Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

(15)PRESIDENCIAIS/16:UM RESUMO COMENTADO À ÚLTIMA SONDAGEM DO CM!(2ª parte)

PRESIDENCIAIS/2016: RESUMO COMENTADO À 1ª SONDAGEM DA AXIMAGE DE REALIZADA EM JANEIRO/16!(entre os dias 2 e 5)


Resultado de imagem para bandeira portuguesa+imagens
[ELEIÇÕES: 24 DE JANEIRO DE 2016]


Caros Bloguistas!



Conforme o prometido, aqui fica um resumo comentado à última sondagem realizada pela Aximage publicada na edição do dia 9 de Janeiro do Correio da Manhã:

-----------------------------DEZ/15-----JAN/16----

--Marcelo R. Sousa------54,6%-------52,9%

--Maria de Belém--------13,4%-------11,8%

--Sampaio da Nóvoa-----13,2%------16,9%

--Marisa Matias-----------02,4%-------2,8%

--Edgar Silva--------------01,9%-------2,9%

--Paulo de Morais-------01,1%---------2,9%

--Henrique Neto---------0,4%----------01%

--Outros------------------??--------------0,5%

--Abstenção-------------37,7%-----------??

--Indecisos-------------13%-------------8,3%

BREVE COMENTÁRIO: COMPARAÇÃO DESTES RESULTADOS COM OS OBTIDOS NO ESTUDO ANTERIOR

1-Todos os candidatos desta lista sobem, excepto Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém, que descem 2 pontos percentuais (pp).

1.1-Esta descida não afectou a posição de Marcelo Rebelo de Sousa (que continua a liderar) mas levou Maria de Belém a baixar ao 3º lugar.

2-O 2º lugar agora é ocupado por Sampaio da Nóvoa com quase 17% (subiu 4 pp).

2.1-A manterem-se este resultados, a existir 2ª volta, será entre Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nóvoa.

3-Em 4º lugar surgem 3 candidatos, recolhendo 3% das intenções de voto cada um: Edgar Silva, Marisa Matia e Paulo de Morais (este quase triplicou a votação ao longo da pré-campanha).

4-Os indecisos descem 5 pp (de 13 para 8), e aqui ainda não tinham ocorrido os debates e entrevistas mais "significativas".

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR UM ARTIGO DE OPINIÃO INTITULADO "PRESIDENCIAIS/16:QUEM APOIA QUEM?".

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Qual é a pontuação do Tino???

    ResponderEliminar
  3. (trazido dos diversos)

    PRESIDENCIAIS/2016: QUEM APOIA QUEM?

    M/Caros Bloguistas!

    Dos anunciados 22 candidatos a candidatos, apenas formalizaram a sua candidatura 10: (...)

    Embora (quase) todos eles se apresentem ao eleitorado como candidatos independentes, o certo é que muitos têm o apoio explicito (e até empenhado) de alguns partidos. A saber:

    -MARCELO REBELO DE SOUSA: É um ilustre militante do PSD e recebeu o apoio explicito do seu partido e também do CDS. Nas sondagens consegue recolher 80% dos votos do eleitorado dos partido que o apoiam. Mas esta candidatura consegue ir buscar votos ao eleitorado de todos os partidos.

    -PAULO DE MORAIS: Foi militante do PSD até 2013. Não são conhecidos apoios explícitos de nenhum partido embora tenha na sua equipa um conjunto de pessoas de reconhecido mérito em várias áreas. É o 2º candidato a recolher mais votos do eleitorado do PSD e do CDS.

    -MARIA DE BELÉM: É uma ilustre militante do PS. Não teve o apoio explicito do PS(*), mas tem muitos Históricos na sua equipa de apoio: tem o presidente do partido e ainda Manuel Alegre e Almeida Santos, entre outros.

    -SAMPAIO DA NÓVOA: Diz-se um Homem da Esquerda mas não milita nenhum partido. Contudo alguns partidos da esquerda já manifestaram o seu apoio, como o MRPP, e tem na sua equipa de apoio os 3 ex-Presidentes da República e vários nomes sonantes do PS. É o candidato que consegue recolher mais votos no eleitorado tradicionalmente do centro-esquerda.

    -HENRIQUE NETO: É um candidato "saído" do PS que terá entrado entrado em rota de colisão com o Governo Socialista em 2009.

    -VITORINO SILVA (o tino das rãs): Embora tenha concorrido à junta de Rãs pelo PS, parece que o fez como independente. Aliás, ele tem sido muito critico em relação aos partidos referindo que apenas é fã do Eng. António Guterres.

    -MARISA MATIAS: É a candidata oficial do Bloco de Esquerda.

    -EDGAR SILVA: É o candidato oficial da CDU.

    -OUTROS: Os outros 2 candidatos também não tiveram nenhum apoio explicito de partidos, embora se vá dizendo que ambos têm ligações ao PS.

    SERÁ QUE ALGUM DESTES CANDIDATOS VAI DESISTIR ANTES DO DIA 24 DE JANEIRO?! E SE DESISTIR QUEM VAI APOIAR?! EXISTINDO UMA 2ª VOLTA QUEM É QUE CADA UM DESTES CANDIDATOS IRÁ APOIAR?! AGUARDEMOS, POIS A HISTÓRIA DESTAS PRESIDENCIAIS AINDA NÃO PODE SER FEITA!(como se pensava....)

    ATÉ BREVE!(se...)

    Profª Pouco Anónima

    (*)COMO É SABIDO, O PS DECIDIU NÃO APOIAR NENHUM CANDIDATO NA 1ª VOLTA, PORQUE CANDIDATOS SAÍDOS DA SUA ÁREA NÃO FALTAM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TRANSFORMADO NO POST 16, ASSINALADO C/3 PONTOS DE INTERROGAÇÃO.

      Eliminar
  4. O TINO NÃO LEVA O M/VOTO, MAS...

    Alguma CS está a dizer que o Sr Vitorino Silva (o tino das rãs), foi recebido com toda a dignidade, em Amarante. E porque não havia de ser? Ele não é o Tiririca (*). Ele só é um Homem simples, genuinamente humilde.

    A. Monteiro

    (*)O pobre Tino está a levar com quase todas as pedradas que os outros candidatos vindos fora do sistema levariam. Agradeçam ao Tino!

    ResponderEliminar
  5. PRESIDENCIAIS/16

    1-No inicio, Maria de Belém recusou-se comentar o alegado "apoio encapotado" do PS ao candidato Sampaio da Nóvoa. Mas hoje veio dizer que não aceita que o seu partido "valorize" mais os independentes do que os militantes socialistas.

    2-Marcelo Rebelo de Sousa já se apercebeu que algumas das acusações que os outros candidatos lhe fazem, mais não visam do que tentar "tira-lo do sério".

    ResponderEliminar