Páginas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

(17)SE TIVER UM CHEFE DESTES... APROVEITE O CARNAVAL!(a triplicar...)



ESTUDO: OS CHEFES NÃO DEVIAM SER ASSIM, MAS...DIZEM OS ESTUDOS...QUE MUITOS O SÃO











«EMPRESAS/CHEFES

Já ouviu o seu chefe dizer uma destas frases?

(6/2/2015, 23:58)
São cinco frases que são sinónimo de má liderança, segundo o diretor da empresa de recrutamento para cargos de topo, Searchcraft Recruitment. 

Já ouviu alguma delas?

O especialista Pree Sarkar, da Searchcraft Recruitment, escreveu num post no LinkedIn quais são as frases que identificam os “maus líderes”. O diretor da empresa de recrutamento para cargos de topo na área comercial explica que a boa gestão requer treino de competências. “Sem estas características, os gestores simplesmente não percebem a pobreza do seu desempenho”, afirma. Alguma vez ouviu o seu superior dizer uma frase destas?

1. “Nada nesta empresa funciona sem mim”


As empresas que colapsam quando a chefia está de férias não refletem as qualidades dos seus gestores, ao contrário do que estes tendem a pensar. Se uma empresa não consegue funcionar bem sem o gestor estar presente, então é porque as suas competências de gestão são “pobres”. Bons gestores sabem delegar tarefas e criar uma cultura empresarial que promova a responsabilidade. Mais: sabem que, na sua ausência, a equipa consegue encontrar soluções temporárias para os problemas.

2. “Fazemos isto desta forma, porque sempre foi assim”

Mudar. Sair da zona de conforto. Evoluir. A tradição é importante, mas também é importante saber aceitar a mudança. Quando um gestor se recusa a mudar metodologias ou hábitos dentro da empresa, fá-lo porque porque não tem a mente aberta para as novas oportunidades que daí podem emergir. E, se assim for, é porque não é um bom líder. Os bons líderes, diz Pree Sarkar, são aqueles que querem aprender e que não ficam presos à tradição.

3. “A culpa não é minha. Se as coisas fossem como quero, tudo mudaria”

Os maus gestores não assumem as decisões que podem ser mal recebidas pelos colaboradores. Preferem que a equipa pense que foram tomadas por outras pessoas. Pree Sarkar explica que este comportamento cria uma cultura tóxica na empresa: a de não assumir responsabilidades, culpando os outros. “Os bons líderes na área das vendas devem explicar as suas decisões às equipas, sejam elas quais forem, falar abertamente com todos os membros, e assumir as suas escolhas”, diz. Mesmo que os colaboradores não concordem com as decisões, vão respeitá-las. E se virem que o líder assumiu a responsabilidade, é mais provável que reproduza esse comportamento.

4. “Tens de pensar e definir aquelas que são as tuas prioridades”


Gestores pouco eficientes tentam, frequentemente, utilizar as emoções dos colaboradores para levá-los a fazer determinada tarefa. Também o fazem para evitar serem eles a tomar as decisões mais difíceis. É como se diz na gíria: “passar a batata quente”. Bons líderes evitam fazê-lo e sabem que os seus colaboradores precisam de orientação.

5. “Tens sorte em ter um emprego”

É comum ouvir-se que em tempos de crise “já é uma sorte ter emprego”, sobretudo quando as empresas enfrentam períodos mais complicados em termos de receitas. Mas isso não é algo que deva circular dentro da organização. Maus líderes tendem a exercer autoridade de forma negativa, persuadindo os colaboradores a trabalharem mais, porque, na verdade, não sabem como motivá-los. Por outro lado, os bons líderes sabem que equipas motivadas trabalham mais e obtém melhores resultados, segundo Pree Sarkar»


[(ENVIADO POR PA/DI)-(OBSERVADOR:6-2-2015)]

NB: SE TIVER UM CHEFE DESTES, APROVEITE O CARNAVAL PRA SE DIVERTIR E ESQUECER!(mas sem excessos...)

14 comentários:

  1. INFORMAÇÃO EXTRA: O NOVO POST VAI SER...

    ...SOBRE A ÚLTIMA SONDAGEM DA AXIMAGE, PUBLICADA PELO CM, NO DIA 14 DE FEVEREIRO!(pág.28)

    A MODERADORA PRINCIPAL: ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. EMPRESAS/CHEFES:«Já ouviu o seu chefe dizer uma destas frases?»

      1. “Nada nesta empresa funciona sem mim”

      2. “Fazemos isto desta forma, porque sempre foi assim”

      3. “A culpa não é minha. Se as coisas fossem como quero, tudo mudaria”

      4. “Tens de pensar e definir aquelas que são as tuas prioridades”

      5. “Tens sorte em ter um emprego”

      «»

      Eliminar
    2. Pior, mas MUITO pior que isto «“Tens sorte em ter um emprego», são os que dizem «lute por manter o trabalho que tem».

      CUIDADO: isto visa criar-lhe insegurança e normalmente surge antes de um pedido pessoal (suez) ou profissional (pouco ético)

      ASS: NA

      Eliminar
  3. ACABO DE PASSAR PELO FACEBOOK DO MUNICIPIO DE TAROUCA, E ENCONTREI ISTO:

    «Municipio de Tarouca - Eventos
    1 h · Editado ·

    PROJETO MISSÃO PAÍS PROMOVE PEÇA DE TEATRO NO AUDITÓRIO MUNICIPAL ADÁCIO PESTANA

    Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Tarouca acolheu os cerca de 50 jovens universitários que integram o projeto de voluntariado Missão País.

    Em Tarouca de 11 a 18 de fevereiro, os jovens dedicam a semana ao apoio social e voluntário nas diversas instituições de solidariedade sociais locais. O grupo apresenta hoje a toda a comunidade, no Auditório Municipal Adácio Pestana, pelas 21h30, uma peça de teatro alusiva à missão, com entrada livre para todos os interessados.

    A Missão País é um projeto de jovens universitários, oriundos de diversas faculdades de Portugal, que se carateriza por criar um espírito de união e partilha da fé, no serviço e na caridade.»

    (ENVIADO POR: A.M)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ATENÇÃO: DEPOIS DO TEATRO....BAILE COM DJ! ;)

      Este vai ter lugar HOJE, pelas 23 horas, na sede da Banda Filamórnica de Tarouca e vai ser organizado pelos Los Tasqueiros, e vai ser animado pelo DJota Elbert Jr!

      A. Monteiro

      Eliminar
    2. ORA AQUI ESTÁ UMA COISA QUE AINDA NINGUÉM ENTENDEU:
      -QUEM OS CONVIDOU?? ATÉ ONTEM, ONDE ESTIVERAM METIDOS TANTOS JOVENS?? ALÉM DE PARTICIPAREM NO DESFILE DE CARNAVAL DA SANTA CASA, QUE OUTROS SERVIÇOS SOCIAIS FIZERAM??

      Eliminar
    3. Dizem por aí que estes jovens vieram a convite da Misericórdia local, para ajudarem no desfile de Carnaval, nomeadamente a ajudarem os idosos com incapacidades e as crianças de colo.

      A. Monteiro

      Eliminar
  4. INFORMAÇÃO/PERGUNTA

    -Este está a ser um dos postes mais visualizados. Será que devemos concluir que existem muitos mais chefes (deste calibre) do que se poderia imaginar?! Aiii....

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. NÚMERO DE VISUALIZAÇÕES: 33 22 33

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao que tudo indica, voltamos a ter um "problema" no contavisualizações (*).

      Desta vez, deve ser pq ele perdeu as competências mínimas da matemática, ao nível do somar e subtrair.

      ProfAnónima

      (*)Aproveitamos pra recordar que este blog NUNCA recebeu um tostão por textos publicitários ou outros, pelo que o número de visualizações NÃO conta pra nada!(já a qualidade das ditas...)
      [(ontem:33 22 33)-(agora: 33 24 00)]~

      Eliminar
    2. MAIS: Não só o "número"das visualizações não estão de acordo com a norma (matemática), como a distribuição no tempo estão perfeitamente alteradas.

      Eliminar
  6. MAIS: Não só o "número"das visualizações não estão de acordo com a norma (matemática), como a distribuição no tempo estão perfeitamente alteradas.

    ResponderEliminar
  7. ERRATA AO TITULO DO POST:«ESTUDO: OS CHEFES NÃO DEVIAM SER ASSIM, MAS...DIZEM OS ESTUDOS...QUE MUITOS O SÃO!(será?)»

    ResponderEliminar