Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

(9)LIVRE:RECLAMA DE FORMA SUI GENERIS!(legislativas/15)

TITULO SUGERIDO: "SÓCRATES ESTÁ EM CASA" OU PROFISSIONAIS DO JORNALISMO COMEÇAM A QUESTIONAR-SE SOBRE O SEU PAPEL À PORTA DO Nº33 MAIS FAMOSO DA CAPITAL E ARREDORES

«O que o Livre fez não teve piada

por SÍLVIA DE OLIVEIRA

Depois da entrevista televisiva ao senhor que entregava pizas a José Sócrates, os candidatos do Livre/Tempo de Avançar fizeram a graça de levar, nesta terça-feira, umas fatias aos jornalistas que estão de plantão à porta do ex--primeiro-ministro.

"Hoje fomos entregar pizas aos jornalistas que estão em reportagem à porta da casa mais vigiada do país... Mas em vez de queijo extra oferecemos as propostas políticas do Livre/Tempo de Avançar. Pelo enriquecimento político do debate eleitoral", escreveu Rui Tavares, líder desta plataforma eleitoral, na sua página do Facebook. Soube pelo Público que nenhum dos jornalistas aceitou a oferta do Livre, que se queixa, sem razão, da falta de atenção dos media.

Até eu, que não estou à porta de Sócrates mas poderia estar, e poderia ter alçado o microfone para não perder pitada, corei de vergonha. Vamos passar ao lado da parte das condições de trabalho dos jornalistas, das pressões, das guerras de audiências, do futuro do jornalismo... Não há espaço aqui para uma conversa séria sobre o assunto. Foi mau, foi ridículo, desnecessário. Deixemos de lado os lugares-comuns e o debate sobre a arte de ver a floresta e não só as árvores, porque isso, já sabemos, não é para todos.

Concentremo-nos, para variar, na realidade dura dos dias, que nos mostra, por exemplo, que ontem milhares de pessoas leram uma notícia cujo título era: "Mãe compra 12 pacotes de cocaína para festa de aniversário de 18 anos da filha." A mãe era inglesa e o lixo foi publicado, primeiro, nos media ingleses. Só Deus sabe o que se lê por aí, mas todos sabemos que não são os panfletos do Livre/Tempo de Avançar. A ironia, quando bem aplicada, consegue ser muito dolorosa. Foi o caso.

Mas a piada desta plataforma eleitoral não foi inocente, claro, e muito menos inócua. De uma assentada, o Livre/Tempo de Avançar passa o maior atestado de estupidez aos portugueses, usando os jornalistas como arma de marketing. A todos, menos um. Consigo imaginar o sorriso de José Sócrates, refastelado no sofá de casa a assistir ao circo que se criou com a sua saída da prisão, dá para sentir, daqui, o peso do seu célebre ego e vê-lo crescer ainda mais, à medida que sobem as audiências televisivas. Haja, pelo menos, alguém que se entretenha com a brincadeira. Porque o que o Livre/Tempo de Avançar fez não tem piada nenhuma. Foi expor ao ridículo cada um de nós, consumidores de informação.

O que a plataforma liderada por Rui Tavares fez foi lembrar-nos do poder da ignorância, que, infelizmente, não escolhe género, credo ou classe social, ela é universal. Aliás, no final das contas, se calhar, está tudo ligado e voltamos à questão de sempre: quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?»

[TRAZIDO DO FB: CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ENVIADO POR:A.M.]

5 comentários:

  1. INFORMAÇÃO-1:TEXTO RECEBIDO NA RUBRICA "POSTE-ZERO" DE SETEMBRO/2015.

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO-2: COMPREENSÃO...

    A Malta do TAROUCAndo compreende aqueles profissionais da CS que SÓ estão à porta do Nº33, porque a isso são obrigados(ponto)

    Quem na vida nunca fez coisas...no local de trabalho...com as quais "não ia muito à bola" ou até discordava?!

    Sim, à Malta do TAROUCAndo sabe disso e compreende. Mas porque acha que...em democracia...nenhum poder pode deixar de ser escrutinável, felicitamos o "livre" por esta iniciativa!(*)

    ProfAnónima

    (*)Se por acaso se cruzarem como n/moto-boy podem oferecem-lhe qualquer coisinha, que ele não se importará, apesar de ele estar mais habituado a oferecer do que a receber!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas muitos não devem importar-se nada de fazer este jornalismo "fácil" e sem riscos!(penso eu de que...)

      Eliminar
  3. é a primeira vez que vou votar e penso votar no bloco

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO: O TITULO DESTE POST?

    QUEM ENVIOU O TEXTO SUGERIU UM DOS TITULOS: "SÓCRATES ESTÁ EM CASA" OU "PROFISSIONAIS DO JORNALISMO COMEÇAM A QUESTIONAR-SE SOBRE O SEU PAPEL À PORTA DO Nº33 MAIS FAMOSO DA CAPITAL E ARREDORES". A MALTA DO TAROUCAndo DEPOIS DE ANALISAR A COISA, OPTOU PELO TITULO QUE ESTÁ NA BARRA DO POST: "LIVRE RECLAMA DE FORMA SUI GENERIS". ENTENDIDO?!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar