Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

(35)POLITICA LOCAL:UM RESUMO DA ÚLTIMA AMT!(nov/15)

UM RESUMO MUITO RESUMIDO DA ÚLTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DE TAROUCA, OCORRIDA A 28 DE NOVEMBRO DE 2015!

M/Caros Bloguistas!

Aqui deixo uma resumo MUITO resumido dos assuntos abordados na última reunião ordinária da AMT ocorrida a 28 de Novembro de 2015, que tinha na OT a apresentação/votação das Grandes opções de Plano e do Orçamento pra 2016 (ambos aprovados por unanimidade)

0-ABERTURA DA SESSÃO: esta foi feita pelo presidente da AMT. Daqui há a destacar:

0.1-A informação relativa à correspondência/convites recebidos: Seminário da ICPJ, comemoração da Eco-Escolas e Aniversário dos Bombeiros.

0.2-O pedido de 1 minuto de silêncio por causa dos atentados em Paris.

0.3-Felicitou o Executivo Camarário pela abertura do CAO e da vinda do Pingo-Doce.

0.4-Informou das actividades de exterior já promovidas (visita à escola) e a promover (visitas às freguesias), pela AMT.

1-VISITA À ESCOLA DE TAROUCA: A Comissão Permanente da AMT visitou o Agrupamento de Escolas de Tarouca. Aqui foram informados dos principais problemas (baixa natalidade e escassos apoios prás crianças com nec.educativas especiais) e das potencialidades: meios tecnologicos da última geração e excelentes relações com Câmara Municipal.

1.1-O Presidente da Câmara Municipal reconheceu o problema da natalidade e prometeu continuar a implementar medidas que a favoreçam.

2-DIVERSOS PEDIDOS DE INTERVENÇÃO:

2.1-O Deputado Municipal do PS, Manuel Leite, pediu que fosse feita uma intervenção/limpeza nas bermas da EN 329.

2.2-O Cidadão António Silva pediu que fosse feita uma intervenção em Valdevez pra resolver o problema das águas pluviais.

2.3-O Cidadão Acácio, procurou sensibilizar o EC prá falta de espaço de lazer no Castanheiro do Ouro e pró ensino da História local aos n/alunos.

3-ABERTURA DO CAO: A abertura deste equipamento mereceu rasgados elogios, vindo de vários Deputados Municipais e de Presidentes de Junta.

4-ALDEIAS DE COR: O Presidente da câmara Municipal informou que o responsável pelo projecto lhe telefonou a pedir mais tempo pra pensar num plano B.

4.1-O Dr Amaro, como tinha faltado à altura reunião, pediu pra esclarecer os presentes que os terrenos dos compartes estão assegurados porque existe no contrato uma cláusula de reversão, caso o projecto não venha a ser feito.

5-I JOGOS FLORAIS: O Deputado do PS, Manuel Leite, informou que este decorreram conforme o previsto e agradeceu a colaboração do EC.

6-ORÇAMENTO PRA 2016

O Vice-Presidente lamentou que a situação financeira ainda não permita preparar o futuro como gostaria. Referiu que os gastos da câmara continuam muito dependentes do OGE (na ordem dos 80%) e salientou os equipamentos que dão prejuízo (regiefrutas) e os que começam a dar lucro (auditório, piscinas,...).

6.1-Este documento (que foi aprovado por unanimidade), mereceu rasgados elogios da "bancada" do PSD e algumas "reservas" da bancada do PS.

7-GRANDES OPÇÕES DE PLANO PRA 2016

Estas vão continuar a ser sobretudo a Agricultura e o Turismo, mas também a Saúde, a Educação, o Desporto, a Cultura, etc.

O Vice-Presidente começou por referir que a situação financeira ainda não permite mandar fazer grandes obras a não que se consiga fazer alguma ao abrigo dos fundos Comunitários 20.20.

7.1-Aquando da discussão deste documento, pudemos assistir a uma debate "acalorado", protagonizado pelos Deputados Municipais: Luís Carrapa do PSD e do Luís Pereira do PS

8-[CONTINUA NOS COMENTÁRIOS]


NB:APROVEITAMOS PRA RECORDAR QUE A PRÓXIMA REUNIÃO ESTÁ MARCADA PRÁ PRÓXIMA 2ª FEIRA, DIA 29 DE FEVEREIRO, PELAS 14:30 HORAS.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. UM RESUMO MUITO RESUMIDO DA ÚLTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DE TAROUCA, OCORRIDA A 28 DE NOVEMBRO DE 2015!(cont.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UM RESUMO MUITO RESUMIDO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMT DE 28/11/15!(cont.)

      8-GABINETE DE APOIO AOS PRESIDENTES DE JUNTA: O Executivo Camarário informou que tinha criado um Gabinete de Apoio aos Senhores Presidente de Junta.

      8.1-O Presidente da AMT, informou que continua a estar disponível pra receber os Cidadãos e as Instituições, ás Sextas à tarde.

      9-FESTAS DE S.MIGUEL: Foram apresentadas as despesas gasta pela Câmara nestas festas. O EC informou que tem tentado manter a dignidade destes festejos e simultaneamente reduzir os custos, recorrendo por isso à prata da casa.

      10-AMT VISITA AS FREGUESIAS: O Presidente da AMT informou que a próxima freguesia a ser visitada vai ser Salzedas!(entretanto já aconteceu)

      11-BALANÇO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO EXECUTIVO CAMARÁRIO: Como esta reunião coincidiu com o meio do mandato, o Presidente da AMT desafiou os Presidentes das Juntas a fazer o balanço. Todos eles fizeram um balanço positivo realçando as boas relações pessoais com os elementos do Executivo Camarário. Salientaram ainda a criação do gabinete de apoio e a disponibilidade do Sr Presidente da Autarquia. O Presidente da Junta de Salzedas, referiu mesmo que não têm sido feitas obras grandes mas têm-se feito muitas grandes obras, pela importância que têm prás populações".
      ***

      ATÉ BREVE!(se...)

      Profª Assunção Monteiro

      Eliminar
  3. INFORMAÇÕES ADICIONAIS: AINDA NESTA REUNIÃO...

    1-O Presidente da AMT felicitou o "Grupo Elas" por se terem constituido como Associção.

    2-O Vice-Presidente da CMT informou que este ano iriam criar uma "Zona de Acolhimento Empresarial". No fundo é uma zona industrial mas em ponto mais pequeno.

    ResponderEliminar
  4. (CONT.) AINDA NESTA REUNIÃO:

    3-O Presidente da AMT considerou que o número de crianças do Município que frequenta a creche é reduzido, pelo que apelou a que esta situação fosse revista pois "a creche é um factor de inclusão" disse.

    4-O Presidente da CMT referiu que a "eliminação" da creche camarária não causou problema aos seus utilizadores, pois todas as crianças que a frequentavam foram acolhidas na creche da Misericórdia ao mesmo preço.

    ***
    (por se considerarem aspectos relevantes, aqui ficam)

    ResponderEliminar