Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

(0)POSTE-ZERO: ARQUIVO DE DEZEMBRO/2015!


 Resultado de imagem para simbolo da sida e o seu significado
«A IMPRENSA É UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS DA DEMOCRACIA!» (nelson mandela)

ARQUIVO TAROUCAndo


Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois poderemos transforma-los em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:DESTA VEZ, OS PRIMEIRO TEXTO QUE VAMOS ENVIAR PRA ESTE POST, VÃO SER SOBRE: O NOVO GOVERNO (composição e programa), AS PRESIDENCIAIS (um ponto de situação), A VIAGEM DO PAPA AO CONTINENTE AFRICANO, A CIMEIRA SOBRE O CLIMA E AINDA UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE O DIA MUNDIAL CONTRA A SIDA, QUE HOJE SE ASSINALA!

71 comentários:

  1. (TEXTO 1)_ SIDA: O SIGNIFICADO DO LAÇO VERMELHO

    «• Porque o laço vermelho como símbolo?

    O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

    O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.

    O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

    Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

    Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.

    Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, o azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.

    Além da versão oficial, existem quatro versões sobre sua origem. Uma delas diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o "V" de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta. Outra versão tem origem na Irlanda. Segundo ela, as mulheres dos marinheiros daquele país colocavam laços vermelhos na frente das casas quando os maridos morriam em combate.

    Com todas essas variações, o mais importante é perceber que todas essas causas são igualmente importantes para a humanidade.

    indique este textoa um(a) amigo(a).» (IN GIV-Ativismo)

    ResponderEliminar
  2. (TEXTO 2)-(IN JORNAL ELAINE-2/11/2015)

    FUTEBOL: OS MELHORES DO MUNDO

    «Revelados os nomes dos candidatos a Melhor do Mundo
    jornaleline / 6 horas ago
    Foram revelados, às 13h00, desta segunda-feira, 30 de novembro, os nomes dos três nomeados para a eleição do melhor jogador do mundo.

    Não apresenta grandes novidades. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi voltam a ser candidatos e, este ano, Neymar, foi também nomeado.

    Dia 11 de janeiro, o mundo vai ficar a saber quem é o novo melhor do mundo. Ficam as dúvidas, será Ronaldo a ganhar pela 4ª vez, será Messi a fazer mais uma vez história ao ganhar a 5ª, ou será que o novato Neymar destas nomeações, roubará o titulo a estes dois senhores do mundo do futebol?

    Por Mariana Alves»

    ResponderEliminar
  3. (TEXTO 3)-(TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO)

    TITULO: AS PRIORIDADES DO 21º GOVERNO-(30/11/15)

    «As oito prioridades do programa do PS

    PÚBLICO 30/11/2015 - 07:59

    O programa do XXI Governo Constitucional que a Assembleia da República começa a discutir depois de amanhã resulta da revisão do programa eleitoral dos socialistas que a negociação dos acordos de incidência parlamentar com BE, PCP e PEV implicou.

    O XXI Governo Constitucional tomou posse na passada quinta-feira DANIEL ROCHA
    6


    TÓPICOS
    Governo
    IRS
    Serviço Nacional de Saúde
    António Costa
    Administração Pública
    Salários
    RTP
    Segurança Social
    Empresas públicas
    Conselho de Ministros
    Salário mínimo
    União bancária
    Assembleia da República
    parlamento
    Relançar a economia e o emprego
    Repor rendimentos das famílias
    Nos planos do PS, a recuperação da economia ao longo dos próximos quatro anos passa pelo fim da austeridade e pela recuperação dos rendimentos dos trabalhadores e dos pensionistas. É nesse contexto que surgem as medidas mais emblemáticas do programa do Governo, aprovado na sexta-feira, algumas das quais já em discussão na Assembleia da República.

    O primeiro passo é, desde logo, aliviar as famílias das “medidas recessivas” adoptadas no âmbito do programa da troika e que ainda persistem. Os cortes nos salários dos funcionários públicos desaparecem por completo em Outubro de 2016, a sobretaxa sobre o IRS desaparece entre 2016 e 2017 e será retomada a fórmula de aumento anual das pensões (que em 2016 não irá além de 0,3% e só abrangerá as pensões até 628,8 euros).

    Da estratégia faz ainda parte a redução progressiva e temporária da taxa social única para os trabalhadores com salários até 600 euros (de 11% para 7% entre 2016 e 2018) e a criação de uma nova prestação para combater a pobreza entre os trabalhadores (o complemento salarial anual) e a reposição do abono de família, do rendimento social de inserção e do complemento solidário para idosos nos níveis de 2011. O Governo compromete-se ainda a aumentar o salário mínimo para os 530 euros em 2016, até chegar aos 600 euros no final da legislatura, e a desbloquear a negociação ao nível das empresas e dos sectores e retomar a publicação das portarias de extensão.

    Fechado o capítulo dos rendimentos, outro ponto-chave é resolver o problema do financiamento das empresas, dando “prioridade máxima” à execução dos fundos europeus, cirando um fundo de capitalização financiado por dinheiros europeus, alterando o tratamento fiscal dos custos de financiamento das empresas, prosseguindo as políticas que incentivam o empreendedorismo ou lançando um Simplex para as empresas.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  4. TEXTO 3 (cont.)

    Finalmente, o PS foca-se no combate à precariedade: os contratos a termo serão limitados, a contribuição das empresas com elevada rotatividade será agravada, os descontos dos recibos verdes para a Segurança Social serão adequados aos seus rendimentos. Do lado laboral, pretende-se “estudar” com os parceiros sociais soluções alternativas de litígios. O combate ao desemprego jovem e de longa duração, através de políticas de emprego “mais selectivas” e do “contrato-geração, reforçando a empregabilidade dos licenciados. R.M.

    Convergência com a Europa
    Programa próprio de cada Estado para a convergência
    Um programa próprio de cada Estado-membro para a convergência económica é um dos pontos do programa do XXI Governo Constitucional relativo à Europa. Neste ponto, o executivo de António Costa propõe diversas formas de financiamento para ajudar ao crescimento. Quer através dos fundos estruturais disponíveis até 2020, do Fundo Europeu de Investimento, do recurso às linhas de financiamento do Banco Europeu de Investimentos, do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e do Banco Central Europeu. Trata-se, assim, de aproximar as reformas à realidade de cada país.

    Costa quer a Comissão Europeia no centro da acção executiva e manifesta o empenho de maior participação dos parlamentos nacionais no processo político europeu. Sobre Portugal, o executivo aposta no que denomina como “correcção do défice histórico de qualificações”, na modernização do Estado, na renovação urbana inteligente, na eficiência energética e na inovação empresarial.

    Considerando que houve, nos últimos anos, um reforço da governação económica europeia, através do MEE, a implementação da União Bancária e o reconhecimento político do papel do investimento no crescimento económico e na coesão, o programa que amanhã vai ser formalmente apresentado no Parlamento reconhece que ainda estão vigentes alguns dos efeitos da opção pela austeridade. Refere-se, concretamente, ao desemprego, à divergência económica e social e ao risco de deflação.

    A revisão da Estratégia da Segurança Europeia, adoptada em 2003, é outro dos objectivos. Neste âmbito é, por fim, defendida uma Estratégia Europeia contra a Radicalização e o Terrorismo. N.R.

    ‹ Anterior Página 1 de 4 Seguinte › Texto completo»

    ResponderEliminar
  5. (TEXTO 4)-(TRAZIDO DO SITE DA TSF-1/12/2015)

    PRESIDENCIAIS: PAULO MORAIS FORMALIZOU A CANDIDATURA A BELÉM

    «PRESIDENCIAIS 2016

    Paulo Morais é primeiro candidato a apresentar assinaturas

    01 DE DEZEMBRO DE 2015

    Contra a política espetáculo, Paulo Morais foi hoje o primeiro a formalizar a candidatura às eleições presidenciais. Entregou cerca de 8 mil assinaturas no Tribunal Constitucional e prometeu uma campanha sem bandeiras, arruadas e jantares, mas de combate de ideias.
    PUB

    Miguel A. Lopes / Lusa
    Lusa
    PARTILHAR
    COMENTAR
    Paulo Morais escolheu simbolicamente o dia 1 de Dezembro (dia da Restauração da Independência) para formalizar a candidatura à Presidência da República, e depois de entregar as cerca de oito mil assinaturas falou aos jornalistas perante as palmas e os "Viva Portugal" dos apoiantes que com ele se deslocaram ao Tribunal Constitucional, em Lisboa.

    O antigo vice-presidente da Associação Transparência e Integridade recordou que a partir de agora faltam aproximadamente 50 dias para fazer campanha eleitoral.

    Garantiu que não vai ser uma campanha de bandeiras, de arruadas, de jantares, de outdoors, mas sim "só de combate de ideias".

    "Onde os outros tiverem bandeiras, nós temos ideias. Onde os outros tiverem jantares, nós temos debates", disse, deixando um repto: "Chega de política espetáculo, é preciso política de convicções".

    Depois de uma declaração inicial e antes das perguntas dos jornalistas, foi cantado o hino nacional pelos apoiantes e por Paulo Morais, que explicou que o simbolismo da data "tem a ver com a independência que todos precisamos em Portugal".

    "Independência do Estado face aos grupos económicos, independência do país face a alguns interesses estrangeiros e sobretudo independência de cada cidadão face a um conjunto de amarras que lhe têm sido impostas em Portugal", concretizou, acrescentando que o combate à corrupção é a primeira prioridade.

    O antigo vice-presidente da Câmara do Porto recordou que nas eleições presidenciais de 2011 "não votou nem metade do eleitorado", sendo necessário que nestas haja mais de 50% de votação.

    "Lutar pela dignidade de todos os portugueses, lutar pela dignidade da pessoa humana, combater privilégios, injustiças", elencou.

    Paulo Morais manifestou-se contente por ser o primeiro a formalizar a corrida, uma vez que é um candidato "sem apoio partidário, sem apoio de grupos económicos", tendo chegado até esta fase com o apoio de 170 voluntários por todo o país.

    As eleições presidenciais estão para 24 de janeiro de 2016.»

    ResponderEliminar
  6. IN JORNAL DO CENTRO, 2 DE DEZEMBRO

    «Luís Soares é o novo líder da Federação de Viseu da Juventude Socialista

    2 Dezembro, 2015

    A Candidatura de Luís Soares à Federação de Viseu da Juventude Socialista intitulado de “Caminhamos Juntos” venceu as eleições com um total de 45 delegados eleitos (88 por cento) em 51 possíveis. Luis Soares foi candidato contra o militante José Pedro Gomes, até então prrsidente desta estrutura partidária.
    Para o vencedor, o futuro “só pode ser feito com proximidade entre todos. Só sei trabalhar com todos e é com todos que dia 12 damos o pontapé de saída para um novo mandato na JS.”»

    ResponderEliminar
  7. «Oikos participa no seminário “Os Novos Desafios de Desenvolvimento Sustentável”

    Segunda, 30 Novembro 2015 10:28
    Oikos participa no seminário “Os Novos Desafios de Desenvolvimento Sustentável”

    Esta sexta-feira a Rede Social de Tarouca, no âmbito do ano Europeu do Desenvolvimento, promove o seminário "Os Novos Desafios de Desenvolvimento Sustentável", no Auditório Municipal Adácio Pestana, em Tarouca.
    Fomentar uma reflexão em torno da cooperação internacional na defesa da dignidade humana e combate à pobreza, sensibilizando para as políticas de desenvolvimento da União Europeia e para o seu papel enquanto um dos principais agentes mundiais na luta contra a pobreza são alguns dos objetivos deste seminário. Em debate vão estar temas como a atual crise humanitária, os direitos humanos e o desenvolvimento humano equitativo e sustentável.

    O evento conta com oradores conceituados como Daniela Nascimento – Investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Maria Teresa Tito de Morais – Presidente do Conselho Português para os Refugiados e Pedro Krupenski – Diretor de Desenvolvimento da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.


    As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas para rosa.pereira@cm-tarouca.pt ou através do telefone 254 677 420.
    - See more at: http://www.oikos.pt/pt/noticias/item/2064-oikos-participa-no-semin%C3%A1rio-%E2%80%9Cos-novos-desafios-de-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel%E2%80%9D#sthash.7UHWcrrC.dpuf»

    UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

    ResponderEliminar
  8. TRAZIDO DO JORNAL OBSERVADOR (2/12/2015)

    POLITICA NACIONAL: MEDIDAS CONCRETAS DO PROGRAMA DE GOVERNO!

    «As 24 medidas anunciadas por António Costa

    HÁ 2 HORAS

    Concertação social na próxima semana para discutir o salário mínimo, mais diálogo na UE e programa de investimento em infraestruturas que precisa do apoio do PSD são medidas anunciadas por Costa

    António Costa apresentou o programa do Governo de iniciativa de esquerda

    HUGO AMARAL/OBSERVADOR

    Autor

    Inês Mendes
    Tópicos

    ANTÓNIO COSTA
    NOVO GOVERNO
    PROGRAMA DE GOVERNO
    UNIÃO EUROPEIA

    Na apresentação do programa de Governo, António Costa desfiou um conjunto de medidas que o seu Executivo se compromete a cumprir. Vão da concertação social ao investimento em infraestruturas, que precisa do apoio do PSD para ser aprovado, passando pelo apoio social a crianças e idosos ou a redução do IVA na restauração, dos 23 para os 13%, de forma a apoiar a criação de postos de trabalho.

    Aqui ficam as medidas anunciadas pelo novo primeiro-ministro:

    Reunião, já na próxima semana, para a “concertação social para, entre outras matérias, apreciar a proposta do Governo do aumento do salário mínimo nacional para 600 euros mensais ao longo da legislatura”;
    Em 2018, “apresentar à Assembleia da República um programa de investimento em infraestruturas” que exige uma votação por maioria de dois terços, de forma “a enquadrar a negociação das perspetivas financeiras da União Europeia 2020-2027”;
    No final dos primeiros 100 dias de Governo, “ultrapassar os 100 milhões de euros de pagamentos efetivos às empresas”;
    Reforçar em 35 milhões os fundos de apoio ao Sistema de Garantia Mútua;
    Criação de um Fundo de Capitalização;
    Implementar o Programa Semente, “dirigido ao empreendedorismo e à criação de start up’s”
    Programa Simplex (para simplificação administrativa e legislativa), “alargando-o a setores cruciais, como a justiça, e uma atitude proativa na redução da legislação e melhoria do processo legislativo de modo a melhorar a previsibilidade e a reduzir os custos de contexto do investimento e do funcionamento das empresas”;
    “Incentivos ao investimento empresarial em Investigação e Desenvolvimento, melhorar os processos de transferência de conhecimento e tecnologia para a economia e a valorização da inovação através da procura pública e da capacitação das Pequenas e Médias Empresas“;
    Aposta na descentralização, através da parceria, para o desenvolvimento, com as autarquias e articulação com os governos regionais da Madeira e dos Açores
    “Combate à precariedade”, de forma a que se possa apostar na Ciência, Cultura e Educação, que “são os pilares da sociedade do conhecimento, condição de cidadania, fator de segurança da capacidade de adaptação às incertezas do futuro e a base da modernização da economia”;
    “Serviços de apoio pessoal a crianças e aos idosos“;
    Um “amplo programa de reabilitação urbana“
    Redução do IVA na restauração para 13%, de forma a apoiar a criação de postos de trabalho;
    Prioridade de inclusão de pessoas com deficiência, “que deve ser a nova prioridade central da agenda para a Igualdade”;
    Crédito fiscal negativo, para a dignificação do trabalho;
    Estratégia integrada de combate à pobreza infantil e juvenil;

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      (CONTINUA)

      Construção de uma Europa que crie condições para “um Portugal mais próspero e mais igual” (um Governo parceiro da União Europeia (UE), que “não servirá os cidadãos contra ou apesar da UE, mas com a Europa. E não servirá a Europa contra os cidadãos, mas antes mobilizando-os para participarem nas mudanças” de que a UE precisa). Defendeu diálogo com outros países para encontrar margem de manobra na União Europeia para pôr fim às exigências austeritárias;
      Devem ser os municípios decidir caso a caso sobre os espetáculos com os animais, através, por exemplo de referendos locais, não devendo ser o Estado a estabelecer uma regra para todo o país;
      A tutela dos transportes não está na Ministério do Planeamento e Infraestruras, mas sim no Ministério do Ambiente, de forma a controlar o impacto ambiental destes meios de deslocação;
      Reversão de algumas concessões de transportes, como as dos transportes do Porto;
      Costa promete fazer tudo o que for possível para manter défice de 2015 abaixo dos 3% em 2015;
      Suspender a requalificação dos funcionários públicos;
      Reintegrar os funcionários do Ministério da Segurança Social colocados na requalificação;
      “Contrato de geração”, que permite reformas parciais em prol da contratação de jovens a tempo interior.

      O discurso valeu a António Costa muitas críticas do líder parlamentar PSD, Luís Montenegro, que perguntou a António Costa porque é que não pede uma moção de confiança e desafiou o Governo a apresentar a “fatura desta aventura e de um experimentalismo que é, de facto, perigoso”. Mas valeu também muitos elogios de Carlos César. O líder parlamentar do Partido Socialistas afirmou que António Costa trouxe “entusiasmo” e “sentido de responsabilidade”, além de um “profundo sentido de interesse nacional”.

      *Texto editado por Helena Pereira

      Partilhe»

      Eliminar
  9. TRAZIDO DO POST 37, DE 29/12/2014

    «Anónimo7 de janeiro de 2015 às 17:04

    SEGUE-SE O TEXTO RESUMO DOS CRITÉRIOS SEGUIDOS PRA ELEGER "AS COISAS" (palavra, figura, etc) RELATIVAS AO ANO ANTERIOR!

    1-É eleita a PALAVRA, que apareceu de novo ou não sendo nova, foi muito usada e replicada.

    Já o NÚMERO é eleito pela sua grandeza ou pequenês.

    2-O FACTO eleito pelo TAROUCAndo, tem em conta a surpresa que causou num determinado ano, mas também as repercussões que isso pode ter no futuro.

    3-A personalidade/FIGURA, é eleita tendo em conta o "trabalho" desenvolvido no ano a que se refere a eleição. Este trabalho é avaliado tendo em conta a percepção (que é muito subjectivo), mas também as conquistas/vitórias conseguidas. Este último aspecto já dá alguma objectividade à coisa. Mesmo assim, eleger a Figura é sempre o mais dificil.

    ProfAnónima»

    ResponderEliminar
  10. «XXI Congresso Nacional da Juventude Popular
    Dezembro 12 - Dezembro 13
    XXICongressoNacionalJP
    No passado dia 14 de Novembro, Alvaiázere recebeu o Conselho Nacional da ‪#‎JuventudePopular‬, onde foi aprovado a data e o regulamento do XXI Congresso. Neste Conselho foi ainda eleita a Comissão Organizadora do Congresso (COC).

    Nos próximos dias 12 e 13 de Dezembro, Peniche irá receber o Congresso Nacional, onde será eleito o novo presidente da Juventude Popular. Vista a página oficial do facebook para acompanhar as informações do evento, www.facebook.com/congressonacionaljp, e consulta o regulamento (aqui)»

    ResponderEliminar
  11. TRAZIDO DA WIKIPÉDIA

    «Dia internacional das pessoas com deficiência

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.»

    ResponderEliminar
  12. TRAZIDO DO JN-01/12/2015


    Foto do cão no Facebook leva dona a tribunal
    JN | 01/12/2015
    Uma norte-americana publicou, no Facebook, uma fotografia do cão com o focinho envolvido com fita adesiva. A partilha gerou uma onda de indignação e a dona foi agora acusada de crueldade animal.

    (FOTO)

    Em apenas 14 horas, uma publicação de Katherine Lemansky foi partilhada mais de 30 mil vezes. Em causa estava uma fotografia do cão da norte-americana cujo focinho foi envolvido com fita adesiva. A fotografia estava acompanhada pela descrição "isto é o que acontece quando não te calas!".

    Os cibernautas reagiram rapidamente à partilha, chegando até a criar grupos no Facebook a pedir a condenação da dona. Porém, apesar das várias críticas, a dona recusou-se a apagar a partilha. "Não entrem em pânico. Foi apenas por um minuto, mas não ladrou mais desde então... Objetivo cumprido!" escreveu, minutos depois, no Facebook, noticia o jornal "Daily Mail".

    A polícia da localidade onde ocorreu o caso, South Dayotona, na Florida, EUA, recebeu várias queixas como resultado da partilha de Lemansky. O encarregado das telecomunicações do departamento policial chegou a dizer que receberam chamadas "de 44 estados e de tão longe quanto a Austrália".

    "Envolver o focinho do animal com fita foi uma decisão terrível por parte da Sr. Lemansky e acusá-la de crueldade em animais pela lei da Carolina do Norte foi a coisa certa a fazer", adiantou o capitão Randall Rhyne.

    Lemansky será presente a tribunal dia 14 de dezembro e poderá, caso seja condenada, enfrentar uma pena de multa ou até 150 dias de prisão.

    Rhyne disse ainda que o cão em questão, chamado Brown, foi observado por especialistas e que este se encontrava em situações de elevado cuidado. Foi ainda adiantado que "não havia sinais de ferimentos no focinho", sequer "perda de pelo detetável". De acordo com a "Fox Boston", a dona "reconhece agora que cometeu uma decisão terrível".

    ResponderEliminar
  13. TRAZIDO DO JORNAL SOL-3/12/2015

    POLITICA NACIONAL:VOTAÇÃO FINAL DA MOÇÃO DE REJEIÇÃO!

    «Chumbada moção de rejeição do PSD e CDS

    03/12/2015 17:02 1432 Visitas

    Chumbada moção de rejeição do PSD e CDS
    A moção de rejeição ao programa do Governo do PS, proposta pelos partidos do anterior governo, PSD e CDS, foi chumbada pelos restantes deputados, à excepção do representante do PAN.

    Já com a morte anunciada, a moção de rejeição, apresentada por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, não passou graças à maioria parlamentar de Esquerda.

    A moção foi rejeitada com 103 votos a favor, PSD e CDS, e 121 contra, PS, Bloco de Esquerda, PCP e PEV, tendo havido a abstenção do deputado do PAN André Silva.»

    ENVIADO POR: UCdB

    ResponderEliminar
  14. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO

    ???

    «Catarina Martins entre as pessoas que estão a "transformar" a Europa

    Um jornal norte-americano fez uma lista das personalidades que estão a "transformar e a abalar" a Europa e escolheu Catarina Martins.

    Catarina Martins, a mulher com “inclinação para os jeans e as blusas vermelhas”, está na lista de 28 personalidades dos países da União Europeia que estão a “transformar e a abalar” a Europa, revelada pelo jornal norte-americano Politico.

    PUB

    O órgão de comunicação social faz um perfil das personalidades que ‘estão a mexer’ com o velho continente e a líder do Bloco de Esquerda surge em destaque, sendo que Mariana Mortágua e Marisa Matias também são descritas como figuras importantes do partido.

    “Os políticos devem falar sobre matérias que as pessoas entendam, numa linguagem que as pessoas entendam”, explica a bloquista em entrevista ao Politico, onde que é descrita como “a antiga atriz de 42 anos, que tem inclinação para os jeans e para as blusas vermelhas, e que abanou o cenário político dominado por homens”.

    O artigo refere-se ainda à forma como a líder do Bloco de Esquerda negociou com o Partido Socialista e com o PCP para “formar um governo anti-austeridade”, colocando de parte algumas posições “radicais” pelas quais o partido é conhecido.

    A lista não é apenas composta por personalidades políticas, sendo que a portuguesa aparece ao lado da primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, os chefes de executivo da Áustria e da Hungria, mas também um jornalista de investigação grego, Alexis Papahelas, ou uma cantora da Bélgica, Stromae.»

    ResponderEliminar
  15. [TRAZIDO DO JN-(4/12)]

    POLITICA NACIONAL: IMPOSTOS:O QUE VAI MUDAR?!

    «Mudanças nos impostos que vão mudar a nossa vida

    LUCÍLIA TIAGO | Hoje às 10:41

    O XXI Governo constitucional, liderado por António Costa, foi quinta-feira aprovado no Parlamento, prometendo várias alterações a nível fiscal. Conheça 10 das mudanças que aí vêm.

    IMI progressivo

    O PS quer rever o IMI ponderando a criação de um sistema progressivo. Em termos práticos isto significa que a fatura do imposto a pagar por cada proprietário passará a variar em função do valor patrimonial tributário (VPT) do imóvel. Atualmente o IMI depende do montante que resultar da aplicação da taxa do imposto (fixada anualmente pelas autarquias entre 0,3% e 0,5%) sobre o VPT. Para evitar subidas bruscas, o programa do governo prevê a criação de uma cláusula de salvaguarda que impeça aumentos superiores a 75 euros por ano.

    Mais escalões no IRS

    O PS sempre discordou do modelo de cinco escalões de rendimento do IRS criado em 2013 e avançou para a campanha eleitoral prometendo aumentar os escalões de forma conferir maior progressividade ao imposto. Esta mudança apenas será concretizada em 2017, já que o governo entrará em 2016 ainda sem um Orçamento aprovado.

    Quociente familiar

    É mais uma matéria em que o PS sempre discordou da coligação de Direita e que pretende revogar. O quociente familiar (em que os filhos passaram a ser tidos em conta na determinação do rendimento do agregado sujeito a imposto), criado com a reforma do IRS, vai ser eliminado dando lugar a uma dedução de valor fixo por cada dependente.

    Crédito fiscal

    O PS quer avançar com uma nova prestação social, o Complemento Salarial Anual, para "proteger o rendimento dos trabalhadores que, em virtude de baixos salários e de uma elevada rotação do emprego ao longo do ano, não auferem rendimentos que os coloquem acima da linha da pobreza". Este complemento funcionará como uma espécie de "crédito fiscal" (ou imposto negativo").

    IVA da restauração

    O IVA da restauração vai baixar de 23% para 13% tal como foi prometido durante a campanha eleitoral. A medida consta do programa do PS, mas os Verdes já entregaram na Assembleia da República um projeto de lei exatamente com este objetivo, determinando que entre em vigor com o Orçamento do estado para 2016.

    IRC não desce mais

    A taxa de IRC vai manter-se no patamar de 21% onde se encontra atualmente, mas será criado um sistema de incentivos à instalação de empresas e ao aumento de produção das zonas no interior do país. Este benefício vai ser modulado pela distribuição regional e criação de emprego. O sistema de estímulos fiscais às pequenas e médias empresas em sede de IRS será também aumentado

    Penhoras limitadas

    A execução fiscal de casas que sirvam de morada das famílias vai ser proibida quando em causa estejam dívidas de valor inferior ao do bem que se pretende executar. Nas restantes situações, propõe-se a suspensão da penhora da casa, quando esta sirva de morada da família.

    Coimas e inspeções limitadas

    O PS quer limitar a realização de inspeções tributárias sucessivas junto de contribuintes particulares e de pequenas e médias empresas e quer ainda rever as coimas excessivas e o valor dos juros por incumprimento de obrigações tributárias.

    Compensação de créditos

    As pessoas ou pequenas e médias empresas que tenham um crédito perante o Estado ou uma outra entidade pública deverão passar a poder compensá-lo com créditos que o Fisco ou a Segurança Social tenham sobre estes mesmos contribuintes.

    Imposto sobre as heranças

    O PS propõe a criação de um imposto sobre heranças de elevado valor. Este "elevado valor" foi balizado em um milhão de euros e a receita obtida será consignada à Segurança Social.

    ARTIGO PARCIAL»

    ResponderEliminar
  16. FACEBOOK DA MISERICÓRDIA DE TAROUCA

    «Santa Casa de Tarouca adicionou 27 fotos novas ao álbum Centro de Atividades Ocupacionais - CAO.
    24/11 às 14:27 ·
    No dia 23 de novembro a Misericórdia de Tarouca abriu portas de mais uma resposta social, o tão esperado Centro de Atividades Ocupacionais. O dia começou cedo e, apesar do frio se fazer sentir, a alegria e a ânsia de conhecer um novo espaço era vísivel no rosto de cada Utente. Este dia foi vivido com muita curiosidade quer pelas novas instalações quer pelo primeiro contacto entre Utentes.
    Esta resposta de CAO consiste em promover a qualidade de vida dos seus Utentes atuando em várias dimensões (desenvolvimento pessoal, bem-estar e inclusão social.
    A missão do CAO passa por promover a valorização pessoal e integração social de pessoas portadoras de deficiência de forma a permitir-lhes o desenvolvimento possível das suas capacidades; promovendo a formação de hábitos, atitudes e conhecimentos; valorizando a iniciativa, persistência e responsabilidade pessoal, cooperação e solidariedade. Visa também proporcionar a participação dos utentes em ações culturais, desportivas e recreativas.»

    ResponderEliminar
  17. TRAZIDO DO FACEBOOK DA MISERICÓRDIA

    «Santa Casa de Tarouca adicionou 9 fotos novas ao álbum Assembleia Geral 22/11/2015 — com Ilidio Soares.
    25/11 às 17:26 ·
    Realizou-se no passado dia 22 de novembro, no edifício da Creche Nova Esperança, a Assembleia Geral Ordinária da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca.
    Com a presença de um significativo número de Irmãos, ocorreu a discussão e aprovação por unanimidade do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2016.»

    ResponderEliminar
  18. 41º ANIVERSÁRIO DOS BVT

    «6 de dezembro de 2015: 41º Aniversário dos Bombeiros de Tarouca

    A cerimónia do 41º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, que decorrerá no próximo dia 6 de dezembro, terá o seguinte programa:...
    10.00h- Hastear das bandeiras "Início oficial das comemorações"
    11.00h - Missa solene comemorativa
    12.00h - Receção às entidades oficiais
    12.10h - Sessão solene
    13.00h - Desfile motorizado e apeado do Corpo de Bombeiros
    13.30h - Almoço de confraternização»

    (TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA)

    ResponderEliminar
  19. DO DINHEIRO VIVO C/LUSA

    «OUTROS SITES DA REDE: DIÁRIO DIGITAL| DISCO DIGITAL
    sexta-feira, 4 de Dezembro de 2015 | 21:00
    ACOMPANHE-NOS Facebook | RSS
    HOJE às 07:28

    Programa «Portugal 2020» só apoiou «um projeto turístico» até agora
    Programa «Portugal 2020» só apoiou «um projeto turístico» até agora

    A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, disse quinta-feira que apenas «um projeto turístico recebeu apoio no âmbito do Portugal 2020» e que é necessário acelerar a execução dos fundos comunitários.
    "Temos de ser mais ambiciosos a este nível do que o que foi conseguido até ao momento", disse a governante, na sua intervenção no 41.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que começou quinta-feira em Albufeira, no Algarve.
    Naquela que foi a sua primeira aparição pública enquanto secretária de Estado do Turismo, a governante mencionou algumas das suas preocupações para o setor, designadamente a necessidade urgente de "garantir um contexto económico positivo para que as empresas na área do turismo inovem, invistam, cresçam, desenvolvam a sua actividade, promovendo assim o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios turísticos".
    Ana Mendes Godinho quer, por isso, criar condições que permitam o conhecimento e acesso das empresas do setor ao financiamento e as vários instrumentos de apoio que existem.
    "Temos de ser mais ambiciosos a este nível do que o que foi conseguido até ao momento: no total e desde que foram lançados os concursos no início deste ano, apenas um projeto turístico recebeu apoio no âmbito do Portugal 2020", sublinhou.
    O Congresso da APAVT decorre até ao próximo dia 06 de dezembro em Albufeira, onde estão reunidos cerca de 500 agentes do setor do turismo, sob o tema: 'Partilhar o futuro'.
    Dinheiro Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DA RÁDIO DOURO NACIONAL-5/12/2015]

    LOCAL: INCÊNDIO NUMA HABITAÇÃO

    «sábado, 5 de dezembro de 2015

    DUAS IDOSAS MORRERAM EM INCÊNDIO EM TAROUCA

    Duas idosas morreram na madrugada deste sábado, no concelho de Tarouca, devido a um incêndio que destruiu a sua habitação, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

    Quando os meios de socorro chegaram ao local, já não foi possível salvar as duas residentes, com mais de 80 anos, que "morreram carbonizadas", adiantou a fonte do CDOS.

    O alerta para o fogo, na povoação de Eira Queimada, freguesia de Gouviães e distrito de Viseu, foi dado pouco depois das 02:30.
    Estiveram no local 26 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, GNR e Polícia Judiciária.

    Postado por Rádio Douro Nacional à(s) 13:48 »

    ResponderEliminar
  21. TRAZIDO DO FACEBOOK DO Dr DOMINGOS NASCIMENTO-1/12/2015

    TITULO: LEMBREMOS O 41º ANIV. DOS BVT

    «BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TAROUCA
    PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS
    Hoje, 1 de dezembro, a Instituição mais importante deste concelho, completa 41 anos.
    Importa reconhecer a importância desta instituição na perspetiva do socorro a pessoas e bens, mas também na relevância social em Tarouca.
    A proeminência dos HOMENS BONS e simples. Desde 1974, estes homens e mulheres, sobem no conceito social por se darem aos outros, afirmando-se com a nobreza dos sentimentos de bem fazer.
    Passados estes anos, esta Instituição- que nos quer bem , é exemplo nacional.
    O seu Corpo de Bombeiros, superiormente Comandado, é composto por homens e mulheres de relevante diferenciação técnica, académica e humana. Os Homens Bons e Simples, são referências consolidadas.
    PARABÉNS à Instituição e aos Homens e Mulheres BOMBEIROS de TAROUCA
    Tarouca tem um orgulho enorme no vosso trabalho.
    Eu tenho muito orgulho em me sentir parte e ter presenciado de muito perto o vosso esforço e dedicação.
    Forte abraço
    Domingos Nascimento»

    ResponderEliminar
  22. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO (5/12/2015)]

    TITULO:???

    «Já há acordo preliminar na cimeira do clima de Paris
    PÚBLICO 05/12/2015 - 15:05
    As 42 páginas do documento têm princípios, não compromissos políticos, e servem de base às negociações que os ministros iniciam segunda-feira.

    O actor Sean Penn participou na Jornada de Acção que decorre à margem da cimeira REUTERS
    0





    TÓPICOS
    Clima
    Europa
    França
    Cimeira do clima de Paris
    MAIS
    Quem é quem: um guia dos interesses nas negociações climáticas
    Paris recebe cimeira do clima em pleno estado policial
    Da cimeira do clima de Paris virá luz para África?
    O mundo novamente de olhos em Paris
    Os representantes dos quase 200 países que participam na cimeira do clima que decorre em Paris aprovaram um acordo preliminar que será "a base" para as negociações que vão decorrer na próxima semana e que já envolvem os ministros. Há, porém, muitos pontos em que não há consenso, devendo os trabalhos centrar-se agora neles, antes da aprovação de um documento final.



    "Este texto marca a vontade de todos para chegar a um acordo. Não estamos no fim do caminho. As principais questões políticas devem ainda ser resolvidas", disse a representante francesa, Laurence Tubiana, no anúncio do que foi considerado "um passo-chave" desta cimeira.

    O documento demorou quatro anos a ser discutido – os trabalhos começaram após a reunião de Durban, na África do Sul, em 2011 – e só foi aprovado às 11h deste sábado, uma hora antes do prazo esbelecido para os países chegaram a um acordo preliminar. Os delegados trabalharam toda a noite, referem as agências AFP e Reuters, para chegarem a um consenso.

    Este só foi possível, disseram os delegados, porque o texto não indica soluções, apenas princípios. Todas as questões políticas foram deixadas em aberto.

    Mesmo com os compromissos já assumidos, as emissões de gases com efeitos estufa vão continuar a aumentar, deixando o mundo numa trajectória de aquecimento de mais três graus em relação à era pré-industrial, quando o objectivo era não ultrapassar os dois graus.

    O financiamento aos países do Sul e a repartição dos esforços na luta contra as alterações climáticas entre países desenvolvidos, emergentes e em desenvolvimento são dos pontos mais difíceis das negociações. Os países do Sul querem que fique estabelecido no acordo que, anualmente, e até 2020, são disponibilizados cem mil milhões de dólares para ajudar os países a adaptarem-se às medidas necessárias para limitar o aquecimento. Porém, os países do Norte não querem ser os únicos financiadores.

    Nos seus princípios genéricos, o texto diz que devem ser adoptadas metas para um abrandamento nas alterações climáticas e incita os países em desenvolvimento a investirem mais na prevenção dos factores de risco.

    "Esperávamos ter podido fazer maiores avanços", disse Nozipho Mxakato-Diseko, da África do Sul, falando em nome de 130 países em desenvolvimento. "Pedimos aos nossos parceiros para ouvirem as nossas preocupações, de forma a encontrarmos soluções conjuntas".

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  23. (CONTINUAÇÃO)

    Os ministros não vão ter uma semana fácil para chegarem a um entendimento que gere um novo acordo sobre o clima no planeta – e que será assinado pelos chefes de Estrado, no final da cimeira. Mas Laurence Tubiana sublinhou que, para já, é de "saudar" que se tenha encontrado "uma base para as negociações".

    À margem da conferência, realiza-se a Jornada de Acção, que tem lugar no recinto da conferência do clima (a COP21). Esta jornada junta dezenas de personalidades que se mobilizaram para lutar contra as alterações climáticas. Este sábado falou o actor Sean Penn (na sexta-feira foi a vez de falarem Leonardo di Caprio e Robert Redford). »

    ResponderEliminar
  24. TRAZIDO DO EXPRESSO-5/12

    «Pacheco Pereira ao lado de Marisa

    05.12.2015 às 9h0071
    Google+
    Linkedin
    Pinterest

    http://expresso.sapo.pt/politica/2015-12-05-Pacheco-Pereira-ao-lado-de-Marisa

    LUÍS BARRA
    O historiador e comentador político será um dos oradores num fórum organizado pela candidatura de Marisa Matias
    Paulo Paixão
    PAULO PAIXÃO
    O historiador e comentador político José Pacheco Pereira será orador no Fórum de Ideias para um País Mais Justo e Solidário que a candidatura de Marisa Matias realizará a 19 de dezembro, em Lisboa, no MUDE (Museu do Design). Além do ex-deputado do PSD — nos últimos anos uma das vozes mais críticas dos sucessivos governos, de Sócrates a Passos Coelho —, a iniciativa contará com o economista Ricardo Pais Mamede e Jorge Meneses, antigo alto quadro de Portugal na REPER (embaixada junto da União Europeia), nomeado por um governo de Sócrates.

    Outro interveniente será o ator António Capelo, mandatário da campanha. Entretanto, Marisa terá junto de si um “grupo de reflexão”. Reúne várias gerações do BE (Francisco Louçã, Luís Fazenda, João Semedo, José Manuel Pureza, Catarina Martins, Jorge Costa, José Gusmão e Mariana Mortágua, entre outros) e pessoas fora da política (como o músico Miguel Guedes e a atriz Adelaide Teixeira).
    Palavras-chave»

    ResponderEliminar
  25. SITE OFICIAL

    Dia Internacional do Voluntariado

    Próximo Dia Internacional do Voluntariado 2016Segunda,

    05 de Dezembro de 2016

    O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro.

    A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

    A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

    Voluntariado em Portugal

    Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como a nível da quantidade de voluntários existentes.

    Ainda assim, o número de voluntários em Portugal é reduzido, se comparado à média europeia.

    O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de auto-realização.

    Neste dia realizam-se atividades como a recolha de alimentos em hipermercados, com cerca de 40 mil voluntários espalhados pelo país.

    ResponderEliminar
  26. SITE DO CENTRO REGIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS

    Dia Internacional do Voluntário: força e inspiração para o mundo

    2010986

    O Dia Internacional do Voluntário (IVD), que se celebra todos os anos no dia 5 de Dezembro, oferece uma oportunidade para que organizações voluntárias e voluntários individuais possam tornar visíveis as suas contribuições ao nível local, nacional e internacional, para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Neste dia o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon na sua mensagem oficial do dia lembrou que os voluntários são necessários em todo o mundo e que são “uma força e inspiração” para todos nós.

    “Aplaudo todas as pessoas que se oferecem a cada ano para o benefício de suas comunidades”, afirmou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem oficial alusiva ao dia. “Sou especialmente grato aos 7.700 voluntários das Nações Unidas que apoiam os esforços para prevenir conflitos, ajudar as sociedades a recuperar da guerra, promover o desenvolvimento sustentável, ajudar em situações de crise e realizar vários outros projectos para o bem de todos. O seu trabalho tem feito progredir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, e estou confiante que também irá contribuir para o progresso da agenda de desenvolvimento pós-2015”, concluiu.

    Além de mobilizar milhares de voluntários todos os anos, o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) trabalha em conjunto com parceiros e governos para estabelecer programas de voluntariado nacionais para criar estruturas que promovem e sustentam o voluntariado local nos países. Através dos serviços de Voluntariado on-line, os voluntários podem tomar medidas para o desenvolvimento humano sustentável, apoiando as actividades de organizações de desenvolvimento através da Internet. Todos os dias, milhares de pessoas fazem voluntariado, on-line ou no local, contribuindo para a paz e desenvolvimento e trabalhando para alcançar os ODM.

    No Dia Internacional do Voluntário (IVD) em 5 de dezembro de 2012, celebramos o nosso compromisso e esperança de um mundo melhor. O foco principal do IVD 2012 é a consciencialização e reconhecimento dos voluntários e organizações de voluntários. O objetivo é reconhecer esse compromisso, para informar as pessoas sobre o impacto do voluntariado na paz e desenvolvimento sustentável, e aplaudir os voluntários pela dedicação e impacto.

    ResponderEliminar
  27. [TRAZIDO DO EXPRESSO-(15/11/2015)]

    «POLÍTICA

    PDR vai criar núcleos concelhios e alargar “implantação municipal”

    15.11.2015 às 13h01

    MARCOS BORGA
    Sem conseguir eleger nenhum deputado a 4 de outubro, Marinho Pinto disse que o Partido Democrático Republicano ia começar já a trabalhar nas autárquicas, embora entenda que vai haver eleições legislativas antecipadas já que a votação “não proporciona condições de governabilidade para Portugal”
    Lusa
    LUSA
    O Partido Democrático Republicano (PDR) aprovou este sábado o seu regulamento eleitoral para os órgãos locais, o que levará à criação de núcleos concelhios e ao alargamento da "implantação municipal" a todo o país da força política. A aprovação desse regulamento foi uma das conclusões saídas da reunião do Conselho Nacional do PDR, que decorreu na tarde e noite de sábado.

    Em nota à imprensa, o partido expressa ainda as suas "mais sentidas condolências e solidariedade ao povo francês" no seguimento dos "trágicos atentados" de sexta-feira, manifestando ainda "total repúdio por todas as formas de terrorismo".

    O PDR, presidido por Marinho Pinto, não conseguiu nas legislativas de outubro eleger um deputado. No seguimento dos resultados, Marinho Pinto disse então que o partido ia começar já a trabalhar nas eleições autárquicas, embora considerando o eurodeputado - eleito pelo Partido da Terra (MPT) nas europeias de 2014 - que vão realizar-se eleições legislativas antecipadas, tendo em conta que a votação "não proporciona condições de governabilidade para Portugal".

    Esta sexta-feira, o PDR criticou os acordos celebrados entre PS, PCP, BE e PEV, defendendo que não faziam parte das opções oferecidas aos eleitores durante a campanha e que "o voto não é um cheque em branco".

    "Em democracia o voto não é um cheque em branco dado aos partidos. O voto significa um compromisso político com as propostas apresentadas pelos partidos e seus candidatos durante a campanha eleitoral", sublinhou na ocasião o PDR, num comunicado da comissão política do partido.
    Palavras-chave

    CONSELHO NACIONAL DO PDR
    ELEIÇÕES
    PARTIDOS E MOVIMENTOS
    POLÍTICA
    VIDA SOCIAL / POLÍTICA / ELEITOS
    PARTIDO DEMOCRÁTICO REPUBLICANO
    VIDA SOCIAL / POLÍTICA / POLÍTICA
    MARINHO PINTO
    LEGISLATIVAS 2015»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TRANSFORMADO NO POST 14, ONDE PODERÁ FAZER OS SEUS COMENTÁRIOS SE ASSIM O DESEJAR!

      Eliminar
  28. (ESTE TEXTO FOI DEIXADO NOS DIVERSOS POR ENGANO)

    «Anónimo6 de dezembro de 2015 às 12:50

    «CATARINA FESTEJA DIA DO VOLUNTARIADO

    Apresentadora da RTP está cada vez mais alerta para "a vida de todos aqueles que me rodeiam e que precisam de mim".

    228 0 05/12/2015 17H40FOTO: DRA estrela da RTP usou as redes sociais para celebrar o Dia Mundial do Voluntariado, alertando para a necessidade de haver um reconhecimento de quem não se esquece de ajudar os outros. Leia a mensagem de Catarina Furtado, ela própria embaixadora das Nações Unidas e que também dá a cara pela Associação Corações com Coroa.

    "Hoje celebra-se o Dia Mundial do Voluntariado. Mais do que voluntária, considero-me humanista e entendo que o meu percurso só faz sentido se tocar verdadeiramente a vida de todos aqueles que me rodeiam e que precisam de mim. Relato isto no meu livro ‘O que vejo e não esqueço’: desde criança que me apercebi que tinha poder para tentar modificar o que estava mal. Como qualquer pessoa. Não tinha, noentanto, nenhuma palavra para isto, mas sabia que a minha vida nunca poderia passar pela indiferença. Acredito no voluntariado profissionalizado, aquele que tenta mexer naquilo que impede o desenvolvimento de uma comunidade e que não procura uma solução temporária. É isso que tenho aprendido nestes 15 anos como Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA e que apliquei neste grande desafio (e responsabilidade), a criação da Associação Corações com Coroa.Este dia é de todos os voluntários que dão a sua vida pelos outros, e que vivem (muitos deles), em condições muito adversas, é de todos aqueles que tentam apoiar, quem quer que seja, porque entendem que o mundo é de todos e não só de alguns", escreveu Catarina Furtado.»

    ResponderEliminar»

    ResponderEliminar
  29. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (27/11/2015)]

    TITULO: PRESIDENCIAIS/2016: UM PONTO DE SITUAÇÃO SOBRE AS PRESIDENCIAIS

    «CNE anuncia data limite para entrega de candidaturas às presidenciais
    A Comissão Nacional de Eleições anunciou hoje que a data limite para a entrega de candidaturas às eleições presidenciais é a 24 de dezembro e que o edital das candidaturas admitidas será fixado a 06 de janeiro.
    Pelo menos 22 pessoas já manifestaram publicamente intenção de concorrer à eleição presidencial
    O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, marcou eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2016.
    Caso nenhum dos candidatos obtenha mais de metade dos votos validamente expressos realiza-se uma segunda volta, com os dois candidatos mais votados, a 14 de fevereiro de 2016.
    Pelo menos 22 pessoas já manifestaram publicamente intenção de concorrer à eleição presidencial, incluindo três com apoios partidários, nomeadamente Edgar Silva, apoiado pelo PCP, Marisa Matias, com o apoio do Bloco de Esquerda, e António Sampaio da Nóvoa, apoiado pelo Livre.
    Ainda não foi formalizada qualquer candidatura junto do Tribunal Constitucional, o que requer pelo menos 7.500 assinaturas de apoiantes.
    Segundo a Lei Eleitoral do Presidente da República, a campanha eleitoral inicia-se no 14.º dia anterior ao dia das eleições e terminas às 24 da antevéspera do dia marcado para a eleição.
    Ou seja, a campanha eleitoral irá decorrer entre 10 e 22 de janeiro de 2016.
    O futuro Presidente da República toma posse a 09 de março de 2016.
    Lusa/SOL»

    NB1:NESTE MOMENTO, O CANDIDATO INDEPENDENTE PAULO MORAIS, JÁ FORMALIZOU A SUA CANDIDATURA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESTE TEXTO VAI SER TRANSFORMADO NO POST 16, ONDE PODERÁ DEPOIS FAZER OS SEUS COMENTÁRIOS!

      Eliminar
  30. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-7/12/2015]

    ALTERAÇÕES NA SAÚDE: TAXAS MODERADORAS!(mais moderadas...)

    «Taxas moderadoras vão baixar e ficarão isentos utentes referenciados
    O ministro da Saúde anunciou hoje que as taxas moderadoras vão baixar em 2016 e que os utentes previamente referenciados pela Linha Saúde 24 ou pelos cuidados de saúde primários não pagarão taxas nas urgências hospitalares.

    DR
    ECONOMIA 2016
    HÁ 6 HORAS
    POR LUSA

    “Paga quem tiver de pagar, porque tem um consumo ou uma utilização de cuidados inapropriada. Não pode, ou não deve, pagar quem não tem uma alternativa a não ser recorrer a um ponto de cuidados de saúde que a pessoa julga o mais adequado”, disse Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas, no final de uma visita às instalações da Linha Saúde 24.

    PUB

    De acordo com o ministro, o valor das taxas moderadoras vai baixar, respeitando assim “o compromisso político que está no programa do governo”. “Nós honramos os nossos compromissos e estamos neste momento a trabalhar no sentido de fazer as alterações que estão desenhadas”, adiantou.

    Para já, Adalberto Campos Fernandes confirmou que está em curso “uma revisão do modelo de taxas moderadoras em vigor”. “As taxas moderadoras não podem ser taxas frenadoras, castigadoras. Têm de ser taxas que modelam uma procura e que visam construir uma procura que é mais adequada ao interesse dos doentes”.

    O ministro quer que as taxas moderadoras sejam “um instrumento de inteligência no acesso e circulação dos doentes”. “As taxas não são e nunca foram um mecanismo de receita. É importante que elas sejam equilibradas, proporcionais às condições de rendimento dos cidadãos, mas não podem ser um elemento que frena - através de uma barreira económica inaceitável - o acesso aos cuidados de saúde”.

    Em concreto, Adalberto Campos Fernandes revelou que está em cima da mesa e a ser objeto de avaliação a possibilidade dos utentes referenciados pelos cuidados de saúde primários não pagarem taxa nas urgências hospitalares.

    Por outro lado, pagarão os utentes que não estiverem referenciados previamente e os que não tiverem quadro clínico que justifique uma ida à urgência hospitalar.

    “O cidadão tem de perceber que vale a pena ir ao seu médico de família, ao enfermeiro de família ou visitar a sua equipa de saúde e devem, em primeira instância, recorrer a um serviço com enfermeiros treinados e com instrumentos de decisão, clinicamente testados”, prosseguiu.

    A “novidade legislativa” vai estar em vigor no início do próximo ano e o objetivo do Governo é que “a Linha Saúde 24 passe a ser verdadeiramente o primeiro ponto de contacto entre os cidadãos que precisam de cuidados agudos de saúde e os serviços”.

    Para o ministro, é preciso “garantir que as pessoas doentes têm uma resposta e utilizar as taxas moderadoras no sentido de que, tendo uma resposta adequada - que deve ser a linha e depois a equipa de saúde no centro de saúde ou na unidade de saúde familiar -, se a pessoa ainda assim persistir numa má utilização dos serviços, faz sentido que tenha uma penalização”.»

    ENVIADO POR: A.M.

    ResponderEliminar
  31. [TRAZIDO DA CONTA DO FACEBOOK DENOMINADA "ACIMA DE TUDO PORTUGAL" (6/12/2015)]

    TITULO: PSD COMEÇA A PREPARAR AS PRÓXIMAS AUTÁRQUICAS!

    «PSD e ASD assinam protocolo para preparar os «melhores candidatos» para 2017

    06 de Dezembro de 2015
    Ouvir
    O PSD e os Autarcas Social-Democratas (ASD) assinaram hoje um protocolo sobre a estratégia de formação autárquica a desenvolver até 2017, que visa "preparar os melhores" candidatos para as eleições autárquicas a realizar naquele ano.

    O documento foi assinado pelo secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, e pelo presidente dos ASD, Álvaro Amaro, que também lidera a Câmara Municipal da Guarda, no final da segunda edição da Academia do Poder Local que hoje terminou naquela cidade.

    O presidente dos ASD disse na cerimónia que um protocolo desta natureza "é feito pela primeira vez" entre as duas organizações partidárias.

    Segundo o protocolo, o PSD "é um partido com fortes raízes no poder local", pois "desde as primeiras eleições autárquicas realizadas no Portugal democrático, só por quatro vezes em 11 atos eleitorais" não foi o partido maioritário em presidências de câmaras "e desde as eleições de 2001 que a expressão maioritária foi consecutiva".

    "Contudo, houve uma interrupção no último ato eleitoral de 2013. Daqui resulta uma responsabilidade superior. É imperioso preparar atempadamente o próximo ato eleitoral e, neste âmbito, é de particular relevância a definição da Estratégia de Formação Autárquica", é referido.

    O acordo, que visa "estabelecer os objetivos e metodologia de articulação tendo em vista cumprir com o desiderato de preparar os melhores para o desafio autárquico 2017", prevê a definição do programa de formação e respetivos conteúdos até ao final do primeiro trimestre de 2016.

    "O programa de formação deverá ter uma componente geral e componentes específicas em função dos diferentes órgãos autárquicos", é assinalado.

    Ambas as estruturas comprometem-se ainda a organizar até ao final do primeiro trimestre de 2016, o calendário de ações de preparação de formadores e o calendário de ações de formação de autarcas e de potenciais candidatos a autarquias.

    É ainda referido que o PSD e os ASD agendarão e definirão equipas a quem competirá preparar e coordenar a implementação do projeto de formação, que também contará com o envolvimento da JSD.

    A Academia do Poder Local, organizada pelo PSD e pelos ASD, decorreu entre sexta-feira e o dia de hoje, numa unidade hoteleira da Guarda, com 71 participantes de todo o país, com idades entre os 24 e os 65 anos.

    NOTÍCIASAGENDAFOTOSPSD@TVSITES OFICIAISQUEM NOS REPRESENTAMULTIMÉDIA


    (IDEM)

    ResponderEliminar
  32. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-(8/12/2015)

    TITULO: VAMOS TER MAIS JORNAIS AMORDAÇADOS?!

    «OPINIÃO

    Estrela Serrano e a liberdade respeitosa

    JOÃO MIGUEL TAVARES 08/12/2015 - 07:53

    TÓPICOS
    25 de Abril
    ERC
    Rui Tavares
    Estrela Serrano
    António de Oliveira Salazar
    Paulo Pena
    Pacheco Pereira
    Azeredo Lopes
    liberdade de imprensa
    Um bom amigo informou-me que Estrela Serrano me tinha dedicado meia-dúzia de parágrafos no Vai e Vem, blogue que partilha com o actual ministro da Defesa Azeredo Lopes. O texto em causa intitula-se “Alguém falou em ética do comentário?” e critica-me por há uma semana eu ter usado o espaço desta página “para atacar um jornalista – Paulo Pena – e dois colunistas – Pacheco Pereira e Rui Tavares – todos da casa”.

    Após declarar que os leitores do PÚBLICO têm “a expectativa de que o seu jornal não seja usado para que os colaboradores se ataquem uns aos outros e aos jornalistas da casa”, Estrela Serrano remete para um texto antigo intitulado “Uma ética para o comentário político, precisa-se!”, onde desenvolve a sua tese: “Não sendo confrontados e responsabilizados pelos seus escritos e falas, os comentadores gozam de uma impunidade inaceitável em democracia. E, no entanto, criam percepções, influenciam interpretações e (de)formam visões da realidade. A avaliar pelas aleivosidades [NR: Estrela Serrano queria dizer “aleivosias”] que se lêem e ouvem em jornais, rádios e televisões em espaços de comentário político, fica a convicção de que se trata de um poder sem responsabilidade.”

    Há duas formas de olhar para isto. Uma, é desvalorizar, considerando que a opinião de Estrela Serrano está hoje confinada a um blogue e às páginas da Acção Socialista Digital. Não vou cometer tal indelicadeza. Prefiro antes valorizar as suas palavras, relembrando que Serrano foi membro da ERC durante o consulado socrático, e que essa mesma ERC era então dirigida pelo seu parceiro de blogue, hoje patrão do parque nacional de chaimites. Mais do que isso: esta visão da liberdade respeitosa não é uma idiossincrasia de Estrela Serrano – ela é partilhada por gente que a tentou impor entre 2005 e 2011, e que é bem possível que esteja cheia de vontade de a voltar a impor a partir de 2016.

    Assinale-se que o blogue Vai e Vem tem como epígrafe “Não renunciarás à tua liberdade de expressão e de opinião”. Parece uma admirável ironia, mas ela não é inédita. A Constituição de 1933 também considerava, como direito de cada cidadão português, “a liberdade de expressão do pensamento sob qualquer forma” (artigo 8º). Só que depois (artigo 20º) alertava que incumbia ao Estado defender a opinião pública “de todos os factores que a desorientem contra a verdade, a justiça, a moral e o bem comum”. Ou seja, todos podiam exprimir-se à vontade, desde que não desorientassem os outros.

    Ora, a grande preocupação de Estrela Serrano também são os “cidadãos mais desprevenidos”, que acabam por confundir “opiniões” com “factos reais”. Claro está que não deseja calar ninguém. Serrano quer apenas “regular” e “responsabilizar”. Se cada um de nós observa e estuda os assuntos à luz do seu interesse, “só uma entidade”, considerava o professor António de Oliveira Salazar, “tudo tem de ver à luz do interesse de todos”. Uma entidade reguladora da boa comunicação, por assim dizer.

    Eu não devia ter de escrever isto 500 meses após o 25 de Abril. Mas quando alguém com as responsabilidades de Estrela Serrano classifica críticas públicas como “ataques”, considera que colunistas de um jornal não devem polemizar entre si, entende o exercício da livre opinião como uma “(de)formação” da realidade e crê ser competência do Estado proteger “cidadãos desprevenidos”, é preciso voltar ao bê-á-bá da liberdade de expressão, para a defender dos que só gostam dela bem composta e penteada.»

    ENVIADO POR UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

    ResponderEliminar
  33. TRAZIDO DA TSF-8/12/15

    TITULO:

    «SOCIEDADE

    Incêndios e menos renováveis explicam queda de Portugal

    08 DE DEZEMBRO DE 2015

    O ministro do Ambiente aponta o dedo à "aposta menor" do anterior governo nas energias alternativas, como fator que contribuiu para a queda de Portugal na tabela do clima.

    PUB

    Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
    TSF
    PARTILHAR
    COMENTAR
    Portugal caiu dez lugares no índice que, anualmente, mede o desempenho dos países no que diz respeito às alterações climáticas. João Pedro Matos Fernandes justifica essa queda com razões conjunturais, mas também responsabiliza o governo PSD/CDS.

    Incêndios e "aposta menor" nas renováveis
    Na TSF, o novo ministro do Ambiente considera que, com o anterior executivo, "ao contrário do que foi feito no outro governo socialista, a aposta nas fontes de energia alternativa foi menos forte". E "como este índice contabiliza tendências", Matos Fernandes afirma que "essa aposta foi menor" e a tabela reflete isso mesmo.

    A partir de Paris, onde participa na Cimeira do Clima, o ministro do Ambiente nota também que os incêndios de 2013 também pesaram na nova posição de Portugal na tabela. Ainda assim, o governante acredita que é possível corrigir esta situação no imediato.

    Questionado sobre a política do governo para as barragens, João Pedro Matos Fernandes lembra que há um compromisso no acordo entre o PS e os Verdes, para que seja feita uma reavaliação das barragens que ainda não estão a ser construídas.»

    UCdB

    ResponderEliminar
  34. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-8/12/2015

    TITULO: CIBERCRIMINALIDADE EM DEBATE!(é desta?)

    «União Europeia e Parlamento Europeu tentam impulsionar cibersegurança

    O Parlamento Europeu (PE) e os 28 países da União Europeia (UE) assinaram um acordo com vista a reforçar a segurança na Internet, uniformizando as regras para os operadores e servidores de serviços digitais, indicou hoje fonte oficial.

    Lusa
    TECH ACORDO
    HÁ 1 HORA
    POR LUSA

    Num comunicado, o presidente do Conselho de UE, o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, salientou a importância do reforço da cooperação entre os Estados membros e considerou o acordo um "passo importante" para a coordenação da cibersegurança uma Europa.

    PUB


    "Todos os agentes, públicos e privados, terão de fazer esforços através de uma maior cooperação entre os Estados membros e com a aplicação de regras de segurança mais sólidas", afirmou o chefe do executivo do Luxemburgo, país que preside a UE ao longo do semestre em curso.

    O PE e o Conselho acordaram em estabelecer um número de "setores críticos", como os da energia, transportes, finanças, saúde, em que os Estados deverão identificar os servidores de serviços essenciais e aos quais aplicará uma supervisão "mais apertada", com regras específicas para avaliar riscos de segurança na rede.

    Os servidores digitais ficarão, assim, cobertos por uma nove diretiva de comércio eletrónico para assegurar que as investigações são cumpridas de forma similar em toda a União Europeia e com e com regras que se apliquem a todos os operadores, à exceção de "pequenas empresas digitais", lê-se no comunicado do Conselho.

    Cada Estado membro terá de designar uma ou mais autoridades nacionais para desenhar uma estratégia relativa aos assuntos relacionados com a Internet, bem como o dever de cooperar com os restantes 27 países da UE, com o objetivo de fazer o intercâmbio das boas práticas.

    Para promover a cooperação, será entretanto criada uma rede de resposta nacional aos incidentes de cibersegurança.

    O responsável pelas negociações no Parlamento Europeu, Andreas Schwab, salientou que o acordo "pressupõe uma nova etapa" no processo, com uma regulação que obrigará as redes comerciais na Net - como, por exemplo, a Amazon eu o eBay -, a dar conta das alterações informáticas nos programas ou nos motores de busca - como o Google - para garantir uma infraestrutura segura.

    A Comissão Europeia (CE), por seu lado, saudando o acordo alcançado, afirmou tratar-se de priorizar a prevenção dos incidentes de segurança na internet para que, caso ocorram, haja uma resposta rápida e efetiva.

    "Se queremos que as pessoas e as empresas utilizem e obtenham o melhor dos serviços digitais necessitam de confiar na ideia de que os sítios são seguros em caso de ataque ou avaria", frisou o vice-presidente da CE para o Mercado Único Digital, Andrus Ansip.

    Ansip lembrou que a Internet "não tem fronteiras" e que um problema num país pode ter repercussões no resto da UE, pelo que há toda a necessidade de estabelecer soluções europeias de cibersegurança.

    "O acordo é um passo importante nesta direção, mas não podermos para por aqui. Faz falta uma associação ambiciosa com a indústria nos próximos meses para desenvolver serviços e produtos mais seguros", concluiu.»

    UCdB

    ResponderEliminar
  35. TRAZIDO DO BLOG BANQUETE DA PALAVRA (9/12/15)

    TITULO:DIA MUNDIAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO!

    «QUARTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO DE 2015

    A corrupção em todos os domínios da vida humana
    Hoje é dia Mundial Contra Corrupção. Escutemos quem nestes tempos tem denunciado de forma mais veemente este flagelo do mundo, que destrói a humanidade e a natureza (a nossa casa comum)...

    O Papa Francisco resume as principais características desta praga:
    1) Imanência. A corrupção tende a gerar uma "verdadeira cultura, com capacidade doutrinal, linguagem própria, jeito próprio de agir", "o cansaço da transcendência: frente a um Deus que não se cansa de perdoar, o corrupto se levanta como autossuficiente na expressão da sua salvação: está cansado de pedir perdão".
    2) Boas maneiras. A autossuficiência humana cria um culto às boas maneiras para encobrir os maus hábitos. O corrupto é um acrobata da delicadeza, campeão das boas maneiras. Enquanto "o pecador, reconhecido como tal, de alguma forma, admite a falsidade do tesouro ao qual aderiu ou adere, o corrupto, no entanto, submeteu o seu vício a um curso intensivo de boas maneiras".
    3) Medida moral. "O corrupto – escreve Francisco – sempre tem necessidade de se comparar com aqueles que parecem ser coerentes nas suas vidas (mesmo quando se trata da coerência do publicano que se confessa pecador)."
    4) Triunfalismo. "O triunfalismo é o terreno ideal para o comportamento corrupto." A este respeito, o teólogo Henri de Lubac fala da ambição e da frivolidade que podem esconder-se na "mundanidade espiritual", a tentação mais perversa, que concebe como ideal moral o homem e seu aperfeiçoamento, e não a glória de Deus. Segundo Bergoglio, a mundanidade espiritual "nada mais é do que a vitória daqueles que confiam no triunfalismo da capacidade humana; o humanismo pagão adaptado ao bom senso cristão".
    5) Cumplicidade. "O corrupto não conhece a fraternidade ou a amizade, mas só a cumplicidade"; tende a arrastar todos à sua própria medida moral. Os outros são cúmplices ou inimigos. "A corrupção é o proselitista. Ela se disfarça de comportamento socialmente aceitável", como Pilatos, "que faz de conta que o problema não lhe diz respeito, e por isso lava as mãos, mesmo que no fundo seja para defender a sua zona corrupta de adesão ao poder a qualquer preço".
    A corrupção do religioso

    "Na Igreja existe sempre a tentação da corrupção. É quando a Igreja, em vez de estar apegada à fidelidade ao Senhor Jesus, ao Senhor da paz, da alegria, da salvação, está apegada ao dinheiro e ao poder.
    “Não é só na política, é em todas as instituições, inclusive no Vaticano há casos de corrupção”.
    “É como o açúcar: é doce, gostamos, é fácil, e depois acabamos mal. Com tanto açúcar, acabamos diabéticos ou o nosso país acaba diabético”.
    “Cada vez que aceitamos um suborno e o metemos ao bolso, destruímos o nosso coração, a nossa personalidade e a nossa pátria. Por favor, não tomem o gosto a esse açúcar que se chama corrupção”.
    "Jovens, a corrupção não é um caminho de vida, é um caminho de morte".

    Baseado na Agência Aleteia
    PUBLICADA POR JOSÉ LUÍS RODRIGUES À(S) 01:30 »

    ResponderEliminar
  36. TRAZIDO DO JORNAL SOL-2/5/2015

    DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO-9 de Dezembro

    «Os 10 países menos corruptos do mundo

    SOL SOL | 02/05/2015 17:00 3551 Visitas

    A agência Transparency International revelou na sexta-feira o seu relatório anual dedicado à corrupção no sector público, explica o site Independent.

    Para a realização deste relatório, foram analisadas as práticas de 175 países. No mapa criado pela própria agência, é possível ver a posição de cada país no ano de 2014 e os lugares que ocuparam em 2012 e 2013.

    Aqui está o top 10 dos países menos corruptos do mundo (com as suas pontuações no que diz à transparência das actividades realizadas no sector público, de 0 a 100)

    1) Dinamarca (92)
    2) Nova Zelândia (91)
    3) Finlândia (89)
    4) Suécia (87)
    5) Noruega (86)
    6) Suíça (86)
    7) Singapura (84)
    8) Holanda (83)
    9) Luxemburgo (82)
    10) Canadá (81)

    #Hashtags»

    ResponderEliminar
  37. IN DIÁRIO DIGITAL

    HOJE às 08:360
    Barómetro: Portugueses subscrevem decisão de Cavaco de empossar Costa
    Barómetro: Portugueses subscrevem decisão de Cavaco de empossar Costa



    inShare
    Quarenta e nove por cento dos portugueses consideram a decisão do Presidente da República de indigitar António Costa para primeiro-ministro a "melhor solução", contra 35%, opositores assumidos desta opção.
    A conclusão é do barómetro do Centro de Sondagens da Universidade Católica para a Antena 1, RTP, JN e DN, o qual revela ainda que 44% dos inquiridos preferia que os socialistas tivessem viabilizado um governo PSD/CDS, ao passo que apenas 39% aplaudem a aliança à Esquerda com o Bloco, PCP e Verdes.
    Já 52%, defende que deveria ter sido Passos Coelho o escolhido para liderar o Governo, enquanto 37% diz que preferia que fosse o líder do PS a governar.
    Em termos de partidos, a coligação PSD/CDS surge à frente nas intenções de voto, tendo mesmo subido para os 41%, ou seja, mais 1,5% do que o resultado conseguido nas eleições legislativas, tendência seguida igualmente pelo PS, que passa para os 34%, mais 1,7% do que o resultado obtido legislativas.
    Quanto às restantes forças políticas, o Bloco de Esquerda continua à frente do PCP, a subir ligeiramente nas intenções de voto, e apenas a CDU (PCP e Verdes) desce relativamente ao resultado obtido a 4 de outubro.
    De resto, os eleitores mostram-se, no geral, satisfeitos com a sua opção de voto nas últimas legislativas, sendo que, é entre os votantes na CDU que encontramos a maior percentagem de insatisfeitos: 25%.

    ResponderEliminar
  38. TRAZIDO DO EXPRESSO-11/12/2015

    TITULO: LEITORES DO EXPRESSOS FAZEM AS SUAS ESCOLHAS

    «Figuras e acontecimentos de 2015: Costa lidera escolha dos leitores, que passam ao lado de Merkel

    11.12.2015 às 12h001
    Google+
    Linkedin
    Pinterest

    http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-12-11-Figuras-e-acontecimentos-de-2015-Costa-lidera-escolha-dos-leitores-que-passam-ao-lado-de-Merkel

    À semelhança do sucedido no ano passado, o Expresso desafia novamente os seus leitores a votarem as figuras e acontecimentos, nacionais e internacionais, de 2015. Se ainda não votou, poderá fazê-lo até às 17h desta sexta-feira
    Expresso
    EXPRESSO
    Com 72,8% dos votos, o inédito acordo de incidência parlamentar que serve de suporte ao Governo do Partido Socialista continuava a liderar destacado, pelas 12h desta sexta-feira, a votação online do acontecimento nacional de 2015. Com 12,1% dos votos continuava em segundo lugar a queda do governo PSD/CDS e em terceiro, com 5,4%, as eleições legislativas.»

    UCdB

    ResponderEliminar
  39. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-11/12/2015]

    TITULO: OS IDOSOS....FINALMENTE!....

    «PS viabiliza proposta de PSD/CDS sobre abandono de idosos
    Um projeto de lei de PSD/CDS-PP de alterações ao Código Penal para a Estratégia do Idoso foi hoje aprovado na generalidade com a abstenção do PS e os votos contra de PCP, BE, e "Os Verdes".

    Lusa
    POLÍTICA ABSTENÇÃO
    HÁ 8 HORAS
    POR LUSA

    Para além de PSD e CDS-PP, também o PAN votou favoravelmente o texto, que baixa agora a comissão para aperfeiçoamento.

    PUB

    Quem abandonar um idoso num hospital ou se aproveitar das suas limitações mentais para aceder aos seus bens poderá incorrer numa pena de prisão até dois anos, de acordo com o projeto de lei.

    Na prática, acrescenta-se um novo capítulo ao título dos crimes contra pessoas, consagrando crimes contra direitos fundamentais dos idosos.

    "Pretende-se, desta feita, introduzir normas no Código Penal que sancionem comportamentos contra os direitos fundamentais dos idosos", lê-se no documento dos dois partidos.

    Segundo o projeto de lei, passa a ser crime coagir uma pessoa idosa, que não esteja na posse da totalidade das suas faculdades mentais, com o objetivo de aceder e administrar os seus bens, bem como negar o acolhimento numa instituição pública ou privada como represália por a pessoa idosa ter-se recusado a entregar a administração dos bens à administração ou deixar-lhos em testamento.

    Por outro lado, passa também a configurar crime abandonar um idoso no hospital ou impedir que a pessoa tenha acesso a bens ou serviços por causa da idade.

    No projeto de lei do PSD/CDS-PP é igualmente crime fazer um ato notarial com uma pessoa idosa que esteja "notoriamente limitada ou alterada nas suas funções mentais", sem que esteja assegurada a sua representação legal.»

    ResponderEliminar
  40. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-11/12/2015]

    TITULO: SERÃO AS ALDEIAS HISTÓRIAS FONTE DE DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR?!

    «Cavaco Silva considera aldeias históricas "um projeto de futuro"
    O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reconheceu hoje que as aldeias históricas são "um projeto de futuro" em que vale a pena acreditar e disse esperar que seja consolidado no futuro.

    Lusa
    POLÍTICA PRESIDENTE
    HÁ 1 HORA
    POR LUSA

    "Esperemos que, através de uma adequada gestão, se continue a trabalhar para consolidar e promover este projeto, que é decerto único em todo o país, pela forma como nele se associam o passado e o presente, a cultura e o empreendedorismo, a história e o desenvolvimento regional", afirmou o chefe de Estado em Marialva, na Mêda, na sessão comemorativa dos 20 anos das Aldeias Históricas de Portugal.

    PUB

    Marialva, Linhares da Beira, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal que abrange municípios do interior do país.

    Cavaco Silva referiu que nas aldeias históricas é possível reconhecer "um forte potencial de desenvolvimento".

    "As aldeias históricas não são uma realidade do passado. São um projeto de futuro, em que vale a pena acreditar e em que vale seguramente a pena investir, desde que o produto se apresente como diferenciador e apelativo. Cabe também aos autarcas procurar esse caminho de desenvolvimento", afirmou.

    No seu discurso, Cavaco Silva congratulou-se ainda com o trabalho desenvolvido durante as últimas duas décadas e apresentou os seus "sinceros parabéns a todos quantos se empenharam, aos mais diversos níveis, para que a rede, hoje construída por 12 aldeias históricas, fosse recuperada e dotada das infraestruturas necessárias ao desenvolvimento do turismo".

    "Se há exemplos bem sucedidos de cooperação entre o Estado e a sociedade civil, este projeto é seguramente um deles", acrescentou.

    Apontou que "graças à iniciativa dos cidadãos e das empresas, associada à visão e dinamismo dos autarcas, e com o necessário apoio do Estado, foi possível devolver a cada uma das aldeias abrangidas a sua singularidade arquitetónica, instalar unidades hoteleiras bem equipadas e desenvolver sinergias que fazem do conjunto uma atração turística de nível europeu".

    "A partir desse capital, que foi recuperado da história e, muitas vezes, da ruína com que o êxodo rural ameaça tantas vezes as povoações do interior, constituíram-se dezenas de empresas, criando assim novos postos de trabalho", observou o Presidente da República.

    Com o plano "deu-se, portanto, um passo importante para a fixação das populações e para a atração de projetos inovadores, capazes de colocar a região da Beira Interior nas rotas do turismo nacional e internacional", salientou.

    No início da intervenção, recordou "uma viagem inesquecível" que fez como primeiro-ministro, em 02 de junho de 1994, quando visitou seis aldeias da Beira Interior: Monsanto, Idanha-a-Velha, Sortelha, Castelo Mendo, Almeida e Marialva.

    Vinte anos depois, Cavaco Silva visitou Marialva, Linhares da Beira e Almeida.

    Na passagem por Linhares da Beira (Celorico da Beira), elogiou a localidade dizendo que possui "um cenário lindo".

    "Estive aqui em 1994. Estavam pessoas sentadas ali [na frente do castelo], havia parapentes aqui por cima. Achei este cenário único, das coisas mais lindas que tinha encontrado nas Aldeias Históricas de Portugal", referiu.»

    ResponderEliminar
  41. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-11/12/2015

    »HOJE às 13:301
    Parlamento aprova voto de saudação ao 25 de Novembro com abstenção do PS
    Parlamento aprova voto de saudação ao 25 de Novembro com abstenção do PS



    inShare
    PSD e CDS-PP aprovaram hoje, com a abstenção do PS, um voto de saudação pela operação militar de 25 de Novembro de 1975, com seis deputados socialistas a votarem contra ao lado de PCP, Bloco e PEV.
    Isabel Santos, Isabel Moreira, Wanda Guimarães, Elza Pais, Pedro Bacelar de Vasconcelos e Paulo Pisco foram os seis deputados socialistas que não seguiram a opção maioritária da bancada do PS pela abstenção face ao voto apresentado por sociais-democratas e centristas.
    No voto aprovado, o 25 de Novembro de 1975 é encarado como «um movimento que conteve a ala radical do Movimento das Forças Armadas (MFA), apoiada pela extrema-esquerda», tendo determinado «a natureza pluralista e democrática do regime político e constitucional português, na senda da consolidação do processo democrático iniciado pelo 25 de Abril de 1974».
    «O 25 de Novembro, ato singular e irrepetível da nossa História, marca indelevelmente o fim da transição revolucionária», sustenta-se no documento subscrito pelo PSD e CDS-PP, no qual também são destacadas as figuras do comandante Jaime Neves e do antigo Presidente da República, general Ramalho Eanes.
    «Essa viragem foi decisiva para que Portugal aceitasse pluralmente uma continuidade exemplar na política de integração europeia e Ocidental», lê-se ainda no mesmo voto.
    Diário Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
  42. TRAZIDO DO JORNAL SOL-12/12/2015

    METEOROLOGIA:O MAU TEMPO ESTÁ DE VOLTA!

    «Alerta de mau tempo para amanhã

    SOL SOL | 12/12/2015 20:55 2547 Visitas

    shutterstock
    Alerta de mau tempo para amanhã
    A Proteção Civil emitiu este sábado m alerta à população para chuva e vento forte, ainda esta noite, na região do Algarve, e para amanhã a zona sob aviso é a do litoral Norte e Centro.

    Prevê-se vento com rajadas até 75 km/h, em especial no litoral, e que poderão atingir 90 km/h nas terras altas.

    De acordo com o alerta publicado no site da Proteção Civil, são esperados os seguintos efeitos:

    Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;

    Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

    Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

    Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;

    Danos em estruturas montadas ou suspensas;

    Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

    SOL»

    ResponderEliminar
  43. TRAZIDO DO JORNAL ONLAINE "O OBSERVADOR"-13/12/2015

    TITULO:JP ESCOLHE NOVO LÍDER NACIONAL!

    «PAULO PORTAS
    Portas desafia esquerda a deixar utopias e ocupar-se da realidade para melhorar o país
    13/12/2015, 17:29
    Líder do CDS-PP deixou recado aos partidos de esquerda para se deixarem de utopias, lembrando que o comunismo e os regimes totalitários do século XX nasceram daí.


    MÁRIO CRUZ/LUSA

    Autor


    Agência Lusa
    Tópicos

    POLÍTICA
    PARTIDOS
    PAULO PORTAS
    CDS
    O líder do CDS-PP enviou hoje em Peniche um recado aos partidos de esquerda para se deixarem de utopias e se ocupem da realidade do país, lembrando que o comunismo e os regimes totalitários do século XX nasceram de utopias.

    “Deixem a utopia aos revolucionários e ocupem-se da realidade, de melhorar a vida da vossa geração e servir melhor o vosso país como se faz em qualquer país da Europa ocidental, progredindo passo a passo, procurando acordos e negociando”, disse Paulo Portas, num recado para a maioria parlamentar de esquerda.

    O líder do CDS-PP, que falava no encerramento do Congresso da Juventude Popular, lembrou que “foi em nome da utopia que se fizeram os piores totalitarismos do século XX, que nasceram o comunismo, o nazismo, o comunismo, que destruíram a liberdade e a vida de dezenas de milhões de seres humanos.”

    Lembrando a “obsessão” pelo défice, de que era acusado o anterior Governo PSD/CDS-PP, o ex-vice-primeiro-ministro afirmou que não só não era uma obsessão, nem uma opção de ideologia, mas antes uma necessidade como “o PS agora reconhece”, ao afirmar que “ter um défice abaixo dos 3% é importante para a credibilidade de Portugal”.

    “Eu acho que fazem bem em fazer essa opção”, disse Paulo Portas, segundo o qual o Governo de que fez parte deu o seu contributo para esse objetivo ao longo dos últimos 11 meses.

    “Faltam menos de 20 dias para o ano terminar. Depois de acautelar o pagamento dos salários, das pensões e dos fornecimentos essenciais, deixámos mais do que um doze avos para o último mês. [Os socialistas] só precisam de ser cuidadosos”, rematou.

    Analisando os rankings nacionais das escolas, divulgados no sábado, o líder do CDS-PP questionou “como é possível [a esquerda] tentar a enganar as pessoas a dizer que o centro-direita tentou desmantelar a escola pública”, se “as escolas propriedade do Estado evoluíram positivamente, tendo até globalmente alguns dos melhores resultados dos últimos anos”.

    O Congresso da Juventude Popular elegeu o novo líder dos jotas, Francisco Rodrigues dos Santos.»

    ResponderEliminar
  44. DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS!(10 de dezembro)

    «Dia Internacional dos Direitos Humanos

    Próximo Dia Internacional dos Direitos Humanos 2016Sábado, 10 de Dezembro de 2016

    O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.

    A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

    Comemoração do Dia dos Direitos Humanos

    A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

    Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

    A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.

    Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.

    O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.

    Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal

    Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.»

    ResponderEliminar
  45. LISTAGEM DOS DIREITOS HUMANOS

    Artigo 1.º

    Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

    Artigo 2.º

    Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.

    Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autónomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

    Artigo 3.º

    Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

    Artigo 4.º

    Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.

    Artigo 5.º

    Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

    Artigo 6.º

    Todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento em todos os lugares da sua personalidade jurídica.

    Artigo 7.º

    Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual protecção da lei. Todos têm direito a protecção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

    Artigo 8.º

    Toda a pessoa tem direito a recurso efectivo para as jurisdições nacionais competentes contra os actos que violem os direitos fundamentais reconhecidos pela Constituição ou pela lei.

    Artigo 9.º

    Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

    Artigo 10.º

    Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.

    Artigo 11.º

    1. Toda a pessoa acusada de um acto delituoso presume-se inocente até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no decurso de um processo público em que todas as garantias necessárias de defesa lhe sejam asseguradas.

    2. Ninguém será condenado por acções ou omissões que, no momento da sua prática, não constituíam acto delituoso à face do direito interno ou internacional. Do mesmo modo, não será infligida pena mais grave do que a que era aplicável no momento em que o acto delituoso foi cometido.

    Artigo 12.º

    Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Contra tais intromissões ou ataques toda a pessoa tem direito a protecção da lei.

    Artigo 13.º

    1. Toda a pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residência no interior de um Estado.

    2. Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.

    Artigo 14.º

    1. Toda a pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países.

    2. Este direito não pode, porém, ser invocado no caso de processo realmente existente por crime de direito comum ou por actividades contrárias aos fins e aos princípios das Nações Unidas.

    Artigo 15.º

    1. Todo o indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade.

    2. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua nacionalidade nem do direito de mudar de nacionalidade.

    (cont.)

    ResponderEliminar
  46. LISTAGEM DOS DIREITOS HUMANOS (cont.)

    Artigo 16.º

    1. A partir da idade núbil, o homem e a mulher têm o direito de casar e de constituir família, sem restrição alguma de raça, nacionalidade ou religião. Durante o casamento e na altura da sua dissolução, ambos têm direitos iguais.

    2. O casamento não pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos.

    3. A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito à protecção desta e do Estado.

    Artigo 17.º

    1. Toda a pessoa, individual ou colectivamente, tem direito à propriedade.

    2. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade.

    Artigo 18.º

    Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

    Artigo 19.º

    Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.

    Artigo 20.º

    1. Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas.

    2. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

    Artigo 21.º

    1. Toda a pessoa tem o direito de tomar parte na direcção dos negócios públicos do seu país, quer directamente, quer por intermédio de representantes livremente escolhidos.

    2. Toda a pessoa tem direito de acesso, em condições de igualdade, às funções públicos do seu país.

    3. A vontade do povo é o fundamento da autoridade dos poderes públicos; e deve exprimir-se através de eleições honestas a realizar periodicamente por sufrágio universal e igual, com voto secreto ou segundo processo equivalente que salvaguarde a liberdade de voto.

    Artigo 22.º

    Toda a pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social; e pode legitimamente exigir a satisfação dos direitos económicos, sociais e culturais indispensáveis, graças ao esforço nacional e à cooperação internacional, de harmonia com a organização e os recursos de cada país.

    (cont.)

    ResponderEliminar
  47. LISTAGEM DOS DIREITOS HUMANOS (cont.)

    Artigo 23º

    1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.

    2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.

    3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de protecção social.

    4. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para a defesa dos seus interesses.

    Artigo 24.º

    Toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres e, especialmente, a uma limitação razoável da duração do trabalho e a férias periódicas pagas.

    Artigo 25.º

    1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

    2. A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimónio, gozam da mesma protecção social.

    Artigo 26.º

    1. Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito.

    2. A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das actividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.

    3. Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos.

    Artigo 27.º

    1. Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam.

    2. Todos têm direito à protecção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria.

    Artigo 28.º

    Toda a pessoa tem direito a que reine, no plano social e no plano internacional, uma ordem capaz de tornar plenamente efectivos os direitos e as liberdades enunciados na presente Declaração.

    Artigo 29.º

    1. O indivíduo tem deveres para com a comunidade, fora da qual não é possível o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade.

    2. No exercício destes direitos e no gozo destas liberdades ninguém está sujeito senão às limitações estabelecidas pela lei com vista exclusivamente a promover o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros e a fim de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar numa sociedade democrática.

    3. Em caso algum estes direitos e liberdades poderão ser exercidos contrariamente aos fins e aos princípios das Nações Unidas.

    Artigo 30.º

    Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada de maneira a envolver para qualquer Estado, agrupamento ou indivíduo o direito de se entregar a alguma actividade ou de praticar algum acto destinado a destruir os direitos e liberdades aqui enunciados.

    * Fonte: Centro dos Direitos do Homem das Nações Unidas, publicação GE.94-15440.

    ResponderEliminar
  48. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-04/12/2015

    PRESIDENCIAIS/16: OS PARTIDO DA COLIGAÇÃO PáF DECIDEM APOIAR A CANDIDATURA DO PROF. MARCELO A BELÉM!

    «PSD e CDS unem-se para apoiar Marcelo

    SOFIA RODRIGUES 04/12/2015 - 08:00

    CDS-PP marca conselho Nacional para a próxima semana, no mesmo dia da reunião do PSD para lançarem o candidato a Belém.

    Os dois partidos tinham acertado que teriam uma “posição comum” sobre as presidenciais ENRIC VIVES-RUBIO
    11

    TÓPICOS
    Governo
    PSD
    CDS-PP
    Presidenciais
    Marcelo Rebelo de Sousa
    Sampaio da Nóvoa
    Eleições presidenciais
    CDS
    Presidenciais 2016
    Maria de Belém
    MAIS
    Maria de Belém votará "provavelmente" em Nóvoa se falhar 2.ª volta
    Editorial: E tudo a crise política levou
    Debates televisivos entre 1 e 9 de Janeiro
    O CDS-PP marcou um Conselho Nacional para a próxima quinta-feira, dia 10, para decidir as presidenciais. Tudo aponta para que seja declarado o apoio a Marcelo Rebelo de Sousa. No mesmo dia, o PSD também reunirá os conselheiros nacionais para declarar apoio ao professor.

    Os dois partidos tinham acertado que teriam uma “posição comum” sobre as presidenciais mas que a decisão só seria tomada após as legislativas de 4 de Outubro. Tanto no PSD como no CDS a proposta da direcção do partido é a declaração de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, o único candidato de centro-direita assumido até agora, depois de Rui Rio e de Santana Lopes terem desistido de avançar.

    Mesmo já sem a coligação de Governo, PSD e CDS mantêm uma posição comum nas eleições presidenciais, que vêem como uma segunda volta das legislativas e onde esperam conseguir derrotar o PS.

    António Costa ainda não revelou qual o candidato que o partido apoiará – Sampaio da Novoa ou Maria de Belém.

    Na sua última entrevista televisiva, o líder do PSD, Passos Coelho, inclinou-se para o apoio a Rebelo de Sousa, desvalorizando algum incómodo no partido face à posição mais à esquerda assumida pelo candidato e por não ter assumido o que faria nesta crise política caso já fosse Presidente.

    O PSD também deverá fixar já as datas das eleições directas para Março e o Congresso ordinário para 1,2 e 3 de Abril. O CDS, por seu turno, ainda não deverá avançar com uma data para o seu congresso, sendo certo que será depois das presidenciais e próximo da data da reunião magna dos sociais-democratas.»

    ResponderEliminar
  49. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-15/12/2015

    TITULO: BLOGGER CONDENADO

    «Blogger condenado a pagar 11.680 euros por difamação a religiosos
    Um blogger de Viana do Castelo vai ter de pagar, entre multas e indemnizações, 11.680 euros por oito crimes de difamação agravada e dois de devassa da vida privada de religiosos, decidiu hoje o tribunal daquela comarca.

    Lusa
    PAÍS VIANA DO CASTELO
    HÁ 10 MINS
    POR LUSA

    Desse montante, 3.480 euros são relativos a 580 dias de multa, à taxa diária de seis euros. Em indemnizações, requeridas pelos seis visados, entre eles o bispo da Diocese e a uma funcionária, o blogger vai ter de pagar mais 8.200 euros.

    PUB

    O arguido é um homem de 25 anos de idade, promotor imobiliário, natural de Barcelos, que não ouviu hoje a leitura do acórdão por se encontrar atualmente a trabalhar no Canadá.

    Neste processo, está em causa está um blogue cuja autoria é atribuída ao antigo seminarista em abril de 2012 com o título "Os podres da diocese de Viana do Castelo" e o subtítulo "Burlas, prostituição, homossexualidade, casamentos destruídos, injustiças, entre muitos outros caos ocorridos na diocese de Viana do Castelo".

    O blogue teria surgido em alegada retaliação por um suposto débito de um padre, amigo do arguido.

    Naquele espaço na Internet, e durante meses, o arguido, descreveu atuações que na sua essência configurariam práticas menos condicentes com a postura do clero, publicando "fotografias e dados pessoais, profissionais e até de familiares" dos visados.

    Hoje, na leitura do acórdão, a juíza que presidiu ao coletivo que julgou este caso afirmou que "apesar do sobressalto causado aos ofendidos, não há motivos para aplicar pena de prisão" ao arguido.

    "O arguido não tem antecedentes criminais, era jovem (tinha entre 21 e 22 anos à data dos factos), teve um percurso de vida sem incidentes e vem desenvolvendo atividade profissional, que o levou, há mais de um ano, para o Canadá", afirmou a juíza.

    "Admite-se, assim, sem qualquer dificuldade, que puni-lo através de uma pena de multa, que pesará de forma sensível no seu orçamento, é o bastante para o consciencializar da gravidade da sua conduta e o afastar da prática de novos crimes", sustentou.

    No final, o advogado de defesa afirmou que "deverá interpor recurso para um tribunal superior" por considerar que "a sentença não está conforme os factos provados em julgamento".

    "A condenação não devia existir por não existir prova de que tenha praticados os factos de factos de que foi acusado", sustentou o causídico.

    O advogado da Diocese afirmou que "vai analisar o acórdão para decidir ser há motivos para recorrer"»

    ResponderEliminar
  50. ENCONTRADO NO M/FEED DO FACEBOOK: IN OBSERVADOR (

    TITULO:COMO ESTAMOS DE CORRUPÇÃO?!

    «ENTREVISTA
    Joana Marques Vidal admite existência de uma rede de corrupção instalada no Estado
    25/2/2015, 0:326.204 PARTILHAS
    Joana Marques Vidal, procuradora-geral da República, admitiu esta terça-feira, em entrevista à RR e ao Público, que existe uma rede que "utiliza o aparelho do Estado para realizar atos ilícitos".

    (foto)

    A procuradora-geral da República falou sobre os casos "Marquês" e "Submarinos" e criticou as fugas de informação na Justiça
    M

    Autor


    Miguel Santos
    Miguel_SantosC
    Email
    Tópicos

    CORRUPÇÃO
    ENTREVISTA
    JOANA MARQUES VIDAL
    CASO SÓCRATES
    CASO SUBMARINOS
    A procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, admitiu esta terça-feira em entrevista à Renascença e ao Público, que existe “uma rede que utiliza o aparelho do Estado e outro tipo de aparelhos da Administração Pública para realizar atos ilícitos”, muitos na área da “corrupção”.

    Desafiada a comentar sobre uma eventual crise de regime, depois de vários casos de corrupção terem sido tornados públicos envolvendo, alegadamente, altos quadros da classe político-económica do país, Joana Marques Vidal começou por dizer que não lhe competia “fazer análises de regime”, mas admitiu que existe uma rede de corrupção instalada no Estado. Mais: a PGR apontou as áreas da “Saúde e da contratação pública” como os terrenos mais férteis onde germinam este tipo de casos.

    O “Caso Marquês” dominou também grande parte da entrevista. Joana Marques Vidal aproveitou para afastar a hipótese de o Ministério Público (MP) se sentir de alguma maneira condicionado pelas eleições legislativas que se avizinham. “O MP tem de atuar de acordo com aquilo que a lei prevê. Não há os chamados timings políticos nem os timings para as investigações”. Na prática, explicou a PGR, “se a acusação tiver de coincidir com as eleições” assim acontecerá.

    As questões relacionadas com a violação do segredo justiça, não só no caso que envolve o ex-primeiro-ministro, mas também noutros, foram alvo de críticas por parte de Joana Marques Vidal. A PGR garantiu o MP está a tomar medidas para “limitar” e travar as sucessivas fugas, mas admitiu que houve “alguns deslizes” de magistrados e de outros responsáveis que conduziam investigações importantes.

    Joana Marques Vidal pronunciou-se ainda sobre o defecho do “Caso dos Submarinos” e deixou críticas à forma como a Justiça se comportou. “O caso dos submarinos é daqueles que dará uma imagem não muito simpática do MP, mas que envoleu também polícia criminal, órgãos de perícia criminal e outras estruturas (…) O MP terá que reconhecer que podia ter tido um desempenho mais adequado“, confessou a PGR.

    Agora, o importante é aprender com os erros e tentar não repetir as falhadas cometidas no caso, sublinhou Joana Marques Vidal. “É um caso que devemos analisar com calma. Ver onde houve passos menos correctos e [fazer dele] um case study que nos permita melhorar a nossa capacidade de investigação criminal”.

    Proponha uma correção, sugira uma pista:
    msantos@observador.pt
    Partilhe»

    ResponderEliminar
  51. [TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-17/12/2015]

    TITULO:PAPA FAZ 79 ANOS!

    «HOJE às 11:230

    Papa Francisco faz hoje 79 anos
    Papa Francisco faz hoje 79 anos

    inShare

    O papa Francisco faz hoje 79 anos, a menos de quatro meses do terceiro aniversário do seu pontificado, sem que esteja previsto qualquer ato oficial.

    Jorge Bergoglio (Buenos Aires, 1936) celebrou, como faz todos os dias, missa na capela de Santa Marta às 07:00 (06:00 em Lisboa) e, ao longo do dia, vai cumprir as obrigações de chefe da Igreja Católica.

    Esta manhã, o papa esteve na abertura da "porta santa" da caridade numa das sedes da organização Cáritas em Roma, cerimónia que integra o calendário do Jubileu da Misericórdia, que começou no dia 08 e termina a 20 de novembro do próximo ano.

    Na quarta-feira, na audiência na praça de São Pedro, os fiéis católicos aproveitaram para felicitar o papa antecipadamente, com uma festa com música e bolos.

    No ano passado, o aniversário de Francisco coincidiu com a realização da audiência geral, durante a qual mais de sete mil bailarinos de tango dançaram para o papa.

    Jorge Mario Bergoglio é o primeiro bispo de Roma latino-americano e também o primeiro jesuíta.

    Representante máximo da Igreja Católica e oitavo chefe de Estado da Cidade do Vaticano, Francisco é o 266.º papa e substituiu Bento XVI, o primeiro da atualidade a renunciar ao papado.

    Licenciado em Química, optou pelos estudos eclesiásticos e a 11 de março de 1958 entrou na Companhia de Jesus. A 13 de março de 2013 foi eleito papa no segundo dia do conclave e na quinta votação.

    Desde o início do pontificado, Francisco iniciou um processo de reforma das estruturas da Cúria Romana, com especial atenção à parte económica e financeira.

    Diário Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
  52. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-17/12/2015

    TITULO:INVESTIGAÇÃO NA SAÚDE

    «Diário Digital
    Pesquisar....
    okDIRECTOR: PEDRO CURVELO
    quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015
    POLÍTICASOCIEDADEMUNDOECONOMIASAÚDEPESSOASDESPORTOCULTURALUSOFONIAMULTIMÉDIAVIDEOSHOJE às 18:490
    Hospital de Coimbra nega ter violado ética profissional ao anunciar transplante
    Hospital de Coimbra nega ter violado ética profissional ao anunciar transplante

    inShare
    O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) negou hoje ter violado regras da ética profissional na realização de um transplante, refutando as acusações do Hospital de São João, no Porto.
    "O que nós fizemos foi a realização de um transplante de tecido ovárico criopreservado de uma doente oncológica antes de se submeter a um tratamento de quimioterapia", disse à agência Lusa a diretora do serviço de Medicina de Reprodução Humana do CHUC, Teresa Almeida Santos.
    Essa intervenção numa doente, de 28 anos, visou "preservar a sua fertilidade futura" e foi realizada, no início de novembro, no âmbito do programa de preservação da fertilidade iniciado, em 2010, naquele serviço do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, acrescentou.
    O Hospital de São João acusou hoje o CHUC, presidido pelo médico José Martins Nunes, de "violar todas as regras da ética profissional" ao anunciar, no dia 23 de novembro, ter efetuado três semanas antes o primeiro transplante de tecido ovárico em Portugal.
    Numa exposição enviada ao presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, o magistrado Eurico Reis, a administração do Centro Hospitalar de São João, reivindica para si esse feito, afirmando ter realizado a 08 de janeiro deste ano o primeiro transplante de tecido ovárico em Portugal.
    "Trata-se de um mal-entendido", disse Teresa Almeida Santos, que é também presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.
    A 23 de novembro, o CHUC anunciou que a equipa dirigida por aquela professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra realizou, com êxito, o primeiro transplante em Portugal de tecido ovárico congelado com o objetivo de devolver a capacidade reprodutiva a uma doente oncológica.
    "Tanto quanto sei, o transplante realizado no Hospital de São João não foi realizado numa doente oncológica, nem no âmbito de um programa de preservação da fertilidade", afirmou hoje à Lusa.
    Tendo tomado conhecimento da posição assumida pelo hospital do Porto junto do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, Teresa Almeida Santos revelou ter enviado de imediato o seu esclarecimento ao presidente do organismo, Eurico Reis.

    Diário Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
  53. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-17/12/2015

    REFUGIADOS:HOJE VÃO CHEGAR MAIS 24 REFUGIADOS A PORTUGAL!

    «Jovens, mulheres, cristãos: eis os primeiros refugiados oficiais que chegaram a Portugal

    CLARA VIANA e ANA DIAS CORDEIRO 17/12/2015 - 16:27

    (actualizado às 18:31)

    Durante esta quinta-feira chegaram a Lisboa 24 dos 4500 refugiados do Médio Oriente e de África que Portugal se comprometeu a receber. Não se sabe quando virão mais.

    MAIS

    Primeiro grupo de refugiados chega a Portugal nesta quinta-feira

    As seis famílias de refugiados que chegam esta semana vão para cinco cidades e uma vila

    SEF pede a portugueses que não tragam refugiados por sua conta e risco

    Apoio aos refugiados não põe em causa “protecção social dos portugueses”

    Chegaram ao aeroporto de Lisboa às 13h35 desta quinta-feira:

    dez adultos, a maioria de nacionalidade eritreia. Foram os primeiros dos 4500 refugiados que Portugal se comprometeu a acolher no âmbito do compromisso assumido pela União Europeia no final de Setembro. Às 20h, chegaram outros 15, sírios e iraquianos, entre os quais três crianças - com dez meses, um ano e dez anos, segundo fonte oficial do Ministério da Administração Interna. A mesma fonte adiantou que um dos refugiados que estava previsto chegar hoje à noite ao aeroporto de Lisboa acabou por não embarcar, por não ter comparecido no aeroporto de origem.

    Para além da Eritreia, entre os primeiros 24 refugiados há gente que fugiu da Síria, Iraque, Sudão e Tunísia. Tanto a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, como o ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, que receberam o primeiro grupo no aeroporto, escusaram-se a indicar novas datas para acolhimento de mais refugiados.

    Os primeiros chegaram num voo oriundo de Roma. Não se sabe há quanto tempo esperavam em Itália por um novo porto de abrigo. O mesmo se passa com o grupo que aterrará esta noite, vindo de Atenas, na Grécia. Aliás quase nada foi divulgado pelas autoridades portuguesas sobre estes refugiados. “Por uma questão de respeito pelos direitos humanos e pela privacidade de cidadãos que provêm de territórios em guerra e que foram vítimas de situações traumáticas”, justificou Eduardo Cabrita. As mesmas razões foram apontadas para o facto de nenhum dos refugiados prestar declarações à comunicação social.

    “Espero que este seja para eles o início de uma vida feliz”, disse também o ministro-adjunto.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONT.)

      (CONT.)

      No grupo que chegou a Portugal ao princípio da tarde desta quinta-feira, estará um casal da Síria que, por razões de segurança, pediu para não ser filmado, nem sequer ao longe, pela bateria de câmaras que os aguardavam no corredor exterior do aeroporto. Foi o que indicou a assessora de imprensa de Constança Urbano de Sousa.

      Já a ministra, pelas mesmas razões evocadas por Eduardo Cabrita, não revelou quais as nacionalidades representadas neste primeiro grupo. Disse apenas que a maioria vem da Eritreia, que são cristãos, jovens e que as mulheres são maioritárias. As duas últimas características tinham já sido testemunhadas pelos jornalistas, quando o pequeno grupo emergiu do interior do aeroporto, depois de terem passado pelo controlo de identificação e de recolherem a pouca bagagem, que trouxeram consigo. Apenas se distinguiam dos outros passageiros por virem escoltados por agentes fardados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

      A ministra da Administração Interna lembrou que os que chegaram esta quinta-feira já foram registados em Itália e na Grécia, nos centros de triagem de Lampedusa, tendo sido verificado que cumpriam as condições para virem a obter o estatuto de refugiado em Portugal.

      É um processo que vai agora iniciar-se e durante o qual terão ao apoios sociais previstos na lei, acrescentou. Entre eles figuram o direito à habitação, o acesso a cuidados de saúde e a escolas para os filhos. Com a autorização de residência que lhes virá a ser concedida poderão também ingressar no mercado de trabalho, mas antes terão de aprender português, informou Constança Urbano de Sousa.

      Eduardo Cabrita lembrou, por outro lado, que o primeiro-ministro, António Costa, já manifestou a disponibilidade de Portugal para assumir “responsabilidades alargadas” neste processo de acolhimento, mas escusou-se a dizer se tal passará por alargar o número de refugiados que o país se prontificou a receber. “Não está mais nada definido por agora”, disse.

      O Programa de Relocalização de Refugiados na União Europeia prevê que sejam acolhidos na UE 160 mil refugiados, que estão agora em centros na Grécia e Itália. Mas os últimos dados disponibilizados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados dão conta de que apenas pouco mais de 200 foram já recebidos noutos países. Segundo o ACNUR, entre Janeiro e Novembro deste ano, chegaram ilegalmente à UE 1,5 milhões de pessoas, das quais perto de 80% têm condições para pedir asilo e receber o estatuto de refugiados, Mais de metade chegaram à Grécia (742 mil) e Itália (159 mil). Oficialmente, 3671 morreram no Mediterrâneo quando tentavam chegar à Europa.»»

      Eliminar
  54. «Angelina Jolie desabafa após visitar campo de refugiados: "nunca ...
    www.pragmatismopolitico.com.br650 × 433Pesquisar por imagens
    Em artigo no New York Times, Angelina Jolie desabafa após visitar campos de refugiados onde sírios e iraquianos estão abrigados»

    ResponderEliminar
  55. TRAZIDO DO FB: JN-19/12/2015

    TITULO: ZÉ SÓCRATES VAI AO EP DE ÉVORA VISITAR OS EX-COLEGAS

    «
    Sócrates vai fazer visita à prisão de Évora
    Hoje às 14:14
    O ex-primeiro-ministro José Sócrates visita hoje à tarde os amigos que deixou no Estabelecimento Prisional de Évora, disse à agência Lusa um ex-dirigente socialista.


    ARQUIVO/GLOBAL IMAGENS

    IMPRIMIR(2)ENVIAR(0)774
    TAGS
    NACIONAL
    Sócrates inscreveu-se, segundo a mesma fonte, durante esta a semana, junto das autoridades competentes, para a visita ao estabelecimento prisional, onde esteve em prisão preventiva mais de nove meses no âmbito da "Operação Marquês".

    A visita está prevista para as 14:00.

    José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito, tendo ficado preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora.

    A medida de coação foi alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 04 de setembro, e foi libertado a 16 de outubro.

    Além de Sócrates, são arguidos no processo o ex-ministro socialista Armando Vara, a filha deste, Bárbara Vara, assim como Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário (mulher de Carlos Santos Silva), o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro.»

    ResponderEliminar
  56. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-19/12/2015

    SÓCRATES VISITOU OS RECLUSOS DO EP DE ÉVORA

    «Sócrates salienta "obrigação moral" de visitar amigos da prisão
    O ex-primeiro-ministro José Sócrates justificou hoje a sua visita à cadeia de Évora com "a obrigação moral" de visitar "os amigos que deixou na prisão", dar as boas festas e cumprimentar os guardas que o trataram bem.

    Lusa
    PAÍS ÉVORA
    HÁ 48 MINS
    POR LUSA

    No final da visita, que durou mais de uma hora, Sócrates admitiu aos jornalistas que se tratou de "um momento especial", observando que tinha "o dever" de visitar os amigos que deixou na prisão e "desejar as boas festas" nesta época natalícia.

    PUB

    O antigo líder do PS refutou qualquer cariz político nesta iniciativa, sublinhando tratar-se de uma "obrigação moral" de quem deixou amigos na prisão.

    Sócrates esteve em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora durante mais de nove meses, indiciado pelos crimes de corrupção passiva, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

    O ex-primeiro-ministro, que esteve acompanhado dos seus advogados de defesa, João Araújo e Pedro Delille, disse ainda ter sido "muito bem tratado" pelos guardas prisionais, a quem também desejou boas festas.

    José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, no âmbito da investigação "Operação Marquês", tendo ficado preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora.

    A medida de coação foi alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 04 de setembro de 2015, e foi libertado a 16 de outubro último.

    Além de Sócrates, são arguidos no processo o ex-ministro socialista Armando Vara, a filha deste, Bárbara Vara, assim como Carlos Santos Silva, empresário e amigo de longa data do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário (mulher de Carlos Santos Silva), o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro.

    Os investigadores - que suspeitam que Sócrates é o verdadeiro titular dos vários milhões de euros encontrados nas contas de Carlos Santos Silva - pretendem ainda inquirir o empresário luso-angolano Hélder Bataglia (ausente em Angola) sobre pagamentos e transferências de verbas relacionadas com o empreendimento de Vale de Lobo, Algarve.

    PARTILHE ES»

    ResponderEliminar
  57. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-19/12/2015

    POLITICA NACIONAL: IV CONGRESSO DO LIVRE!

    «Livre organiza congresso eletivo. Rui Tavares não concorre

    O partido Livre organiza no domingo o seu segundo congresso eletivo, havendo apenas uma lista a concorrer ao órgão executivo, e Rui Tavares, que foi cabeça de lista por Lisboa nas últimas legislativas, não integra tal lista.

    Lusa
    POLÍTICA PARTIDO
    16:31 - 18/12/15
    POR LUSA

    A moção de estratégia "Ser Livre" será apresentada no domingo no IV congresso do Livre, o segundo eletivo do partido, e é subscrita por 15 pessoas: Carlos Pestana, Carlos Teixeira, Eduardo Viana, Florbela Carmo, Isabel Mendes Lopes, Jorge Morais, Jorge Pinto, Mariana Topa, Mariana Santos, Marta Loja Neves, Miguel Dias, Patrícia Gonçalves, Paulo Velez Muacho, Pedro Mendonça e Safaa Dib.

    PUB

    Estas 15 personalidades concorrem ao Grupo de Contacto, o órgão executivo do Livre, força que assinalou em novembro dois anos desde a reunião que formalizou a sua declaração de princípios.

    À agência Lusa, Rui Tavares indicou que será candidato à assembleia e à coordenação deste órgão, que representa o espaço político máximo entre congressos do Livre e reúne-se trimestralmente, ou mais, se necessário, para avaliar as decisões do Grupo de Contacto e votar documentos políticos e outros.

    O congresso eletivo do Livre decorre no domingo a partir das 10:00 no Conservatório de Música de Lisboa.

    Nas europeias de 2014 - o primeiro sufrágio a que a força política concorreu - o Livre não conseguiu representação no Parlamento Europeu, mas foi a sexta força mais votada, somando 71.522 votos (2,18%).

    Já nas eleições legislativas de outubro deste ano, o Livre, que concorreu como Livre/Tempo de Avançar, agregando outros movimentos, caiu para cerca de 39 mil votos, o que se traduziu em 0,72% das intenções de voto, mas que não permitiu a eleição de um deputado - Rui Tavares era o cabeça de lista por Lisboa.

    Para as presidenciais de 24 de janeiro o Livre demonstrou já apoio formal à candidatura de António Sampaio da Nóvoa.»

    ResponderEliminar
  58. TRAZIDO DO JN-18/12/2015

    INSÓLITO: JULGAMENTO ADIADO PQ DOCUMENTOS DESAPARECEM!(misteriosamente....)

    «Documentos desaparecidos adiam julgamento
    SANDRA FERREIRA | Ontem
    O julgamento que envolve o presidente da direção dos bombeiros de Vila Nova de Paiva e dois ex-comandantes, acusados de terem burlado a Autoridade Nacional de Proteção Civil, foi esta manhã adiado por terem desaparecido documentos do processo.



    IMPRIMIR(8)ENVIAR(0)3941
    TAGS
    JUSTIÇA
    A segunda sessão do julgamento estava marcada para esta sexta-feira, às 9.30 horas da manhã. Já depois do meio-dia, com arguidos e testemunhas a lamentarem a longa espera, o presidente do Coletivo de Juízes, Carlos Oliveira, mandou entrar os presentes na sala de audiências para informar que o julgamento teria de ser adiado para data incerta.
    Isto porque que "desapareceram entre 15 a 20 apensos do processo. Não se sabe onde estão", justificou o juiz.
    Segundo adiantou, a demora deveu-se ao facto de terem andado à procura dos documentos desaparecidos, essenciais para que o julgamento prossiga. "Há testemunhas que tenho de confrontar com os documentos e não os tenho", lamentou.
    Carlos Oliveira realçou que até julho do ano passado, o Tribunal de Viseu tinha menos de metade dos funcionários, menos de metade dos juízes e das competências. "Agora veio para aqui a secção Central, está tudo atafulhado", declarou, criticando de seguida a reforma judicial feita pelo anterior Governo.
    "Quem assumiu esta reforma judicial sem condições físicas para o fazer, sem sítio para colocar os processos, arrisca-se a que situações destas aconteçam", criticou.
    Carlos Oliveira, em nome do Tribunal pediu desculpa pela demora aos presentes, dispensando-os e sem arriscar nova data para o julgamento que pode ter de voltar à estaca zero
    LER ARTIGO COMPLETO»

    ENVIADO POR: A.MONTEIRO

    ResponderEliminar
  59. TRAZIDO DA CONTA DO JN: IN DINHEIRO VIVO

    «aiba se o seu concelho é um dos 218 que aderiu ao IMI familiar IMI familiar Lucília Tiago 18.12.2015 / 14:42 Um grupo de 218 municípios decidiu aderir ao IMI familiar, mas nem todos o fizeram pelos limites máximos. A seguir 1 Saiba se o seu concelho é um dos 218 que aderiu ao IMI familiar 2 Guia para perceber o IMI Familiar 3 Inflação em Luanda ultrapassou os 13% num ano 4 Número de desempregados inscritos sobe em novembro e aproxima-se dos 65 mil 5 2016: Redução de taxas moderadoras e remédios oncológicos nas farmácias Mais vistas NEGÓCIOS 12 melhores negócios de Shark Tank . Até ao momento - Dinheiro Vivo FRAUDE Martin Shkreli. O CEO mais odiado do mundo foi preso - Dinheiro Vivo NOTÍCIAS Última hora DISTRIBUIÇÃO Lidl abre loja em Matosinhos com novo conceito - Dinheiro Vivo O desconto do Imposto Municipal sobre os Imóveis vai ter efeitos práticos pela primeira vez nas liquidações do IMI que terão de ser pagas a partir de abril de 2016. Dos 308 concelhos do continente e ilhas, aderiram a este benefício fiscal dirigido exclusivamente às famílias com dependentes 218. Ao contrário do que sucede com as taxas de IMI, que são publicadas e podem ser consultadas no site da Autoridade Tributária e Aduaneira, a lista de municípios aderentes ao IMI familiar não é publicada pelo fisco. Para saber se reside num desses concelhos pode consultar a lista elaborada e atualizada pela Associação Nacional de famílias Numerosas (ANFP). Neste mesmo sítio é também possível ficar a saber qual o desconto com que se pode contar. É que, além de deixar ao critério das autarquias a decisão de aderirem ou não a este benefício fiscal, o Código do IMI apenas determina o limite máximo da redução para cada tipologia de agregado – deixando, mais uma vez, ao critério dos municípios a taxa de desconto que acham viável. É por isso que nalguns municípios o desconto (que incide sobre a taxa do imposto e não sobre o valor patrimonial da casa) apenas abrange quem tem pelo menos dois filhos ou que a redução é de 7,5% em vez de 15%. Os limites máximos previsto na legislação determinam uma redução até 10% para as famílias com um filho; até 15% para as que têm dois dependentes: e até 20% para as que têm 3 ou mais. O desconto no IMI decidido por cada município é calculado de forma automática pela AT sem ser necessária qualquer intervenção dos contribuintes. O cálculo é feito com base na informação (sobre dependentes) que consta da última declaração do IRS. - Veja mais em: http://www.dinheirovivo.pt/economia/quer-saber-se-o-seu-concelho-e-um-dos-218-que-aderiu-ao-imi-familiar/#sthash.oRvZgflt.dpuf»

    ResponderEliminar
  60. [TRAZIDO DO FB: CORREIO DA MANHÃ-20/12/2015]

    TITULO:NO SEC.21 AINDA EXISTEM PESSOAS ASSIM!(e ainda bem...)

    «20.12.2015 01:30 Lar de crianças ganha 46 mil euros Oferta escondida no presépio. Um benfeitor deixou um cheque de 46 mil euros num presépio montado à porta da Casa das Crianças, um lar para crianças em risco, em Amarillo, no Texas, EUA. Segundo o ABC News, a instituição recebeu o telefonema de um homem, que pediu o anonimato, que sugeria que "espreitassem debaixo do menino Jesus". O diretor do lar, Darrin Murphy, admitiu que o dinheiro "é uma bênção de Natal".

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/insolitos/detalhe/lar_de_criancas_ganha_46_mil_euros.html»

    ResponderEliminar
  61. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-18/12/2015

    TITULO: O ÚLTIMO RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL!

    «Diário Digital

    Pesquisar....

    Ensino |Ciência e Tecnologia |Ambiente |Insólito18-12-2015 às 13:30 actualizada às 18:110

    Risco de pobreza manteve-se em 2014, mas aumentou nos idosos e desempregados

    Risco de pobreza manteve-se em 2014, mas aumentou nos idosos e desempregados

    inShare
    O risco de pobreza manteve-se em 19,5% em 2014, mas aumentou na população idosa e nos desempregados, revela o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
    Segundo o inquérito, realizado em 2015 sobre rendimentos do ano anterior, a taxa de risco de pobreza para a população idosa fixou-se nos 17,1% em 2014, mais dois pontos percentuais (p.p) face ao ano anterior (15,1%).
    Apesar de o risco de pobreza na população idosa ter aumentado pelo segundo ano consecutivo, manteve-se «a evolução no sentido decrescente observada na série para este indicador: menos 11,8 p.p. desde o início da série em 2003 e menos 2,9 p.p. desde 2010», refere o INE.
    A população em situação de desemprego registou uma taxa de risco de pobreza de 42% em 2014, mantendo-se a tendência de aumento registada nos anos anteriores (40,5% em 2013, 40,3% em 2012, 38,3% em 2011 e 36% em 2010).
    Em 2014, foi sobretudo a população reformada aquela que viu aumentar o risco de pobreza, com uma taxa de 14,5% face a 12,9% no ano anterior.
    Já o risco de pobreza para a população empregada aumentou de 10,7% para 11,0%, refere o inquérito do INE, realizado anualmente junto das famílias residentes em Portugal.
    De acordo com o inquérito, 19,5% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2014, igual ao valor estimado para 2013, continuando a atingir com "maior impacto" as mulheres: 20,1% face a 18,8% para os homens.
    A taxa de risco de pobreza em 2014 correspondia à proporção de habitantes com rendimentos monetários líquidos anuais, por adulto equivalente, inferiores a 5.059 euros em 2014 (cerca de 422 euros por mês).
    O estudo do INE aponta também que as famílias com crianças dependentes mantiveram em 2014 um risco de pobreza (22,2%) superior ao das famílias sem crianças dependentes.
    Tal como nos anos anteriores, as taxas de risco de pobreza mais elevadas foram estimadas para os agregados constituídos por um adulto com pelo menos uma criança dependente (34,6%) e pelos constituídos por dois adultos com três ou mais crianças dependentes (37,7%).
    O risco de pobreza para os agregados constituídos por três ou mais adultos com crianças dependentes foi de 26,3%, refere o INE.
    No ano passado, os menores de 18 anos e os adultos em idade ativa registaram riscos de pobreza (respetivamente, 24,8% e 18,8%) ligeiramente inferiores aos de 2013 (25,6% e 19,1%).
    Segundo o INE, o contributo das transferências sociais, relacionadas com a doença e incapacidade, família, desemprego e inclusão social para a redução do risco de pobreza em 2014 foi de 6,9 p.p., reduzindo-se face ao ano anterior.
    O INE sublinha que se fossem considerados apenas "os rendimentos do trabalho, de capital e transferências privadas, 47,8% da população residente em Portugal estaria em risco de pobreza em 2014".
    Os rendimentos provenientes de pensões de reforma e sobrevivência contribuíram em 2014 para um decréscimo de 21,4 p.p. do risco de pobreza, resultando assim numa taxa de risco de pobreza após pensões e antes de transferências sociais de 26,4%.
    A insuficiência de recursos da população em risco de pobreza foi de 29% em 2014, reduzindo-se em 1,3 pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior.

    Diário Digital com Lusa»

    ResponderEliminar
  62. [TRAZIDO DO POST 36: ACTIVIDADES PRÓ 3º FdS]

    «Anónimo19 de dezembro de 2015 às 15:38
    TRAZIDO DO JORNAL SOL-19/12/2015

    SÓCRATES VISTA OS DETIDOS DO EP DE ÉVORA!

    «Sociedade

    José Sócrates visita hoje Estabelecimento Prisional de Évora

    19/12/2015 13:45 1163 Visitas
    José Sócrates visita hoje Estabelecimento Prisional de Évora
    O ex-primeiro-ministro José Sócrates visita hoje à tarde os amigos que deixou no Estabelecimento Prisional de Évora, disse um ex-dirigente socialista.

    Sócrates inscreveu-se, segundo a mesma fonte, durante esta a semana, junto das autoridades competentes, para a visita ao estabelecimento prisional, onde esteve em prisão preventiva mais de nove meses no âmbito da "Operação Marquês".

    A visita está prevista para as 14:00.

    #Hashtags
    #JoséSócrates #Évora #Prisão»»

    ResponderEliminar
  63. [TRAZIDO DO FB: TSF (28/12/2015)]

    «Piropos dão pena de prisão até três anos
    28 DE DEZEMBRO DE 2015
    Pelo seu caráter de "propostas de teor sexual" não desejadas, os piropos passaram a ser criminalizados desde agosto.

    TSF/DN
    PARTILHAR
    COMENTAR
    A informação é avançada pelo diário de Noticias. De acordo com o jornal, por proposta do PSD, os piropos, propostas de teor sexual não desejadas, passaram a ter relevância criminal com pena de prisão até um ano ou três caso sejam dirigidas a menores de 14.

    O jornal diz tratar-se de um aditamento ao artigo 170º do Código Penal o qual criminalizava já o exibicionismo e os "contactos de natureza sexual".»

    ResponderEliminar
  64. TRAZIDO DO "O OBSERVADOR"-29/12/2015

    TITULO: PRESIDENCIAIS/16: OS DEBATES TELEVISIVOS E OUTROS

    «Política
    Presidenciais com 45 debates

    Luís Claro Luís Claro | 29/12/2015 08:06 430 Visitas
    Sampaio da Nóvoa
    DR
    Presidenciais com 45 debates
    Os debates televisivos entre os candidatos presidenciais, que arrancam no primeiro dia de janeiro, já estão marcados, mas o aparecimento de mais três concorrentes pode baralhar as contas das candidaturas e... das televisões. Contas feitas, se todos os candidatos que entregaram as 7.500 assinaturas necessárias forem admitidos, o país pode vir a assistir a 45 debates.

    A decisão aceite pelas candidaturas foi todos debaterem contra todos e os debates foram agendados com a estimativa de que iriam entrar na corrida sete candidatos. O leque de pretendentes a Belém pode, porém, alargar, depois de Vitorino Silva, mais conhecido como ‘Tino de Rans’, Jorge Sequeira, psicólogo, e Cândido Ferreira, médico e ex-presidente da federação distrital de Leiria do PS, terem entregado durante a semana passada as assinaturas necessárias para irem a votos no dia 24 de janeiro.

    Se todas forem aceites - o Constitucional tem até dia 6 de janeiro para decidir -, o país pode ser confrontado com um número de debates nunca visto em atos eleitorais. Os 21 debates agendados crescem para 28 com oito candidatos, para 36 com nove e para 45 com os dez.


    Candidatos disponíveis para mais debates

    Até agora, os debates estão todos concentrados nos primeiros nove dias de janeiro, porque a campanha oficial arranca dia 10. Entre os dias 1 e 6 realizam-se três debates por dia (distribuídos entre a RTP 1, a SIC Notícias e a TVI 24) e a partir dessa data está agendado apenas um debate por dia em sinal aberto. Marcelo e Sampaio da Nóvoa no dia 7, na SIC, Marcelo e Maria de Belém no dia 8, na RTP 1, e Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém no dia 9, na TVI.

    Além dos duelos entre candidatos está ainda previsto na televisão pública um debate com todos os candidatos, no dia 19 de janeiro.

    A tarefa não se advinha fácil, nem para as candidaturas, que já têm a agenda preenchida, nem para as televisões, mas os principais candidatos não fogem a nenhum debate. Marcelo Rebelo de Sousa está disponível para debater com todos os que forem validados pelo TC. “Vamos ter que arranjar espaço”, diz fonte da candidatura. Maria de Belém também promete arranjar tempo para todos os duelos, mesmo que tenha que o fazer com nove candidatos. “A partir do momento em que o Tribunal Constitucional legalize os candidatos que foram apresentados e no respeito pelo principio da igualdade, obviamente estamos disponíveis para debater com todos os candidatos ao cargo”, diz ao SOL fonte oficial da candidatura da antiga ministra da Saúde.

    Não é, pois, de estranhar se viermos a assistir a debates entre Vitorino Silva - que se tornou conhecido depois de um discurso invulgar num congresso do PS, nos tempos de António Guterres - e o professor Marcelo Rebelo de Sousa ou o ex-reitor Sampaio da Nóvoa.

    luis.claro@sol.pt»

    ResponderEliminar
  65. IN OBSERVADOR: 29/12/2015

    POLITICA NACIONAL: QUEM VAI SUBSTITUIR PAULO PORTAS?

    «CDS
    A quem ficará entregue o CDS?
    29/12/2015, 0:11831 PARTILHAS
    Mota Soares, João Almeida ou Nuno Melo são alguns dos prováveis sucessores de Portas. Desta vez, o líder não deverá repetir a forma como saiu do partido em 2005, deixando portistas desorientados.

    Partilhe

    Gustavo Bom / Global Imagens

    Autor


    Helena Pereira
    HelenaPereira
    Facebook
    Email
    Tópicos

    PAULO PORTAS
    CDS
    CONGRESSO
    Paulo Portas é o líder partidário em funções mais antigo e as conversas sobre a sua sucessão duram, por isso, há muito tempo. Sai depois de ter conseguido alcançar um sonho antigo, ser vice-primeiro-ministro. E agora a quem fica entregue o partido?

    Em 2005, quando se demitiu da liderança depois de um mau resultado nas eleições que deram maioria absoluta a José Sócrates, Portas optou por sair sem olhar para trás. Deixou desorganizados os seus principais colaboradores. A história terminou como sabemos: avançou em nome da ala portista Telmo Correia que acabou derrotado por José Ribeiro e Castro. A partir de Bruxelas, onde era eurodeputado, a sua liderança durou pouco tempo: dois anos. Crítico de Ribeiro e Castro e do posicionamento do partido, Portas não se conteve e avançou novamente para um segundo ciclo à frente do CDS.

    João Almeida, Luís Pedro Mota Soares, Nuno Melo e Assunção Cristas. São vários os centristas que se podem posicionar agora para a sucessão de Portas.

    João Almeida sucedeu a Portas como cabeça de lista em Aveiro nestas legislativas de 4 de outubro, um pormenor que tem importância e que deixa antever outras possíveis sucessões. Foi secretário de Estado da Administração Interna e é um dos homens fortes da bancada centrista para as Finanças. Foi líder da JP.

    Luís Pedro Mota Soares é um dos homens de confiança de Portas mais bem treinados politicamente pelo seu líder. Tem ambição e já foi líder do grupo parlamentar durante o período de governação Durão Barroso/Paulo Portas e Santana Lopes/Paulo Portas. Neste último Governo ocupou uma das pastas mais cobiçadas pelo CDS, a Segurança Social.

    Assunção Cristas tem vontade de novos voos que não disfarça, embora tenha vários anti-corpos no partido. Foi uma das ministras mais populares no último Governo com a pasta da Agricultura e é considerada ainda uma novata no CDS. A sua aproximação ao partido dá-se depois do segundo referendo à despenalização do aborto, em 2007.

    Nuno Melo é eurodeputado e durante muito tempo foi visto como o número 2 do partido. Tem um problema: não está sentado em S. Bento. Não é deputado e, no passado, os portistas apontavam a Ribeiro e Castro precisamente essa falha quando este acumulou a liderança com o lugar de eurodeputado.

    Estes são os nomes da ala portista, mas é natural que a corrente crítica da atual direção apresente candidatura como aconteceu no último congresso com Filipe Anacoreta Correia. Este conseguiu cerca de 20% dos votos e esta noite já admitiu poder avançar de novo. Elogiando a decisão de Portas que classificou de “maturidade democrática”, afirmou à Lusa que deve haver “renovação no partido e amadurecimento”.

    “O atual momento deve ser visto como oportunidade”, disse o líder do Movimento Alternativa e Responsabilidade.

    Proponha uma correção, sugira uma pista:
    hpereira@observador.pt
    Relacionado
    Paulo Portas sai da liderança do CDS
    Visite-nos no Facebook»

    (UCdB)

    ResponderEliminar