Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

(0)POSTE-ZERO: ARQUIVO DE JULHO/2015!

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS DA DEMOCRACIA!(nelson mandela)

ARQUIVO TAROUCAndo


Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois poderemos transforma-los em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:OS PRIMEIROS TEXTOS VÃO SER SOBRE "COISAS" QUE ACONTECERAM POR CÁ, NOS ÚLTIMOS DIAS DE JUNHO/2015!

13 comentários:

  1. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA (28/6/2015)]

    ???

    «PARAPENTES SOBREVOARAM TAROUCA

    Tarouca foi hoje sobrevoada por vários parapentistas, que durante toda a manhã deram um novo colorido aos céus da cidade, despertando muitos olhares curiosos.
    Inserido nas festividades em Honra de S.Pedro, os amantes da modalidade aceitaram o desafio do Município de Tarouca e lançaram-se pelo Vale Varosa, tendo como ponto de partida a Serra de Santa Helena.
    Num Concelho com excelentes condições para a prática de parapente, a iniciativa da autarquia procura incentivar e dar um novo impulso à prática da modalidade, bem como atrair atletas de todos os cantos do mundo.
    Município de Tarouca, facebook»

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO ASAS DA MONTANHA (26/6/2015)]

    POR CÁ:???

    «INAUGURADA LOJA INTERATIVA DE TURISMO DE TAROUCA.
    O Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, e o Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, inauguraram hoje a Loja Interativa de Turismo de Tarouca.
    A nova infraestrutura, que representa a integração do Município na rede de Lojas Interativas do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que conta já com 53 lojas, vem consolidar a estratégia definida pela autarquia de aposta na promoção e desenvolvimento do turismo. Todo o potencial t...urístico de Tarouca, a sua riqueza natural, histórica, patrimonial, cultural e gastronómica é desta forma dado a conhecer não apenas localmente, como também em toda a região do Porto e Norte, permitindo desta forma atrair mais turistas ao concelho.
    Na ocasião, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, elogiou o empenho da autarquia na promoção do turismo.
    Para Valdemar Pereira, presidente da Câmara Municipal de Tarouca, " este é um importante passo dado na consolidação da nossa estratégia de dar um novo impulso aos dois pilares de desenvolvimento fundamentais para o nosso concelho: o turismo e a agricultura. Este novo equipamento permite-nos promover o nosso património natural e arquitetónico únicos, bem como o que de melhor se produz localmente".
    A Loja Interativa de Turismo de Tarouca possui um conjunto de valências tecnológicas que permitem ao turista percorrer virtualmente o Concelho, com informação detalhada dos vários pontos de interesse.
    Com uma forte componente interativa, a loja pretende ser um espaço privilegiado para que munícipes, turistas e visitantes descubram o que de melhor Tarouca tem para oferecer.



    In Município de Tarouca, facebook»

    ResponderEliminar
  3. [IN BLOG ASAS DA MONTANHA (21/6/2015)]

    POR CÁ:???

    «BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TAROUCA - Bênção da Nova Ambulância de Emergência

    21 de junho, início do Verão. Procedeu-se à bênção da Nova Ambulância de Emergia, adquirida a expensas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.

    Mais um meio que os Bombeiros possuem para continuar a prestar serviços de excelência à população que deles precise.»

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO: POR AGORA NÃO VAMOS TENTAR TRAZER MAIS NADA (do asas da montanha), PORQUE NÃO NOS PERMITE CONSULTA-LO COMO ATÉ ONTEM: MUDOU!

    ResponderEliminar
  5. (IN ASAS DA MONTANHA)

    «GABINETE DE APOIO AO AGRICULTOR E EMPRESÁRIO DÁ NOVO IMPULSO AO TECIDO AGRÍCOLA E EMPRESARIAL DO CONCELHO DE TAROUCA



    Procurando impulsionar o setor agrícola e empresarial do Concelho, a Câmara Municipal de Tarouca criou o Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário - GAAE, um serviço de proximidade prestado aos agricultores e empresários que procura informar, apoiar e orientar os mesmos.
    Segundo Valdemar Pereira, presidente da Câmara Municipal de Tarouca, "o papel da autarquia passa por incentivar e promover os setores com potencial de desenvolvimento no Concelho e por isso, com a criação de um serviço que possa apoiar agricultores e empresários a lidar com a burocracia que muitas das vezes surge como um obstáculo ao desenvolvimento destes setores, estaremos certamente a encurtar e a simplificar procedimentos".
    Ao nível do setor agrícola, o Gabinete de Apoio ao Empresário prestará apoio na elaboração de projetos de investimento do PDR2020, formação no âmbito agrícola em parceria com o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e Régiefrutas (Cooperativa de Interesse Público Távora Varosa CIPRL), aconselhamento e informação sobre subsídios agrícolas.
    No setor empresarial, o GAAE servirá como uma ferramenta no apoio à criação de novas empresas, candidaturas a incentivos, cooperação na abertura de mercados de proximidade, nacionais ou internacionais, acesso a parceiros visando o escoamento do produto (cooperativas, organizações de produtores, empresas), formação no âmbito empresarial, em parceria com o GIP, e aconselhamento empresarial.
    O Gabinete da Apoio ao Agricultor e Empresário funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 ás 13h00 e das 14h00 às 17h00, nas instalações da Câmara Municipal de Tarouca.

    Cátia Rocha
    TÉCNICA SUPERIOR»

    ResponderEliminar
  6. (IDEM)

    «Gatos e cães em vez de filhos
    O papa Francisco voltou a surpreender numa das suas mensagens aos fiéis. Francisco, na missa desta segunda-feira, falou sobre o casamento, perante quinze casais, e para além da fidelidade e da perseverança, o líder da Igreja Católica abordou o tema da fecundidade.

    Num claro ataque a alguns hábitos dos «tempos modernos», o papa Francisco faz mesmo referência aos casais que preferem ter animais de estimação em vez de filhos. «Mas é melhor talvez - mais cómodo - ter um cãozinho, dois gatos, e amor vai para o cão e os dois gatos. E verdade isto, ou não? Já viram isto, não é?», perguntou o papa Francisco que alerta para os fiéis que o futuro destes casais é a solidão.
    «E no final este matrimónio chega à velhice em solidão, com a amargura da triste solidão. Não é fecundo, não faz aquilo que Jesus faz com a sua Igreja: fá-la fecunda», disse o santo padre, segundo informa a Radio do Vaticano.
    O papa Francisco que falava para os casais que celebravam 25, 50 e 60 anos de casados chamou ainda a atenção os casais que preferem ir de férias ou comprar casas em vez de terem filhos: «Estes matrimónios que não querem os filhos, que querem permanecer sem fecundidade. Esta cultura do bem-estar de há dez anos atrás convenceu-nos: «É melhor não ter filhos! É melhor! Assim tu podes ir conhecer o mundo, de férias, podes ter uma casa no campo, tu estás tranquilo».
    Fonte: aqui»

    ResponderEliminar
  7. (IDEM 17/6)

    AMBIENTE:???

    «quarta-feira, 17 de junho de 2015

    O Papa Francisco vai publicar esta quinta-feira a sua nova encíclica sobre o ambiente
    Nova encíclica antecipa-se muito bem à cimeira de Paris
    (Lusa)
    A encíclica, ‘Laudato si’, quer ser um apelo à “responsabilidade” ambiental e em favor dos mais pobres.

    O diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) acredita que a nova encíclica do Papa sobre a Ecologia vai dar força a uma nova abordagem política sobre “um problema que afeta a todos”.
    Em entrevista à Agência ECCLESIA, José Miguel Sardica realça que com este texto Francisco se “antecipa muito bem à cimeira de Paris” sobre as alterações climáticas, que está agendada para o mês de dezembro.
    Segundo aquele responsável, “à Santa Sé cabe marcar a agenda, cabe apelar e cabe sobretudo, ter a margem de influência que o Papa tem de marcar o debate”, quer público quer político, à volta de qualquer questão que seja estrutural para a sociedade e o bem-comum.
    Neste prisma, José Miguel Sardica considera que a encíclica poderá “obrigar os decisores políticos a, pelo menos quando se sentam à mesa para decidir sobre as quotas que cada país tem em termos ambientais, terem um alerta de uma autoridade internacional importante sobre uma questão que não tem cor política, regime ou idade”.
    Para o comentador da Agência ECCLESIA, “o Papa tem toda a razão” em debruçar-se sobre esta temática, já que hoje veem-se “tantas cimeiras, sobre aquecimento em geral, sobre quotas, sobre industrialização, sobre os países A, B ou C, cimeiras sobre tudo e mais alguma coisa, o G6, o G7, o G qualquer coisa, mas não se vê inverter as coisas”.
    “Ou seja, pensar o desenvolvimento político e económico pensando que a montante temos recursos finitos, temos recursos naturais que apesar de todas as economias verdes não são maximizáveis ao ponto para chegarem a todos”, concretiza aquele responsável.
    Até dezembro, em Paris, vão decorrer uma série de eventos destinados a definir um novo acordo climático global pós-2020, centrado na redução de emissões para limitar o aumento médio de temperatura em 2º.
    José Miguel Sardica salienta que quando se fala em Ecologia, “desde os oceanos aos rios, ao ar, às águas, tudo isso são questões que estão para lá da política”, está em causa o “futuro” da humanidade.
    Questões que, a não serem convenientemente resolvidas, “serão provavelmente a causa de muita tensão e se calhar de algumas guerras durante este século XXI em geral”, complementa.
    Outro dado destacado pelo docente é que, com este documento, o Papa retoma “uma doutrina social da Igreja que sempre olhou para o cosmos, para o mundo natural no sentido muito respeitoso e no sentido de fazer com que o Homem se realize, respeitando os outros seres”.
    Como aliás fez o seu “ilustre antecessor medieval, São Francisco de Assis”, quando em 1225 compôs o celebre Cântico das Criaturas, ao irmão Sol, à irmã Lua”.
    Uma obra que já “num tempo em que não havia indústria”, realça José Miguel Sardica, exortava a sociedade a “não se servir do mundo à sua volta mas a inserir-se harmoniosamente nos seus recursos”.
    A nova encíclica do Papa Francisco, intitulada “Laudato si, sobre o cuidado da casa comum”, é o 298.º documento do género na história da Igreja Católica e vai ser apresentada esta quinta-feira no Vaticano.
    A encíclica, grau máximo das cartas pontifícias, tem um âmbito universal, onde o Papa empenha a sua autoridade como sucessor de Pedro e primeiro responsável pela Igreja Católica.
    In agência ecclesia»

    ResponderEliminar
  8. IN AVENTAR

    «A Silly Season está quase a acabar

    07/07/2010 por A. Pedro Correia 2 Comentários






    0



    0








    A Silly Season, conceito anglo-saxónico que se refere ao período de férias dos políticos, tribunais, jornalistas, etc., está a começar nesses países. Caracteriza-se pela falta de notícias importantes e sérias, sendo os media tomados de assalto pela “falta de assunto” e por uma maior incidência de temas frívolos e mais ou menos estúpidos.

    Em Portugal, verifica-se o contrário. Indo os políticos de férias, fechados os tribunais, laureando a pevide os opinion-makers, as notícias perdem uma certa mesquinhez que lhes está na matriz do ADN e passam a ser menos estúpidas, quiçá mais profundas e inteligentes. É aproveitar e devorar, porque só dura o momento de umas férias. A Silly Season, felizmente para nós, está quase a acabar.»

    ENVIADO POR: A.M.

    ResponderEliminar
  9. (TRAZIDO DA WIKIPÉDIA (26/7/2015)]

    «Dia dos avós


    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


    Ir para: navegação, pesquisa



    No Brasil e em Portugal comemora-se em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

    A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

    Em 1879, o Papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

    História[editar código-fonte]

    Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

    Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser mãe de seu filho Jesus Cristo.

    São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós»

    ResponderEliminar
  10. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA (25/7/2015)]

    «sábado, 25 de julho de 2015

    C O N V I T E

    IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


    Quando se trata da Visita da Imagem da MÃE, logicamente que TODOS estão convidados. ...

    Assim de uma forma singela, a Paróquia convida todas as pessoas, famílias, associações, grupos, existentes na área desta Paróquia a marcar presença na receção, procissão de velas, Eucaristia, noite e manhã de oração»

    ENVIADO POR: UCdB

    ResponderEliminar
  11. IN ECONÓMICO

    CURIOSIDADE:???

    «Portugal cria 10.000 novos milionários por ano

    15 Out 2014 Rui Barroso e Marta Marques Silva

    Quase 30% dos milionários portugueses surgiram nos últimos dois anos. 60% de toda a riqueza está concentrada nos 10% mais ricos.



    Só nos últimos dois anos Portugal criou 28% dos seus milionários - indivíduos com mais de um milhão de dólares de riqueza líquida, ou seja, activos financeiros mais activos imobiliários menos dívida. Os números foram avançados ontem pelo Credit Suisse ao Diário Económico, na sequência do mais recente estudo onde o banco suíço analisa a distribuição da riqueza mundial. A criação de valor continua no entanto concentrada numa pequena parcela da população: Os 10% mais ricos são detentores de 58,3% da riqueza do país.

    Existem actualmente 75.903 milionários em Portugal, mais 10.777 do que no ano anterior. E já em 2013, haviam surgido 10.395 novos milionários no país. A fortuna de mais de 90% dos milionários portugueses não vai no entanto além dos cinco milhões de dólares. Em seis casos o seu património está avaliado entre 500 milhões e mil milhões de dólares e apenas três portugueses têm mais de mil milhões de dólares de património líquido.

    Indivíduos que integram o lote dos 10% mais ricos, um grupo que detém quase 60% de toda a riqueza nacional. O flagelo da desigualdade da distribuição da riqueza está no entanto longe de se cingir a Portugal. Este valor coloca o país ao lado de nações como a Grécia, Espanha, França, Itália, ou Reino Unido, mas também países nórdicos como a Holanda ou a Finlândia, além do Canadá, Austrália ou Emirados Árabes Unidos, no que o Credit Suisse classifica de "desigualdade média". Ou seja, países onde os 10% mais ricos detém entre 50% a 60% da riqueza nacional. Nos extremos, com mais de 70% da riqueza, encontram-se os EUA e a Suíça, além de vários mercados emergentes da Ásia à América Latina. Em contrapartida, apenas a Bélgica e o Japão figuram entre os países com baixa desigualdade.

    Mas se Portugal parece andar lado a lado com a maioria dos países europeus no que diz respeito à desigualdade da distribuição da riqueza, o mesmo não acontece no que toca ao nível dessa mesma riqueza, medida pela soma de activos financeiros e imobiliários. O património médio por adulto situa-se em Portugal entre os 25.000 e os 100.000 dólares (20.000 a 80.000 euros aproximadamente), semelhante ao nível de riqueza média encontrado na maioria dos países da Europa de Leste, mas também Líbano, Malásia ou México. Ou seja, longe dos níveis registados na restantes Europa - com excepção do Leste - incluindo países como a Grécia ou o Chipre.

    A nível mundial a riqueza das famílias aumentou 8,3% face ao ano anterior, para um total de 263 biliões de dólares. Uma subida que ficou a dever-se principalmente à valorização de activos financeiros nos EUA e Europa, justifica o Credit Suisse. Valores que colocam a riqueza mundial 20% acima do pico registado antes da crise de 2008. O banco estima ainda que, até 2019, o número de milionários em todo o mundo aumente 53%.


    12.8Kshares»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  12. (TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO: 28/7 )

    «Polícias envolvidos em agressões a estudante alemão são demitidos


    Andreia Sanches

    28/07/2015 - 16:19

    (actualizado às 19:37)


    Caso remonta a 2008. Agentes chegaram a estar presos. Só este ano, dez elementos de diferentes forças de segurança foram alvo de penas de demissão.


    Um dos dois agentes da PSP condenados, em 2011, a quatro anos de prisão por agressões a um estudante alemão deixa de exercer funções na polícia. O aviso que dá conta do despacho da ministra da Administração Interna que demite Osvaldo Magalhães, de 33 anos, foi publicado em Diário da República nesta terça-feira. Uma fonte policial adiantou à Lusa que o segundo agente envolvido no caso será igualmente demitido

    O caso, que envolve aquela que foi considerada na altura uma das penas mais pesadas aplicadas por um tribunal numa situação de violência policial, remonta a 2008. Adrian Grunert, um alemão então com 23 anos que se encontrava a estudar Linguística em Portugal, ao abrigo do programa Erasmus, ia num dia de Julho daquele ano com a namorada ao Museu de Arte Antiga, em Lisboa. O casal apanhou um eléctrico. Ela entrou, ele pendurou-se na traseira do veículo e seguiu viagem sem pagar bilhete. No Largo Conde Barão, quando o eléctrico estava parado, foi agarrado por dois agentes — Rui Neto e Osvaldo Magalhães. Foi levado sozinho para a esquadra das Mercês.

    O tribunal deu como provado que os dois agentes lhe desferiram vários murros que o atingiram na cara, têmporas e orelhas.

    Deu como provado ainda que, quando o estudante tentou fugir, foi empurrado, pisado e pontapeado. Que foi obrigado a despir-se totalmente, a colocar-se de cócoras e a baixar-se e elevar-se. Tinha consigo 0,2 gramas de haxixe. Mas os agentes não elaboraram nenhum auto de ocorrência.

    Quando conseguiu sair da esquadra das Mercês, Adrian Grunert foi à esquadra da Lapa apresentar queixa. E, de seguida, ao hospital, que registou traumas no corpo, hematoma retroauricular, escoriações no cotovelo, no hipocôndrio, nas costas.

    Em Julho de 2011, o tribunal condenou os dois agentes por crimes de ofensa à integridade física qualificada, coacção grave e abuso de poder. Considerou como atenuante apenas a jovem idade dos polícias (30 e 31 anos à data dos factos), que não ganhavam mais do que mil euros, e o facto de não terem cadastro. Mas lembrou que um Estado de Direito afere-se pela forma como trata os delinquentes e, também, pelo modo como pune os seus agentes quando estes se comportam como aqueles dois polícias.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Outubro de 2012, o Tribunal da Relação de Lisboa manteve a pena da 1.ª instância. E, em Março de 2013, a Relação mandou que a pena fosse executada imediatamente: quatro anos e três meses de prisão para Rui Neto e quatro anos para Osvaldo Magalhães. Ao mesmo tempo corriam na PSP processos disciplinares.

      Em Abril de 2012, como os agentes "não se apresentaram no estabelecimento prisional, a polícia foi buscá-los a casa, onde se encontravam de baixa psicológica”, confirmou na altura o dirigente sindical Paulo Rodrigues, da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia.

      A decisão agora tornada pública de demitir Osvaldo Magalhães foi tomada em Maio (data do despacho da ministra da Administração Interna). Mas a publicação em Diário da República só acontece depois de o próprio ser notificado — e é desta terça-feira o aviso publicado pela Direcção Nacional da PSP.

      Os dois arguidos já se encontram em liberdade condicional, segundo os despachos do Tribunal de Execução de Penas de Évora, emitidos em Fevereiro e Junho deste ano e aos quais a agência Lusa teve acesso.

      Uma pesquisa nas edições deste ano do Diário da República mostra que de Janeiro até agora dez elementos de forças de segurança foram alvo da “pena de demissão”, dos quais seis agentes da PSP, incluindo um chefe, e quatro guardas ao serviço da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.


      No ano passado, só na PSP, foram 12 as demissões decretadas. Dados da Direcção Nacional desta polícia mostram que em 2013 tinham sido 17, tantas quantas em 2012. E que em 2011 tinham sido contabilizadas 11.

      Outros processos
      De acordo com o estatuto disciplinar da PSP, as penas aplicáveis aos funcionários e agentes com funções policiais que cometerem infracções disciplinares são, por ordem crescente de gravidade: repreensão verbal; repreensão escrita; multa; suspensão; aposentação compulsiva e, por fim, demissão.

      A suspensão pode também ser decretada a título provisório — aconteceu no início deste mês, por exemplo, com o subcomissário da PSP filmado a agredir um adepto do Benfica, em Maio, em Guimarães. Foi suspenso preventivamente, por 90 dias, enquanto decorre um processo disciplinar, que determinará se há ou não lugar a sanção mais grave.»

      (ENVIADO POR ANÓNIMO)

      Eliminar