Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

(9)FORMAÇÃO OBRIGATÓRIA PRÓS AGRICULTORES!(informação útil)


Resultado de imagem para tratores a trabalhar

INFORMAÇÃO ÚTIL: OS AGRICULTORES QUE NÃO FIZEREM FORMAÇÃO ADEQUADA, ATÉ MAIO DESTE ANO, VÃO FICAR IMPEDIDOS DE APLICAR PRODUTOS QUÍMICOS NOS SEUS TERRENOS.

«Agricultores podem continuar a aplicar pesticidas desde que façam formação até maio


O ministro da Agricultura anunciou hoje que os 260 mil agricultores que estavam impossibilitados de utilizar pesticidas nas suas explorações por falta de certificação vão poder continuar a fazê-lo desde que façam formação até 31 de maio.

O ministro Capoulas Santos visitou hoje algumas explorações hortícolas em Canaviais, uma freguesia do concelho de Évora, para perceber como este problema está a ser avaliado pelos agricultores e ouvir as suas opiniões.

Em declarações à agência Lusa, à margem das visitas, o ministro da Agricultura explicou que, desde 26 de novembro - dia em que o atual Governo tomou posse -, os agricultores e cidadãos estão impedidos de aplicar ou adquirir pesticidas se não tiverem certificação.

Em causa está uma diretiva comunitária que foi transposta em 2013 para a legislação portuguesa e que determinou que, a partir de 26 de novembro de 2015, qualquer agricultor ou cidadão que não tivesse um curso de formação sobre aplicação de pesticidas ficasse impedido de o fazer.

"A situação com a qual fui confrontado foi a de que, em cerca de 300 mil agricultores que existem em Portugal, apenas 40 mil tinham feito este curso", disse Capoulas Santos.

Isto quer dizer que os restantes 240 mil e mais os "muitos milhares de cidadãos que aplicam fitofarmacêuticos nos seus jardins ou noutras circunstâncias ficam impossibilitados de o fazer ou até de adquirir estes produtos nas lojas de especialidades", por razões de segurança, adiantou.

Perante esta situação, o ministro disse que foi necessário "encontrar uma solução" que permitisse aos agricultores continuar a exercer a sua atividade sem problemas.

Nesse sentido, foi publicado um decreto-lei no dia 30 de dezembro, que entrou em vigor no dia seguinte, que permite que os agricultores possam continuar a adquirir e a aplicar produtos fitofarmacêuticos até maio, desde que estejam inscritos numa ação de formação no Ministério da Agricultura, nas organizações de agricultores ou em entidades privadas que organizem esta formação.

"Pretende-se desta forma que este enorme universo de 240 mil pessoas para as quais não foi possível encontrar solução nos últimos dois anos possam agora continuar a exercer a sua atividade e possam ser organizadas as ações que permitam que ao longo deste tempo seja possível" conferir-lhes formação, sublinhou Capoulas Santos.

Questionado sobre as razões pelas quais estes agricultores não fizeram formação, o ministro disse que "escapam um pouco" à sua compreensão porque houve dois anos para tratar este problema.

"Ou não houve suficiente divulgação ou não houve perceção da existência deste problema. Enfim, não posso responder pelo passado, compete-me agora responder pelo futuro e, para já, a solução encontrada foi esta", adiantou.

Esta solução continua a exigir que a formação seja ministrada, mas "permite que os agricultores continuem a sua atividade e não sejam punidos", disse Capoulas Santos, explicando que outra consequência da falta de formação era uma eventual perda de ajudas comunitárias, quando os agricultores fossem controlados

Segundo o ministro, o sistema de controlo para atribuição dos apoios comunitários começa em 01 de junho, sendo por esta razão que foi fixada a data de 31 de maio para a conclusão do primeiro módulo do curso.»

lusa.sapo.ptLusa

4 comentários:

  1. Respostas
    1. 1-Agricultores podem continuar a aplicar pesticidas desde que façam formação até maio

      2-Em causa está uma diretiva comunitária que foi transposta em 2013 para a legislação portuguesa e que determinou que, a partir de 26 de novembro de 2015, qualquer agricultor ou cidadão que não tivesse um curso de formação sobre aplicação de pesticidas ficasse impedido de o fazer.

      3-A situação com a qual fui confrontado foi a de que, em cerca de 300 mil agricultores que existem em Portugal, apenas 40 mil tinham feito este curso", disse Capoulas Santos.

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO 1: CURSOS DE FORMAÇÃO

    O TAROUCAndo há muito que publicou informação sobre cursos prós Senhores(as) Agricultores.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO 2: A IMAGEM DO POST

    A imagem do texto original era outra. Escolhemos esta como forma de sensibilizar pró uso das chamadas barras de protecção nos tractores que poderiam salvar muitas vidas. Só em 2015 morreram mais de 50 pessoas vitimas de acidentes com tractores, sendo que foi no distrito de Viseu onde se registaram mais casos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar