Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

(15)INVESTIMENTOS: PELO DISTRITO DE VISEU VAI ACONTECER!(post informativo)

[TRAZIDO DO FB:CONTA DO PROF. MANUEL FERREIRA/LMG (13/1/2015)]

DE QUEM É O IC26???

«Viseu e Lamego

Esquecidos das opções do Governo nos investimentos rodoviários

Nas últimas semanas analisei o documento que apresenta as opções do Governo nos investimentos rodoviários para o Distrito. Assim, verifiquei que o Plano de Investimento 2015/2020 e o Plano de proximidade Médio Prazo das Estradas é um documento penalizador para o Distrito e para o Concelho.

Deste modo, é com grande desagrado e preocupação que apurei que o Distrito e o Concelho de Lamego estão arredados das grandes opções.

Está inscrita a ligação do IP3 entre Coimbra e Viseu, o que não constitui novidade, uma vez que era um investimento que já vinha do Governo do PS. Contudo, existem dúvidas e reservas que são apontadas pelo documento, nomeadamente no que se refere ao início, avanço e financiamento da obra.

O valor anual atribuído aos 24 concelhos do distrito é de 5,5 milhões de euros, mais 2 milhões para conservação e manutenção da rede viária. Estes montantes significam muito pouco para quem diz estar preocupado com o interior e quer combater as assimetrias regionais.

A verdade é que o IC26, que garante a ligação entre Lamego, Tarouca, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono à A25 e ao IP2, bem como a ligação de S. João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar à A24, no nó de Valdigem, são importantes para Lamego e não são minimamente apontados. Deste modo, a situação é de repúdio e de crítica ao Plano.

Apesar das promessas e da retórica do discurso, o interior continua esquecido e ostracizado. O despovoamento é cada vez maior e a identidade do mundo rural, de uma cultura e de um modo de viver, torna-se cada vez mais uma peça de colecção a visitar muito em breve nos museus.»


VOTOS DE BOA LEITURA!

NB:ESTE ASSUNTO AINDA NÃO FOI FALADO NA AM, PELO QUE AINDA NÃO É CONHECIDA A POSIÇÃO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS LOCAIS!AGUARDEMOS.

5 comentários:

  1. EM DESTAQUE: RETIRADO DO TEXTO DO POST:

    «A verdade é que o IC26, que garante a ligação entre Lamego, Tarouca, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono à A25 e ao IP2, bem como a ligação de S. João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar à A24, no nó de Valdigem, são importantes para Lamego e não são minimamente apontados.»

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: ESTAMOS A SER LITERALMENTE BOMBARDEADOS POR "BLOGUISTAS" SEGUIDORES DO BOCAGE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TERÃO "ENTRADO" ATRAVÉS DO ANDROIDE OU DO "AIPODE"?! BOM, PELO SIM PELO NÃO LANÇAMOS UM NOVO POST PRA SE ENTRETER A LER!(pode ser que assim deixe de dizer/fazer disparates)

      Eliminar
  3. INFORMAÇÃO ADICIONAL

    O autor deste texto é o Prof. Manuel Ferreira, Presidente do Ps-Lamego.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar