Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

(2)POLITICOS LOCAIS APANHADOS NA CS-REGIONAL!(domingos nascimento)

CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UM ARTIGO DE OPINIÃO DO PRESIDENTE DA AMT, Dr DOMINGOS NASCIMENTOS, SOBRE O PAPEL DA CIMDOURO, POTENCIALIDADES DA REGIÃO, ETC!ProfAnónima

«Há muita vida neste Douro Sul

Por Domingos Nascimento

Bem sei que temos a CIM Douro e é notória a sua importância em algumas dinâmicas supra concelhias de âmbito mais alargado, mas não me reconheço nessa escala e não identifico nela a solução para os nossos problemas mais específicos.

Por isso, considero que estes concelhos a Sul do Douro, estão destinados a abraçarem-se. Já não basta dar as mãos, é preciso uma ligação mais forte, duradoura e promotora de confiança.”

Em Lamego a Senhora dos Remédios, essa festa emblemática; em Moimenta da Beira a Expodemo, que se afirma a cada ano que passa; em Sernancelhe a Festa da Castanha, uma montra gastronômica com invejável procura; em S. João da Pesqueira com a Vindouro – Festa Pombalina, já uma referência na vitivinicultura; em Tarouca o S. Miguel, com grandes memórias e a construir um novo modelo; em Armamar a Feira da Maçã, apresentando uma grande vitalidade; em Tabuaço o S. João, forte e de grande tradição; em Resende o Festival da Cereja, um ponto de encontro de produtores e consumidores; em Penedono o Mercado Magriço, que procura valorizar as iniciativas locais.

Este Douro Sul apresenta, para além destes eventos que aqui trago a mero título de exemplo, atividades extraordinariamente marcantes.

Cada um destes eventos é divulgado exaustivamente por todo o território e transformou-se, cada um deles, em cartaz de atração turística e ponto de encontro obrigatório dos cidadãos desta região.

Em cada um destes acontecimentos, a escala de potenciais frequentadores passou grandemente a estrutura demográfica de cada um dos concelhos. Os quase 100.000 habitantes do Douro Sul, dão outro alento a tudo o que se realiza em cada concelho.

Esta CIDADE DO DOURO SUL, de vilas e cidades fantásticas, é cada vez mais uma referência nacional.

Esta realidade, vista a partir de um olhar otimista e um futuro desejado, é constatada no presente em alguns dos eventos e possível para muitos mais. Esta abordagem de atividades nos Municípios, vinca a importância da afirmação da cidade Douro Sul.

Certamente que todos percebemos que não se tratará de uma cidade em stricto sensu, mas sim uma cidade de exercício de cidadania, assente em vontades de partilha de recursos e interesses comuns, de cidadãos que persistem em viver nestes concelhos tão fustigados pela catástrofe da desertificação humana.

Bem sei que temos a CIM Douro e é notória a sua importância em algumas dinâmicas supra concelhias de âmbito mais alargado, mas não me reconheço nessa escala e não identifico nela a solução para os nossos problemas mais específicos.

Por isso, considero que estes concelhos a Sul do Douro, estão destinados a abraçarem-se. Já não basta dar as mãos, é preciso uma ligação mais forte, duradoura e promotora de confiança.

Os líderes locais estão com uma extraordinária visão para a solução dos problemas comuns. Fiquei até muito bem impressionado depois de algumas conversas que fui tendo com alguns deles e isso deixa-me otimista. A cidade Douro Sul será, porque já está a ser, uma realidade.

Não descobri a pólvora, nem tão pouco algo ou uma visão especial, na verdade já foram muitos e são já muitos a defenderem esta escala de organização territorial.

Saibamos juntar vontades e pragmatizar este objetivo muito claro e, em conjunto, promovermos um tempo novo na organização das políticas públicas no Douro Sul, aproveitando sinergias também nas dinâmicas da sociedade civil, empresariais e institucionais.

Os cidadãos agradecem,

Douro Sul – A cidade que se impõe.»

[IN SITE DO VIVADOURO]

31 comentários:

  1. INFORMAÇÃO 1: ONDE ESTÁ?

    Este texto tanto está no site oficial do VD, como na última edição do VD, saida em meados de Outubro.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: FOTO, CADÊ?

    Lamentamos não publicarmos a foto que acompanha este texto na versão papel (ou outra), mas estamos impedidos de ir à Google e ao Facebook desde a noite da passada 6ª feira!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informamos os N/leitores que o painel do blog sofreu um apagão, pelo que não conseguimos ver quem nos visita, os comentários recebidos nem construir/lançar novos postes!Enfim....

      ProfAnónima

      Eliminar
  3. INFORMAÇÃO 3: OUTROS POLITICOS...

    Mas como não foi só o Presidente da AMT que andou "muito activo", na CS, muito em breve colocaremos aqui outros textos relativos a outros politicos...locais!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informamos que já recebemos algumas partes da entrevista concedida pelo Presidente da Câmara de Tarouca ao Jornal do Centro, no passado dia 16/10, bem como o texto com a reacção do PSD-Lamego.

      Agradecemos à pessoa que fez o favor de nos enviar esses textos (pois continuamos impedidos de ir à google) e desde já prometemos tranforma-los em post!(se...)

      ProfAnónima

      Eliminar
  4. Mais um discurso com rosas

    ResponderEliminar
  5. Por falarem em "rosas" lembrei-me. Alguém sabe quando serão as eleições no PS-Tarouca? Aquilo ali deve ser "bira o disco e toca o mesmo", mas prontosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez não, talvez não,,,,,

      Eliminar
    2. É verdade que o sr Mário Ferreira já tem as listas prontas para 5 freguesias?

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Fazendo o papel de advogado do diabo, pergunta-se: e que é suposto um Presidente de uma Assembleia Municipal fazer?! Gatos pelos eventuais esclarecimentos que nos queira dar!

      Eliminar
    2. Pelo vistos o Anónimo das 19:58 tem um dedo acusatório do tamanho do mundo; mas quanto a capacidade argumentativa: zero!(não fique triste, infelizmente existe muita gente assim...)

      Eliminar
    3. ISTO FUNCIONA OU NÃO???

      Eliminar
  7. INFORMAÇÃO: PUBLICÁMOS TODOS OS COMENTÁRIOS RECEBIDOS NESTE POST!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualização da informação: publicámos todos os comentários recebidos, neste post, até às 16:30. Depois disso se chegou algum não sabemos pois estamos impossibilitados de ver o painel do blog, pelo menos desde as 22:15 de ontem.

      Eliminar
  8. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Soubemos que o texto deste post já foi colocado no Facebook do seu autor e que originou um debate muito interessaante!(estamos a falar pela boca dos outros pois continuamos impedidos de aceder aos facebooks...)

    ResponderEliminar
  9. (colocado aqui pq o sistema não permite comentários no post 1)

    «(TAL COMO JÁ ESPERAVAMOS) A cobra ou o seu marido (cujo nome não dizemos pq nos parece "feio"), resolveu visitar-nos ontem pelas 23:15. Não. Não foi pra nos dar as "Boas Noites". Foi antes pra deixar um pouco mais do seu veneno-matreiro. Mas com esta cobra, temos que ter cuidado, pois além do seu matreiro-veneno domina bem as NT`s: hoje já nos visitou e não ficou registado a hora da visita!-X

    ProfAnónima»

    ResponderEliminar
  10. INFORMAÇÃO/PERGUNTA: COMO È POSSÍVEL?

    Continuamos sem conseguir escrever na zona dos comentários dos "Diversos de Novembro" (post 1). Se o fazemos, no momento de envio do texto aparece esta informação:

    «O web site recusou a visualização da pág. W...
    Este web site requer que inicie a sessão.»

    Ora a questão é: a sessão está aberta desde 14 e tal, daí estar a ser possível escrever aqui!?

    Agradecemos que nos éxpliquem pois deste lado ninguém acredita em fantasmas!(de cá ou de fora......)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  11. PRA UM DEDO ACUSATÓRIO-DESCONHECIDO:

    É verdade que ainda não conseguiu convencer os seus colegas de equipa pra que o programa participativo seja uma realidade. Quanto ao orçamento participativo, ainda nem sequer falou.

    Não dúvido nada que pelas razões invocadas no ponto anterior (mas não só), cada vez consegue ter menos municepes a assistir às "suas" reuniões.

    Mas isto não pode abafar isto:

    -Liderou o Movimento Sim

    -Instituiu Congresso da CIdadania Política em Tarouca.

    -Criou o Concurso do Cidadão Participa;

    -Levou o Poder Político às Freguesias, pra que ouçam o Povo (que os elegeu e que não vai as reuniões expôr as suas preocupações) e pra conheçam in loco a realidade dos seus munícepes.

    Por isso pergunto: a acusação do Anónimo das 19,58, resultou de uma miopia (invejosa?) ou foi uma provocaçãozinha?

    ATÉ LOGO!(se...)
    ANÓNIMA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Até digo mais, penso que Presidente de Camara de Tarouca era um cargo que lhe encaixava que nem uma luva. Cumprimentos

      Eliminar
    2. Julgo que ele está bem "encaixado" no cargo que ocupa. Quanto a "outros-encaixes", porque ainda não se viu nada...nada se diz. Cump.

      Eliminar
  12. E porque não? Se o atual presidente vai para Lamego....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nã-Nada disso. A menos que resolva revogar o que até aos finais de outubro era irrevogável!!!

      Eliminar
  13. Isto já parece o correio da manhã com tanta censura, não publicam nada que se envia,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem certos temas tabus.. Não se pode falar "mal" de certas coisas. São logo apelidados de víboras e afins

      Eliminar
    2. Nã-Não me parece que a censura que aqui existe seja tanto com base nos "temas"(*), mas antes na forma como certas pessoas (víboras) gostam de fazer.

      Esta não é uma indirecta pra si, acredite!-XX

      (*)Digo isto pq se fosse por questão de "tabus" não tinham sido prometidas fotos do striptease do Marinho e Pinto e cabo da GNR!

      VS (Você Sabe)

      NB:"VOCEMECÊ" SÓ É UMA "ESPONJA" A ABSORVER OS "TIQUES" CALIGRÁFICOS DOS OUTROS OU TB ABSORVE OUTRAS COISAS?!

      Eliminar
    3. FOTOS DOS (FAMOSOS) STRIPTISES

      Não se publicaram as fotos dos prometidos Strips porque o Marinho e Pinto roeu a corda (foi publicidade enganosa) e as do cabo, foram "trancadas" na net! Diga-se

      Eliminar
  14. AQUI FICA (parte de) UM COMENTÁRIO QUE CHEGOU POR VOLTA DAS 15 HORAS:

    Com tantas acções civicas (julgo que é assim que lhes chamam)das "fardas portuguesas", levadas acabo em Tarouca, será que não era possível fazer uma sobre o tema da conduçãocívica à noite, nomeadamente sobre o "não uso dos sinais sonoros" (vulgo buzinas) e evitar fazer peões junto às zonas residenciais?!

    As palavras poderiam ser outras mas a ideia era esta.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P`RA QUE CONSTE:

      Não foi este blog que chamou a atenção pró facto de existirem, com frequência, "maus estacionamentos" em algumas zonas comerciais da cidade.

      Em Tarouca NÃO existe só este blog!(existem muitos outros...)

      Eliminar