Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2015

(0)POSTE-ZERO: ARQUIVO DE SETEMBRO/2015!

[POST EM CONSTRUÇÃO]-[COLOCAR AQUI O TEXTO DO POST 0 DE ABRIL/15]

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS DA DEMOCRACIA!» (Nelson Mandela)


???


NB:O PRÓXIMO POST VAI SER PRA ASSEGURAR OS DIVERSOS!:)

21 comentários:

  1. INFORMAÇÕES

    1ª)Aqui está o poste-zero, pra receber eventuais notícias recolhidas publicadas nos outros órgãos da CS! Quem quiser enviar textos deverá indicar a fonte.

    2º)Durante o mês de Agosto tivemos muitas dificuldades em manter esta rubrica actualizada, por problemas numa funcionalidade do PC e tb porque nem sempre nos foi permitido colocar previamente a notícia nas contas do facebook.

    Gratos pela V/colaboração!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. JOSÉ SÓCRATES JÁ ESTÁ EM CASA!

    «José Sócrates já está em casa

    O ex-primeiro-ministro chegou, pelas 21h00, à casa onde vai ficar em prisão domiciliária.

    DR

    PaísLisboaHá 41 minsPOR Patrícia Martins Carvalho com Lusa

    José Sócrates saiu do Estabelecimento Prisional de Évora ao final da tarde desta sexta-feira. Cerca das 21h00 chegou à casa onde vai permanecer em prisão domiciliária situada numa rua junto à Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa. Trajava uma t-shirt cinzenta, calças de ganga e ténis.

    À espera do antigo primeiro-ministro, à porta da casa onde mora a ex-mulher Sofia Fava, estavam não só jornalistas, mas também alguns populares que aplaudiram José Sócrates.

    Apesar das várias tentativas por parte dos jornalistas, nem o ex-líder do PS, nem o advogado João Araújo quiseram prestar declarações.

    José Sócrates vai assim manter-se em prisão domiciliária na casa da ex-mulher e mãe dos seus dois filhos enquanto aguarda o decorrer do processo.»

    (TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO/ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  3. SÓCRATES jÁ ESTÁ EM CASA(2)

    «Polícia não deixou entregar pizza a José Sócrates


    JN

    | Hoje às 00:25

    Um estafeta de uma pizzaria foi impedido de entregar, esta sexta-feira à noite, uma pizza na morada onde está o ex-primeiro-ministro, José Sócrates.




    IMPRIMIR(8)

    ENVIAR 47382


    TAGS
    Justiça

    foto DR



    Visivelmente surpreendido com a presença dos repórteres e das câmaras de filmar, o jovem, que seguia numa mota, entrou no número 33 da Rua Abade Faria, em Lisboa, mas, como não levava identificação, o agente da PSP presente no local não lhe permitiu a entrega do que, presume-se, seria o jantar do ex-primeiro-ministro.


    Leia Também

    Saída de Sócrates da prisão de Évora é "derrota absoluta" da Acusação
    Sócrates em prisão domiciliária com vigilância policial

    "Vou ter de levar a pizza para trás", comentou, ainda um pouco espantado e sem perceber o motivo de tanta atenção mediática.

    Como a morada de entrega não fazia referência ao andar, o estafeta teve de fazer um compasso de espera, o que acabou por proporcionar um momento televisivo, no mínimo, caricato.

    Partilhe esta notícia»

    [IN JN- 5/9/2015 (oo:25h)-(ENVIADO POR:A.M.)]

    ResponderEliminar
  4. SÓCRATES JÁ ESTÁ EM CASA(2)

    «Polícia não deixou entregar pizza a José Sócrates

    Um estafeta de uma pizzaria foi impedido de entregar, esta sexta-feira à noite, uma pizza na morada onde está o ex-primeiro-ministro, José Sócrates.

    Visivelmente surpreendido com a presença dos repórteres e das câmaras de filmar, o jovem, que seguia numa mota, entrou no número 33 da Rua Abade Faria, em Lisboa, mas, como não levava identificação, o agente da PSP presente no local não lhe permitiu a entrega do que, presume-se, seria o jantar do ex-primeiro-ministro.


    Leia Também

    Saída de Sócrates da prisão de Évora é "derrota absoluta" da Acusação
    Sócrates em prisão domiciliária com vigilância policial

    "Vou ter de levar a pizza para trás", comentou, ainda um pouco espantado e sem perceber o motivo de tanta atenção mediática.

    Como a morada de entrega não fazia referência ao andar, o estafeta teve de fazer um compasso de espera, o que acabou por proporcionar um momento televisivo, no mínimo, caricato»

    [IN JN- 5/9/2015 (00:25h)-A.M]

    ResponderEliminar
  5. (TRAZIDO DO FACEBOOK DO CM (5/9)

    «05.09.2015 10:20


    Sócrates recebe primeira refeição em casa

    Pouco depois de abandonar a cadeia de Évora, o ex-primeiro-ministro fez uma refeição de comida italiana.

    A CMTV captou o momento em que, esta sexta-feira à noite, José Sócrates, já em prisão domiciliária, recebeu um estafeta para lhe entregar o jantar – o ex-primeiro-ministro encomendou comida italiana. Um segundo estafeta dirigiu-se também ao número 33 da rua Abade Faria, em Lisboa, mas foi impedido pela PSP de entregar uma pizza individual, de uma das cadeias de restaurantes mais conhecidas, por não trazer consigo um documento de identificação. Nenhum dos dois homens sabia que estava a entregar a José Sócrates a sua primeira refeição fora da cadeia.»

    (Idem)

    ResponderEliminar
  6. SÓCRATES ESTÁ EM CASA-3

    «TRAZIDO DA CONTA DA CMTV

    «Mário Soares visita Sócrates pela terceira vez

    Soares visitou o ex-primeiro-ministro pelo terceiro dia consecutivo.




    Mário Soares visitou José Sócrates ao início da tarde desta terça-feira. Esta é a terceira visita em três dias do ex-Presidente da República – o primeiro político a visitar Sócrates. O ex-primeiro-ministro recebeu também a visita do ex-diretor de campanha de António Costa, Ascenso Simões.

    Mário Soares visita Sócrates pela terceira vez

    Este domingo, no dia em que completou 58 anos, além de Mário Soares, o ex-primeiro-ministro foi visitado por várias personalidades, destacando-se Gabriela Canavilhas, Paulo Campos e Lígia Correia, sua ex-secretária. Também Maria Adelaide, mãe de José Sócrates, e Manuel Costa Reis, marido de Sofia Fava visitaram o ex-primeiro ministro no domingo.
    .(...)»

    ResponderEliminar
  7. ASSUNTO: SÓCRATES ESTÁ EM CASA

    TITULO SUGERIDO: SÓCRATES ESTÁ EM CASA OU PROFISSIONAIS DO JORNALISMO COMEÇAM A QUESTIONAR-SE SOBRE O SEU PAPEL À PORTA DO Nº33 MAIS FAMOSO DA CAPITAL E ARREDORES

    «O que o Livre fez não teve piada


    por SÍLVIA DE OLIVEIRAAmanhã

    Depois da entrevista televisiva ao senhor que entregava pizas a José Sócrates, os candidatos do Livre/Tempo de Avançar fizeram a graça de levar, nesta terça-feira, umas fatias aos jornalistas que estão de plantão à porta do ex--primeiro-ministro. "Hoje fomos entregar pizas aos jornalistas que estão em reportagem à porta da casa mais vigiada do país... Mas em vez de queijo extra oferecemos as propostas políticas do Livre/Tempo de Avançar. Pelo enriquecimento político do debate eleitoral", escreveu Rui Tavares, líder desta plataforma eleitoral, na sua página do Facebook. Soube pelo Público que nenhum dos jornalistas aceitou a oferta do Livre, que se queixa, sem razão, da falta de atenção dos media. Até eu, que não estou à porta de Sócrates mas poderia estar, e poderia ter alçado o microfone para não perder pitada, corei de vergonha. Vamos passar ao lado da parte das condições de trabalho dos jornalistas, das pressões, das guerras de audiências, do futuro do jornalismo... Não há espaço aqui para uma conversa séria sobre o assunto. Foi mau, foi ridículo, desnecessário. Deixemos de lado os lugares-comuns e o debate sobre a arte de ver a floresta e não só as árvores, porque isso, já sabemos, não é para todos. Concentremo-nos, para variar, na realidade dura dos dias, que nos mostra, por exemplo, que ontem milhares de pessoas leram uma notícia cujo título era: "Mãe compra 12 pacotes de cocaína para festa de aniversário de 18 anos da filha." A mãe era inglesa e o lixo foi publicado, primeiro, nos media ingleses. Só Deus sabe o que se lê por aí, mas todos sabemos que não são os panfletos do Livre/Tempo de Avançar. A ironia, quando bem aplicada, consegue ser muito dolorosa. Foi o caso. Mas a piada desta plataforma eleitoral não foi inocente, claro, e muito menos inócua. De uma assentada, o Livre/Tempo de Avançar passa o maior atestado de estupidez aos portugueses, usando os jornalistas como arma de marketing. A todos, menos um. Consigo imaginar o sorriso de José Sócrates, refastelado no sofá de casa a assistir ao circo que se criou com a sua saída da prisão, dá para sentir, daqui, o peso do seu célebre ego e vê-lo crescer ainda mais, à medida que sobem as audiências televisivas. Haja, pelo menos, alguém que se entretenha com a brincadeira. Porque o que o Livre/Tempo de Avançar fez não tem piada nenhuma. Foi expor ao ridículo cada um de nós, consumidores de informação. O que a plataforma liderada por Rui Tavares fez foi lembrar-nos do poder da ignorância, que, infelizmente, não escolhe género, credo ou classe social, ela é universal. Aliás, no final das contas, se calhar, está tudo ligado e voltamos à questão de sempre: quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?»

    [TRAZIDO DO FB: CONTA DP DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ENVIADO POR:A.M.]

    ResponderEliminar
  8. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO JORNAL SOL]

    «Vida

    Polícia manda internar mulher por não acreditar que era dona de BMW

    SOL |

    14/09/2015 10:27

    9232 Visitas

    Uma norte-americana foi internada à força, na ala psiquiátrica de um hospital, porque a polícia não acreditava que o carro, de marca BMW, que estava a conduzir era seu. A mulher decidiu processar a cidade de Nova Iorque, não só pelos oito dias que esteve internada, mas por ter de pagar uma conta hospitalar de cerca de 115 euros.

    O incidente remonta a setembro do ano passado, mas só na passada quinta-feira, numa entrevista a um canal de televisão, é que Kamilah Brock contou a sua história.

    A polícia mandou a bancária, de 32 anos, encostar o carro depois de ter passado um sinal vermelho, no Harlem. Nessa altura, o agente perguntou-lhe por que não estava com as mãos no volante. “Estava a dançar, estava parada no sinal”, explicou a norte-americana, citada pelo Independent.

    Em seguida, mandaram-na sair do carro. Foi detida e encaminhada para uma esquadra, onde esteve durante várias horas. Acabou por ser libertada, sem qualquer acusação, mas disseram-lhe que só poderia ir buscar a viatura no dia seguinte.

    Quando foi buscar o carro, um dia depois, a polícia disse que não acreditava que o veículo lhe pertencia. Foi algemada e levada, de ambulância, para um hospital no Harlem.

    Durante os oito dias que esteve internada na ala psiquiátrica contra a sua vontade, Kamilah Brock foi obrigada a tomar lítio e foi medicada, através de injeções, com pesados sedativos. Relatórios médicos mostram ainda que os funcionários do hospital tentaram fazer com que negasse que o BMW não lhe pertencia, que era bancária de profissão e que um dos seus seguidores no Twitter era o presidente dos EUA, Barack Obama.

    O advogado da norte-americana garante que a mulher nunca teve problemas do foro psiquiátrico e alega que esta detenção tem por base critérios racistas. “Se fosse uma caucasiana a reivindicar o seu BMW, teria sido questionada? Teria sido sujeita a comentários sarcásticos? Não me parece. Acho mesmo que a questão racial teve um papel importante nesta história”.

    (ENVIADO POR A.M.)

    ResponderEliminar
  9. [TRAZIDO DO DN (15/9/2015)]

    UMA CURIOSIDADE:COMO "CORREU" O PRÓS E CONTRA DESTA SEMANA?

    «Jornalistas insultam-se no "Prós e Contras"

    por JPHHoje157 comentários


    "Prós e Contras" da RTP discute "A independência da justiça"

    Fotografia © Álvaro Isidoro/Global Imagens

    Insultos mútuos entre os jornalistas Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, e Miguel Sousa Tavares (comentador do Expresso e da SIC) marcaram o "Prós e Contras" da RTP.

    "Aquilo que o Correio da Manhã faz não é jornalismo, é vender jornais", acusou Sousa Tavares, depois de insinuar que aquele diário baseia o seu noticiário judicial na "troca de favores" com o poder judicial.

    Octávio Ribeiro contra-argumentou que Sousa Tavares fala assim porque "está envolvido numa teia de compromissos" (nomeadamente com a família Espírito Santo, por via de relações familiares), sendo ainda vítima de uma "cegueira de fé" em José Sócrates.

    "Ó Octávio, estás a atacar a minha honra!", avisou Sousa Tavares.

    O programa, subordinado oficialmente ao tema "A independência da justiça", suscitou a fúria dos socialistas por ter sido promovido com base numa pergunta recente do eurodeputado social-democrata Paulo Rangel ("alguém acredita que se os socialistas estivessem no poder haveria um primeiro-ministro sob investigação ou o maior banqueiro estaria sob investigação?").

    No painel de convidados não se viu nem um político. Os chefes institucionais das várias corporações da justiça - com excepção de Elina Fraga, bastonária da Ordem dos Advogados - também faltaram.

    Antes ainda de Octávio Ribeiro e Miguel Sousa Tavares terem iniciado a sua troca de acusações, um outro interveniente no painel, o advogado Magalhães e Silva, afirmava que o principal problema hoje da justiça é o da sua "tabloidização".

    "O poder judicial está hoje refém da comunicação social" e as magistraturas, tanto judiciais como do Ministério Público, "não são imunes" ao sentimento da "comunidade", que assim lhes condiciona "o sentido" das decisões.

    Artigo Parcial»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  10. [TRAZIDO DO DN (15/9/2015)]

    REACÇÕES AOS PÓS E CONTRA DESTA SEMANA

    «Diretor de informação da RTP na mira dos socialistas


    por Octávio Lousada Oliveira e João Pedro HenriquesAmanhã78 comentários

    Dirigentes do PS acusam canal público de tomar "opção partidária" com "Prós e Contras" com mote dado por Paulo Rangel. João Galamba pede demissão de Paulo Dentinho.

    "O diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, só tem uma alternativa: demitir-se." Foi assim que o deputado do PS João Galamba reagiu no Facebook quando soube que ontem iria decorrer na RTP um Prós e Contras sobre a justiça em Portugal partindo da controversa frase do eurodeputado Paulo Rangel na Universidade de Verão do PSD: "Alguém acredita que se o PS estivesse no governo haveria um primeiro-ministro sob investigação?"

    Porém, contactado pelo DN, Galamba recusou alongar-se. "O meu comentário e a situação são autoexplicativos", respondeu o membro do Secretariado Nacional de António Costa, que chegou ao Parlamento pela mão de José Sócrates. Quando questionado se a publicação não poderia, por si, traduzir uma intenção de interferência sobre as decisões do canal público, Galamba foi taxativo: "Há uma diferença entre críticas a um órgão de comunicação e uma interferência na autonomia desse órgão. Aliás, este caso é tão grave que a própria RTP já mudou a promo."

    De resto, a contenção do deputado após o comentário na rede social coincide com a de vários dirigentes socialistas. Nenhum quis falar sobre a opção da RTP, embora sob anonimato alguns não escondam a irritação com a comunicação social. Sobretudo com a estação pública.

    Há quem identifique nos media uma "antipatia" em relação ao partido, apesar de ninguém fundamentar. Também é dito que a agressividade e o tom crispado de Costa com o jornalista Vítor Gonçalves, na entrevista concedida à RTP na quinta-feira, terá derivado dessa ideia.

    Nessa noite, o líder socialista acusou o entrevistador de "repetir a cartilha da coligação", de ser "porta-voz de Passos Coelho" e ironizou sobre as propostas do PS, oferecendo-as a Vítor Gonçalves: "Já vi que não teve tempo de as ler..." Ora, também no Facebook, e a propósito do Prós e Contras, o deputado José Lello vincou que "a coligação marcou um anúncio de duas horas de ataque ao PS, grátis". E prosseguiu: "É tempo de antena da PAF [Portugal à Frente], de Passos-Portas-Rangel! Isto não é asfixia democrática?"»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  11. [IN LUSA, POSTADO PELO BLOG: LAMEGO EM FOCO (2008)]

    TITULO SUGERIDO: E PQ HOJE É SÁBADO....

    «domingo, janeiro 20, 2008

    COORDENADORA DA PJ DEFENDE ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS

    Lamego, 19 Jan (Lusa) - A coordenadora de investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ) Patrícia Silveira defendeu hoje o princípio da rotatividade dos funcionários como um dos mecanismos de controlo a criar nas autarquias para prevenir a corrupção.

    Ao intervir hoje, em Lamego, num debate sobre "Corrupção autárquica e desportiva", a coordenadora de investigação criminal da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira da PJ disse que nas autarquias "há pequenos e grandes poderes que são geradores de zonas permissíveis à corrupção".

    Neste âmbito, ainda que defenda que as autarquias devem reorganizar os seus serviços, simplificando os procedimentos para diminuir as zonas "permeáveis à corrupção", Patrícia Silveira considera que isso "não é suficiente" e que devem ser criados "mecanismos de controlo dentro das próprias autarquias".

    Pela experiência da PJ, nomeadamente na área financeira, "estabelecer um princípio de rotatividade" deve ser um deles, porque a "especialização excessiva" de uma pessoa em determinada matéria à qual apenas ela tem acesso cria "uma zona de risco", explicou.

    "Temos verificado que, em muitos casos de peculato e de corrupção, os funcionários que praticam esses crimes são os mais zelosos, que nem tiram férias", contou, acrescentando que, se as tiram, "é só por dois dias", para não haver necessidade de serem substituído nas suas funções.

    Considera, por isso, que não se deve "deixar uma pessoa 20 anos no mesmo sítio, com os mesmos poderes e os mesmos conhecimentos", para não haver a "tentação".

    "Queremos eliminar a tentação e as zonas de risco", frisou, advogando que "a mudança não é necessariamente uma coisa má", porque a pessoa que ocupar o cargo poderá ter "uma nova forma de lidar com as situações e de resolver problemas".

    A nível interno das autarquias, a coordenadora de investigação defendeu também a apresentação regular do nível de produtividade e o controlo da gestão orçamental.

    Patrícia Silveira apontou como outra forma de mecanismo de controlo o que pretende fazer a Câmara de Lisboa, constituindo "uma comissão interna de fiscalização e prevenção da corrupção", que considera ser "uma boa ideia", desde que envolva também pessoas de fora, como munícipes ou peritos.

    "Outro tipo de controlo pode ser feito através de protocolos com outras entidades", acrescentou, dando como exemplo o celebrado entre a Câmara de Santarém e a direcção distrital de Finanças para assuntos da área do urbanismo. Na sua opinião, as autoridades nacionais incumbidas da fiscalização "Tribunal de Contas, e inspecções-gerais da Administração Local e das Finanças" só deveriam intervir "numa fase final".

    "O objectivo era não ter que chegar lá e elas só fazerem aquelas inspecções regulares", sublinhou.
    Para falar de corrupção desportiva, estava prevista no debate a presença da directora do Departamento de Investigação Penal de Lisboa, Maria José Morgado, mas que não se deslocou a Lamego por impedimentos pessoais.


    Publicada por Moderador à(s) 1/20/2008 12:11:00 da manhã»

    (ENVIADO POR: AMÂNDIO DAS BANDAS DE CÁ)

    ResponderEliminar
  12. IN LUSA, POSTADO POR: BLOG LAMEGO EM FOCO (postado em 2008)

    TITULO SUGERIDO: E PQ HOJE É SÁBADO...

    «terça-feira, janeiro 29, 2008

    ADEUS CARÍSSIMO

    O presidente da Câmara de Lamego e o movimento que contestou o encerramento do bloco de partos naquela cidade congratularam-se hoje com a exoneração do ministro da Saúde, Correia de Campos.

    "Costuma o povo dizer que quem colhe ventos semeia tempestades e assim aconteceu. Todo o processo de reestruturação na saúde foi feito quase sempre ao arrepio da vontade das populações e dos autarcas", disse à Lusa o autarca de Lamego, Francisco Lopes (PSD).

    Para o presidente da Câmara Municipal de Lamego, que se opôs ao encerramento do bloco de partos do hospital da cidade, Correia de Campos "tomou medidas muito penalizadoras para as populações sobretudo do interior".

    O autarca de Lamego espera que a sucessora de Correia de Campos na pasta da Saúde, Ana Jorge, "dê cumprimento integral às promessas do seu antecessor" nomeadamente a construção do novo hospital de proximidade de Lamego, com conclusão prevista para 2010.

    Pelo movimento "Por Lamego", de contestação ao encerramento do bloco de partos, Sónia Fonseca considerou que a substituição do ministro da Saúde é "uma boa notícia".

    "O senhor primeiro-ministro agiu de maneira sensata e humana", sustentou, em declarações à Lusa, acrescentando que "Lamego só espera que a nova ministra seja isso mesmo, humana, e não pense só em números".

    O primeiro-ministro solicitou hoje ao Presidente da República a exoneração dos ministros da Saúde, Correia de Campos, da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomás.

    Para os substituir, disse à Lusa fonte oficial, José Sócrates indicou Ana Jorge para a Saúde, José António Pinto Ribeiro para a Cultura e Carlos Baptista Lobo para a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais.

    Ana Jorge dirigia actualmente o serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, e foi presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, quando a socialista Maria de Belém Roseira era ministra da Saúde, no governo de António Guterres.

    FONTE: LUSA

    Publicada por Moderador à(s) 1/29/2008 11:49:00 da tarde»

    (ENVIADO POR: AMÂNDIO SIMPLESMENTE)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESTE BLOG ERA POR TODOS CONSIDERADO UM "BOM" BLOG ATÉ AO MOMENTO EM QUE MANIFESTOU O SEU DESAGRADO PELAS OBRAS NA 5 DE OUTUBRO E NA AVENIDA.

      Eliminar
  13. TRAZIDO DO "ECONÓMICO" (18/9)

    LEGISLATIVAS/2015: EXPRESSO APRESENTA OS RESULTADOS DA EUROSONDAGEM

    «Nova sondagem: PS ganha em votos, coligação em deputados

    Ontem 12:16 Marta Moitinho Oliveira

    Sondagem aponta para empate entre PS e coligação, mas põe em cima da mesa cenário complicado. Ganha quem tem mais votos ou quem elege mais deputados?

    Se as eleições fossem hoje, o PS conseguia mais votos (35,5%) e a coligação ficava em segundo lugar, com 34% dos votos, revela a sondagem feita pela Eurosondagem para o Expresso e SIC, divulgada hoje.

    No entanto, a distribuição de mandatos daria à coligação de Passos e Portas mais deputados no Parlamento. A coligação Portugal à Frente consegue eleger entre 99 a 102 deputados, enquanto o PS garante entre 95 e 101 assentos.

    Ou seja, haverá mais eleitores a pôr a cruz em António Costa mas, da distribuição de lugares pelos vários círculos eleitorais, resultaram mais deputados para a bancada da coligação. Ainda assim, a coligação não consegue assegurar o número de deputados suficientes para aprovar leis. O Parlamento tem 230 lugares, sendo preciso 116 votos para garantir uma maioria.

    O resultado da sondagem coloca em cima da mesa um cenário complicado, como antecipou ontem o ex-líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, numa entrevista à TSF.

    E como se resolve? Não se sabe. A Constituição estabelece que "O primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais". Uma formulação que dá uma resposta fechada à pergunta - Quem ganha as eleições?

    A CDU surge como a terceira formação política mais votada - 10,3%, um recuo de 0,1 pontos percentuais em relação ao último estudo de opinião -, seguida do Bloco de Esquerda (5,2%, mais 0,6 p.p.) e do PDR (2,2%, menos 0,1 p.p.) e do Livre/Tempo de Avançar (1,8%, mais 0,1 p.p.).

    O número de votos noutros partidos, somados a brancos e a nulos atinge os 11%.

    A sondagem foi realizada entre os dias 11 e 16 de Setembro, tendo inquirido 1.510 pessoas. A margem de erro é de 2,52 pontos percentuais.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  14. [TRAZIDO DO JORNAL "PÚBLICO 824/9)]

    EDUCAÇÂO: RETENÇÕES NO ENSINO BÁSICO

    «Professores contestam novas condições de reprovação dos alunos no básico


    Clara Viana

    24/09/2015 - 14:06


    Federação Nacional de Educação, que é liderada por um militante do PSD, defende que decisões destas não se aprovam em fim de mandato.

    (FOTO)

    (foi impossível trazer o texto em falta)

    ResponderEliminar
  15. [(TRAZIDO DO PUBLICO)-(24/9)/(NOTÍCIA EM ACTUALIZAÇÃO)]

    CASO SÓCRATES:???

    «
    Relação de Lisboa dá acesso total ao processo à defesa de Sócrates

    Em Actualização:
    Mariana Oliveira

    24/09/2015 - 15:39

    (actualizado às 15:37)


    Segredo de justiça interno foi levantado.

    (FOTO)

    O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu nesta quinta-feira dar acesso total ao processo à defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates. A decisão deu razão parcial aos argumentos da defesa, tendo indeferido outros dois aspectos reivindicados pelos advogados de Sócrates. A informação foi avançada ao PÚBLICO pelo presidente da Relação de Lisboa, Vaz das Neves.

    A defesa do ex-primeiro-ministro reage a esta decisão através de uma conferência de imprensa marcada para as 19h30, no Hotel Altis, em Lisboa.

    A decisão da Relação foi tomada por unanimidade pelo relator do acórdão, juiz Rui Rangel, e pelo colega Francisco Caramelo. Os juízes consideraram que, nesta fase, não se justificava a manutenção do segredo de justiça, decretando o fim do segredo interno, o que significa que as parte vão poder consultar todos os elementos recolhidos pela investigação desde o início do inquérito. O processo manter-se-á inacessível para terceiros, nomeadamente jornalistas.

    Até este momento a defesa de Sócrates e a dos outros arguidos têm tido um acesso muito limitado ao processo, que se restringe aos elementos de prova invocados pelo Ministério Público para fundamentar as respectivas medidas de coacção.

    Apesar de ter dado razão à defesa de Sócrates neste aspecto, os juízes recusaram que o Ministério Público tenha excedido o prazo da investigação, o que, na visão da defesa, deveria ter dado origem à libertação imediata do ex-primeiro-ministro, que se encontra desde o início de Setembro em prisão domiciliária. A forma como foi decretada a especial complexidade do processo, que implica um alargamento de vários prazos, nomeadamente do período máximo da prisão preventiva - ou da obrigação de permanência na habitação, que é para este efeito equiparável - era contestada pela defesa, mas os argumentos não convenceram os dois juízes da Relação, que consideraram improcedente o recurso nesta parte.

    Contactado pelo PÚBLICO, um dos advogado de Sócrates, Pedro Delille, afirma que já recebeu o acórdão da Relação, mas adianta que ainda está a analisar a decisão. "Em causa neste recurso estava um despacho do juiz Carlos Alexandre que prorrogava o prazo de inquérito", referiu Delille. "O acórdão diz que deveríamos ter tido acesso ao processo a partir de Abril", acrescenta. O advogado remeteu mais esclarecimentos para a conferência de imprensa que irá decorrer às 19h30.

    José Sócrates foi detido a 21 de Novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, estando indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  16. IN SOL

    LEGISLATIVAS/15:NOVAS SONDAGENS

    «Política

    Coligação à beira da maioria absoluta na sondagem da Católica/RTP





    Ana Paula Azevedo |

    25/09/2015 22:12

    2311 Visitas
      

    A sondagem que a Universidade Católica está a fazer diariamente para a RTP coloca hoje PSD e CDS à beira da maioria absoluta: 42% (mais 1% do que ontem) contra 35% do PS (mais 1%). A coligação mantém assim a diferença de sete pontos que tinha há uma semana, quando a Católica iniciou este estudo diário de intenção de voto.

    Descidas na sondagem Intercampus para Publico/TSF/TVI

    Na sondagem diária feita pela Intercampus e divulgada pelo Público, TSF e TVI, a coligação regista hoje 37% das intenções de voto (baixou 0,9% em relação a ontem) e o PS 32,3% (menos 0,6%). As subidas registam-se à esquerda, com destaque para a CDU (9,2%, mais 2,1% do que ontem) e BE (6,1%, mais 0,1%).

    paula.azevedo@sol.pt»

    NEMO

    ResponderEliminar
  17. TEXTO OFICIAL DO S. MIGUEL: CMT


    Notícias :: Festas de São Miguel 2015 marcam o rítmo no Vale Varosa de 19 a 29 de Setembro




    Festas de São Miguel 2015 marcam o rítmo no Vale Varosa de 19 a 29 de Setembro
    Publicado em quinta, 03 setembro 2015 12:18
    Tradição, música, cultura, desporto, gastronomia, animação, mas também o convívio fraterno em comunidade, é o que as Festas de S. Miguel trarão a Tarouca de 19 a 29 de setembro.



    O Centro Cívico da cidade de Tarouca é o palco principal das festividades, onde atuarão os Norte Som (19 setembro), Bandas Filarmónicas do Concelho e Artmusic (20 de setembro), Topdance e Nortada (21 de setembro), Bailando (22 de setembro), Orquestra Vale Varosa e Júlio Cardoso (23 de setembro), Ministério (24 de setembro), Soma & Segue (25 de setembro), Hifi (26 de setembro), Uskadkasa (27 de setembro), Função Publika (28 de setembro) e Arkadia (29 de setembro).




    A par dos vários espetáculos, o programa das festividades proporciona ao público diversas atividades para todas as faixas etárias. No dia 19, no Complexo Desportivo de Tarouca o desporto marca o ritmo com a realização do Varosa Cup. À noite, na Casa do Paço de Dalvares, a 2ª edição do Varosa Moments promete mais uma noite onde o glamour, a dança e a música ocupam lugar de destaque.


    O Desfile Etnográfico que percorrerá as principais ruas de Tarouca no dia 27, o espetáculo piromusical, no dia 28, e a grandiosa Feira Anual que tem lugar no dia 29 de setembro, dia do padroeiro do Concelho, marcam o ponto alto destas prestigiadas festas, que durante 11 dias trarão vida e cor a Tarouca.


    A gastronomia típica do Varosa estará mais uma vez em destaque no Sabores do Varosa, proporcionando a todos os visitantes, diariamente, a possibilidade de se deliciarem com as iguarias locais.


    As Festas de S. Miguel são para si! Usufrua!

    ResponderEliminar
  18. DO JORNAL SOL

    NOVAS SONDAGENS

    A sondagem diária da Universidade Católica para a RTP alarga em mais três pontos a diferença entre a coligação PSD/CDS e o PS, em relação a ontem. Os resultados deste sábado dão mesmo uma maioria absoluta ao bloco de Governo com 43% das intenções de voto, contra 33% para o PS. Mais abaixo aparecem a CDU com 8%, o BE com 7% e os pequenos partidos com 5%.

    Intercampus mantém distância

    Já a sondagem diária da Intercampus (para TVI, Público e TSF) mantém a coligação (37,5%) com 4,7% de avanço sobre o PS (32,8%), tal como ontem. A seguir surgem a CDU (8,9%), o BE (6,7%) e os outros partidos (4,5%).

    SAIDO NO "SOL" HOJE DIA 26 DE SET.

    ResponderEliminar
  19. JORNAL DO CENTRO: O CASO DO MULTIUSOS



    Abrir Menu Principal





































    PJ investiga autarquia de Lamego



    18 Setembro, 2015







    PJ investiga autarquia de Lamego




    o equipamento foi inaugurado para receber as comemorações do 10 de Junho com a presença do Presidente da República

    Pavilhão Multiusos na mira da judiciária. Tema não é novo e já foi, várias vezes, motivo de discórdia no seio do executivo. Francisco Lopes diz estar tranquilo com investigação. Oposição quer ver o assunto clarificado

    Documentos, ficheiros de computadores, atas, registos de transferências financeiras e muitas outras informações foram levadas esta semana da Câmara Municipal de Lamego pela Policia Judiciária. Os inspetores passaram ainda pelas instalações da Lamego Renova, “empresa pública e privada com participação da autarquia”, pelos gabinetes de contabilidade que prestaram serviços à empresa municipal Lamego Convida, entretanto extinta. Em causa uma alegada denuncia que levantou suspeitas sobre irregularidades no processo de construção do pavilhão Multiusos e a celebração de contratos entre as empresas municipais e a autarquia. O tema não é novo e o Multiusos há muito que tem vindo a ser um ponto de discórdia, até mesmo no seio do executivo. Em maio deste ano, quatro votos dos vereadores do Partido Socialista e da própria coligação PSD/CDS chumbaram o Relatório de Contas de 2014 do município. Contestaram os contratos celebrados entre as empresas Lamego Convida e Lamego Renova, para a construção da infraestrutura desportiva.

    (NA PRÓXIMA 4ª FEIRA ENVIAMOS O ARTIGO COMPLETO-CUMP.)

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (28/9/2015)]

    INFORMAÇÃO ÚTIL: PAGAMENTO DE PORTAGENS SEM MULTA!

    «Amanhã é o último dia para aderir ao perdão das portagens. Mais de 214 mil condutores já o pediram

    João Madeira |

    28/09/2015 19:10

    4072 Visitas

    O regime de regularização de dívidas de portagens - que perdoa juros de mora e reduz as custas processuais para os automobilistas que não pagaram portagens até 30 de abril deste ano – vai terminar amanhã. Até ao momento, mais de 214 mil cidadãos aderiram a este regime, adiantou ao SOL fonte oficial da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais.

    O perdão das portagens entrou em vigor no dia 1 de agosto e, segundo a mesma fonte, “está a funcionar com toda a normalidade”. Até dia 27 de setembro, “mais de 214 mil cidadãos já tinham aderido a este regime. Foram já regularizadas dívidas no valor superior a 6,9 milhões de euros, as quais beneficiaram já dispensa de juros de mora e das reduções de custas e coimas previstas neste regime”.

    Este regime de regularização decorre até 29 de Setembro, pelo que o valor arrecadado pode subir com os aderentes de última hora. O perdão aplica-se automaticamente a todos os pagamentos efetuados por iniciativa do contribuinte, não sendo necessário formalizar qualquer pedido. Os cidadãos podem aderir ao regime através do Portal das Finanças, sem necessidade de se deslocarem aos Serviços de Finanças.

    joao.madeira@sol.pt»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar