Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

(23)BALANÇO DA PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL!(legislativas/15)

Resultado de imagem para imagens sobre eleições
LEGISLATIVAS/15:O QUE FICOU DA PRÉ-CAMPANHA?!(artigo de opinião)

M/Caros Bloguistas!

Julgo que já todos viram que o "calendário oficial" deste momento da vida da democracia portuguesa, está completamente alterado.

Sim, de acordocom as regras oficiais, a Campanha Eleitoral só devia começar hoje (dia 20/9), mas o certo é que ela há muuuito que começou!...

Mas "fingindo" que tivemos uma verdadeira pré-campanha, aqui fica um texto com o balanço do que ela nos deixou.

O QUE NOS DEIXOU A PRÉ CAMPANHA ELEITORAL?

I-A NÍVEL NACIONAL

1-O recaldo de 2 duelos entre os 2 líderes dos maiores partidos: Passos vs Costa.

2-Dois jantares-comícios (com casas cheias), em Lisboa, no dia a seguir ao debate na TV! (mostrando bem que se justifica plenamente falar-se em "empate técnico", nas intenções de voto)

3-O duelo entre Paulo Porta e Catarina Martins!(talvez o mais esclarecedor da campanha)

4-As sondagens pra todos os gostos e que levou a revista "Visão" a fazer um trabalho sobre " por que falham as sondagens?"

4.1-Em todas elas apenas 3 coisas são coincidentes: a esqueda dita radical sobe, a abstenção continua muito alta assim como o número de indecisos!(pelos que os líderes do ps e da cologação páf, tentam convencê-los com cartas e mgs no facebook)

5-A realização do Prós e Contras mais controverso de que há memória!

6-A alteração da medida de coação ao ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, e a constituição de arguido do ex-ministro do MAI, Paulo de Macedo.

7-Duas intervenções MUITO interessantes do Dr Rui Rio: uma sobre a qualidade da comunicação social e outra sobre a quebra do segredo de justiça devido a "promiscuidade" entre justiça e cs!

8-A polémica dos primeiros cartazes da Coligação PáF (devido ao uso indevido de pessoas) e do PS, que levou à demissão do director da campanha socialista!

9-A certeza que é necessário fazer "mexidas" na Segurança Social, mas muitas dúvidas sobre qual a proposta será a melhor!(e ainda a certeza que os politicos só estão afim de discutir com os outro a "sua" proposta....)

10-Muitas dúvidas com as contas apresentadas por uns e muito receio com as contas apresentadas por outros!(um corte de mais 600 milhões de euros nas reformas e pensões?!)

11-O pedido de "mais atenção" dos partidos mais pequenos, como o Livre de Rui Tavares e o PDR de Marinho e Pinto, pra puderem passar a mensagem!

12-Os protestos dos chamados lesados do BES!

13-O aparecimento de contas/grupos de apoio às diferentes candidaturas, que MUITO têm dado que falar!(e disso falarei noutro texto)

(CONTINUA)

ATÉ JÁ!(se...)
Profª Pouco Anónima

NB:OS 2 POSTOS EM FALTA SERÃO COLOCADOS NOS COMENTÁRIOS LOGO QUE SEJAM RECEPCIONADOS!(se...)

11 comentários:

  1. LEGISLATIVAS/15:O QUE FICOU DA PRÉ-CAMPANHA?!(cont.)

    I-A NÍVEL NACIONAL (ver no post)

    II-A NÍVEL DISTRITAL

    A nível distrital chegam informações que as máquinas partidárias se prepraram prá campanha que se espera com um "sprint" muito duro!...

    III-A NÍVEL REGIONAL/LOCAL

    1-Ao nível regional temos a assinalar alguns imprevistos,de última hora, em alguma autarquias, que podem condicionar a campanha!(veremos...)

    2-Ao nível local, a pré-campanha passou-nos ao largo, pois tirando o Bloco de Esquerda, mais nenhuma força deixou "vestígios" da sua passagem!

    2.1-Dizem por aí que está marcada uma visita da "delegação" da Cologação PáF, durante a campanha, mas não seria susposto que esta fosse preparada (entre as duas forças que compõem a coligação) na pré campanha?!

    Fim

    POR AGORA É TUDO, VOLTAREI UM DIA DESTES!(se...)

    Profª Pouco Anónima

    ResponderEliminar
  2. O Pós e Contra teve um mérito: uniu a familia socialista, a ala desavinda de Seguro. Basta ver que foi o Galamba quem mais galambou....

    A. Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E também serviu para dar razão a Rui Rio.

      Eliminar
  3. A pré-campanha também nos deixou a certeza que falar de certos assuntos são tabus (como corrupção) e ainda vincou mais a certeza que alguns Magistrados têm mesmo uma "agenda politica".

    A.Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que os Magistrados do caso "marquês" NÃO têm agenda politica, e a prova-lo está a revisão da medidada de coação do ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, 5 dias antes do prazo (pra não coincidir com o debate televisivo?).
      Mais: a libertação deu-se sem aviso prévio à CS (ao contrário da sua detenção!) e numa altura em que todo mundo estava "entretido" com o jogo da selecção portuguesa! Precisamos de mais gente assim.

      (Ide.m)

      Eliminar
  4. SOBRE O PONTO 13: CONTAS DE APOIO ÀS CANDIDATURAS

    Devo dizer que tenho seguido de perto algumas destas "contas facebookianas" e de apoio NÃO têm nada, nadinha.

    Os gestores das ditas começam por dizer que estão ali pra esclarecer os leitores, etc, etc. Mas muito rapidamente tranformam-se em locais de "deita abaixo" os outros candidatos, particularmente os concorrentes mais directos!(*)

    Constatei ainda uma coisa (quase) nova: trucidam completamente todos aqueles que no "ousem" dizer publicamente que apoiam um determinado projecto!(partido ou movimento).

    Assim, foi durante a pré-campanha eleitoral, vamos ver se as coisas melhoram agora na CAMPANHA ELEITORAL!

    Assunção Monteiro

    (*)FOI JUSTAMENTE POR ISTO QUE EU NÃO ENVIEI NENHUM TEXTO DO FACEBBOK PRÓ TAROUCAndo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trucidam não só os que "ousam" apoiar publicamente um determinado partido, mas também as suas familias.

      A titulo de exemplo, deixo aqui 2 exemplos bem demonstrativos disso: os comentários suezes a Freitas do Amaral (por apoiar o ps) e os comentários inqualificáveis a Manuela Moura Guedes, por apoiar a coligação.

      Idem

      Eliminar
  5. DA PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL AINDA FICOU

    -A dúvida como os detidos em "prisão domiciliária" podem votar nas eleições do dia 4 de outubro (e nas outras todas) e ainda quem ganha as eleições no caso de um partido ter mais percentagem de votos e outro mais deputados.

    ASSINA: 5 ESTRELAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. -Neste momento, a questão dos detidos em prisão domiciliária já está resolvida.

      -Este tipo de discussão terá marcado muito mais o arranque da própria campanha eleitoral, não?!

      Eliminar
  6. Gostava que promovessem um debater para ser debatido se a actuação das cãmaras podem ou influenciar os resultados nas lrgislativas e, em caso afirmativo, saber de que forma se pode manifestar essa influência. Obrigada

    Simplesmente Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em politica tudo conta. Mas existem diversos estudos que mostram o pesso que cada coisa tem nos resultados eleitorais, e, a acção do poder local está no fim da lista. Segundo esses estudos, influênciam muito mais certo tipo de sondagens, por exemplo. (A.M.)

      Eliminar