Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

(23)SAÚDE: MINISTRO QUER APURAR AS CAUSAS DAS MORTES NAS URGÊNCIAS!


[TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (19/1/15)]

SAÚDE: MINISTRO QUER APURAR AS CAUSAS DAS MORTES NAS URGÊNCIAS!


«Saúde Ministério quer apurar 'culpas' nas mortes nas urgências

O Ministério da Saúde revelou hoje que estão a ser avaliadas as mortes que ocorreram em urgências hospitalares, para perceber se estão relacionadas com o tempo de atendimento, e garantiu que, se for o caso, serão apuradas as responsabilidades.


A informação foi dada aos jornalistas pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, à margem da apresentação do relatório sobre a evolução das taxas de cesariana em Portugal.

"Estamos a avaliar em relação a este número de mortos, as circunstâncias em que ocorreram", para perceber se foram "mortes indevidas relativamente ao contexto de saúde e ao local onde se encontravam, disse, lembrando que "não há sistemas perfeitos" e que, por isso, importa "perceber de forma clara se estão relacionadas com falhas do sistema".

Fernando Leal da Costa indicou que, após essa "análise aturada" para verificar se em termos estatísticos o que está a ocorrer em termos de mortes é acima do esperado e o que correu mal, as responsabilidades serão apuradas.

O responsável sublinhou, contudo, que afirmar à partida que a existência de mais casos tem a ver com o tempo de atendimento é prematuro.

Segundo o governante, os "indicadores mostram que o tempo médio este ano até é mais baixo do que em anos anteriores" e "a mortalidade é inferior a 2011 e muitíssimo inferior a 1999, ano de mortalidade excessiva".

Leal da Costa lembrou ainda que todos os anos ocorrem mortes em serviços de urgência, o segundo serviço com maior número de mortes nos hospitais, a seguir às unidades de cuidados intensivos.

O secretário de Estado considera que os serviços "estão a funcionar bem e a dar resposta ao excesso de procura que se relaciona com a diminuição súbita da temperatura" e lembra que este inverno é o mais frio dos últimos 90 anos, a que acresce a circulação do vírus da gripe.

Neste inverno já morreram sete pessoas em urgências hospitalares.»

9 comentários:

  1. Respostas
    1. 1-«"Estamos a avaliar em relação a este número de mortos, as circunstâncias em que ocorreram", para perceber se foram "mortes indevidas relativamente ao contexto de saúde e ao local onde se encontravam, disse, lembrando que "não há sistemas perfeitos" e que, por isso, importa "perceber de forma clara se estão relacionadas com falhas do sistema".»

      2-«Leal da Costa lembrou ainda que todos os anos ocorrem mortes em serviços de urgência, o segundo serviço com maior número de mortes nos hospitais, a seguir às unidades de cuidados intensivos.»

      NB:O NÚMERO DE MORTOS NAS URGÊNCIAS PARECE QUE JÁ AUMENTOU PRA 8!

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Neste momento já existem partidos politicos da oposição a pedirem a demissão do Ministro da Saúde.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. OUTRA INFORMAÇÃO ADICIONAL O CAOS NAS URGÊNCIAS

    O "Caos Nas Urgências" foi um dos temas abordados muito recentemente no Forum da TSF. É verdade que MUITAS participações eram MUITO politicas. Mas também, é verdade que existiram criticas e sugestões MUITO válidas, vindas sobretudo da Srª Bastonária da Ordem dos Enfermeiros! (estamos a fazer um pequeno apanhado.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. COMO RESOLVER O PROBLEMA NAS URGÊNCIAS?(*)

      No referido forum foi dito, que sem uma aposta firme nos cuidados primários e nas chamadas "consultas abertas", não havia como resolver o problema nas urgências, principalmente nos picos.

      Igualmente foi dito que as Administrações Hospitalares não tinham "cuidado" na formação das equipas: os elementos de algumas equipas nem se conheciam.

      A juntar a isto tudo, todos foram unanimes em dizer que existe falta de recursos humanos.


      ProfAnónima

      (*)ESTE FORUM SURGIU LOGO A SEGUIR A CS TER ANUNCIADO QUE HAVIA PESSOAS A ESPERAR MAIS DE 20 HORAS NAS URGÊNCIAS SENDO QUE ALGUMAS MORRIAM NOS CORREDORES SEM SEREM VISTAS.

      Eliminar
  4. OUTRA INFORMAÇÃO:

    A CS ACABA DE ANUNCIAR QUE CASO SEJAM PRECISOS RECURSOS HUMANOS E/OU MATERIAIS, JÁ FORAM ESTABELECIDOS PROTOCOLOS COM OS HOSPITAIS MILITARES E PRIVADOS.

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  5. E POR ÚLTIMO: ACABAMOS DE SER (RE)VISITADO PELO LINUX, É MUITO SIMPÁTICO, MAS......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AO QUE PARECE OLINUX É MAIS FORTE(?) QUE O ANBROIDE, POIS APARECEU ESTE E NÃO PERMITIU A "ENTRADA" DE MAIS NINGUÉM!

      Eliminar
  6. MAIS OUTRA INFORMAÇÃO

    O Hospital de Vila Real vai ser reforçado com 4 médicos! (fonte tsf)

    Recordámos que este era um dos hospitais que o Sr Bastonário da Ordem dos Médicos referia como estando altamente deficitário destes recursos

    ProfAnónima

    ResponderEliminar