Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

(6) PÁSCOA: O SIGNIFICADOS DE OUTROS SIMBOLOS!

[IN SITE DE JOAQUIM NABUCO]

PÁSCOA: O SIGNIFICADOS DE OUTROS SIMBOLOS!

Resultado de imagem para imagens de simbolos da pascoa

«OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

O Peixe – Os cristãos são reconhecidos pelo símbolo do peixe há muitos anos. A relação com a Páscoa está no fato de as aparições de Jesus, após a ressurreição, estarem sempre ligadas à presença de peixe.

Os Ramos - a Semana Santa já tem o seu inicio no domingo anterior, quando é relembrada a entrada de Jesus em Jerusalém. O povo o recebia agitando ramos de palmeira. Até hoje esse ritual é respeitado.

O Cordeiro - significa Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.

A Cruz - que mistifica todo o significado da Páscoa, a ressurreição e também o sofrimento de Cristo. No Concílio de Nicéia (325 d.c), Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo, não somente um símbolo de Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.

O Pão e o Vinho - simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecidos aos seus discípulos na última ceia, para celebrar a vida eterna.

O Círio Pascal - a grande vela que se acende na aleluia. Quer dizer: “Cristo, a luz dos povos”. As letras gregas, alfa e Omega nela gravadas querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

O Coelho da Páscoa - por ser animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a fertilidade e a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

O Ovo de Páscoa - simboliza o nascimento, o começo de uma vida nova. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos que eram dados às crianças com outros presentes. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo e da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

Na França, no século XIII, estudantes da Universidade de Paris, saiam em procissão, para recolher presentes pascais, principalmente ovos, para depois distribuí-los aos amigos, colegas, parentes e vizinhos. O rei da França distribuía cestas de ovos dourados nessa ocasião. Nos séculos XVII e XVIII, os ovos de Páscoa serviam de motivos artísticos, alguns eram verdadeiras obras de arte. O costume é comum a todos os paises católicos. Vale salientar que os ovos não eram comestíveis, pelo menos como se conhece agora.

No Brasil, a moda começou depois de 1920, especialmente nas grandes cidades do Sul, onde os ovos de Páscoa vinham de Paris, trazidos como lembranças para os amigos. Popularizou-se lentamente e nas confeitarias surgiram os ovos de chocolate e massa doce. Hoje as fábricas de chocolates se mobilizam com meses de antecedência para conseguir atender a demanda.

Há ovos de toda procedência, desde os de pequenas fabricações caseiras até os de grandes fábricas nacionais e multinacionais. A variedade de ovos de páscoa também é muito grande, no que diz respeito aos sabores e tamanhos. O domingo de Páscoa é o dia de se oferecer os ovos.»

NB:POSERÁ VER O TEXTO COMPLETO NO POSTE-ZERO(post4)

3 comentários:

  1. INFORMAÇÃO ADICIONAL: OUTROS SIMBOLOS

    -RAMO: Ver post 44 de março;

    -FOLAR: post 5 de abril


    ResponderEliminar
  2. OUTRA INFORMAÇÃO: COISAS DA PÁSCOA

    Estes textos sobre a Páscoa, poderão ser lidos na integra no Poste-Zero deste mês.

    ResponderEliminar
  3. E COMO SURGIRAM AS AMÊNDOAS???

    ResponderEliminar