Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

(41)REGIÃO DOURO SUL: VAMOS TER NOVIDADES NA SAÚDE?(por cá)

[TRAZIDO DO FACEBOOK DA CONCELHIA DO PS-LAMEGO-]

CAROS BLOGUISTAS: O (NOVO) MINISTRO DA SAÚDE TEM ANUNCIADO ALGUMAS ALTERAÇÕES NO SECTOR DA SAÚDE. ENTRE ELAS, FALA-SE NUMA APOSTA NOS CUIDADOS PRIMÁRIOS E NUMA PEQUENA REDUÇÃO NAS TAXAS MODERADORAS. MAS ALÉM DESTAS MEDIDAS...QUE SERÃO PRA TODO O PAÍS...O QUE PODE A REGIÃO DOURO SUL ESPERAR DESTE (NOVO) MINISTRO? A REABERTURA DE ALGUNS SAP`s? MAIS CAMAS OU MAIS VALÊNCIAS NO HOSPITAL DE LAMEGO? OU SERÁ QUE "APENAS" VÃO COLOCAR OS MEIOS DE DIAGNÓSTICO EM FALTA?! O QUE VEM AÍ NÃO SABEMOS, MAS VAMOS SABENDO QUE OS DEPUTADOS DO PS, ELEITOS POR VISEU, ANDAM A TENTAR TRAZER ALGUMA COISA!ProfAnónima
«Os deputados do PS em trabalho político...
DEPUTADOS DO PARTIDO SOCIALISTA (PS) QUESTIONAM FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL DE LAMEGO
O Hospital de Lamego, que integra o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), serve cerca de 100 mil habitantes dos concelhos do Douro Sul, aos quais se têm vindo a juntar as populações dos concelhos de Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Régua, parte de Cinfães e Castro Daire.
Cada vez mais recorrem a este hospital sobretudo pela diminuição de custos com as deslocações, nomeadamente a poupança nas portagens na A24 e pela proximidade geográfica.
Tendo representado um investimento de mais de 45 milhões de euros e tendo sido inaugurado no inicio do ano de 2013, apresenta-se com graves carências que conduzem a lacunas inaceitáveis na prestação de cuidados de saúde:
1. As trinta camas de internamento têm uma taxa média anual de ocupação superior a 145%, com internamento de doentes em macas nos corredores, nomeadamente no serviço de urgência, por períodos médios de 4 a 5 dias, a aguardar vaga nos serviços.
2. Não possui exames de diagnóstico (TAC), apesar de a sala do seu serviço de radiologia estar preparada para a sua colocação, inserida na plataforma PACS e possuir técnicos para o efeito.
3. O banco de sangue foi suspenso há cerca de dois anos e a inexistência de reservas de unidades de sangue para transfusões sanguíneas em situações de emergência coloca em sério risco de vida a população.
4. A cirurgia de ambulatório de ortopedia foi suspensa há mais de oito meses, a consulta externa de endocrinologia foi suspensa há seis, tal como consultas de outras especialidades que passaram a efetuar-se em Vila Real.
5. Há uma série de patologias do âmbito da especialidade da cirurgia que poderiam ser tratadas em internamento hospitalar em Lamego, nomeadamente colecistite aguda, pancreatite aguda, isquemias dos membros inferiores, hemorragia digestiva e que não necessitariam de ir para Vila Real para ali serem internados, assim se evitando custos de deslocação e melhor capacidade de resposta atenta a sobrelotação do Hospital de Vila Real.
Face ao exposto, os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, António Borges, João Paulo Rebelo e Marisabel Moutela, vêm por intermédio de V. Exa, Senhor Presidente da Assembleia da República, questionar o Senhor Ministro da Saúde sobre o seguinte:
1. É verdade que metade do edificado hospitalar encontra-se absolutamente inativo?
2. Qual foi o número de TAC realizadas a utentes da área de influência do Hospital de Lamego na Unidade Hospitalar de Vila Real?
3. Destes quantos tiveram transporte associado e qual o valor desses custos suportados financeiramente pelo CHTMAD?
4.Sabe-se que nos três anos anteriores foram realizados a utentes do ACES Douro Sul exames de diagnóstico cujo montante foi pago ao setor convencionado. Quais os seus valores?
5. Que investimentos estão previstos em novos equipamentos neste hospital?
Lisboa, 12 de janeiro de 2016
Os deputados
António Borges
João Paulo Rebelo 
Marisabel Moutela»

NB:DEPOIS DESTA EXPOSIÇÃO, A SITUAÇÃO DO HOSPITAL DE LAMEGO VOLTOU A SER ABORDADA, PELA MÃO DA DEPUTADA MARISABELA MOUTELA, NA COMISSÃO DA SAÚDE. PELOS FACEBOOK`S, JÁ CIRCULA O VÍDEO DESTA INTERVENÇÃO.
ENTRETANTO, JÁ APARECERAM OUTROS POLITICOS LOCAIS/REGIONAIS, A ABORDAR A QUESTÃO DA SAÚDE NA REGIÃO!(ver nos comentários)

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: INTERPELAÇÃO AO MINISTRO DA SAÚDE

    A interpelação da Deputada Marisabel Moutela ao Ministro da Saúde, já circula na Net, mas não conseguimos postar aqui porque este blog não tem a função "vídeos" activada, mas prometemos colocar aqui o endereço de um síte.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será isto? https://www.youtube.com/watch?v=4RuHAC78vCI&feature=youtu.be

      Eliminar
  3. ESPAÇO PRA COLOCARMOS UM TEXTO DE OPINIÃO, DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Calar, faz mal à saúde

      O Douro Sul em queda livre para o abismo?

      Falta massa crítica, falta gente, falta uma solução para o Hospital de Lamego, faltam soluções para os Cuidados de Saúde Primários, falta escala às Instituições de Solidariedade Social.
      (...)
      "As carências de profissionais de saúde num dos concelhos, é um problema comum que afeta todos." Ouvi isto e muito mais, num evento promovido pelo Presidente do conselho da comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde, Valdemar Pereira.

      A união de esforços e de estabelecimentos de saúde, neste Douro Sul, dará escala e promoverá qualidade e maior estabilidade da oferta assistencial. Integrar soluções, com a participação dos Municípios, que lhe acrescentam " sensibilidade política " aproximando-as dos reais problemas das pessoas concretas, é promover mudança na prestação de serviço público, acrescentando humanização e qualidade intrínseca.

      As Instituições, essas estruturas da sociedade civil com grande relevância social, já estão na vanguarda do novo tempo, organizando-se em rede.

      Mas, desejavelmente, tendo em conta as idiossincrasias deste território, deverá apontar-se para uma solução alargada que seja inovadora e exequível, na prestação de cuidados de saúde. A solução, resumidamente, passará por uma Dinâmica Integrada em Saúde - juntando num esforço conjunto, o Hospital de Lamego, os Cuidados de Saúde Primários, as Instituições de Solidariedade Social e os Municípios. Os cidadãos saberão reconhecer este positivo esforço organizacional, neste território tão peculiar e único no contexto nacional.
      (...)
      Falar, faz bem à saúde!
      Deste Douro Sul
      A cidade que se impõem
      Domingos Nascimento»

      NB:PODERÁ O TEXTO NA INTEGRA NO FACEBOOK DO Dr DOMINGOS OU NO SEU BLOG: "DN & Companhia"

      Eliminar
    2. É impressão minha ou muitas das ideias do texto do poste estão plasmadas neste? Neste texto só não entendo como se fala em "falta de dimensão" nas instituições do social e aprovou outras onde vai diminuir ainda mais as já existentes. Anónimo

      Eliminar
    3. Quando dá jeito divide-se quando não dá....soma-se!!!

      Eliminar
  4. Mesmo que não viessem mais valências, já seria muito bom que viessem mais camas, os prometidos aparelhos de diagnóstico e aumentassem os meios humanos nas urgências. Por vezes as urgências são um caos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caos na urgência de Lamego resolve-se quando alguns dos SAP`s voltarem a abrir. Ter obrigado as pessoas a recorrerem a uma urgência pra tirar um vidro do pé e levar 2/3 pontos ou tirar uma espinha da garganta, e outras coisas menores, foi um erro que ficou caro tanto aos utentes como ao Estado.

      Eliminar
    2. Até aos bombeiros devia ficar mais caro com tantas viagens para Lamego e Vila Real, mas quem pode manda.

      Eliminar
  5. Não sabia que o Sr Valdemar Pereira era o "Presidente do conselho da comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde". As coisas que se ficam a saber pelos blogues.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao que parece ninguém(?) sabia. O Sr Pereira é pau pra toda a colher, é na Saúde, é na Educação, é na Acção Social, é no Desporto e Cultura, é na Agricultura (regiéfrutas). É aquela máquina....

      Eliminar
    2. Antigamente era o doutor Amaro que queria estar em todas, agora apareceu alguém que já vai muito à frente!!

      Eliminar
    3. Será que é só o senhor Pereira a querer estar em todas??

      Eliminar
    4. Não ponho em causa que o senhor Valdemar tenha capacidades para isto tudo. Mas o problema de fundo é a acumulação de poderes relativamente aos setores que dão emprego a muita gente. Isto é que é perigoso.

      Eliminar
    5. Uns têm a fama e outros o proveito!!!

      Eliminar
  6. A responsável pela saúde já não é a doutora Albertina? Já não entendo nada disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Drª Albertina é a responsável pelo Conselho Municipal da Saúde. Assim como o Presidente da Junta de Granja Nova é o responsável pelo Conselho Municipal da Educação.

      Eliminar
    2. Quais são as funções desses conselhos municipais? E também não há o da juventude? Tem funcionado?

      Eliminar
  7. (2ª mexida na hora)

    TESTE:PRA VER AS HORAS DE REGISTO(13:10)

    (os outros registos estão nos postes:2, 39 e 40)

    ResponderEliminar
  8. O facto da Deputada Marisabela Moutela ter referido que as poucas camas era culpa do Governo PS e a falta dos aparelhos de diagnóstico era culpa do Governo do PSD, causou algum incomodo (nas hostes socialistas?), mas gracejou muita simpatia no Zé Povinho (nos lamecenses anónimos, entenda-se).

    Aqui:https://www.youtube.com/watchv=4RuHAC78vCI&feature=youtu.be

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naturalmente que a falta de recursos no Novo Hospital não é culpa de um só Governo. Mas mais importante do que continuarmos a fazer acusações uns aos outros, é que este Governo tente resolver alguns dos problemas. Anónino

      Eliminar
    2. Roma e pavia não se fizeram num dia mas existe a promessa de melhorar o hospital.

      Eliminar
    3. No Facebook desta Deputada fiz um comentário, o m/comentário nº368. Passei por lá agora e vi que está tudo direitinho excepto a hora de envio.
      Aqui deixo:«Ver mais 18 comentários
      Assunção Monteiro. "Só tive oportunidade de ouvir agora. Devo dizer que gostei, e gostei sobretudo porque dividiu as responsabilidades por todos os responsáveis e não apenas por alguns!"-[X368]
      Gosto · Responder · 1 · 26/1 às 11:29»~

      Eliminar
  9. Vão reabrir o Sap de Tarouca? Seria uma excelente ideia. Os bombeiros não tem descanso nenhum com tantas idas a Lamego. Também dava muito jeito que se aumentacem as camas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vêm maus camas, ainda ninguém sabe. Mas pelo menos os deputados eleitos por Viseu andam a lutar por isso.

      Eliminar