Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

(6)POLITICA LOCAL: MINUTA DA REUNIÃO DA AM!(27/2/2015)


BREVE APONTAMENTO (por pelouros) DOS ASSUNTOS (promessa, sugestões,etc) TRATADOS NA ÚLTIMA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL


1-SAÚDE: Ao nível da saúde, foram prometidas (boas) alterações.

 A saber:

-Tarouca vai passar a ter um "núcleo" do INEM;

-Foram prometidas alterações na marcação de consultas! :)

-A carrinha da saúde vai continuar(voltar a andar pelas freguesias e foram prometidas algumas melhorias (outra organização?! outros horários?! outros serviços?!...)

-No sentido de melhorar o acesso à saúde dos Tarouquenses, foi ainda dito que vão tentar fazer "outras alterações" tanto nos Cuidados Continuados como nos Hospital Douro Sul.

1.1-Pela GRANDE importância destes assuntos (prós cidadãos), desde já prometemos a divulgação de um post informativo com toda a informação disponível)

2-NOVOS INVESTIMENTOS/DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Vão existir novas regras na atribuição/fiscalização dos fundos comunitários (2014/2020) atribuidos aos países membros da UE.

2.1-Quando soubermos onde podem os Tarouquenses ir saber mais informações (e/ou solicitar apoio técnicos pra elaborar projectos?), prometemos divulgar um post com toda essa informação.

3-OBRAS PÚBLICAS/INTERVENÇÕES PRIORITÁRIAS:

3.1-O Sr Presidente da Câmara esclareceu que a intervenção nos tanques das piscinas, eram absolutamente necessárias por questões de segurança e de poupança (água e energia).
Relativamente à intervenção nas paredes, etc, foi uma imposição dos Delegado de Saúde.

3.2-As obras de adaptação ao equipamento de apoio às pessoas portadora de deficiência(s), estão temporariamente paradas, até que surja um parecer (encomendado?) aos serviços da Segurança Social de Viseu.

3.3-A questão das coberturas dos edificios públicos, também foi aflorada: (...).

4-ACÇÃO SOCIAL:

4.1-A Câmara já começou a distribuir a fruta aos alunos da escola;

4.2-O Sr Presidente da Câmara informou que o Albergue de Valdevez está sempre cheio de famílias que perderam as suas casas. "Este está sempre cheio; precisavamos de outro", disse.

4.3-O Sr Presidente da Assembleia esclareceu que o novo regulamento dos Apoios Sociais da Câmara, já está pronto e vai ficar em discussão pública durante 30 dias. [até lá funciona o regulamento publicado no dr, em 2002. quando houve mais informação sobre esta discussão pública, voltaremos a este assunto]

4.4-Uma cidadã sugeriu que fosse incluido o serviço de fisioterapia na carrinha da saúde e fosse estabelecido um protocolo com uma câmara vizinha pra continuarem a assegurar a natação aos utentes do Programa Rejuvenecer Tarouca;

4.5-Foi apresentado o relatório da ICPJ, tendo-se confirmado um aumento brutal no número de crianças em risco.

5-DESPORTO/CULTURA/EDUCAÇÃO:

5-1-O Sr Presidente da Câmara pediu mais apoios (afectivos), pró SCT, que neste momento já mobiliza quase 150 crinças e jovens, dos 4 aos 17/18 anos.

5.2-O Líder da Bancada Municipal do PS, voltou a referir a importância de se realizar, anualmente, os Jogos Florais com o objectivo de motivar/chamar jovens e menos jovens prás coisas das artes.

5.3-O Líder do PS, questionou o responsável pelo Pelouro da Educação, se Tarouca tinha ou não aderido ao Projecto da "Municipalização da Educação", e se isso trouxe algumas contrapartidas. Voltou a reafirmar a posição do seu Grupo Municipal (totalmente contra). A estas perguntas, tanto o Sr Vereador como o Líder da Bancada do PSD, responderam que não.

6-OUTROS:Uma reunião que começou pelas 14:30 e só terminou por volta das 20 horas, naturalmente que muitos outros assuntos foram tratados, mas aqui colocámos apenas os aspectos que poderão ter mais interesse pró Povo/Cidadãos. Recordamos que isto é apenas uma espécie de minuta (o relatório vem depois).

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:QUEM QUISER FAZER "OUTRAS ACHEGAS", FAÇA FAVOR DE AS DEIXAR NOS "DIVERSOS" (post 1) OU NOS COMENTÁRIOS DESTE POST!:)

11 comentários:

  1. INFORMAÇÃO: AGORA DEIXAMOS UMA ESPÉCIE DE MINUTA, DEPOIS SAIRÁ UM RESUMO. TODOS OS LEITORES PODEM CONTRIBUIR COM RESUMOS. DEVERÃO SER ENVIADOS PRA ESTE POST OU PRÓS DIVERSOS DE MARÇO!(post 1)

    ResponderEliminar
  2. ainda mais apoios para o SCT???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O apoio é presença no estádio municipal para ver os jogos. Não é dinheiro.

      Eliminar
  3. essa história dos jogos florais está muito mal explicada,,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse só esta história.... E a história das aldeias de cor, alguém a percebeu???

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Também achamos que os "Jogos Florais" devem ser melhor explicados, até pq no final da reunião da AM de Dezembro/2014, ficámos com a ideia que eles estariam prestes a florir, quando na verdade nem a semente foi lançada à terra!

      ProfAnónima

      NB:QUANTO ÀS ALDEIAS DE COR, DEMOS UMA "AXEGA" LÁ ABAIXO.

      Eliminar
  4. INFORMAÇÃO: LOGOTIPO DO VV

    A imagem que decora este post, foi retirado da conta da AM, e é o novo logótipo cá da terra: observe-o e divulgue-o!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. Como ficou o caso das aldeias de cor???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre as "aldeias de cor" (vulgo mega-empreendimento de vázea), ainda não há uma resposta definitiva dos empresários.

      Se bem entendemos a situação, o que alguns deputados querem saber é quem vai indemnizar a Junta/Câmara pelos gastos já feitos, no caso do empreendimento não vir pra cá.

      Eliminar

      Eliminar
  6. POR TAROUCA ACONTECEU:

    Acabou de sair a "agenda de Eventos", relativas a Março-Abril/2015!

    ResponderEliminar