Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

(13)AS N/ESCOLHAS: A FIGURA DE 2015!

BALANÇO/2015: AS ESCOLHAS DO TAROUCAndo:A PERSONALIDADE

Caros Bloguistas!

As personalidades agora eleitas estão muito ligadas aos outros elementos (*) anteriormente eleitos. Recordamos que elegemos como acontecimentos mais marcantes, sobretudo os que directa ou indirectamente se relacionavam com a problemática dos refugiados (causas e soluções) e o acordo do PS com os partidos à sua esquerda. Posto isto:

4-FIGURAS MUNDIAIS: PAPA FRANCISCO E ANGELA MERKEL

 Resultado de imagem para imagem angela merkel
Breve Justificação: A crise de 2008 já tinha feito de Angela Merkel a Grande Senhora da Europa. Mas a questão dos refugiados tornou-a, sem dúvida, a GRANDE Senhora do Mundo! O Papa Francisco chega ao Vaticano e começa por arrumar a casa (criando muitos amigos e alguns inimigos) e agora começou a trabalhar pró exterior, nomeadamente a fomentar o diálogo inter-religioso, condição essencial prá paz no mundo! Como não conseguimos ver qual destas acções era  mais importantes, resolvemos eleger os 2

3-FIGURA EUROPEIA: FRANCOIS HOLANDE

Resultado de imagem para FRANÇOIS HOLLANDE+IMAGEM+IMAGEM
Breve Justificação: Registamos sobretudo o facto das perdas politicas que tem "conquistado" pelo facto de continuar fiel aos seus valores humanistas, relativamente aos Emigrantes dos 4 cantos do mundo!

2-FIGURA NACIONAL: JOÃO TAVARES DO LIVRE


Breve Justificação: É verdade que foi António Costa que materializou o acordo com os outros partidos da esquerda. Mas não nos pudemos esquecer que foi o João Tavares quem primeiro falou que tal acordo era possível!

1-FIGURA LOCAL: DOMINGOS NASCIMENTO, PRESIDENTE DA AMT

Breve Justificação: Esta eleição prende-se sobretudo pelo contributo que tem dado em levar as pessoas/Cidadãos a participarem na vida da sua terra, tanto nas reuniões ordinárias da AMT (pelo que construiu um regimento facilitador) como, anualmente, nos Congressos da Cidadania quer ainda indo ao terreno ouvi-los (no programa tarouca-cidadão),

***
Aqui estão as nossas escolhas, diga-nos da V/justiça!:)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

(*)OUTROS ELEMENTOS ELEITOS: IMAGEM (post 40)-NÚMERO (post 42)-PALAVRA/EXPRESSÃO (post 44)-ACONTECIMENTOS(post 46)

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Os cidadãos são convidados a participar na vida política cá da terra. Isso é verdade. Mas será que são ouvidos??? M. Zé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E será que são ouvidos? Grande pergunta.

      Eliminar
    2. Não seria mais acertado perguntarem a quem tem entrevido? Algumas propostas vão sendo aceites como as alterações na marcação de consultas e a grande superfície.

      Eliminar
    3. Quem tem o poder executivo???

      Eliminar
  3. Nada contra os escolhidos. Mas o que conquistaram cada um deles? Não é esse o critério?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas vitórias não se medem aos pontos...

      Eliminar
    2. onde estão os acontecimentos do ano?

      Eliminar
  4. João Tavares derrubou as barreiras e António Costa construiu as pontes. Agora vamos ter que esperar para ver a solidez dessas pontes!

    ResponderEliminar
  5. não falta aqui a figura regional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano decidimos não eleger nenhum "elemento" regional/distrital (imagem, figura, acontecimento,..), por causa de uma das câmara estar a ser investigada.

      Eliminar
  6. A QUESTÃO DOS REFUGIADOS

    E à medida que o tempo passa esta questão vai tornando-se mais dramática. Esperamos não sermos obrigados a eleger novamente esta questão em 2016, apesar de sabermos que a situação é muito complexa!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  7. QUAIS SERÃO AS (NOSSAS) ESCOLHAS EM 2016?! (artigo de opinião)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UMA ESPÉCIE DE FUTUROLOGIA: AS (NOSSAS) ESCOLHAS EM 2016?!

      -FIGURA: Neste momento ainda não imaginamos quem possa vir a ser a figura do ano. Mas não duvido nada que o Sr Vitorino Silva (tino de rãs), venha a incluir a lista dos nomeados, assim como Jorge Jesus. Assunção Cristas tb é uma forte candidata a ser uma das nomeadas. Por cá, somos capaz de vir a ter 2 (uma dupla).

      -FACTO: Quanto a factos, este vai ser o ano do "Caso Sócrates" (tem de ser); as presidenciais só serão um facto relevante se existir uma 2ª volta, pois caso contrário o assunto morrer logo na noite de 24! (a menos que paulo de morais consiga na ordem dos 4-5%...)
      A nível mundial, a questão dos refugiados vai voltar a estar presente em 2016, resta saber sob que prisma: será pelo regresso aos muros?!

      -PALAVRA/EXPRESSÕES: Quanto à palavras/expressões já começaram a aparecer muitas possíveis. Algumas já transitaram do ano passado (drone, crispado, diálogo crispado) e outras começaram a aparecer agora: recentrar, repôr, restituir, eliminar/substituir, "jurar a constituição toda e não apenas a capa", etc. Neste momento, estou inclinada pró "RECENTRAR"!(e quiçá não surja daqui o facto nacional)

      -NÚMERO: Neste momento ainda sem qualquer palpite. Mas estou em crer que desta vez vai ser eleito um pela sua pequenês e não pela grandeza!Vamos ver ...

      ASSINA: assinatura irreconhecível.

      Eliminar
    2. Ou ainda:reposição, reverter ou revogar. e já agora "subvenção"....

      Eliminar