«http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=817499»
    Diário Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
  55. [TRAZIDO DO VIVADOURO Nº12-MARÇO/2016]

    SAÚDE: UM TEXTO OPINATIVO E INFORMATIVO!(domingos nascimento)

    «Há Douro Sul – Em Rede
    12295015_1025542170831145_1462418590_oSerá apresentado no próximo dia 1 de Abril – e não é mentira – o Projeto Rede Social Saúde.

    Este projeto congrega, num propósito comum, diversas Instituições de concelhos do Douro Sul.

    O grande objetivo estratégico é o de construir escala, dando assim, mais força e capacidade crítica às Instituições sociais desta região, para já, na área da saúde.

    Os objetivos operacionais são claros e facilmente percebidos, e prendem-se com a otimização das respostas em saúde das diferentes Instituições e a promoção de sinergias, facilitando a eficiência das estruturas de saúde, com um papel já muito significativo neste território, de propriedade de Misericórdias ou Outras IPSS,s.

    A Rede Social saúde, tem como Instituição âncora, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego que será assim a estrutura impulsionadora de implementação do projeto.

    A Rede social saúde, tem como DESAFIO MAIOR e que acaba por constituir a sua missão: MAIS E MELHORES CUIDADOS DE SAÚDE para os cidadãos do Douro Sul, fomentando o trabalho em rede, entre as instituições fundadoras, outras instituições, autarquias e as unidades de saúde do serviço nacional de saúde.

    A linha de valores presentes nesta rede social são: proximidade – integração -humanização.

    Para dar início a este projeto inovador e potenciador de desenvolvimento no Douro Sul, terá lugar no dia 1 de Abril o evento Cidadania em Saúde – Douro Sul 2016. Este evento que aproveita para apresentar a Rede, é o início de um conjunto de dinâmicas a realizar em todos os concelhos na área da saúde.

    Há uma vontade concreta de construir caminho comum e há uma força imensa para fazer diferente.

    E, na sequência da visão que tenho vindo a defender, este é um passo importante e demonstrativo de que é possível caminhar de mãos dadas sem comprometer a identidade e a autonomia de cada instituição.

    Este projeto é o exemplo de uma iniciativa da sociedade mas acarinhado pelos Autarcas, deixando bem claro que este território tem futuro e que, paulatinamente, a união de esforços vai acontecendo.

    Venham daí outros projetos!

    Douro Sul

    A cidade que se impõem!

    Partilhar isto:»

    Daqui:«http://www.public.vivadouro.org/opiniao/ha-douro-sul-em-rede/»

    ResponderEliminar
  56. TRAZIDO DO FACEBOOK DO DR DOMINGOS NASCIMENTO-21/3/2016

    TEXTO INFORMATIVO SOBRE O PROJECTO REDE SOCIAL SAÚDE

    «Foto de Rede Social Saúde.

    Rede Social Saúde Gostar da Página

    Ontem às 14:22 ·

    PROJETO REDE SOCIAL SAÚDE APRESENTA-SE PUBLICAMENTE EM LAMEGO

    No contexto do evento Cidadania em Saúde - Douro Sul 2016, que decorre no próximo dia 1 de abril, pelas 14:00 horas, em Lamego, será apresentado o projeto Rede Social Saúde.

    O evento Cidadania em Saúde contará com a presença do Reverendíssimos Bispo de Lamego, D. António Couto, do Professor Rui Nunes e Dr. Rui Cernadas, para além de muitos autarcas da região e outras autoridades locais e regionais e líderes de instituições.

    O projeto Rede Social Saúde é uma iniciativa que congrega instituições do Douro Sul com um desafio central: ampliar e melhorar a oferta e os cuidados de saúde prestados aos cidadãos desta região.

    A estratégia do projeto passa pelo desenvolvimento de trabalho em rede, entre instituições, autarquias e unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, procurando otimizar as respostas da área da saúde, de estruturas com um papel já significativo na região, como são as pertencentes a Misericórdias e outras IPSS.

    O papel da Rede Social Saúde passa também pelo reforço da capacidade crítica e de intervenção, das instituições sociais.

    A Santa Casa da Misericórdia de Lamego é a instituição âncora do projeto e, deste modo, a estrutura impulsionadora e de implementação do projeto.

    A Rede Social Saúde conta com a adesão de Instituições dos diversos concelhos do Douro Sul.
    Alicerçado numa linha de valores que estarão sempre presentes na atividade da Rede Social, que são: a proximidade, a integração e a humanização - este projeto é uma ponta de esperança para a urgente necessidade de criação de escala e um modelo de trabalho com aproveitamento de sinergias, em favor dos cidadãos.

    A entrada no evento é livre e apela-se a que todas as instituições, autarquias, organizações diversas e cidadãos, profissionais de saúde incluídos, venham conhecer este projeto e ouvir personalidades de relevo.»

    ResponderEliminar
  57. TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-23/3/2016

    POR CÁ: CMT E UTAD ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO!(post informativo)

    «MUNICÍPIO DE TAROUCA ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM UTAD

    23 Março, 2016

    O Município de Tarouca assinou, no passado dia 18 de março, um protocolo de colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

    A cerimónia decorreu na Biblioteca Central da UTAD, na qual esteve presente o Vice Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião, o Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes e o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

    O protocolo tem como objetivo a cooperação entre a CMT e a UTAD, tendo em vista a consultoria e apoio técnico nas várias áreas do conhecimento e investigação desenvolvidas pela UTAD.

    O novo Quadro Estratégico Comum (QEC) 2014-2020 apresenta um conjunto de oportunidades que o município pretende potenciar para o desenvolvimento económico e social do território, e a UTAD possui competências de investigação e de formação em áreas fundamentais para apoiar a conceção e a implementação das estratégias de promoção e de desenvolvimento do município, assegurando, desta forma, um acompanhamento de elevada qualidade científica e técnica aos projetos que venham a ser desenvolvidos.

    Assim, a parceria estabelecida “vem firmar o compromisso de cooperação entre a autarquia e a UTAD com vista ao desenvolvimento do nosso território”, refere o Vice Presidente da autarquia, José Damião.»

    ResponderEliminar
  58. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-27/3/2016]

    DOMINGO DE PÁSCOA: MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO!(2016)

    «HOJE às 13:040
    Papa Francisco fala contra «rejeição» de refugiados na Europa
    Papa Francisco fala contra «rejeição» de refugiados na Europa
    Tweet

    inShare

    O papa Francisco falou hoje contra a rejeição de migrantes e de refugiados, durante a sua mensagem de Páscoa, numa altura em que a Europa enfrenta a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.

    «A mensagem de Páscoa de Cristo ressuscitado convida-nos a não nos esquecermos daqueles homens e mulheres que estão à procura de um futuro melhor. [Há] uma onda cada vez maior de migrantes e refugiados que estão a fugir da guerra, da fome, da pobreza e da injustiça social», afirmou.

    «Muitas vezes, estes nossos irmãos e irmãs encontram-se pelo caminho com a morte ou, em qualquer situação, com a rejeição dos que podem oferecer-lhes as boas-vindas e assistência», acrescentou ainda o pontífice.

    Diário Digital / Lusa»

    ResponderEliminar
  59. [TRAZIDO DO JORNAL SOL-27/3/2016]

    CURIOSIDADE: COMO É MARCADO O DOMINGO DE PÁSCOA?

    «Sociedade
    Porque é que o dia de Páscoa está sempre a mudar?

    SOL SOL | 27/03/2016 13:48 1251 Visitas

    Shutterstock

    Porque é que o dia de Páscoa está sempre a mudar?
    Tudo depende do calendário que seguimos. A Páscoa, dia em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, ocorre no primeiro domingo após a ‘Lua Cheia Pascal’ (a primeira lua cheia de Primavera), explica a revista Time.

    Esta lua cheia ocorre sempre após o equinócio de Primavera, estipulado como sendo a 21 de Março pela Igreja Cristã no Concílio de Niceia, em 325 D.C., e pelo calendário gregoriano, introduzido pelo Papa Gregório XIII, em 1582.

    Assim sendo, a Time explica que a Páscoa pode calhar entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.

    É também por isso que os dias que antecedem o Domingo de Páscoa, como a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa, são considerados ‘festividades móveis’.

    No entanto, os ortodoxos não adoptaram esta forma de decidir quando calha a Páscoa e optaram por se guiar pelo calendário juliano, adoptado por Júlio César em 45 A.C. Este calendário tem uma diferença de 13 dias para o gregoriano. Isso faz com que “a Páscoa ocorra mais tarde para os ortodoxos do que para os que seguem a Igreja Protestante ou Apostólica Romana”, explica a Encyclopedia Britannica, citada pela Time.»

    ResponderEliminar
  60. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-24/3/2016

    ???

    «Papa Francisco lavou os pés a 11 refugiados de confissões diferentes
    O Papa Francisco lavou hoje os pés a 11 refugiados de várias confissões religiosas e a uma funcionária do centro que os acolhe perto de Roma, refletindo a prioridade que atribui ao acolhimento destas pessoas.

    © Reuters
    MUNDO ITÁLIA
    22:45 - 24/03/16
    POR LUSA

    Numa curta homília improvisada, o Papa opôs este gesto de "fraternidade" ao "gesto de guerra, de destruição" cometido na terça-feira em Bruxelas, onde dois atentados fizeram 31 mortos e 300 feridos.

    PUB

    "Por trás deste gesto, há fabricantes, comerciantes de armas, que querem sangue, não a paz, que querem a guerra, não a fraternidade", criticou.

    "Nós somos diferentes, temos diferentes culturas e religiões, mas nós somos irmãos e queremos viver em paz, e este é o gesto que faço com vocês", disse o Papa Francisco, antes de pedir a centenas de requerentes de asilo para trocarem "um gesto de fraternidade".

    O Papa argentino tem multiplicado, ao longo de vários meses, pedidos firmes, dirigidos em particular aos países europeus, para que abram as suas fronteiras aos refugiados e lutem contra qualquer tipo de xenofobia.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS»

    ResponderEliminar
  61. (trazido do poste-zero de fevereiro-Anónimo9 de fevereiro de 2016 às 19:18)

    [TRAZIDO DO JORNAL SOL-9/2/2016]

    SAÚDE: UM BOM EXEMPLO VINDO DO SNS?!

    «Opinião

    A ministra da Justiça devia falar com o colega da Saúde

    Ana Paula Azevedo Ana Paula Azevedo | 09/02/2016 15:30 520 Visitas

    (FOTO DA MIN.DA JUSTIÇA)
    José Sérgio

    A ministra da Justiça devia falar com o colega da Saúde
    Nesta semana, a Justiça brindou-nos com mais uma história pesada. Não estou a referir-me ao caso de José Eduardo Martins, ex-deputado do PSD e por acaso advogado, que foi levado sob detenção para uma esquadra de Polícia depois de ter faltado (e, por isso, até pago a devida multa) ao dia marcado para prestar depoimento num inquérito em que o próprio é queixoso, por causa do quarto assalto à sua casa de férias em Grândola. Trata-se mais de uma bizarria – quero acreditar que com alguma explicação relativamente simples, como a dos produtos que saem com defeito de uma cadeia de produção mecânica.

    Verdadeiramente pesada é a história de uma família que perdeu a mãe em julho de 2001: foi notícia esta semana porque o que o Tribunal Central Administrativo Norte condenou o Centro Hospitalar de São João, no Porto, a pagar a essa família uma indemnização de 105 mil euros por atos médicos que levaram a mãe a um estado vegetativo durante oito anos, até morrer, em 2009.

    Leram bem: vai fazer 15 anos que a senhora, grávida, foi submetida a uma cesariana durante a qual teve de ser entubada, ato médico que foi mal executado e lhe provocou uma paragem cardíaca e danos cerebrais irreversíveis. A bebé sobreviveu – tem agora 14 anos e viu a mãe morrer quando tinha sete. A decisão judicial surge passados estes anos todos e o hospital, se não tiver vergonha, ainda pode recorrer para o Supremo Tribunal Administrativo.

    Ao pé destes 15 anos, como não sorrir perante lamentos como os de José Sócrates, quando reclama por estar sob suspeita da Justiça há pouco mais de um ano?

    Por coincidência, foi também notícia a entrada em funcionamento, no dia 1, do Portal do Serviço Nacional de Saúde. Através dele pode aceder-se a serviços que já existiam online, como a marcação de consultas e a renovação de receitas de medicamentos. Mas passa a ter-se algo tão ou mais precioso: o acesso a informação prática e útil, como a de saber quantas pessoas estão no momento à espera nas urgências de cada hospital e qual a previsão de atendimento consoante o nível de gravidade. Ou o tempo médio de espera para consultas e cirurgias. As informações nem sempre são simpáticas, claro. Mas a iniciativa – justificada pelo ministro da Saúde como «uma forma de estabelecer uma relação diferente com os cidadãos, com os dirigentes e com os responsáveis», colocando «online a responsabilidade» de cada parte – só pode ser aplaudida.

    É neste ponto que a ministra da Justiça bem poderia falar com Adalberto Campos Fernandes e implementar igual sistema nos tribunais do país. Mas não apenas, como disse Francisca Van Dunem na terça-feira, no Parlamento, para que o cidadão, ao entregar uma ação num tribunal, fique logo a saber o prazo previsível – de meses ou anos – para a sua resolução (algo que já é feito em Vila Real). É preciso ir mais longe: poder ver-se quais são os tribunais efetivamente estrangulados, o número de processos que cada magistrado tem em mãos e há quanto tempo, o número de arguidos ou o valor que está em causa. E isto desde os tribunais de primeira instância aos superiores.

    Para tal, o que a Justiça precisa urgentemente é de um sistema informático operacional e fiável – que permita a funcionários, magistrados e advogados trabalhar e prestar contas, e ao cidadão fiscalizar e saber em que termos recorre à Justiça.

    paula.azevedo@sol.pt

    #Hashtags»

    ResponderEliminar
  62. [TRAZIDO DO JORNAL SOL-29/3/2016]

    POLÍTICA NACIONAL: E DEPOIS DA PROMULGAÇÃO DO OGE/16 EIS QUE SURGEM AS PROMETIDAS REFORMAS!(informação)

    «Costa apresenta os seis pilares para reformar o país

    Margarida Davim Margarida Davim | 29/03/2016 16:37 857 Visitas

    Lusa
    Costa apresenta os seis pilares para reformar o país
    A sala do centro de congressos de Lisboa encheu-se para ouvir o Plano Nacional de Reformas (PNR) mas o que António Costa tinha para apresentar era "o processo de elaboração " do documento que terá de entregar em Bruxelas até ao final do mês de abril.

    O primeiro-ministro prometeu passar o próximo mês a ouvir os "agentes sociais, políticos, económicos e culturais" para o PNR, mas para já tem seis pilares em torno dos quais quer moldar uma agenda de reformas "para os próximos cinco anos".

    Costa, que citou a intervenção de ontem do Presidente por duas vezes, diz que concorda com o Presidente quando este diz que está na altura de iniciar um "novo ciclo" e que é preciso "estabilidade" para que o país cresça.

    Por isso, recusou olhar para o passado e até partiu de um gráfico com cinco anos de evolução do PIB para mostrar que os problemas não são só resultado da ação de um ou de outro governo. Mas não resistiu a dizer que a agenda de reformas de que o país precisa para quebra o ciclo de estagnação dos últimos 15 anos "não é compatível com choques nem com atalhos".

    Seis prioridades

    Costa não promete um "choque fiscal nem um choque de empobrecimento nem um choque de conhecimento ". Mas define seis prioridades: a qualificação das pessoas, a inovação na economia, a valorização do território, a modernização do Estado e do sistema de Justiça, a capitalização das empresas e o reforço da coesão e da igualdade social.

    Este é o ponto de partida para a estratégia de Costa, que já encontra correspondência em programas concertos como o regresso das qualificações para adultos das Novas Oportunidades, o regresso do Simplex e o lançamento do programa Capitalizar lançado pelo ministério da Economia para ajudar PME a aceder a capitais para investir.

    Se nos últimos anos o PNR e o Programa de Estabilidade e Crescimento têm sido momentos para apresentar cortes, António Costa diz que está na altura de começar a ler melhor as recomendações dos relatórios da Comissão Europeia onde foi buscar as observações sobre estes seis pilares que apresentou, em vez de se concentrar nos reparos sobre défice e dívida.

    Costa acha que a relação com a Europa deve ser uma oportunidade para lançar mais investimento e dá como exemplo um programa de melhoria de eficiência energética apoiado em fundos do Plano Juncker.

    "Não temos lido com atenção o que tem sido escrito pela Comissão Europeia ", defende o primeiro-ministro, explicando que estas medidas não têm de passar por cortes, apesar de preverem uma reforma do Serviço Nacional de Saúde "que é uma reforma estrutural na medida que a Europa tanto gosta" por permitir "fazer mais com menos", mas começando com investimento em mais e melhores cuidados primários e cuidados continuados.

    Com esta apresentação, Costa deu o pontapé de saída para uma discussão do Plano Nacional de Reformas que continua amanhã no Parlamento e depois de amanhã com os parceiros sociais, estendendo-se ao longo de todo o mês.

    #Hashtags
    #AntónioCosta #PlanoNacionaldeReformas»

    ResponderEliminar
  63. [TRAZIDO DO SITE DA TSF-29/3/2016]

    METEOROLOGIA: O INVERNO VAI FAZER-NOS UMA VISITNHA!....

    «METEOROLOGIA

    Proteção Civil alerta para vento forte e neve

    29 DE MARÇO DE 2016

    Regiões mais afetadas na quarta-feira (30 de março) serão Minho, Norte e Centro.

    Rui Manuel Ferreira / Global Imagens
    TSF com Lusa
    PARTILHAR
    COMENTAR

    Bruno Café, meteorologista do IPMA, detalha os locais onde deve cair neve

    A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje a população para as previsões de queda de neve e de vento forte a partir de quarta-feira nas regiões do Norte e Centro.

    O aviso à população da ANPC surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê, a partir de quarta-feira, queda de neve para as regiões do Minho, Norte e Centro, podendo atingir repentinamente cotas de 400 a 600 metros.

    Segundo o IPMA, o vento vai soprar forte de norte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora no litoral Oeste e nas terras altas durante a tarde de quarta-feira.

    Tendo em conta as condições meteorológicas, a ANPC alerta para o condicionamento ou encerramento de vias de circulação devido à queda de neve, piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo e danos em estruturas montadas ou suspensas, além da possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

    No aviso à população sobre as medidas preventivas, a ANPC refere que devem ser adotados os comportamentos adequados, sobretudo nas zonas historicamente mais vulneráveis.

    Nesse sentido, a Proteção Civil recomenda a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias, e ao transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

    A ANPC aconselha ainda a população a garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido ao vento mais forte.»

    ResponderEliminar
  64. (já postado no poste-zero de janeiro-Anónimo14 de janeiro de 2016 às 23:52)

    «TRAZIDO DA CONTA DO Dr DOMINGOS NASCIMENTO

    SAÚDE: O HOSPITAL DE LAMEGO...

    «Paulo Coelho
    9 h · ·
    DEPUTADOS DO PARTIDO SOCIALISTA (PS) QUESTIONAM FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL DE LAMEGO
    O Hospital de Lamego, que integra o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), serve cerca de 100 mil habitantes dos concelhos do Douro Sul, aos quais se têm vindo a juntar as populações dos concelhos de Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Régua, parte de Cinfães e Castro Daire.
    Cada vez mais recorrem a este hospital sobretudo pela diminuição de custos com as deslocações, nomeadamente a poupança nas portagens na A24 e pela proximidade geográfica.
    Tendo representado um investimento de mais de 45 milhões de euros e tendo sido inaugurado no inicio do ano de 2013, apresenta-se com graves carências que conduzem a lacunas inaceitáveis na prestação de cuidados de saúde:
    1. As trinta camas de internamento têm uma taxa média anual de ocupação superior a 145%, com internamento de doentes em macas nos corredores, nomeadamente no serviço de urgência, por períodos médios de 4 a 5 dias, a aguardar vaga nos serviços.
    2. Não possui exames de diagnóstico (TAC), apesar de a sala do seu serviço de radiologia estar preparada para a sua colocação, inserida na plataforma PACS e possuir técnicos para o efeito.
    3. O banco de sangue foi suspenso há cerca de dois anos e a inexistência de reservas de unidades de sangue para transfusões sanguíneas em situações de emergência coloca em sério risco de vida a população.
    4. A cirurgia de ambulatório de ortopedia foi suspensa há mais de oito meses, a consulta externa de endocrinologia foi suspensa há seis, tal como consultas de outras especialidades que passaram a efetuar-se em Vila Real.
    5. Há uma série de patologias do âmbito da especialidade da cirurgia que poderiam ser tratadas em internamento hospitalar em Lamego, nomeadamente colecistite aguda, pancreatite aguda, isquemias dos membros inferiores, hemorragia digestiva e que não necessitariam de ir para Vila Real para ali serem internados, assim se evitando custos de deslocação e melhor capacidade de resposta atenta a sobrelotação do Hospital de Vila Real.
    Face ao exposto, os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, António Borges, João Paulo Rebelo e Marisabel Moutela, vêm por intermédio de V. Exa, Senhor Presidente da Assembleia da República, questionar o Senhor Ministro da Saúde sobre o seguinte:
    1. É verdade que metade do edificado hospitalar encontra-se absolutamente inativo?
    2. Qual foi o número de TAC realizadas a utentes da área de influência do Hospital de Lamego na Unidade Hospitalar de Vila Real?
    3. Destes quantos tiveram transporte associado e qual o valor desses custos suportados financeiramente pelo CHTMAD?
    4.Sabe-se que nos três anos anteriores foram realizados a utentes do ACES Douro Sul exames de diagnóstico cujo montante foi pago ao setor convencionado. Quais os seus valores?
    5. Que investimentos estão previstos em novos equipamentos neste hospital?
    Lisboa, 12 de janeiro de 2016
    Os deputados
    António Borges
    João Paulo Rebelo
    Marisabel Moutela»

    ResponderEliminar