Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

(17)O PÓS ELEIÇÕES: NEGOCIAÇÕES EM CURSO!(propostas da coligação)

LEGISLATIVAS/15:O PÓS ELEIÇÕES...
FORMAÇÃO DO PRÓXIMO GOVERNO: NEGOCIAÇÕES EM CURSO!
(ALGUMAS D)AS PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO APRESENTADAS AO PS

M/Caros Bloguistas!

O PS apresentou-se a eleições com um extenso programa. Contudo, na noite eleitoral (talvez prevendo "tudo isto"...), referiu que existiam 4 matérias fundamentais: o emprego e o crescimento-a segurança social-a educação e a inv.cientifica-as questões europeias.

Tomando em linha de conta estes aspectos, a coligação PáF enviou, ontem à tarde, prá sede do PS um Documento (com um nome sugestivo), contendo 23 propostas que a Coligação está diponivel a "meter" no seu Programa de Governo, exigindo assim a sua aprovação na AR e ainda a viabilização do 1º Orçamento Geral de Estado.

Este documento vai estar emcima da mesa, mais logo, aquando da 2ª reunião do PS com os 2 partidos que formam a Coligação!

Posto isto, vamos às medidas que foram sendo ventiladas pela CS (onde usarei uma taxonomia própria):

A-NAS QUESTÕES DOS TRABALHADORES E EX-TRABALHADORES: A este nível a Coligação compromete-se a:

1-Aumentar o salário Minimo Nacional.
2-Adoptar a proposta do PS, nos despedimentos por mútuo acordo.
3-Devolver mais cedo a sobretaxa do IRS.
4-Promete que os actuais reformados serão poupados do tão baladado corte de 600 melhões.
5-...

B-NAS QUESTÕES DA SEGURANÇA SOCIAL A COLIGAÇÃO...

1-Mostrou disponibilidade em "encontrar" outras fontes de financiamento.
2-Prometeu um reforço das prestações sociais, nomeadamente: no abono de família e nos apoio do pré-natal e complemento solidário aos idosos.
2.1-Prometeu ainda rever os apoios ditos "não contributivos".
3-Compromete-se a "esquecer" o plafonamento das pensões!(que permitia às pessoa optarem por "construir" a sua reforma no privado, mediante condições)
4-...

C-OUTROS ASPECTOS QUE CONSTAM NO DOCUMENTO:

1-A Coligação está disponivel pra votar favoravelmente a eleições de elementos socialistas prós cargos dos exteriores da ar, nomeadamente o futuro Presidente da Assembleia Municipal
1.1-Os nomes mais falados têm sido o de Ferro Rodrigues e Helena Roseta.

2-Alguma CS, diz que o documento refere que "a Coligação está disponivel a acolher outras propostas indicadas pelo PS , na mesa das negociações"!(por isso temos que esperar que termine a reunião marcada prás 18 horas)

***
Como se pode ver, das 4 temáticas, não é "falada" nenhuma proposta prá área da Educação e da Europa, mas  não quer dizer que o documento seja omisso nessa matéria.
Igualmente não tem sido nada sobre o subsidio de desemprego, particularmente sobre o meio milhão que já o perderam.
Por agora é tudo, voltamos a encontrar-nos mais logo!(se...)

Profª Assunção Monteiro

NB:NOS POSTES 15 E 16 PODERÁ VER ALGUMA CRONOLOGIA DAS NEGOCIÇÕES. HOJE, COMEÇA A 2ª ROUND DE NEGOCIAÇÕES E COMEÇA JUSTAMENTE PELA ANALISE DESTE DOCUMENTO.

4 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:POST CONSTRUIDO COM UM TEXTO (V2) DEIXADO NOS DIVERSOS DE OUTUBRO!(post 4)

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO 2: UM "APANHADO" DOS ENCONTROS DO PS COM OS OUTROS PARTIDOS

    As propostas apresentadas ao PS, pelos líderes do PCP, Verdes e do BE, foram sendo anunciadas por estes no final das reuniões.

    Sobre estas reuniões, o líder do PS limitou-se sempre a dizer que "foram reuniões positivas e interessantes", e que algumas das propostas careciam de um estudo técnico mais aprofundado, o que deverá acontecer nas segundas reuniões com estes partidos, marcadas pra esta semana.

    António Costa (que não mostra nem cansaço nem pressa) vai dizendo que que no fnal da semana já deve ter a possibilidade de fazer um balanço mais "completo", desta maratona negocial:à direita e à esquerda.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. A confirmarem-se estas propostas, particularmente as do ponto 2-C, António Costa vai ter muitas dificuldades em justificar às suas tropas uma nega à coligação!(penso eu de que....)

    Anónima?

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO DE ÚLTIMA HORA: A REUNIÃO TERMINOU SEM UM ACORDO À VISTA (desarmada...):

    A reunião referida no texto do deste post terminou passadas 2 horas (a anterior tinha demorado 3 horas). No final os 2 líderes da coligação PáF e o líder do PS falaram em directo prá CS.

    O QUE DISSERAM?

    Ambos disseram que não tinha sido possível chegarem a um entendimento e que NÃO tinha sido marcada uma nova reunião´(*).

    Aqui ficam algumas razões invocadas pra este desacordo:

    -António Costa acusa a coligação de não incluir na (primeira?) proposta matérias muito importante tais como: medidas de combate à pobreza infantil, ensino dos adultos, redução do IVA prá restauração nem a revisão/aumento dos escalões do IRS. Igualmente ficou no ar que teria apresentado 17/18 medidas que não mereceram receptividade por parte da Coligação.

    -Passos Coelho, iniciu a sua intervenção por informar que "nesta reunião não se avançou rigorosamente nada", acusando o líder Socialista de não ter dito "quais são as medidas essenciais" e que vai aguardar que este faça chegar à coligação uma (contra)proposta.
    Paulo Portas voltou a lembrar da necessidade de estabilidade governativas por questões internas e externas,

    Passos Coelhou deixou bem claro que "quem ganhou as eleições (de 4 de outubro) não foi o PS mas a Coligação".

    ProfAnónima

    (*)SERÁ QUE A PRÓXIMA REUNIÃO VAI SER APADRINHADA PELO Sr PRESIDENTE DA REPÚBLICA?! AGUARDEMOS....

    ResponderEliminar