Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2015

(28) POLITICA NACIONAL: COISAS DAS PRESIDENCIAIS!(presente e passado)



«Curiosidades As eleições presidenciais em números

As eleições presidenciais agendadas para o início do próximo ano poderão bater o recorde de número de candidatos.

Ainda faltam largos meses para as próximas eleições presidenciais, mas já se fala em vários candidatos, uns mais conhecidos, outros menos conhecidos.

O que ainda não está claro é quem vai apoiar quem, mas os bastidores já se enchem de reuniões entre partidos e candidatos.

Para já, e se se mantiver o atual número de candidatos, estas eleições vão ficar para a História como aquelas com mais pretendentes à cadeira de Belém, explica o Diário de Notícias.

Quantos candidatos assumidos estão na corrida à Presidência da República?

Neste momento são sete. António Sampaio da Nóvoa (candidatura será apresentada oficialmente a 29 a abril), Paulo Morais (ex-vice-presidente da Câmara do Porto pelo PSD), Castanheira Barros (candidatou-se à liderança do PSD em 2010), Paulo Freitas do Amaral (militante do CDS e ex-presidente da Junta de Cruz Quebrada), Orlando Cruz (ex-militante do CDS), Cândido Ferreira (médico e antigo presidente da distrital do PS de Leiria) e, por fim, Henrique Neto (ex-deputado do PS).

Quantas foram os candidatos que se submeterem a votos desde o 25 de abril?

Desde 1976 foram 28 os homens cujos nomes surgiram nos boletins de voto. Este número exclui os nomes daqueles que, apesar de apresentarem uma candidatura, acabaram por desistir.

Quantos candidatos já concorreram à Presidência numa só eleição (depois do 25 de abril)?

Até ao momento, o número máximo de candidatos por eleição presidencial foi seis. Aconteceu em 2011, 2006 e 1980.

Em 2011 os candidatos foram Cavaco Silva, Manuel Alegre, Fernando Nobre, Francisco Lopes, José Manuel Coelho e Defensor Moura.

Em 2006 candidataram-se Cavaco Silva, Manuel Alegre, Mário Soares, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã e Garcia Pereira.

Em 1980 concorreram Ramalho Eanes, António Soares Carneiro, Otelo Saraiva de Carvalho, Carlos Galvão Melo, António Pires Veloso e António Aires Rodrigues.

Quem atingiu a maior percentagem de votos?

Neste aspeto o recorde pertence a Mário Soares que, em 1991, recolheu 70,35% dos votos – era apoiado pelo PS e PSD.

Em que ano a abstenção foi mais significativa?

As últimas eleições, realizadas em 2011, registaram uma abstenção de 53,48%. Também em 2001 a abstenção superou os 50%.

Em que ano foi a abstenção menor?

Em 1980 quando a abstenção foi de 15,61%.»

INFORMAÇÃO ADICIONAL. NO POST 27 PODERÁ VER OS RESULTADOS DA ÚLTIMA SONDAGEM RELATIVA AS LEGISLATIVAS/2015, DA AXIMAGE/CM!

2 comentários:

  1. EM DESTAQUE:RETIRADO DO POST

    «Quantos candidatos assumidos estão na corrida à Presidência da República?

    Neste momento são sete. António Sampaio da Nóvoa (candidatura será apresentada oficialmente a 29 a abril), Paulo Morais (ex-vice-presidente da Câmara do Porto pelo PSD), Castanheira Barros (candidatou-se à liderança do PSD em 2010), Paulo Freitas do Amaral (militante do CDS e ex-presidente da Junta de Cruz Quebrada), Orlando Cruz (ex-militante do CDS), Cândido Ferreira (médico e antigo presidente da distrital do PS de Leiria) e, por fim, Henrique Neto (ex-deputado do PS).»

    ResponderEliminar
  2. UMA PERGUNTA:

    Como é possível que o Notícias ao Minuto, já considere o Sampaio da Nóvoa (que ainda não apresentou formalmente a sua candidatura) ou Orlando Cruz (que até agora ninguém conhece e parece que assim vai continuar) e tenha "esquecido" os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio?!

    A. Monteiro

    ResponderEliminar