Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

(15)COMO "CORREU" O "PRÓS E CONTRAS" DESTA SEMANA?(uma curiosidade...)

UMA CURIOSIDADE:COMO "CORREU" O "PRÓS E CONTRAS" DESTA SEMANA?(sobre o estado da justiça portuguesa)

«Jornalistas insultam-se no "Prós e Contras"

"Prós e Contras" da RTP discute "A independência da justiça"
Diretor de informação da RTP na mira dos socialistas
Fotografia © Álvaro Isidoro/Global Imagens

COMO "CORREU" O "PRÓS E CONTRA" DESTA SEMANA?

[COM]«Insultos mútuos entre os jornalistas Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, e Miguel Sousa Tavares (comentador do Expresso e da SIC) marcaram o "Prós e Contras" da RTP.

"Aquilo que o Correio da Manhã faz não é jornalismo, é vender jornais", acusou Sousa Tavares, depois de insinuar que aquele diário baseia o seu noticiário judicial na "troca de favores" com o poder judicial.

Octávio Ribeiro contra-argumentou que Sousa Tavares fala assim porque "está envolvido numa teia de compromissos" (nomeadamente com a família Espírito Santo, por via de relações familiares), sendo ainda vítima de uma "cegueira de fé" em José Sócrates.

"Ó Octávio, estás a atacar a minha honra!", avisou Sousa Tavares.

O programa, subordinado oficialmente ao tema "A independência da justiça", suscitou a fúria dos socialistas por ter sido promovido com base numa pergunta recente do eurodeputado social-democrata Paulo Rangel ("alguém acredita que se os socialistas estivessem no poder haveria um primeiro-ministro sob investigação ou o maior banqueiro estaria sob investigação?").

No painel de convidados não se viu nem um político. Os chefes institucionais das várias corporações da justiça - com excepção de Elina Fraga, bastonária da Ordem dos Advogados - também faltaram.

Antes ainda de Octávio Ribeiro e Miguel Sousa Tavares terem iniciado a sua troca de acusações, um outro interveniente no painel, o advogado Magalhães e Silva, afirmava que o principal problema hoje da justiça é o da sua "tabloidização".

"O poder judicial está hoje refém da comunicação social" e as magistraturas, tanto judiciais como do Ministério Público, "não são imunes" ao sentimento da "comunidade", que assim lhes condiciona "o sentido" das decisões.

Artigo Parcial» (o resto do texto está nos comentários)

[(TRAZIDO DO DN DE 15/9)-(ENVIADO POR:PA/DI
 

7 comentários:

  1. AQUI FICA O "ESPAÇO" PRA COLOCAR-MOS O RESTO DO TEXTO:

    ResponderEliminar
  2. No meio disto tudo, a ÚNICA coisa que gostei de saber é que os Magistrados declinaram o convite pra estarem presente numa "coisa" que não os dignificaria. Subiram 5 pontos na minha consideração....
    A.M.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO ESQUECER: O PRÓXIMO DEBATE PASSOS vs COSTA

      Na próxima 5ª feira (pelas 10 horas) as três rádios com informação(*), vão promover o próximo debate, entre os 2 líderes dos maiores partidos portugueses.

      ProfAnónima

      (*)Rádio Resnascença, TSF e Antena-1

      Eliminar
  4. COMO CORREU O 1º PRÓS E CONTRAS DESTA TEMPORADA?! MAL, MUITO MAL.

    Está bom de ver que correu mal, MUITO mal.
    Segundo o CM foram convidados Jornalistas, Advogados e Juizes (esqueceram os procuradores e investigadores...).
    Chegada a hora, os Magistrados não apareceram (talvez por terem visto que discutir as questões da justiça nesta altura era inoportuno); os Advogados tocaram pelo mesmo diapasão, talvez com medo que se falasse das incompatibilidades (pois não se entende que continuemos a ter criaturas a serem em simultâneo advogados e deputados da nação), deixando assim a sua bastonária só e completamente descalçada.
    Em face de tantas ausências estratégicas (e medrosas?), restou fazer o debate com os que corajosamente compareceram:os senhores jornalistas!

    Bom, mas pra quem pensava que estando eles a "jogar em familia" ia ser um "jogo amigável", enganaram-se redondamente pois aquilo que ali se passou foi uma autentica peixarada (e não me perguntem quem "peixarou" mais...).

    No final, ninguém ficou a perceber se a justiça está ou não refém do poder politico; mas julgo que tudos viram que muitos poderes usam e abusam de outros (particularmente da cs), mostrando bem o MUITO trabalho que ainda é preciso fazer (legislar) pra que se consiga a tão proclamada e desejada "divisão de poderes".

    POSTO ISTO, JULGO OPORTUNO DIZER QUE NÃO OBSTANTE A RENTRÉE DO PRÓS E CONTRAS TER CORRIDO MAL...MUITO MAL, DEU UM CONTRIBUTO IMPORTANTE PRA MOSTRAR A IMATURIDADE DA N/DEMOCRACIA!(40 anos de depois...)

    ASSINA: VS

    ResponderEliminar
  5. Já que todos avaliam os debates entre Costa e Passos aqui deixo a minha avaliação(vale o que vale, mas prontos...):

    -DEBATE NA TV: Costa 16 - Passo 12

    -DEBATE NA RÁDIO: Costa 15 - Passos 15

    VS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma aplicação no facebook onde se pode votar em quem ganhou o debate radiofonico!(os stafs não devem dormir toda a noite....)

      Eliminar