Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

(25)ÚLTIMA HORA/CASO MARQUÊS: REJEITADO O 5º HB PRA LIBERTAR JOSÉ SÓCRATES!

[TRAZIDO DO JORNAL SOL (17/3/2015)]

O CASO MARQUÊS: REJEITADO O 5ª HABEAS CORPUS!(sócrates vai continuar detido)

«Sócrates continua preso  

  
Sócrates continua preso
O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu rejeitar o recurso de José Sócrates que contestava a prisão preventiva.
Os desembargadores consideram que quando a prisão foi decretada, em Novembro, “não estava ainda suficientemente demonstrado em concreto ou com carácter eminente o  perigo de fuga”, conforme alegou o juiz de instrução. No entanto, a prisão preventiva foi então bem decidida por Carlos Alexandre pois havia “forte indícios” da prática dos crimes que estão a ser investigados no processo – corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal --, além de “se encontrarem verificados e inteiramente justificados os perigos de perturbação de recolha e da aquisição da prova”, salienta a Relação.
A decisão foi anunciada à comunicação social às 16h, por Luís Vaz das Neves, presidente da Relação de Lisboa. O acórdão é assinado pelos juízes Agostinho Torres (relator) e João Carrola, tendo sido decidido por unanimidade.

O ex-primeiro-ministro vai, assim, continuar preso preventivamente. Esta decisão não é passível de recurso para o Supremo Tribunal de Justiça, pode apenas ser contestada eventualmente junto do Tribunal Constitucional, se a defesa alegar inconstitucionalidades.
A defesa contestava os “perigos” alegados para a prisão preventiva, lembrando que José Sócrates viajou de Paris para Lisboa já sabendo que havia a forte probabilidade de ser detido. Além disso, sustentava que o Ministério Público já reuniu as provas fundamentais – argumentados agora rejeitados pela Relação.
sonia.graca@sol.pt»

6 comentários:

  1. Respostas
    1. 1-«A decisão foi anunciada à comunicação social às 16h, por Luís Vaz das Neves, presidente da Relação de Lisboa.»

      2- Segundo os Juízes Desembargadores«(...)a prisão preventiva foi então bem decidida por Carlos Alexandre pois havia “forte indícios” da prática dos crimes que estão a ser investigados no processo – corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal --, (...)

      3-Acrescentado ainda que:« “se encontrarem verificados e inteiramente justificados os perigos de perturbação de recolha e da aquisição da prova”, »

      ###

      Contudo excluiu a hipótese de fuga,

      Eliminar
  2. INFORMAÇÂO ADICIONAL: 5ª PROVIDÊNCIA CAUTELAR

    Embora este seja o 5º pedido de Habeas Corpus (com vista à libertação do josé sócrates), era aguardado com especial interesse pois este foi elaborado pelos seus Advogados.

    (cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. Como cidadã de um Estado de Direito, o que mais desejo é que neste como nos outros casos TODOS, seja feita justiça.

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO CHATA DE TANTAS VEZES REPETIDA: COMO ESTAMOS OFF, NÃO VAMOS ESCREVER MAIS NADA POR HOJE!

    ResponderEliminar
  5. se o homem já não foge, porque não o recambiam para casa dele. assim dava menos despesa ao estado....

    ResponderEliminar