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quinta-feira, 21 de maio de 2015

(25)POST INFORMATIVO: EXAMES DO 4º E 6º ANOS!(2015)



[IN PÚBLICO (20/5)]-(EXAMES NACIONAIS: REACÇÕES AO EXAME DE MATEMÁTICA DO 4º ANO!)

[CAROS BLOGUISTAS: DEPOIS DE SE TEREM REALIZADOS OS EXAMES DE PORTUGUÊS, ONTEM (20/5) FOI A VEZ DA REALIZAÇÃO DO EXAME DE MATEMÁTICA DO 4º ANO. E SE HOUVE UNANIMIDADE QUANTO ÀS PROVAS DE PORTUGUÊS (do 4º e do 6º anos), JÁ DE MATEMÁTICA (VOLTARAM A SURGIR DIVERGÊNCIAS ENTRE AS ASSOCIAÇÕES DA ESPECIALIDADE. E COMO TERÁ SIDO A PROVA DE MATEMÁTICA DO 6º ANO, QUE HOJE SE REALIZOU?!ProfAnónima]


«Exame do 4.º ano realizou-se nesta quarta-feira. APM e SPM voltam a não estar de acordo
No exame havia muitas questões que exigem vários cálculos ou vários raciocínios complexos 
A presidente da Associação de Professores de Matemática (APM), Lurdes Figueiral, considera que "a prova não é tão fácil quanto poderá ter parecido aos alunos".

"É ainda uma primeira impressão, não fizemos uma análise aprofundada e não conhecemos os critérios de correcção, que ainda não foram publicados, mas existe um número significativo de questões que exigem vários cálculos ou vários raciocínios complexos", realçou.

Esta mesma dificuldade foi assinalada por uma das professoras do 4.º ano da escola que Nuno Crato visitou nesta quarta-feira. Segundo Julieta Costa, existiam duas destas "situações problemáticas" no caderno dois de exercícios da prova.

Frisando, mais uma vez, que a APM não concorda com a realização de exames, Lurdes Figueiral lamentou o "excessivo peso do cálculo", presente no programa, nas metas curriculares e também nas provas. Teme, para além disso, que nalguns casos "a forma como as perguntas estão formuladas tenha dificultado a interpretação por parte das crianças e, consequentemente, a resolução dos problemas".

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considera, pelo seu lado, que tanto o tipo de exercícios, como o grau de dificuldade da prova são “muito semelhantes” aos da prova realizada no ano passado, não prevendo por isso oscilações significativa nos resultados. Em 2014 a média na prova final de Matemática foi de 56,1%.

Segundo Fernando Costa, da SPM, só numa questão houve “uma diferença maior” em relação à prova de 2014. Trata-se de uma pergunta que visava aferir o conhecimento dos alunos sobre o algoritmo da divisão e onde se pedia que dividissem um número de quatro algarismos. “A prova está bem construída e permite que os melhores alunos se distingam por ter algumas perguntas com um grau de complexidade mais elevada, mas o grosso das questões e dos cálculos pedidos são muito semelhantes aos do ano passado”, insistiu.
A prova foi realizada por 95998 alunos. Tinham-se inscrito 96442, mais cerca de 600 por comparação aos inscritos na prova final de Português, realizada na segunda-feira.»

NB1:QUANDO OBTIVERMOS M TEXTO COM REACÇÕES À PROVA DE MATEMÁTICA DO 6º ANO, SERÁ COLOCADOS NOS DIVERSOS E AQUI!

NB2:SUGERIMOS A LEITURA DE 2 ARTIGOS RELACIONADOS: SOBRE CORTES NAS EDUCAÇÃO E SOBRE A ELABORAÇÃO DOS HORÁRIOS DOS PROFESSORES!(ver nos comentários)

6 comentários:

  1. EM DESTAQUE/RETIRADO DO TEXTO DO POST

    1-«Exame do 4.º ano realizou-se nesta quarta-feira. APM e SPM voltam a não estar de acordo»

    2-«Frisando, mais uma vez, que a APM não concorda com a realização de exames, Lurdes Figueiral lamentou o "excessivo peso do cálculo", presente no programa, nas metas curriculares e também nas provas.»

    3-«A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considera, pelo seu lado, que tanto o tipo de exercícios, como o grau de dificuldade da prova são “muito semelhantes” aos da prova realizada no ano passado, não prevendo por isso oscilações significativa nos resultados. Em 2014 a média na prova final de Matemática foi de 56,1%.»

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  2. EM DESTAQUE (cont.)

    4-«A prova foi realizada por 95998 alunos. Tinham-se inscrito 96442, mais cerca de 600 por comparação aos inscritos na prova final de Português, realizada na segunda-feira.»

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  3. SUGESTÃO DE OUTRAS LEITURAS:

    1- O ministro do MEC prometeu que não irão haver mais cortes na educação!( ver no público)

    2- O IAVE, propõe a redução do tempo de aulas (agora são de 90 minutos)- Ver no CM;

    2.1-Esta sugestão é partilhada pela CNE.

    ProfAnónima

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  4. AQUI FICA O ESPAÇO PRA COLOCARMOS UM TEXTO COM AS REACÇÕES À PROVA DE MATEMÁTICA DO 6º ANO/2015:

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  5. Na nova rubrica "Poste-Zero", já pode encontrar algumas reacções à Prova do 6º ano de Matemática. Se bem entemos (pela 1ª vez) a APM e SPM, estão de acordo quanto à prova. Mas o melhor é aguardar...

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  6. [REACÇÕES À PROVA DO 6º ANO DE MATEMÁTICA]

    ANO/2015:SEGUNDO O CORREIO DA MANHÃ DE HOJE.....

    Os alunos do 6º ano, sairam do exame de matemática visivelmente satisfeitos, pois consideraram-nos a prova "fácil e pequena".

    A APM (que discordas destes exames), achou que «a prova foi adequada ao nível dos conteúdos, mas usou um "português muito elaborado" pra alunos tão jovens».

    Quanto à SPM ainda não se pronunciou.

    A. Monteiro

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