Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

(34)REFUGIADOS: CHEGARAM (MAIS) 24 REFUGIADOS A PORTUGAL!(guerra)

[TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-17/12/2015]
CAROS BLOGUISTAS: ONTEM CHEGARAM A PORTUGAL MAIS 24 REFUGIADOS, A FUGIR DA GUERRA QUE ASSOLA OS SEUS PAÍSES. CONHEÇA UM POUCO OS REFUGIADOS QUE "ESCOLHERAM" O N/PAÍS!ProfAnónima

GUERRA: ONTEM CHEGARAM (MAIS) 24 REFUGIADOS A PORTUGAL!

(foto da angelina joli a visitar um campo de refugiados)
Angelina Jolie desabafa após visitar campo de refugiados: "nunca ..
«Jovens, mulheres, cristãos: eis os primeiros refugiados oficiais que chegaram a Portugal

Durante esta quinta-feira chegaram a Lisboa 24 dos 4500 refugiados do Médio Oriente e de África que Portugal se comprometeu a receber. Não se sabe quando virão mais.

Chegaram ao aeroporto de Lisboa às 13h35 desta quinta-feira: dez adultos, a maioria de nacionalidade eritreia. Foram os primeiros dos 4500 refugiados que Portugal se comprometeu a acolher no âmbito do compromisso assumido pela União Europeia no final de Setembro.

 Às 20h, chegaram outros 15, sírios e iraquianos, entre os quais três crianças - com dez meses, um ano e dez anos, segundo fonte oficial do Ministério da Administração Interna. A mesma fonte adiantou que um dos refugiados que estava previsto chegar hoje à noite ao aeroporto de Lisboa acabou por não embarcar, por não ter comparecido no aeroporto de origem.

Para além da Eritreia, entre os primeiros 24 refugiados há gente que fugiu da Síria, Iraque, Sudão e Tunísia. Tanto a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, como o ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, que receberam o primeiro grupo no aeroporto, escusaram-se a indicar novas datas para acolhimento de mais refugiados.

Os primeiros chegaram num voo oriundo de Roma. Não se sabe há quanto tempo esperavam em Itália por um novo porto de abrigo. O mesmo se passa com o grupo que aterrará esta noite, vindo de Atenas, na Grécia. Aliás quase nada foi divulgado pelas autoridades portuguesas sobre estes refugiados. “Por uma questão de respeito pelos direitos humanos e pela privacidade de cidadãos que provêm de territórios em guerra e que foram vítimas de situações traumáticas”, justificou Eduardo Cabrita. As mesmas razões foram apontadas para o facto de nenhum dos refugiados prestar declarações à comunicação social.

“Espero que este seja para eles o início de uma vida feliz”, disse também o ministro-adjunto. 

(Continua nos comentários)

4 comentários:

  1. CONTINUAÇÃO DO TEXTO DO POST:

    «(...)

    No grupo que chegou a Portugal ao princípio da tarde desta quinta-feira, estará um casal da Síria que, por razões de segurança, pediu para não ser filmado, nem sequer ao longe, pela bateria de câmaras que os aguardavam no corredor exterior do aeroporto. Foi o que indicou a assessora de imprensa de Constança Urbano de Sousa.

    Já a ministra, pelas mesmas razões evocadas por Eduardo Cabrita, não revelou quais as nacionalidades representadas neste primeiro grupo. Disse apenas que a maioria vem da Eritreia, que são cristãos, jovens e que as mulheres são maioritárias. As duas últimas características tinham já sido testemunhadas pelos jornalistas, quando o pequeno grupo emergiu do interior do aeroporto, depois de terem passado pelo controlo de identificação e de recolherem a pouca bagagem, que trouxeram consigo. Apenas se distinguiam dos outros passageiros por virem escoltados por agentes fardados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

    A ministra da Administração Interna lembrou que os que chegaram esta quinta-feira já foram registados em Itália e na Grécia, nos centros de triagem de Lampedusa, tendo sido verificado que cumpriam as condições para virem a obter o estatuto de refugiado em Portugal.

    É um processo que vai agora iniciar-se e durante o qual terão ao apoios sociais previstos na lei, acrescentou. Entre eles figuram o direito à habitação, o acesso a cuidados de saúde e a escolas para os filhos. Com a autorização de residência que lhes virá a ser concedida poderão também ingressar no mercado de trabalho, mas antes terão de aprender português, informou Constança Urbano de Sousa.

    Eduardo Cabrita lembrou, por outro lado, que o primeiro-ministro, António Costa, já manifestou a disponibilidade de Portugal para assumir “responsabilidades alargadas” neste processo de acolhimento, mas escusou-se a dizer se tal passará por alargar o número de refugiados que o país se prontificou a receber. “Não está mais nada definido por agora”, disse.

    O Programa de Relocalização de Refugiados na União Europeia prevê que sejam acolhidos na UE 160 mil refugiados, que estão agora em centros na Grécia e Itália. Mas os últimos dados disponibilizados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados dão conta de que apenas pouco mais de 200 foram já recebidos noutos países. Segundo o ACNUR, entre Janeiro e Novembro deste ano, chegaram ilegalmente à UE 1,5 milhões de pessoas, das quais perto de 80% têm condições para pedir asilo e receber o estatuto de refugiados, Mais de metade chegaram à Grécia (742 mil) e Itália (159 mil). Oficialmente, 3671 morreram no Mediterrâneo quando tentavam chegar à Europa.»

    ResponderEliminar
  2. NOTÍCIAS RELACIONADA: REFUGIADOS

    Primeiro grupo de refugiados chega a Portugal nesta quinta-feira

    As seis famílias de refugiados que chegam esta semana vão para cinco cidades e uma vila

    SEF pede a portugueses que não tragam refugiados por sua conta e risco

    Apoio aos refugiados não põe em causa “protecção social dos portugueses

    (IN PÚBLICO)

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO: A FOTO DO TEXTO FOI TIRADA DAQUI:

    ««Angelina Jolie desabafa após visitar campo de refugiados: "nunca ...
    www.pragmatismopolitico.com.br650 × 433Pesquisar por imagens
    Em artigo no New York Times, Angelina Jolie desabafa após visitar campos de refugiados onde sírios e iraquianos estão abrigados»

    ResponderEliminar
  4. Estes são os primeiros refugiados que aqui chegaram de forma oficial porque já cá estavam outros, tal como a televisão noticía.

    ResponderEliminar