Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

(23)POLITICA NACIONAL: ALTERAÇÕES NA TSU, REFORMAS, CONTRATAÇÃO DOS PROFESSORES!

[TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-18/2/2016]

POST INFORMATIVO: NO CONSELHO DE MINISTROS DE HOJE, FORAM APROVADAS ALTERAÇÕES NA TSU, NAS REFORMAS ANTECIPADAS E NA CONTRATAÇÃO DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS DITAS TEIP`s)!

«Confirmado corte na TSU das empresas e travão a reformas antecipadas

Propostas do Governo socialista foram aprovadas hoje na reunião do Conselho de Ministros. Medidas eram promessas eleitorais de António Costa.


 
Taxa Social Única mais baixa para os patrões e restrição às reformas antecipadas descongeladas: este é o resultado da reunião de hoje do Conselho de Ministros. À partida, a aprovação dos Ministros era uma mera formalidade, e a 'luz verde' confirmada após a reunião desta manhã confirma o esperado.

Os empregadores vão passar a ter direito à "redução da taxa contributiva" em 0,75 pontos percentuais por trabalhador, numa medida definida como "excecional"e que será aplicada entre o atual mês de fevereiro e o mês de janeiro do próximo ano. O acordo conseguido em sede de Concertação Social foi decisivo para avançar com a atualização.

"Esta decisão decorre do acordo estabelecido entre o Governo e os parceiros sociais na sequência da atualização do valor do Salário Mínimo Nacional para os 530 euros, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2016, medida entendida como fundamental quer na perspetiva do trabalho digno e da coesão social, quer da competitividade e sustentabilidade das empresas", explica o Governo no comunicado divulgado à imprensa após o final do Conselho de Ministros.

Também esta manhã, o Executivo socialista deu 'luz verde' ao regresso do "regime transitório de acesso à pensão antecipada de velhice", que vigorou em 2015. As reformas antecipadas, saliente-se, estavam temporariamente disponíveis para trabalhadores com 55 anos de idade e 30 de descontos.

"Reconhece-se o direito à antecipação da idade a beneficiários com, pelo menos, 60 ou mais anos de idade e, pelo menos, 40 anos de carreira contributiva", estabelece o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, esclarecendo também que "o deferimento da pensão antecipada carece de audição prévia do beneficiário".

Ou seja, antes de ser aprovado o pedido, a Segurança Social é obrigada a enviar a cada contribuinte um cálculo do valor mensal de reforma a receber, que terá de ser aceite pelo beneficiário para que possa avançar o processso. O novo regime tem, segundo o Governo, o objetivo de permitir "uma tomada de decisão, por parte do beneficiário, mais consciente".

[Notícia atualizada às 12h35]»

NB:O JN ESTÁ A ANUNCIAR QUE, NESTE CM, TAMBÉM FORAM ALETRADAS AS REGRAS DE CONTRATAÇÃO DOS PROFESSORES!(ver nos comentários)

3 comentários:

  1. INFORMAÇÃO/EDUCAÇÃO:NOTÍCIA SOBRE O FIM DA BCE:

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Educacao/Interior.aspx?content_id=5036221&page=-1

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: OS 2 TEXTOS USADOS NESTE POSTE FORAM COLOCARAM PREVIAMENTE NO POSTE-ZERO DE FEVEREIRO/2016!

    ResponderEliminar
  3. Acabou? Ainda bem. Nunca devia ter existido. A BCE foi uma invenção para os diretores meterem quem queriam. Espero que não substituam este malabarismo por outro idêntico.

    ResponderEliminar