Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

(24)RESUMO DO FORUM DA TSF SOBRE EDUCAÇÃO!(2015/16)

Resultado de imagem para imagens de escolas
EDUCAÇÃO: UM APANHADO DAS QUESTÕES ABORDADAS NO FORUM DA TSF:


1-Os respresentantes dos Directores Escolares voltaram a dizer que o sistema de colocação de Professores, este ano, correu com a normalidade desejada.

1.1-Esta opinião foi corruborada por alguns representante da Fenprof.

2-A grande maioria das intervenções dos Pais/EE, mostravam o seu desagrado com o factos das chamadas "férias grandes" estarem a ser demasiado grandes (3 meses e 1 semana), não sendo benéfico prá aprendizagem/sucesso dos alunos.

2.1-Muitos destes pais também mostraram a sua apreensão com mudanças frequentes dos livros!(preocupação partilhada pelos politicos que participaram)

3-Muitas intervenções alertaram prá necessidade de se olhar com mais atenção pra certos sectores do ensino, como o "vocacional", "ensino especial" e "ensino artistico". Um dos interveniente também falou da impotância do "ensino dos adultos".

3.1-Um dos aspectos também analisado foi "a importância dos exames no ensino básico":uns defendem-nos e outros contestam-nos, e acusam-os de serem geradores de insucesso escolar.

4-O candidato a Belém, Henrique Neto, falou na importância do Pré-escolar, pró sucesso escolar.

5-O único politico que participou (de livre vontade no forum) foi a líder do BE, tendo defendido a gratituidade do ensino básico.

6-Um dos interveniente alertou prá elevado insucesso e abandono que se verifica no ensino superior, particularmente no 1º ano!

7-O Forum convidou o Director de uma escola de Braga, para explicar "como tem conseguido melhororar os resultados nos últimos 4 anos". Ele referiu a estabilidade do corpo docente, um bom ambiente escolar e uma forte ligação da escola com a comunidade.

7.1-Igualmente referiu a introdução de algumas práticas educativas inovadoras, pois "os alunos hoje são diferentes de há 20 anos atrás", disse.

UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

NB:TEXTO TRAZIDO DOS COMENTÁRIOS DO POST 22 (ed): "TAROUCA NO REGRESSO ÀS AULAS".

10 comentários:

  1. INFORMAÇÃO: ESTE FORUM ACONTECEU ONTEM.

    ResponderEliminar
  2. Não foi nesse forum que falaram da saida da educação sexual da biologia do 9º ano? O que têm a dizer sobre isso??

    ResponderEliminar
  3. também ouvo dizer que falaram sobre a situação da investigação. É verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também falaram da situação da investigação científica que se faz no Ensino Superior. E nisto como em (quase) tudo: uns acham que as alterações introduzidas neste sector enquanto outros dizem o contrário.
      Uma coisa é certa: nos últimos 2 anos foram divulgados diversas "coisas" dos jovens investidores portugueses dignas de registo.

      A. Monteiro

      Eliminar
  4. Para quando um resumo do forum de terça onde o António Costa respondeu aos ouvintes??? Vou ficar à espera,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este forum foi importante porque fiquei a saber porque razão o PS de Seguro fez um acordo para baixar o IRC e não o tinha feito pra permitir baixar o IRS e o IVA. Ficou-se a saber que o percurso foi interrompido. Quem interrompeu o percurso??

      Eliminar
  5. NÃO ESQUECER: Amanhã vai ser o dia da entrega do diploma aos melhores alunos da ano letivo anterior!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser no Auditório Municipal, pelas 18 e 30.

      Eliminar
  6. (REVER PRA TENTAR DESCOBRIR O MOTIVO DE TANTAS NOVAS VISUALIZAÇÕES)

    ResponderEliminar