Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

(27)E PQ HOJE É DOMINGO RECORDEMOS 3 CASOS OCORRIDOS BEM PERTINHO DAQUI!

CAROS BLOGUISTAS: E PORQUE HOJE É DOMINGO, QUEREMOS RECORDAR 3 SITUAÇÕES QUE OCORRERAM EM LOCAIS MUITOS PRÓXIMOS DE NÓS. A SABER:


1-CENTRO PAROQUIAL DAS MOITAS-S.PEDRO DO SUL: Este Centro foi multado pela Segurança Social de Viseu, em 6.300 euros, porque só recebia subsídio pra ajudar 30 pobres e o Padre responsável "conseguia" alimentar 36. E se pra muitos a isto chama-se uma "boa gestão" em prol dos necessitados, pra "outros" foi vista como um crime pelo que o multaram. Mais tarde, um Tribunal de Viseu baixou a multa pra 2.500 euros. O Padre responsável acabou a desabafar "somos multados por alimentar os nossos pobres!?"

2-CENTRO DE SAÚDE DE AGUIAR DA BEIRA: Na semana passada, um Senhor sentiu-se mal (queixava-se de mal estar e dores no peito) pelo que um colega de trabalho o levou ao centro de Saúde da zona. Ora, como este centro deve padecer dos mesmos problemas dos outros centros do interior (falta de meios), não tem SAP. Segundo alguma CS, a funcionária que o atendeu respondeu ao Senhor que deveria dirigir-se ao Hospital. O Senhor seguir as instruções da Funcionária (que terá dito o que lhe dizem pra dizer) mas pouco depois acabou por cair inanimado, acabando por falecer ali. Numa altura em que a nova equipa governativa quer "mexer" na saúde, deverá por isso ver muito bem as prioridades das populações.

3-JUNTA DE FREGUESIA DE MOLELOS-TONDELA: Também na semana passada ficámos a saber que o deputado da Assembleia da Junta de Freguesia de Molelos-Tondela, Luís Figueiredo, que havia sido detido por querer gravar uma reunião pública, acabou por ser severamente multado e advertido pelo Tribunal de Tondela. Entre outros motivos, o Magistrado alegou que Luís Figueredo eleito pelo PS, não era jornalista, Por sua vez Luís Figueiredo alega que é director de um jornal local-AUGACIAR- e que pretendia usar o conteúdo da gravação pra esse efeito. Após a decisão do Tribunal, o Deputado mostrou-se indignado, sobretudo, com o teor das advertência (ver nos comentários), pelo que vai recorrer.

CONTINUAÇÃO DE UM BOM DOMINGO!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

4 comentários:

  1. INFORMAÇÃO: AVARIA MOMENTÂNEA

    Devido a uma avaria no "cole e paste" não nos possível colocar aqui o texto sobre a questão da multa ao Deputado da Assembleia Municipal de Molelos-Tondela!(ver no poste-zero, dia 15/2)

    ResponderEliminar
  2. AQUI FICA UM TEXTO COM A "ESTÓRIA" DO POLITICO DETIDO E DEPOIS MULTADO POR TER PRETENDIDO FILMAR UMA SESSÃO PÚBLICA DA JUNTA DE MOLELOS-TONDELA

    «Pelo crime de desobediência o Tribunal de Tondela condenou esta sexta-feira, 12 de dezembro, um eleito da Assembleia de Freguesia de Molelos, no concelho de Tondela, a uma pena de multa de 90 dias, fixada à taxa diária de 15 euros, totalizando 1.350 euros. Luís Figueiredo estava acusado da prática de um crime de desobediência, punido com pena de prisão até um ano ou pena de multa até 120 dias, tendo o Ministério Público solicitado a sua condenação a uma pena de multa de 60 dias, à taxa diária de 20 euros.

    Luís Figueiredo foi detido na última sessão da Assembleia de Freguesia de Molelos, que decorreu a 29 de dezembro de 2015, quando pretendia gravar a reunião com uma câmara de filmar, para depois reproduzir o conteúdo num jornal gratuito Augaciar, de que diz ser diretor, propriedade da Casa do Povo de Molelos com publicação trimestral.

    No dia da realização da Assembleia Freguesia apresentou-se como diretor do jornal e comunicou que iria filmar, uma vez que a sessão era pública. Depois, ocupou a cadeira de elemento eleito da Assembleia de Freguesia de Molelos. Foi realizada uma votação que proibiu as filmagens. Recusou desligar a câmara, mesmo perante as autoridades(GNR) entretanto chamadas ao local onde decorria a assembleia de freguesia.

    Segundo o Tribunal de Tondela a recolha de imagem e som é um direito dos jornalistas, estatuto que Luís Figueiredo não possui, o que faz com que a recolha que pretendia fazer não seja lícita.

    De acordo com o juiz, mesmo que Luís Figueiredo tivesse a qualidade de jornalista, o desempenho dessa atividade não seria compatível com a de eleito da Assembleia de Freguesia de Molelos.

    O advogado de defesa, António Ferreira, vai apresentar recurso na próxima semana.

    Segundo a agência Lusa, Luís Figueiredo, que esperava ser condenado, evidenciou que depois de ouvir o que o juiz disse ao longo de todo o processo ficou sem dúvidas de que há “motivações políticas por detrás de tudo”.

    “Temos um juiz que se dá ao luxo, depois da leitura de uma sentença, de dizer que acabou a austeridade, mas não acabaram as limitações, num claro ataque ao atual Governo e procurar passar uma mensagem, no âmbito judicial, de questões de matéria política. O mesmo se passa quando falou da eutanásia, parece que está a querer intervir nas competências que são da Assembleia da República”, criticou.

    Aos jornalistas disse ainda que, como professor que é, está habituado a avaliar alunos e que chumbaria o juiz se o tivesse que avaliar. “Obviamente que não o vou avaliar, mas tenho a certeza que vai ser avaliado por esta decisão e não tenho dúvidas nenhumas de que os tribunais superiores me vão dar razão. Este juiz fez o que tinha de fazer: fez um frete político”, concluiu.

    Luís Figueiredo é um dos elementos mais ativos do MUAP – Movimento do Utentes da Águas do Planalto que tem denunciado a alegada ilegalidade do contrato concessão e a forma como a Associação de Municípios do Planalto Beirão geriu o processo. Por causa dessas denuncias antigos autarcas da região estão a ser investigados pela Polícia Judiciária. No concelho de Tondela também tem denunciado alegadas “negociatas” que envolve a Câmara Municipal de Tondela e a empresa municipal Tondelviva.»

    (IN JORNAL DO CENTRO-12/2/2016)

    ResponderEliminar
  3. AINDA SOBRE DETENÇÃO E POSTERIOR MULTA APLICADA AO POLITICO DA ASSEMBLEIA DA JUNTA DE MOLELOS-TONDELA

    O edição online do Jornal do Centro, acabou de publicar novos desenvolvimentos sobre este caso. Aqui:

    http://www.jornaldocentro.pt/arguido-luis-figueiredo-queixa/

    ResponderEliminar
  4. Não sei quem agiu fora da lei, deixo isso p`ra quem de direito. Mas que tudo isto foi exagerado, foi, e a partir de agora muitas pessoas vão querer saber o motivo de terem medo das gravações.

    ResponderEliminar