Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

(4)CURIOSIDADE: A PALAVRA (OFICIAL) DO ANO DE 2015!


Resultado de imagem para fotos de refugiados

CURIOSIDADE: A PALAVRA (OFICIAL) DO ANO DE 2015!

«Palavra "refugiado" liderou desde início a votação 

 "Refugiado" foi eleita a Palavra do Ano 2015, anunciou esta segunda-feira o grupo Porto Editora, que organiza a iniciativa desde 2009. O anúncio foi feito na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, nos arredores de Lisboa, tendo a palavra "Refugiado", que desde o início liderou as escolhas dos cibernautas, saído vencedora com 31% dos votos expressos. 

Desde o início de dezembro último, quando abriu a votação 'online' em www.palavradoano.pt, participaram na escolha "mais de 20.000" cibernautas, disse à Lusa fonte do grupo editorial. 

À palavra "Refugiado" seguiu-se, em segundo lugar, com 17% dos votos, o vocábulo "Terrorismo" e, em terceiro, com 16% de 'cliques', "Acolhimento". O quarto posto é ocupado por "Esquerda", com 8% dos votos, logo seguida de "Drone", com 7%, que ficou a meio da tabela. 

Os cinco últimos lugares são ocupados por "Plafonamento", com 6%, "Bastão de selfie", com menos um ponto percentual (5%), "Festivaleiro" (4%), e os dois últimos, ambos com 3% dos votos, são os vocábulos "Superalimento" e "Privatização". Escola revela atitude de acolhimento Rui Marques, que lidera a Plataforma de Apoio aos Refugiados, saudou os portugueses pela escolha de "Refugiado" como a palavra do Ano 2015, lembrando que esta opção revela uma "atitude de acolhimento, respeito e empatia". 

A escolha dos portugueses deixa "implícita uma atitude de abertura, de acolhimento, respeito, de empatia e capacidade de perceber o drama" dos refugiados, sublinhou Rui Marques em declarações à agência Lusa. "Queria saudar a escolha dos portugueses ao terem dado relevância a este tema e a esta palavra porque sublinha a dimensão humana desta tragédia. Quando falamos de refugiados, falamos de pessoas, de histórias concretas, de situações de sofrimento, mas também de uma enorme resiliência, de uma procura de esperança e da capacidade de lutar pelo seu futuro", acrescentou. Para Rui Marques, esta opção mostra que "os portugueses são sensíveis a este tema e quiseram colocá-lo como tema do ano de 2015". 

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/a_palavra_do_ano_2015_e_refugiado___oficial.html»

INFORMAÇÃO ADICIONAL: NOS POSTES DE DEZEMBRO/15, PODERÁ VER "AS NOSSAS ESCOLHAS": A IMGEM (post 40)-O NÚMERO (post 42)-A PALAVRA/EXPRESSÃO (post 44)-O FACTO (post 46)- NO POST 48 PODERÁ VER AINDA OS NOMEADOS PRA FIGURA DO ANO!

3 comentários:

  1. INFORMAÇÃO: AS ESCOLHAS DO TAROUCAndo

    Aproveitamos pra informar que as N/Escolhas já foram todas divulgadas no Post 12 de Dezembro. Muito em breve serão construídos postes com as escolhas por localidade: locais/regionais-nacionais-europeias-mundiais!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. Pragmatismo. Já não gosta???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste post está a palavra "oficial" de 2016. As "nossas escolhas" recaíram sobre outras palavras! (ver post 44 de dez/15)

      Eliminar