Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

(0)POSTE ZERO: ARQUIVO PÚBLICO DO TAROUCAndo!(janeiro(2015)

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS DA DEMOCRACIA!(nelson mandela)

ARQUIVO PÚBLICO DO TAROUCAndo!


Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois poderemos transforma-los em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)


Aquele Abraço!
 ProfAnónima

NB:OS PRIMEIROS TEXTOS QUE VAMOS ENVIAR PRA ESTE POST, VÃO SER SOBRE EDUCAÇÃO:UM SOBRE CONCURSO DE PROFESSORES E OUTRO SOBRE OS 15 PECADOS DA IGREJA!
ATÉ JÁ!(se...)

41 comentários:

  1. [TRAZIDO DO BLOG OLHO DE GATO (20/10)]

    ENSINO: O QUE ANDOU O MINISTRO CRATO A FAZER?!

    «CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES

    Só quem escreveu um livro pode dar aulas de Educação Visual

    (por Ana Bela Ferreira20 outubro 201414 comentários)

    Só quem escreveu um livro pode dar aulas de Educação Visual
    Escolas estão a contratar diretamente para horários incompletos, mas alguns critérios são criticados até por diretores

    Para dar aulas de Educação Visual ao ensino básico é preciso ter "obras publicadas, no regime de autor ou coautor, de carácter pedagógico ou científico". Este é um dos requisitos definidos por uma escola de Paços de Ferreira para contratar um professor num horário anual com sete horas semanais de aulas. Outra escola, em Odemira, precisa de alguém que tenha formação na disciplina de Espanhol para dar aulas de... Matemática.

    Estranho? Para Arlindo Ferreira, professor e blogger que tem denunciado contratos suspeitos ou curiosos, alguns pedidos "parecem feitos para que a vaga seja ocupada por alguém conhecido".

    Para os dois representantes das associações de diretores de escolas, estes problemas ficariam resolvidos se o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tivesse aprovado as reconduções de contratados propostas pelas escolas no início do ano. Ou então, dando liberdade para contratar diretamente sem necessidade de concurso público.

    Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN.»

    (ENVIADO PRÓ POSTE-ZERO DE NOV, POR:AM)

    ResponderEliminar
  2. TEXTO 2-[TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA (26/12/2014)

    REFORMA:O QUE MUDA EM 2015?(post informativo)

    «Idade da reforma sobe para os 66 anos e 2 meses em 2016

    Governo mudou as regras de cálculo do fator de sustentabilidade e fez subir a idade da reforma

    No início deste ano, o Governo mudou as regras de cálculo desse fator de sustentabilidade, que passou a ser calculado com base na relação entre a esperança média de vida aos 65 anos em 2000 (até então a referência era o ano de 2006) e a esperança média de vida no ano anterior ao pedido da reforma.

    Esta alteração fez disparar o fator de sustentabilidade e a penalização aplicada às pensões antecipadas, e fez subir a idade da reforma para os 66 anos este ano e em 2015.

    Para os beneficiários que acedam à pensão antes dos 66 anos de idade, o diploma hoje publicado em Diário da República estabelece que o fator de sustentabilidade das pensões de velhice do regime geral de segurança social atribuídas em 2015 é de 0,8698.

    O diploma fixa ainda em 0,9383 o fator de sustentabilidade das pensões de invalidez relativa e de invalidez absoluta atribuídas por um período igual ou inferior a 20 anos, transformadas em pensão de velhice em 2015.»

    ResponderEliminar
  3. TEXTO 3-[TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA (22/12/2014)

    OS 15 "PECADOS" DA IGREJA!(papa francisco)

    «Papa Francisco nomeia quinze «doenças» da Igreja
    Imagem

    O papa Francisco elencou e explicou hoje quinze «doenças» que podem afetar os cristãos, especialmente os que detêm responsabilidades hierárquicas, durante a audiência membros da Cúria do Vaticano, por ocasião dos votos natalícios.

    Da vanglória ao sentir-se indispensável, do esquecimento da espiritualidade à acumulação de dinheiro e poder, dos círculos fechados ao «terrorismo dos mexericos»: o papa apelou a um exame de consciência como preparação para o Natal.

    Estas «doenças» e «tentações» não dizem respeito apenas à Cúria do Vaticano, mas «são naturalmente um perigo para cada cristão e para cada cúria, comunidade, congregação, paróquia, movimento eclesial».

    «Seria belo pensar na Cúria romana como num pequeno modelo da Igreja, ou seja, como num corpo que procura seriamente e diariamente estar mais vivo, mais saudável, mais harmonioso e mais unido em si mesmo e com Cristo», afirmou.

    Os colaboradores mais próximos do papa, como toda a Igreja, não podem viver «sem ter uma relação vital, pessoal» e «autêntica» com Cristo, realçou.

    Francisco apresentou um «catálogo» das «doenças» eclesiais, na convicção de que ele pode contribuir para celebrar melhor o sacramento da Reconciliação.

    1-A doença do sentir-se imortal ou indispensável
    «Uma Cúria que não faz autocrítica, que não se atualiza, que não procura melhorar, é um corpo doente». O papa recorda que uma visita aos cemitérios poderá ajudar a ver os nomes de muitas pessoas que «talvez pensassem que eram imortais, imunes e indispensáveis». É a doença daqueles que «se transformam em proprietários e se sentem superiores a todos, e não ao serviço de todos. Deriva muitas vezes da patologia do poder, do “complexo dos eleitos”, do narcisismo».

    2-A doença da excessiva operosidade
    Refere-se à que afeta quantos, como Marta na narrativa evangélica, «se imergem no trabalho, negligenciando “a melhor parte”: o sentar-se aos pés de Jesus». Francisco lembra que Jesus «chamou os seus discípulos para “repousarem um pouco”, por negligenciar o necessário repouso conduz ao stress e à agitação».

    3-A doença da petrificação mental e espiritual
    Atinge aqueles que «perdem a serenidade interior, a vivacidade e a audácia, e se escondem sob os papéis», deixando de ser «homens de Deus» e revelando-se incapazes de «chorar com aqueles que choram e alegrar-se com aqueles que se alegram».

    4-A doença da excessiva planificação
    Ocorre «quando o apóstolo planifica tudo minuciosamente» e acredita que assim fazendo «as coisas efetivamente progridem, tornando-se assim um contabilista ou um comerciante. Preparar bem as coisas é necessário, mas sem nunca cair na tentação de querer fechar e guiar a liberdade do Espírito Santo. É sempre mais fácil e cómodo repousar nas próprias posições estáticas e imutáveis».

    5-A doença da má coordenação
    É contraída por aqueles que «perdem a comunhão entre eles e o corpo perde a sua harmoniosa funcionalidade», tornando-se «uma orquestra que produz barulheira porque os seus membros não colaboram e não vivem o espírito de comunhão e de equipa».

    6-A doença do Alzheimer espiritual
    Traduz-se num «declínio progressivo das faculdades espirituais», causando «graves deficiências à pessoa». Constata-se em que «perdeu a memória» do seu encontro com Deus, em quem depende das próprias «paixões, caprichos e manias», em quem constrói «em torno a si muros e hábitos».

    (Continua)

    ResponderEliminar
  4. CONTINUAÇÃO DOS OS 15 "PECADOS" DA IGREJA!(papa francisco)

    7-A doença da rivalidade e da vanglória
    «Quando a aparência, as cores das vestes e as insígnias honoríficas se tornam o objetivo primário da vida. É a doença que nos conduz a ser homens e mulheres falsos e a viver um falso “misticismo” e um falso “quietismo”.

    8-A doença da esquizofrenia existencial
    É a de quem vive «uma vida dupla, fruto da hipocrisia típica do medíocre e do progressivo vazio espiritual que láureas ou títulos académicos não podem preencher». Atinge muitas vezes aqueles que, «abandonando o serviço pastoral, se limitam às tarefas burocráticas, perdendo assim o contacto com a realidade, com as pessoas concretas. Criam dessa forma um mundo paralelo, onde colocam de parte tudo o que ensinam severamente aos outros», tendo uma vida «escondida» e frequentemente «dissoluta».

    9-A doença dos boatos e dos mexericos
    «Apodera-se da pessoa tornando-a “semeadora de cizânia” (como Satanás), e em muitos casos «homicida a sangue frio” da fama dos próprios colegas e confrades. É a doença das pessoas covardes que, não tendo a coragem de falar diretamente, falam por trás das costas. Guardemo-nos do terrorismo dos boatos».

    10-A doença de divinizar os superiores
    Infeta aqueles que «lisonjeiam os superiores», vítimas «do carreirismo e do oportunismo» e «vivem o serviço pensando unicamente no que devem obter, e não no que devem dar». São «pessoas mesquinhas», inspiradas exclusivamente «pelo próprio egoísmo fatal». Pode também atingir os superiores «quando lisonjeiam alguns dos seus colaboradores para deles obterem a sua submissão, lealdade e dependência psicológica, mas o resultado final é uma verdadeira cumplicidade».

    11-A doença da indiferença em relação aos outros
    «Quando alguém pensa só em si mesmo e perde a sinceridade e o calor das relações humanas. Quando o mais especialista não coloca o seu conhecimento ao serviço dos colegas menos especialistas. Quando, por ciúme ou por astúcia se experimenta alegria ao ver o outro cair, em vez de o levantar e encorajar.»

    12-A doença da cara fúnebre
    É contraída pelas pessoas «carrancudas e severas, para as quais ser sério implica pôr uma cara de melancolia, de severidade, e tratar os outros – sobretudo os considerados inferiores – com rigidez, dureza e arrogância». «A severidade teatral e o pessimismo estéril são muitas vezes sintomas de medo e de insegurança de si. O apóstolo deve esforçar-se por ser uma pessoa cortês, serena, entusiasta e alegre, que transmite alegria.» Francisco convida à boa disposição e à autoironia: «Quanto bem nos faz uma boa dose de bom humor saudável».

    13-A doença do acumular
    «Quando o apóstolo procura preencher um vazio existencial no seu coração acumulando bens materiais, não por necessidade, mas apenas para se sentir seguro.»

    14-A doença dos círculos fechados
    Quando a «pertença a um pequeno grupo se torna mais fácil do que a pertença ao Corpo, e, em algumas situações, ao próprio Cristo. Também esta doença parte sempre de boas intenções, mas como o passar do tempo escraviza os membros, tornando-se “um cancro”».

    15-A doença do lucro mundano, dos exibicionismos
    «Quando o apóstolo transforma o seu serviço em poder, e o seu poder em mercadoria para obter lucros mundanos ou mais poderes. É a doença das pessoas que procuram insaciavelmente multiplicar poderes, e, para esse efeito, são capazes de caluniar, difamar e desacreditar os outros, até em jornais e revistas. Naturalmente para se exibirem e demonstrarem-se mais capazes do que os outros.» Uma doença que «faz muito mal ao corpo porque conduz as pessoas a justificar o uso de qualquer meio para alcançar tal objetivo, muitas vezes em nome da justiça e da transparência».

    Francisco concluiu a intervenção recordando a «importância e a delicadeza» do serviço sacerdotal, e de «quanto mal poderá causar um só sacerdote que “cai” a todo o corpo da Igreja».

    (Fim)

    ResponderEliminar
  5. [TRAZIDO DA RÁDIO RENASCENÇA (5/1/2015)

    EDUCAÇÃO: O CASO DAS 70 CRIANÇAS (DEF.) SEM ESCOLA!

    «Escolas de ensino especial reabrem esta terça-feira 05-01-2015)

    No arranque do segundo período, oito escolas não abriram e 700 alunos ficaram sem aulas, devido à falta de pagamento de um milhão e 200 mil euros por parte do Governo.

    As escolas de ensino reabrem esta terça-feira, depois de o Ministério da Educação ter prometido rever os procedimentos nos apoios devidos ao Ensino Particular e Cooperativo.

    Rodrigo Queiroz e Melo, da Associação do Ensino Particular e Cooperativo, saiu da reunião, que teve lugar em Lisboa, sem uma data concreta para receber o dinheiro, mas ainda assim garantiu que as oito escolas vão abrir portas. O Ministério da Educação revela que falta "luz verde" do Tribunal de Contas para o pagamento.

    “Assim que vier o visto do Tribunal e Contas, a verba - e foi-nos dada a garantia - será desbloqueada imediatamente, independentemente das horas. Esperamos, nos próximos dias receber a verba e voltar à normalidade”, explicou.

    Os estabelecimentos não abriram portas, esta segunda-feira, por falta de dinheiro e 700 alunos do ensino especial ficaram sem aulas. Em causa está uma dívida de um milhão e 200 mil euros. As escolas, que empregam 250 pessoas, alertaram, no passado dia 30 de Dezembro, que não tinham condições para abrir portas e, para resolver a situação, foi agendada a reunião desta segunda-feira.

    Para o secretário-geral da Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, o mais importante agora é alterar as regras. “Vamos trabalhar muito próximo com o ministério para rapidamente, pois o ano escolar que vem está a ser preparado agora, existirem as alterações legislativas necessárias para que isto não se torne a repetir. Pois nunca foi possível, cumprindo os prazos legais, cumprir o que eram os pagamentos a tempo e horas”.

    A situação é “insustentável” para os colégios e para os funcionários com salários em atraso, disse à Renascença o dirigente.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  6. [IDEM]

    AINDA SE LEMBRA DO TGB?!UMA CURIOSIDADE QUE DÁ QUE PENSAR!

    «Tribunal de Contas. Alta velocidade custou mais de 150 milhões apesar de nunca ter saído do papel

    Projecto foi iniciado em 1988 e cancelado em 2012. A auditoria conclui não haver "evidências de que os benefícios ultrapassariam os custos com a rede ferroviária de alta velocidade".

    (05-01-2015 12:30)

    O projecto ferroviário português de alta velocidade cancelado em 2012 não teria "viabilidade financeira". De acordo com a auditoria do Tribunal de Contas, o TGV custou 152,9 milhões de euros aos cofres públicos apesar de não ter avançado.

    Cancelado em 2012, o projecto teve como impactos financeiros 120 milhões de euros despendidos em contratação externa, ao longo de cerca de 12 anos de estudos, e 32,9 milhões de euros despendidos em custos de estrutura da RAVE.

    As áreas de estudo prévio, ambiental e projecto representaram a maioria do valor adjudicado, cerca de 40% do total, no valor de 48 milhões de euros.

    O eixo que gerou um maior custo com contratações externas foi o eixo Lisboa-Porto (19,7 milhões de euros). O eixo Lisboa-Madrid representou um valor de adjudicações de cerca de 11,2 milhões de euros.

    "Os estudos preliminares demonstraram que o investimento na rede ferroviária de alta velocidade não apresentava viabilidade financeira. Os mesmos estudos demonstraram que o eixo Lisboa-Madrid, o primeiro que se previa vir a ser implementado, também seria financeiramente inviável", lê-se na auditoria divulgada hoje sobre o projecto iniciado em 1988 e cancelado em 2012.

    O investimento seria implementado com base num modelo "sem paralelo em termos internacionais", assente em seis contractos de Parceria Público-Privada (PPP) cujos encargos para os parceiros públicos ascenderiam a 11,6 mil milhões de euros.

    "Os riscos de procura relevantes recairiam sobre a CP e a REFER, empresas públicas economicamente deficitárias. Em contrapartida, os pagamentos pela disponibilidade da infraestrutura às concessionárias gozariam de estabilidade, característica típica das rendas", alerta o relatório do TdC.

    A auditoria conclui que "não há evidências de que os benefícios ultrapassariam os custos com a rede ferroviária de alta velocidade".

    O projecto foi iniciado "sem ser possível aferir o custo-benefício para Portugal e o Estado não comprovou, perante o Tribunal, a comportabilidade dos encargos que decorriam do único contrato PPP assinado e ao qual foi recusado o visto prévio" para o troço Poceirão-Caia.
    "Excesso de optimismo"

    Além da falta de viabilidade financeira, o Tribunal de Contas detectou "algum excesso de optimismo" na tentativa de implementar um modelo não testado "sem a utilização do que habitualmente se designa por projecto-piloto".

    "Atendendo à complexidade e à falta de experiência prévia na implementação de um sistema de transporte inteiramente novo, (...) permite concluir por algum excesso de optimismo, porquanto seriam de admitir imprevistos durante todo o processo", lê-se no documento hoje divulgado.

    O projecto de alta velocidade previa desenvolvimento de uma nova rede ferroviária para o transporte de passageiros e de mercadorias, capaz de suportar tráfego a velocidades máximas entre 250 e 350 quilómetros por hora.

    O desenvolvimento dos estudos necessários e o lançamento dos procedimentos de contratação estiveram a cargo da RAVE, empresa constituída em 2000 para o efeito.

    O Tribunal de Contas, instituição liderada por Guilherme d`Oliveira Martins, refere que "as conclusões e observações do relatório têm o propósito principal de identificar aspectos relevantes para a gestão de futuros investimentos públicos".»

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  7. [TRAZIDO DA RÁDIO RESNASCENÇA (5/1/2015)]

    CURIOSIDADE: PALAVRA DO ANO/2015! (porto editora)

    «Portugueses elegem “corrupção” como palavra do ano

    A segunda palavra mais votada na iniciativa da Porto Editora foi "xurdir", um regionalismo que significa "lutar pela vida" ou "fazer pela vida", e a terceira foi "selfie".

    (05-01-2015 11:00)

    [SAIBA MAISQual a palavra do ano? Conheça a lista e vote]

    Havia de tudo, de "banco" a "selfie", nas dez palavras propostas. Mas "corrupção" foi a que reuniu mais votos, até 31 de Dezembro.

    O grupo editorial revelou esta segunda-feira que a segunda palavra mais votada pelos portugueses foi "xurdir", um regionalismo que significa "lutar pela vida" ou "fazer pela vida", e a terceira foi "selfie", um estrangeirismo adoptado pela língua portuguesa e que significa "auto-retrato", o acto de tirar uma fotografia a si próprio.

    "Os vários casos de suspeita de corrupção que foram sendo conhecidos ao longo do ano passado, e a consequente atenção dada pelos `media` que alimentou debates e conversas, terão influenciado a escolha feita pelos portugueses", justifica a editora.

    O ano de 2014 ficou marcado por dois grandes casos judiciais com acusações de corrupção: O processo "Face Oculta", sobre uma suposta rede de corrupção que teria como objectivo o favorecimento do grupo empresarial de Manuel Godinho; e a operação "Labirinto", relacionada com os vistos ‘gold’. Mas também pela detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates, por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.

    Segundo a votação da "palavra do ano", feita pela Internet na página www.infopedia.pt, "corrupção" somou 25% dos votos.

    As dez palavras que estavam em votação eram "banco", "basqueiro", "cibervadiagem", "corrupção", "ébola", "gamificação", "jihadismo", "legionela", "selfie" e "xurdir".

    A Porto Editora realiza esta votação desde 2009, ano em que foi eleita a palavra "esmiuçar". A esta juntam-se, em anos seguintes, as palavras "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012) e "bombeiro" (2013).

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    INFORMAÇÃO ADICIONAL: NO INICIO DE DEZEMBRO, A PORTO EDITORA COLOCOU A VOTOS 10 AS PALAVRAS QUE SE SEGUEM: «As palavras "Banco", "Basqueiro", "Cibervadiagem", "Corrupção", "Ébola", "Legionela", "Gamificação", "Jihadismo", "Selfie" e "Xurdir" constituem a lista elaborada pela Porto Editora, da qual será escolhida a palavra do ano.»

    ResponderEliminar
  8. [trazido do fb: jornal sol (5/1/2015)]

    INFORMAÇÃO ADICIONAL: AMANHÃ AS 700 CRIANÇAS (COM DEF.) JÁ VÃO PODER REGRESSAR À ESCOLA!(diz o sol...)

    «Colégios do ensino especial voltam a abrir amanhã

    (Rita Carvalho Rita Carvalho | 05/01/2015)

    Em causa, está o atraso no pagamento de 1,2 milhões de euros por parte da tutela

    Colégios do ensino especial voltam a abrir amanhã
    A Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) recebeu hoje a garantia do Governo de que as verbas em dívida do Orçamento de Estado para os colégios de ensino especial deverão ser desbloqueadas em breve porque o visto do Tribunal de Contas, do qual depende este pagamento, deve ser divulgado “a qualquer momento”.

    À saída da reunião com o Ministério da Educação e Ciência (MEC), Rodrigo Queiroz de Melo, presidente da AEEP afirmou que os alunos dos oito colégios que hoje não abriram por falta de capacidade financeira deverão regressar amanhã às aulas, pois a associação irá contactar os fornecedores a quem as escolas têm dívidas para pedir que suportem a falta de pagamento por “mais uns dias”.

    Em causa, está o atraso no pagamento de 1,2 milhões de euros por parte da tutela a oito colégios privados de ensino especial, envolvendo mais de 250 trabalhadores e 700 alunos, e que se reflecte na falta de pagamento das escolas às empresas que prestam serviços, por exemplo, na área da alimentação ou transportes.

    O presidente da AEEP disse ainda que ficou acordado com o governo a criação de um grupo de trabalho para rever os procedimentos de transferência de verbas do Orçamento de Estado para os colégios com quem o Ministério da Educação tem contratos de associação. Isto para que não se verifiquem, no futuro, situações como a que agora se está a viver.

    rita.carvalho@sol.pt»

    (ENVIADO INICIALMENTE PRÓS COMENTÁRIOS DO POST 4)

    ResponderEliminar
  9. (trazido do douro internacional)

    «Postado por Rádio Douro Nacional à(s) 12:44 0 comentários
    Enviar a mensagem por e-mail
    Dê a sua opinião!
    Partilhar no Twitter
    Partilhar no Facebook
    Partilhar no Pinterest

    IDENTIFICAÇÃO DE AUTOR DE ROUBO DE VEÍCULO EM TAROUCA

    No dia 3 de janeiro de 2015, pelas 16H00, após diligências efetuadas pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Lamego, foi identificado o suspeito de um roubo de veículo, ocorrido no dia 2 de janeiro, pelas 01H30, no concelho de Tarouca.
    O suspeito de 36 anos, do sexo masculino, residente no concelho de Tarouca foi constituído arguido, tendo ainda sido identificado e constituído arguido, um outro indivíduo do sexo de masculino de 18 anos, por suspeita de ter agido em co-autoria na prática do ilícito e por ter conduzido o veículo sem habilitação legal.
    O veículo foi recuperado e vai ser entregue ao seu legitimo proprietário.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá sido assim? Ninguém furtou carro nenhum. Depois de uma briga entre amigos, uma pessoa tirou o carro a outra para evitar que ele fosse atrás de outra.

      Eliminar
  10. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (7/1/2015)]

    ???

    «Sociedade

    Passos pede respeito pela privacidade da doença da mulher

    [Margarida Davim Margarida Davim | 07/01/2015 16:27:25 6722 Visitas

    Sara Matos/SOL]

    Passos pede respeito pela privacidade da doença da mulher
    Depois de nas últimas semanas terem saído notícias sobre o estado de saúde da mulher do primeiro-ministro, Laura Ferreira, Pedro Passos Coelho enviou uma nota à agência Lusa, pedindo que a “reserva de privacidade continue a ser respeitada”.


    No breve comunicado enviado à Lusa, Passos confirma que Laura Ferreira sofre de cancro.

    “Confirmo que foi diagnosticado à minha mulher, Laura Ferreira, um problema do foro oncológico que está a ser devidamente acompanhado”, escreve o primeiro-ministro.

    Passos Coelho reforça, no entanto, que se trata “um assunto privado”, que apenas à sua família diz respeito. E explica ter tomado a iniciativa de confirmar a doença de que padece a sua mulher “para evitar mais especulações sobre este assunto”.

    margarida.davim@sol.pt»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  11. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (8/1/2015)]

    METEOROLOGIA: TEMPO VAI CONTINUAR INTRAGÁVEL!

    «Muito frio e nevoeiro para hoje

    (08/01/2015 08:09:16 2997 Visitas)

    Muito frio e nevoeiro para hoje

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo frio e nevoeiro persistente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria estão sob aviso devido ao frio, com persistência de valores baixos das temperaturas mínimas e por causa do nevoeiro persistente.

    De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria estão sob aviso devido ao frio, com persistência de valores baixos das temperaturas mínimas e por causa do nevoeiro persistente.

    Os distritos da Guarda, Vila Real e Bragança estão sob aviso amarelo desde as 01:00 e até às 12:00 de hoje devido ao nevoeiro persistente, que poderá ser gelado e com formação de sincelos.

    O IPMA colocou também sob o mesmo aviso os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria devido ao tempo frio entre as 01:00 e as 09:00 de hoje.

    Em Lisboa prevê-se uma temperatura mínima de seis graus Celsius e uma máxima de 14, em Bragança vai variar entre -1 e seis graus, na Guarda entre -1 e 7, em Vila Real entre 1 e 11 graus, em Castelo Branco entre os 0 e os 12, Portalegre entre 1 e 13 graus, em Évora e Leiria entre 1 e 15, em Beja e Santarém entre 2 e os 15, em Faro entre 6 e 17 e em Setúbal entre 5 e os 15 graus.

    O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

    O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade na região norte, neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta ao longo do dia.

    Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente de norte na faixa costeira ocidental durante a tarde e acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada, em especial nas regiões do interior.

    Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte, vento fraco a moderado de nordeste, aumentando para moderado a forte a partir início da tarde, soprando forte nas terras altas, em especial a partir do final da tarde.

    No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 14 e os 20 graus.

    O IPMA prevê para o arquipélago dos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se pouco nublado e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora no grupo ocidental (Corvo e Flores).

    Quanto às temperaturas em Ponta Delgada vão variar entre os 11 e os 16 graus, em Angra do Heroísmo entre os 14 e os 18 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e os 18 graus.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  12. [TRAZIDO DO FB; CONTA DA AMT]


    A AMT FAZ UM BALANÇO DO SEU TRABALHO!

    «Assembleia Municipal de Tarouca
    2/1 às 20:25 ·
    Município de Tarouca
    ASSEMBLEIA MUNICIPAL
    O ano de 2014 em jeito de balanço,
    em poucas palavras:
    Abrimos as portas aos cidadãos e à cidadania,
    Valorizamos o papel da Assembleia Municipal,
    Juntamos vontades para fazer diferente.
    Todas as forças políticas na Assembleia Municipal e Executivo Municipal, contribuíram para a mudança.
    Para além das normais e muito importantes atribuições, a Assembleia Municipal de Tarouca, envolveu os cidadãos e as instituições em atividades que tiveram como objectivo central aproximar os cidadãos do poder local e permitir a participação dos cidadãos numa real cidadania ativa e solidária.
    : O Congresso da Cidadania
    : O Concurso Cidadão Participa
    : O Programa Tarouca Cidadão
    : As Sessões da Assembleia em espaço mais amplo
    : O Atendimento aos Cidadãos e Instituições
    : A Valorização imaterial da Marca VV - Vale do Varosa.
    : A Comemoração do 40 anos do 25 de Abril de forma envolvida pelos cidadãos e com homenagem à Música.
    Lealdade, verdade, cidadania - os valores que estiveram sempre na base do trabalho dos Órgãos Autárquicos deste concelho - Assembleia Municipal, Camara Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia.
    Em 2015- Precisamos continuar a construir caminho, ainda mais concreto e visível para os cidadãos.
    Para os cidadãos a exercerem funções políticas; para os cidadãos que deram muito de si na melhoria das coisas trabalhando nas Instituições e nas empresas; para todos os cidadãos em geral, que aqui vivem; para os cidadãos que estão mais longe por esse mundo fora:
    Um 2015 de verdadeira felicidade humana,
    E, um forte abraço de cidadania.
    O Presidente da Assembleia Municipal
    Domingos Manuel Pinto Nascimento
    TODOS SOMOS TAROUCA
    — com José Damião e 16 outras pessoas.»

    ResponderEliminar
  13. Blogueiro que denunciava corrupção é assassinado em Ubatuba
    , , 06/01/2015 , by Redação Nenhum Comentário 149


    O jornalista Marcos de Barros Leopoldo Guerra, que mantinha o blog de denúncias Ubatuba Cobra, foi morto a tiros em sua residência na véspera de Natal; nada foi roubado e a família afirma que ele já vinha sofrendo ameaças

    Por Redação

    O blogueiro e jornalista Marcos de Barros Leopoldo Guerra, editor do blog Ubatuba Cobra, foi assassinado em sua residência em Ubatuba na noite do último dia 24 de dezembro. De acordo com testemunhas, dois homens ainda não identificados invadiram sua casa e o alvejaram com três disparos, tirando sua vida na hora. Nada foi roubado.

    Desde 2005, Guerra tecia em seu blog críticas a autoridades locais, expunha problemas da cidade e fazia denúncias de corrupção. O slogan do blog é, inclusive, “cobrar resultados também é exercer cidadania”.

    De acordo com o pai da vítima, que estava em outro cômodo da casa no momento do assassinato, o jornalista já vinha sendo ameaçado pelas denúncias que publicava na página.

    A Polícia Civil, que está investigando o caso, não descarta a possibilidade de o crime ter relação com a atuação profissional do blogueiro.

    No blog, a Rede Amarribo, que reúne organizações que atuam contra a corrupção, publicou uma nota de luto.

    “A noticia é triste por si só, mais triste ainda porque era um ativista social que desde 2010 vinha lutando contra a corrupção em Ubatuba e mais triste ainda, pelo arrojo dos algozes canalhas ao fazerem isso na data do Natal, quando o que se celebra é o amor, a paz, a fraternidade.

    Os ativistas sociais, são verdadeiros heróis, que lutam sozinhos, sem amparo da Justiça. As leis protegem os “fora da Lei”. A impunidade é combustível poderoso para os bandidos. Mudar as Leis, não é fácil, estamos tentando há 15 anos. Poucos avanços, mas os corruptos e assassinos ainda tem mais proteção da Justiça e das Leis, do que os que lutam contra esse mal.

    A Rede AMARRIBO-IFC está enlutada nesse momento e solicita às autoridades que façam prevalecer a Justiça para que continuemos acreditando nesse País.

    À família nossos mais profundos sentimentos de pesar e que reÚnam forças para subsidiar a Justiça na busca pelos assassinos e seus mandantes”, diz o post.
    Até agora, nenhum suspeito foi localizado.

    IN SPRESSO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ASSASSINO E OS SEUS MANDANTES. GRANDE LUCIDEZ..................

      Eliminar
  14. [TRAZIDO DO FB:CONTA DO PROF. MANUEL FERREIRA/LMG (13/1/2015)]

    INVESTIMENTOS: PELO DISTRITO DE VISEU VAI ACONTECER!(post informativo)

    «Viseu e Lamego
    Esquecidos das opções do Governo nos investimentos rodoviários
    Nas últimas semanas analisei o documento que apresenta as opções do Governo nos investimentos rodoviários para o Distrito. Assim, verifiquei que o Plano de Investimento 2015/2020 e o Plano de proximidade Médio Prazo das Estradas é um documento penalizador para o Distrito e para o Concelho.
    Deste modo, é com grande desagrado e preocupação que apurei que o Distrito e o Concelho de Lamego estão arredados das grandes opções.
    Está inscrita a ligação do IP3 entre Coimbra e Viseu, o que não constitui novidade, uma vez que era um investimento que já vinha do Governo do PS. Contudo, existem dúvidas e reservas que são apontadas pelo documento, nomeadamente no que se refere ao início, avanço e financiamento da obra.
    O valor anual atribuído aos 24 concelhos do distrito é de 5,5 milhões de euros, mais 2 milhões para conservação e manutenção da rede viária. Estes montantes significam muito pouco para quem diz estar preocupado com o interior e quer combater as assimetrias regionais.
    A verdade é que o IC26, que garante a ligação entre Lamego, Tarouca, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono à A25 e ao IP2, bem como a ligação de S. João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar à A24, no nó de Valdigem, são importantes para Lamego e não são minimamente apontados. Deste modo, a situação é de repúdio e de crítica ao Plano.
    Apesar das promessas e da retórica do discurso, o interior continua esquecido e ostracizado. O despovoamento é cada vez maior e a identidade do mundo rural, de uma cultura e de um modo de viver, torna-se cada vez mais uma peça de colecção a visitar muito em breve nos museus.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONCORDO E SUBSCREVO A PREOCUPAÇÃO DO DESPOVOAMENTO DO INTERIOR. SÓ LAMENTO QUE O PS SÓ SE PREOCUPE COM ELE QUANDO ESTÁ NA OPOSIÇÃO.

      Eliminar
  15. [TRAZIDO DO JORNAL SOL(15/1/15)]

    METEOROLOGIA:???

    «Pequena subida da temperatura mínima

    15/01/2015 08:26:58 352 Visitas
    Pequena subida da temperatura mínima
    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte a partir do início da tarde em especial nas regiões norte e centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros e queda de neve acima de 1400/1600 metros, baixando gradualmente a cota para 600/800 metros a partir da tarde.

    Os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de sábado devido à previsão de agitação marítima

    A previsão aponta ainda para vento moderado de sudoeste, soprando temporariamente forte no litoral oeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, sendo forte de sudoeste, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

    Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida máxima.

    Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 7 e os 14 graus Celsius, no Porto entre 11 e 13, em Bragança entre 0 e 6, em Viseu entre 3 e 8, na Guarda entre 2 e 5, em Castelo Branco entre 4 e 10, em Évora entre 4 e 15, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.

    Sete distritos sob laranja devido à agitação marítima

    Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, de acordo com o IPMA.

    Segundo o IPMA, os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de sábado devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.

    O IPMA colocou também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 02h00 e as 18h00 de hoje, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

    Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão também sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, sendo de 90 quilómetros/hora nas terras altas.

    O aviso amarelo para o vento estará em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

    O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda e Coimbra devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 15h00 e as 21h00 de hoje.

    Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo Braga, Vila Real, Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

    O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes do tempo.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar
  16. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (15/1/2015)]

    ECONOMIA: UM POUCO SOBRE AS CONTAS PRA 2015!

    «Onde será gasto o dinheiro dos contribuintes em 2015?

    (Sandra Almeida Simões Sandra Almeida Simões | 14/01/2015 16:51:48 997 Visitas)

    Este ano, o Estado estima arrecadar 38.874 milhões de euros

    Shutterstock

    Onde será gasto o dinheiro dos contribuintes em 2015?

    O Governo publicou o Orçamento do Cidadão (OC), um documento que resume o Orçamento do Estado para 2015 nos seus pontos essenciais.

    Há seis impostos que resumem a principal fonte de receita fiscal do Estado

    O Ministério das Finanças identifica, num dos capítulos do OC, as grandes rubricas onde o Estado irá gastar 76.639 milhões de euros este ano.

    “A despesa com as actividades do Estado representa cerca de um terço do total da despesa, sobretudo em pessoal e aquisição de bens e serviços”, lê-se no documento de 27 páginas.

    “A despesa com transferências para famílias, instituições de solidariedade social e para o exterior (por ex. União Europeia), juros, subsídios a empresas e transferências para a Administração regional e local representa cerca de dois terços da despesa. Sendo que a despesa em pensões representa cerca de um terço do total da despesa.”

    E de onde vem a receita?

    As principais fontes de receita pública do Orçamento do Estado são a receita fiscal, as contribuições para a segurança social, pagas pelas entidades empregadores e pelos trabalhadores, e de forma mais residual, as receitas da União Europeia.

    “No topo do valor das receitas estão os impostos indirectos – o IVA, o imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos, sobre o tabaco, bebidas alcoólicas e outros.

    Seguem-se os impostos directos sobre as famílias (IRS) e as empresas (IRC).”

    Depois as contribuições sociais que são realizadas quer pelas entidades patronais, quer pelos trabalhadores. Para além das receitas fiscais, as receitas não fiscais são vendas de bens e serviços públicos, taxas, multas, etc. (outras receitas correntes) bem como receitas da UE.

    Assim, há seis impostos que resumem a principal fonte de receita fiscal do Estado: o IRS, o IRC, o IVA, Imposto sobre o Tabaco, Imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (ISP) e Imposto do selo.

    Este ano, o Estado estima arrecadar 38.874 milhões de euros, mais 4,7% ou 1.755 milhões de euros face a 2014.

    Neste Orçamento Cidadão, os cidadãos poderão encontrar informação sobre: Processo do Orçamento do Estado e respectivas componentes; Cenário que o Governo antecipa para a evolução da economia em 2015, o qual condiciona as escolhas orçamentais; Objectivos para o défice orçamental e a dívida pública, bem como um conjunto de outros indicadores; Receitas e despesas previstas para 2015; Síntese das principais medidas da política orçamental do lado da receita e despesa.

    Recorde-se que o Governo prevê um crescimento do PIB de 1,5% em 2015 e uma taxa de desemprego de 13,4%.

    “A comunicação das prioridades orçamentais é fundamental para que os cidadãos entendam como o Governo pretende cobrar receitas e onde elas vão ser gastas; como espera cumprir os objectivos do défice orçamental e da dívida pública. A elaboração deste documento pretende estabelecer boas práticas de transparência que servem para aumentar a qualidade da democracia em Portugal”, justifica o Executivo.

    Conheça mais informações aqui

    sandra.a.simoes@sol.pt»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  17. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (16/1)]

    LIBERDADE DE EXPRESSÃO VS ???

    «Arábia Saudita Depois de Charlie é a vez de Raif, o blogger das mil chicotadas

    Depois de no seu blogue Raif Badawi se ter insurgido contra o Islão, o jovem foi detido, condenado a 10 anos de prisão e mil chicotadas.

    Recebeu, na passada sexta-feira, as primeiras 50. Hoje, o movimento do chicote que se devia repetir não aconteceu. Tudo porque se temia que Raif não aguentasse a segunda execução da sua pena. Em declarações à rádio TSF, a porta-voz do blogger diz que a suspensão das vergastadas pode ser apenas “um ato tático”.

    Depois de Charlie é a vez de Raif, o blogger das mil chicotadas
    mais galerias

    (Google 16:10 - 16 de Janeiro de 2015 | Por Notícias Ao Minuto)

    Um movimento nasceu na passada semana depois dos ataques terroristas, em Paris, a um jornal satírico que culminou com a morte de 12 pessoas. Esta sexta-feira, dá conta a rádio TSF, o “Je suis Charlie” foi substituído por outro nome, o de Raif Badawi, "Je suis Raif".

    Badawi, um blogger de 31 anos, residente na Arábia Saudita, foi detido e condenado a 10 anos de prisão e um milhar de chicotadas por ter escrito no seu blogue contra o Islão. Depois de ter recebido na passada semana as primeiras 50 chicotadas, o segundo take da execução foi suspenso por se temer que Raif não aguentasse.

    Em declarações à TSF, a sua porta-voz, diz que este ato das autoridades sauditas pode ser apenas uma estratégia para conter a fúria da opinião pública, mas diz-se feliz por ver tanto apoio, sobretudo nas redes sociais, à causa deste jovem.

    “Por um lado, este é um desenvolvimento muito positivo, mas por outro não sabemos se se trata de um ato tático, para acalmar a fúria e revolta do mundo e depois mantê-lo preso”, afirmou Elham Mania, académica, ativista dos direitos humanos e porta-voz de Raif Badawi.

    “Je sui Raif” é um movimento que nasceu através das pessoas que se manifestam, mundo fora, pela libertação do ativista saudita, e tem, segundo a Elham, ajuda a conter a justiça saudita.

    “Ele sente-se muito encorajado, muito feliz, com todo este apoio, sente que realmente se tornou um cidadão global, tanta é a simpatia, a solidariedade e revolta com o caso dele”, afirma à TSF, lembrando porém, que nem o abalo causado pelos ataques terroristas na passada semana impediu que dois dias depois Raif recebesse as primeiras 50 das 1000 chicotadas que lhe foram impostas pela justiça.

    A Amnistia Internacional lançou esta semana uma petição para a sua libertação.

    Veja as imagens que estão a ser partilhadas nas redes sociais. »

    ResponderEliminar
  18. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (15/1/2015)]

    ECONOMIA: UM POUCO SOBRE AS CONTAS PRA 2015!

    «Onde será gasto o dinheiro dos contribuintes em 2015?

    (Sandra Almeida Simões Sandra Almeida Simões | 14/01/2015 16:51:48 997 Visitas)

    Este ano, o Estado estima arrecadar 38.874 milhões de euros

    Shutterstock

    Onde será gasto o dinheiro dos contribuintes em 2015?

    O Governo publicou o Orçamento do Cidadão (OC), um documento que resume o Orçamento do Estado para 2015 nos seus pontos essenciais.

    Há seis impostos que resumem a principal fonte de receita fiscal do Estado

    O Ministério das Finanças identifica, num dos capítulos do OC, as grandes rubricas onde o Estado irá gastar 76.639 milhões de euros este ano.

    “A despesa com as actividades do Estado representa cerca de um terço do total da despesa, sobretudo em pessoal e aquisição de bens e serviços”, lê-se no documento de 27 páginas.

    “A despesa com transferências para famílias, instituições de solidariedade social e para o exterior (por ex. União Europeia), juros, subsídios a empresas e transferências para a Administração regional e local representa cerca de dois terços da despesa. Sendo que a despesa em pensões representa cerca de um terço do total da despesa.”

    E de onde vem a receita?

    As principais fontes de receita pública do Orçamento do Estado são a receita fiscal, as contribuições para a segurança social, pagas pelas entidades empregadores e pelos trabalhadores, e de forma mais residual, as receitas da União Europeia.

    “No topo do valor das receitas estão os impostos indirectos – o IVA, o imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos, sobre o tabaco, bebidas alcoólicas e outros.

    Seguem-se os impostos directos sobre as famílias (IRS) e as empresas (IRC).”

    Depois as contribuições sociais que são realizadas quer pelas entidades patronais, quer pelos trabalhadores. Para além das receitas fiscais, as receitas não fiscais são vendas de bens e serviços públicos, taxas, multas, etc. (outras receitas correntes) bem como receitas da UE.

    Assim, há seis impostos que resumem a principal fonte de receita fiscal do Estado: o IRS, o IRC, o IVA, Imposto sobre o Tabaco, Imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (ISP) e Imposto do selo.

    Este ano, o Estado estima arrecadar 38.874 milhões de euros, mais 4,7% ou 1.755 milhões de euros face a 2014.

    Neste Orçamento Cidadão, os cidadãos poderão encontrar informação sobre: Processo do Orçamento do Estado e respectivas componentes; Cenário que o Governo antecipa para a evolução da economia em 2015, o qual condiciona as escolhas orçamentais; Objectivos para o défice orçamental e a dívida pública, bem como um conjunto de outros indicadores; Receitas e despesas previstas para 2015; Síntese das principais medidas da política orçamental do lado da receita e despesa.

    Recorde-se que o Governo prevê um crescimento do PIB de 1,5% em 2015 e uma taxa de desemprego de 13,4%.

    “A comunicação das prioridades orçamentais é fundamental para que os cidadãos entendam como o Governo pretende cobrar receitas e onde elas vão ser gastas; como espera cumprir os objectivos do défice orçamental e da dívida pública. A elaboração deste documento pretende estabelecer boas práticas de transparência que servem para aumentar a qualidade da democracia em Portugal”, justifica o Executivo.

    Conheça mais informações aqui

    sandra.a.simoes@sol.pt»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  19. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (16/1/15)]

    NOVA SONDAGEM SOBRE AS LEGISLATIVAS/2015!

    «Sondagem PSD e CDS encurtam distância para PS de Costa

    O ano ainda não tinha começado e as eleições legislativas já eram tema constantemente presente na agenda política dos partidos do Governo e da Oposição. Com a alteração da liderança socialista, o PS parecia ter ganho um novo fôlego político. Porém, com a primeira sondagem do ano divulgada pelo Expresso, será que a tendência do final do ano se vai manter?

    (POLÍTICA PSD e CDS encurtam distância para PS de Costa Reuters
    16:40 - 16 de Janeiro de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    A primeira sondagem do ano, realizada pela Eurosondagem para o Expresso, dá o PSD e CDS em movimento de aproximação ao renovado PS de Costa. Com estes novos números há agora mais dúvidas sobre a capacidade de os socialistas conquistarem uma maioria absoluta no exercício eleitoral deste ano.

    Segundo a auscultação aos portugueses realizada para o Expresso, o agremia agora 37,9% das intenções de voto, uma percentagem que apesar de ter crescido não foi suficiente para o partido se distanciar do PSD e CDS, que agora, em conjunto, conseguem chegar aos 34,6%, ficando apenas a 3% do partido socialista.

    Em conjunto, os partidos da maioria crescem 2,3 pontos percentuais, enquanto os socialistas têm uma variação positiva de quatro décimas.

    Quanto aos restantes partidos, os comunistas chegam aos 9,3%, o Bloco de Esquerda, atinge os 3,5%, enquanto as novas iniciativas políticas, o PDR, de Marinho e Pinto, e o Livre, de Rui Tavares, conseguem respetivamente 2,5% e 2%.

    No âmbito da popularidade das figuras políticas, apesar de se manter em terreno negativo, destaque para a classificação atribuída a Pedro Passos Coelho, que regista, entre todos os líderes, a maior subida. O líder do Governo e do PSD regista uma subida de 3,6 pontos.

    Porém, o ranking da popularidade continua a ser liderado por António Costa. O socialista recebe uma nota positiva de 11,1, sendo seguido por Paulo Portas, líder do segundo maior do Governo, que regista uma pontuação de 7,7. Jerónimo de Sousa, responsável político da CDU, também está em movimento ascendente, conseguindo 4,8 pontos.

    Fora do Parlamento, Cavaco, que se encontra a cumprir o seu último ano de mandato, sofre uma queda de 2,5, recebendo agora nota negativa dos portugueses (-0.8).»

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (16(1/15)]

    DISTRITO DE VISEU:ESTRADAS CORTADAS POR CAUSA DA NEVE!(meteorologia)

    «Neve Três estradas mantêm-se cortadas no distrito de Viseu
    Três estradas municipais mantinham-se cortadas cerca das 15:00 de hoje devido à neve no distrito de Viseu, todas na zona de Resende, disse à agência Lusa fonte da GNR.

    (PAÍS Três estradas mantêm-se cortadas no distrito de Viseu Lusa
    15:49 - 16 de Janeiro de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    As estradas cortadas são a 553 (Feirão), a 554 (Ovadas) e a 553-1 (Felgueiras), uma situação que, segundo o Relações Públicas da GNR de Viseu, José Machado, não causa grande transtorno, "porque as pessoas têm a alternativa de circular por Lamego".

    No distrito de Viseu, ao final da manhã de hoje, chegaram a estar cortadas oito estradas, duas das quais nacionais, nomeadamente a EN 2, entre Bigorne e Lamego, e a EN 321, entre Castro Daire e Cinfães (nas Portas de Montemuro).

    A circulação esteve também impedida nas estradas municipais 1230 (Coelheira -- Candal), 1228 (Landeira -- Santa Cruz da Trapa), 553 (Feirão -- Resende), 514 (Carapito -- Moimenta da Beira), 554 (Ovadas -- Resende) e 553-1 (Felgueiras -- Resende).

    "Tivemos patrulhas espalhadas pelos locais que considerávamos mais críticos", explicou José Machado, acrescentando que foi também dada especial atenção ao antigo Itinerário Principal 5, na zona de Penoita, onde a circulação esteve condicionada.

    José Machado disse que "as pessoas já estavam alertadas (para a queda de neve) e foram-se ajustando" às limitações.

    A queda de neve afetou também o funcionamento das escolas nos concelhos de Vila Nova de Paiva e de Castro Daire.

    Em Vila Nova de Paiva, ficaram sem aulas os cerca de 700 alunos que frequentam os vários níveis de ensino, uma vez que fecharam todas as escolas do concelho, nomeadamente a secundária, a básica 2/3 e as básicas de 1.º ciclo de Vila Nova de Paiva, Touro e Vila Cova.

    Também no concelho de Castro Daire algumas escolas estão hoje fechadas devido à queda de neve, tendo 325 alunos ficado sem aulas. Não abriram as escolas do 1º ciclo de Mezio, de Carvalas e de Picão e o jardim-de-infância de S. Joaninho e alguns alunos da escola básica 2/3 e da secundária não puderam ir às aulas por não ter sido possível transportá-los.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  21. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO ( )]

    EDUCAÇÃO:??

    «Ministério Escolas devem analisar notas para "ajustar práticas de avaliação"

    O Ministério da Educação considera que a informação do novo portal eletrónico, que compara as notas atribuídas pelas escolas, é importante para os estabelecimentos de ensino, que assim podem "refletir e eventualmente ajustar as suas práticas de avaliação".

    (PAÍS Escolas devem analisar notas para ajustar práticas de avaliação Lusa 15:24 - 19 de Janeiro de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email)
    O Ministério da Educação e Ciência (MEC) entende que "uma escola isolada, por si só, não consegue saber com exatidão se está a ser mais exigente ou menos exigente do que a generalidade das outras escolas do país, na avaliação do desempenho escolar dos seus alunos" e, na semana passada, lançou um portal eletrónico com indicadores que permitem fazer essas comparações.

    PUB

    Segundo uma análise realizada pelo jornal Público, hoje divulgada, há 24 escolas "que dão por sistema notas acima do que é esperado" e outras 29 que estão a fazer exatamente o contrário: dar notas abaixo do espectável.

    O representante dos diretores escolares, Filinto Lima, acredita que, com esta informação, "as escolas vão poder analisar os resultados e ver se há algo que devem ou não corrigir".

    O vice presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas sublinha, no entanto, que "este é apenas mais um indicador para as escolas, e não se devem tirar conclusões precipitadas".

    Também o ministério considera que "a tarefa mais importante é passar essa informação às próprias escolas, para que possam refletir e eventualmente ajustar as suas práticas de avaliação": "Uma escola e os seus professores não podem fazer ajustes se não conhecerem os dados precisos, tratados de forma cuidadosa. Até porque algumas escolas podem até não fazer ideia de como se comparam a nível nacional. O principal trabalho de reflexão será interno, das próprias escolas".

    As escolas, no entanto, poderão vir a contar no futuro com recomendações da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), que está a analisar os dados.

    Segundo o MEC, a IGEC irá utilizar o conhecimento assim obtido em próximas intervenções inspetivas que vier a fazer, com "recomendações focadas no processo de avaliação interna dos alunos".

    Filinto Lima considera residual o número de escolas que podem estar a dar notas acima ou abaixo do expectável: "Num universo de cerca de 570 escolas, há 24 que estão desalinhadas para cima e 29 que estão desalinhadas para baixo. Penso que não se pode transformar esta questão num campo de batalha".»

    ResponderEliminar
  22. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (19/1/15)]

    CASO SÓCRATES:???

    «Operação Marquês Aqui está a razão por que Sócrates não quis o advogado do costume

    Fontes próximas do processo adiantaram ao jornal i que José Sócrates disse em interrogatório que não contratou o seu advogado habitual, Daniel Proença de Carvalho, porque este não cobrava honorários. Dias depois, recomendou o causídico ao seu motorista, quando este foi detido.

    (PAÍS Aqui está a razão por que Sócrates não quis o advogado do costume DR 11:28 - 19 de Janeiro de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)
    Quando, durante o interrogatório presidido pelo juiz Carlos Alexandre, José Sócrates foi questionado sobre a razão pela qual decidiu não assignar ao caso Marquês o seu advogado de sempre, Daniel Proença de Carvalho, o ex-primeiro-ministro respondeu que o causídico não lhe cobrava honorários, apenas as custas dos processos.

    PUB

    De acordo com declarações de fonte próxima do processo ao jornal i, esta foi a razão dada por Sócrates para não optar por Proença de Carvalho mas, sublinhe-se, foi para este advogado que o antigo governante reencaminhou o seu motorista, João Perna, quando foi informado de que este tinha sido detido, a 20 de novembro.

    A mesma publicação avança que a chamada que informou Sócrates da detenção de Perna foi feita por uma funcionária da sede do Partido Socialista (PS), Maria João, que já havia sido secretária do ex-primeiro-ministro quando este trabalhava na Octapharma.

    A secretária foi avisada da detenção do motorista pela irmã do mesmo, Paula Perna, também funcionária do PS. Quando Maria João ligou para Sócrates, este aconselhou logo a que se ligasse para o escritório de Proença de Carvalho.»

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO(19/1/15)]

    EDUCAÇÃO/OCDE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES!

    «OCDE Portugal tem que continuar a trabalhar na formação de docentes

    A OCDE defende que Portugal precisa de "continuar a trabalhar numa definição mais clara" dos percursos profissionais de professores e diretores escolares, garantindo formação adequada e formação contínua para os docentes, lê-se num relatório hoje divulgado.

    (PAÍS Portugal tem que continuar a trabalhar na formação de docentes Lusa 12:03 - 19 de Janeiro de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    A posição da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) consta do relatório 'Perspetivas das Políticas Educativas para 2015: Concretizar as Reformas', hoje divulgado pela organização internacional.

    PUB

    A OCDE entende ainda que uma das questões e objetivos principais das políticas educativas de Portugal para este ano, no que diz respeito às instituições, deverá passar por continuar a desenvolver formas de avaliação centradas nas aprendizagens dos alunos, o que, refere-se no relatório, "forneceriam informação mais clara sobre a forma como as escolas, diretores e professores podem melhorar o desempenho em sala de aula, indo para além do objetivo da responsabilização ou prestação de contas".

    No que diz respeito aos alunos, a OCDE destaca que os principais desafios do país são garantir o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos e aumentar o nível da frequência no ensino secundário e ensino superior.

    A organização internacional afirma também que Portugal enfrenta o desafio de garantir um ensino inclusivo e de qualidade para todos os alunos.

    Sobre o sistema de ensino, a OCDE faz referência à "grande importância" dos objetivos de descentralização da gestão e de uma maior autonomia das escolas, assim como de racionalização dos recursos financeiros.»

    ResponderEliminar
  24. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (17/1/2015)]

    POLITICA NACIONAL: COMENTÁRIO DO Dr MARQUES MENDES!

    «Marques Mendes "Se PSD e CDS forem às eleições em separado levam uma banhada"

    Luís Marques Mendes afirmou hoje no seu espaço de comentário semanal na SIC que as sondagens das eleições legislativas, realizadas pelo Expresso, provam que o fosso entre o Partido Socialista (PS) e a coligação é cada vez menor.

    (POLÍTICA Se PSD e CDS forem às eleições em separado levam uma banhada DR 21:45 - 17 de Janeiro de 2015 | Por Andrea Pinto
    Share on printShare on email)~

    Em análise às sondagens das eleições legislativas, que foram realizadas pelo Expresso, Marques Mendes afirmou esta noite na SIC que António Costa precisa de se mexer mais e que a coligação PSD e CDS irá acontecer, mas só em abril.

    PUB

    “As eleições mostram que o PS está a perder gás e que está a diminuir o fosso entre os dois partidos. Costa anda a trabalhar a 10km/hora e isto acontece porque ainda não tem um programa”, afirmou o comentador.

    Por este motivo decidiu enviar “um alerta aos seus estrategas” nomeadamente para um nome “que o país ainda pouco ouviu falar”: Porfírio Silva.

    “É o mentor e o estratega político de Costa. Será uma espécie de futuro ministro-adjunto e que por isso tem que se mostrar mais”, referiu Marques Mendes.

    Do lado oposto, e referindo-se à coligação, Marques Mendes afirma que se “os dois partidos – PSD e CDS – forem às eleições em separado levam uma banhada”. Caso contrário, ainda podem protagonizar “uma disputa taco a taco”.

    Por isso, e segundo informações que o próprio apurou, a coligação irá acontecer, mas não para já.

    “Só em abril”, revela.»

    ResponderEliminar
  25. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (17/1/2015)]

    POLITICA NACIONAL: PROGRAMA DO PS!(...)

    «Calendário PS adia para junho programa de governo

    António Costa está sem pressa para apresentar propostas concretas para as próximas legislativas. Ao que o Expresso apurou, só o fará em junho, data prevista para a realização da convenção nacional do PS.

    (POLÍTICA PS adia para junho programa de governo DR
    07:50 - 17 de Janeiro de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    A demora de António Costa em apresentar um programa de governo para as próximas legislativas pouco tem agradado a alguns deputados socialistas, que começam a desacreditar na estratégia do secretário-geral.

    Leia também:
    Socialistas descontentes com estratégia de Costa

    PUB

    Porém, não é isso que adensa a pressa do ainda presidente da Câmara de Lisboa. De acordo com o Expresso, Costa só avançará em propostas concretas a 20 de junho. Esta é a data prevista para a realização da convenção nacional do PS. Pelo menos, é aquela que foi referida numa reunião entre o líder socialista e os presidentes das federações distritais.

    Nessa altura, faltarão apenas dois dias para o final da primavera, marco temporal apontado pelo próprio para a divulgação de propostas junto dos eleitores.

    O secretário-geral está, por esta altura, cauteloso em relação à indefinição europeia – devido às eleições que se aproximam na Grécia e no Reino Unido – e aguarda o funcionamento em pleno – apontado para fevereiro – do Gabinete de Estudos, já que é o seu diretor, João Tiago Silveira, quem vai redigir o programa.

    Às ideias apresentadas pelo grupo de economistas liderado por Mário Centeno, juntar-se-ão algumas já defendidas pelo Laboratório de Ideias e Projetos para Portugal, ainda do tempo de António José Seguro.»

    ResponderEliminar
  26. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO 816/1/2015)]

    POLITICA NACIONAL: ONDE ESTÁ O PROGRAMA DE GOVERNO DO PS?!(não está...)

    «PS Socialistas descontentes com estratégia de Costa

    A última reunião da bancada socialista terá transparecido algum descontentamento por parte dos deputados em relação falta de tomada de posição de António Costa em assuntos da atualidade política, refere o Observador.

    (POLÍTICA Socialistas descontentes com estratégia de Costa DR
    21:06 - 16 de Janeiro de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    A bancada parlamentar socialista já começou a mostrar descontentamento para com a falta de posicionamento do partido em relação a alguns assuntos que marcam a agenda política e, na sua última reunião, de acordo com o Observador, alguns deputados pediram mais iniciativa.

    PUB

    Nesta reunião, que teve lugar na quinta-feira, vários deputados, desde apoiantes de António José Seguro a apoiantes de António Costa, pediram a Ferro Rodrigues mais ação parlamentar em pelo menos quatro assuntos concretos.

    Os resultados da sondagem SIC/Expresso relativa às preferências partidárias já se sabiam nos corredores na Assembleia por essa altura e os socialistas começam a desacreditar a estratégia de António Costa em não tomar uma posição definitiva sobre temas da atualidade.

    RTP, justiça, descentralização de competências para câmaras e hospitais são alguns dos assuntos em que foi pedida mais intervenção por parte do PS.»

    ResponderEliminar
  27. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (19/1/15)]

    COISAS DOS IDOSOS: A BASTONÁRIA DA OE PROPÕE...

    «Enfermeiros Ordem defende acordo para aumentar cuidados a idosos

    A Ordem dos Enfermeiros (OE) defendeu hoje um entendimento entre os ministérios da Saúde e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, para aumentar os cuidados de saúde à terceira idade e evitar sobrelotação e mortes nas urgências.

    (PAÍS Ordem defende acordo para aumentar cuidados a idosos Lusa
    15:38 - 19 de Janeiro de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    "O Ministério da Saúde e o Ministério da Solidariedade Social têm de se entender no que respeita aos lares de terceira idade", defendeu hoje o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, sustentando que, "muitas vezes, as mortes acontecem, não por responsabilidade dos hospitais, mas sim porque [os doentes] não tiveram os cuidados necessários a montante".

    PUB

    Referindo-se ao "número atípico" de mortes registadas nas urgências de vários hospitais, o bastonário considerou que tal não decorre "apenas da falta de meios dos hospitais, do ponto de vista da falta de recursos humanos ou das estruturas em si", mas também da falta de resposta "ao nível dos lares de terceira idade e de resposta dos cuidados de saúde primários".

    Dos cerca de 3000 lares em Portugal, "a maioria não tem cuidados de saúde, nem médicos, nem enfermagem", o que, a juntar a "imensos idosos abandonados", transforma os hospitais num "fim de linha para as pessoas que não têm apoiou social", quando, defende Germano Couto, deveriam ser "os cuidados de saúde primários a dar estas respostas".

    A posição foi expressa no final de uma visita da OE ao Hospital das Caldas da Rainha, onde o bastonário encontrou "um certo caos instalado", com cerca de 20 macas nos corredores do serviço, o que "não permite prestar cuidados com a segurança e a qualidade necessárias".

    "A grande maioria [destes doentes] tem mais de 70, 75 ou 80 anos", o que reforça a necessidade de "intervir a montante", apesar de o Hospital das Caldas da Rainha ser um daqueles em que é fundamental "o ministério [da Saúde] dar condições estruturais", por não se encontrar "preparado para a população que abrange".

    De acordo com a OE, o Hospital das Caldas da Rainha tem atualmente "um défice de 70 enfermeiros", para cumprir os rácios de qualidade dos vários serviços e, só no serviço de urgência, a carência é de "sete enfermeiros".

    Ainda assim, porém "reforçar equipas de médicos e enfermeiros não chega" para dar resposta às necessidades da unidade onde "46% dos doentes têm pulseira verde e azul", não configurando verdadeiras urgências, afirmou o bastonário dos enfermeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      Certo é, para Germano Couto, que o país vive "uma situação previsível", sabendo o Ministério da Saúde "que, todos os anos, na época do inverno, há uma afluência anormal às urgências", pelo que, sublinha, "o Governo tem de planear com antecipação", ao invés de se limitar a fazer "planos de contingência em cima do acontecimento".

      Carlos Sá, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), do qual fazem parte o hospital das Caldas da Rainha e as unidades de Peniche e Torres Vedras, reconheceu que a afluência às urgências teve um aumento "na idade dos doentes" e no número "doentes deitados, debilitados e com patologias crónicas", que aumentam o seu tempo de internamento e contribuem para o condicionamento do serviço.

      Um panorama a que, segundo o mesmo responsável, o CHO tem tentado responder com o aumento de 10 camas de internamento em Peniche, a aquisição de mais seis macas e a realização de reuniões com os centros de saúde e corporações de bombeiros, para estudar outras soluções.

      Quanto à falta de enfermeiros denunciada pela OE, o CHO recordou que está a decorrer um concurso para a integração de 18 enfermeiros que vão preencher a totalidade das vagas do mapa de pessoal da instituição.

      O CHO abrange 295.000 habitantes dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de algumas freguesias dos concelhos de Alcobaça (Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).»

      (FIM)

      Eliminar
  28. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (17/1/2015)]

    POLITICA NACIONAL: TEMOS NOVOS ROTOS NA POLITICA PORTUGUESA?(parece que sim...)

    «Ex-reitor Sampaio da Nóvoa "disposto a tudo" para contribuir para novo ciclo político

    O ex-reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa disse hoje, em Abrantes, estar "disposto a tudo" para contribuir para um novo ciclo político em Portugal, embora tenha assegurado não ser candidato a nada.

    (POLÍTICA Sampaio da Nóvoa disposto a tudo para contribuir para novo ciclo político Lusa 18:19 - 17 de Janeiro de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    "Nunca fui, nem sou, candidato a nada, e tenho dito muitas vezes que não tenho vida política, mas também tenho dito que estou disposto a tudo para configurar uma solução de mudança e um novo ciclo político em Portugal, que é absolutamente essencial", disse Sampaio da Nóvoa à agência Lusa, à margem de uma conferência da Juventude Socialista de Santarém.

    PUB

    Segundo o professor universitário, "o novo ciclo político passa pelas legislativas, e depois pelas presidenciais, mas passa, sobretudo, por uma nova atitude em relação à política".

    Questionado sobre a possibilidade de ser candidato à Presidência da República, em janeiro de 2016, Sampaio da Nóvoa disse não ser "uma coisa que procure ou deseje", reiterando querer "contribuir para a mudança e para a transformação do país, (...) não excluindo nem incluindo uma futura candidatura" à sucessão de Cavaco Silva.

    Para tal acontecer, observou, "é preciso que haja uma mobilização das pessoas, que inclua os partidos, enquanto estruturas fundamentais da vida politica e democrática", tendo defendido ser "chegada a altura de ir além dos partidos".

    "É preciso reconhecer a importância das forças sociais, dos movimentos sociais e de muita coisa importante que acontece hoje na sociedade portuguesa e que eu denomino, de forma redundante, 'democracia democrática', uma democracia que vá para além das estruturas formais da democracia", disse Sampaio da Nóvoa.

    Nesse contexto, de modo a "reinventarmos uma ideia de futuro" para Portugal, "estou disponível para participar, com outros e com outras pessoas, seja em primeiro ou em último lugar", afirmou.»

    ResponderEliminar
  29. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (19/1/15)]

    SAÚDE: MINISTRO QUER APURAR AS CAUSAS DAS MORTES NAS URGÊNCIAS!

    «Saúde Ministério quer apurar 'culpas' nas mortes nas urgências

    O Ministério da Saúde revelou hoje que estão a ser avaliadas as mortes que ocorreram em urgências hospitalares, para perceber se estão relacionadas com o tempo de atendimento, e garantiu que, se for o caso, serão apuradas as responsabilidades.

    (PAÍS Ministério quer apurar 'culpas' nas mortes nas urgências Lusa
    16:41 - 19 de Janeiro de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    A informação foi dada aos jornalistas pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, à margem da apresentação do relatório sobre a evolução das taxas de cesariana em Portugal.

    PUB

    "Estamos a avaliar em relação a este número de mortos, as circunstâncias em que ocorreram", para perceber se foram "mortes indevidas relativamente ao contexto de saúde e ao local onde se encontravam, disse, lembrando que "não há sistemas perfeitos" e que, por isso, importa "perceber de forma clara se estão relacionadas com falhas do sistema".

    Fernando Leal da Costa indicou que, após essa "análise aturada" para verificar se em termos estatísticos o que está a ocorrer em termos de mortes é acima do esperado e o que correu mal, as responsabilidades serão apuradas.

    O responsável sublinhou, contudo, que afirmar à partida que a existência de mais casos tem a ver com o tempo de atendimento é prematuro.

    Segundo o governante, os "indicadores mostram que o tempo médio este ano até é mais baixo do que em anos anteriores" e "a mortalidade é inferior a 2011 e muitíssimo inferior a 1999, ano de mortalidade excessiva".

    Leal da Costa lembrou ainda que todos os anos ocorrem mortes em serviços de urgência, o segundo serviço com maior número de mortes nos hospitais, a seguir às unidades de cuidados intensivos.

    O secretário de Estado considera que os serviços "estão a funcionar bem e a dar resposta ao excesso de procura que se relaciona com a diminuição súbita da temperatura" e lembra que este inverno é o mais frio dos últimos 90 anos, a que acresce a circulação do vírus da gripe.

    Neste inverno já morreram sete pessoas em urgências hospitalares.»

    ResponderEliminar
  30. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (

    DESEMPREGO: RELATÓRIO DA OCDE!(números e causas)

    «OCDE Baixas qualificações associadas a taxas de desemprego crescentes

    Portugal é um dos países da OCDE com maior percentagem de jovens adultos com habilitações abaixo do ensino secundário, que por sua vez estão associadas a taxas crescentes de desemprego, alerta a organização internacional num relatório hoje divulgado.

    (ECONOMIA Baixas qualificações associadas a taxas de desemprego crescentes Lusa
    12:02 - 19 de Janeiro de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    Numa atualização hoje divulgada ao relatório 'Education at a Glance 2014', publicado em setembro passado, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) associa taxas de baixas qualificações com as taxas de desemprego, ainda que admita que em alguns países, como é o caso de Portugal, há um nível de desemprego entre jovens adultos licenciados ou com outros graus académicos de nível superior.

    PUB

    "Desde 2000 que se assiste a uma contração do mercado de trabalho em todos os países da OCDE. Os níveis de emprego têm baixado entre todos os níveis de habilitações, caindo, em média, dois pontos percentuais entre 2000 e 2013. [...] Ainda assim, em todos os países da OCDE, as pessoas com níveis mais elevados de habilitações são as que mais facilmente encontram emprego e, na maioria dos países, são também as que correm menores riscos de ficar desempregadas", lê-se no relatório.

    Os dados apresentados relativos a Portugal indicam que menos de 30% dos jovens adultos portugueses (entre os 25 e 34 anos de idade) tinham habilitações ao nível do ensino superior em 2013, enquanto a média da OCDE indicava um quadro de 17% de jovens adultos com qualificações abaixo do ensino superior.

    O relatório refere que Portugal, a par da Itália, México e Turquia, tem das maiores percentagens de jovens adultos com baixas qualificações, precisando que em Portugal e Espanha a percentagem de população entre os 25 e 34 anos com qualificações inferiores ao ensino secundário é superior a 30%.

    A taxa de desemprego associada a níveis de habilitações inferiores ao ensino secundário era em 2013 de quase 40% para as mulheres e de quase 30% para os homens.

    "Apesar de ainda haver perspetivas de emprego para trabalhadores com baixas qualificações no mercado de trabalho dos países da OCDE, o desemprego entre pessoas menos qualificadas aumentou em alguns países todos os anos, entre 2000 e 2013. Por exemplo, na Grécia, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, México, Holanda e Portugal, o crescimento médio anual da taxa de desemprego entre a população adulta com mais baixas qualificações é superior a 7%.

    À exceção do México e da Islândia, todos os outros países têm taxas de desemprego para adultos pouco qualificados de pelo menos 8%, e bastante acima das taxas de desemprego média do país", escreve a OCDE.

    No que diz respeito à população jovem com habilitações ao nível do ensino superior, a taxa de desemprego fixava-se em 2013 nos 18,4%, afetando mais as mulheres (com uma taxa superior a 20%), do que os homens (quase 15%).

    Quanto aos chamados 'nem-nem', ou seja, jovens que não se encontram integrados nem no mercado de trabalho nem no sistema de ensino, Portugal registava em 2013, entre os jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos, uma percentagem superior a 20% de população completamente inativa.»

    ResponderEliminar
  31. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO(19/1/2015)]

    CURIOSIDADE: EMIGRAÇÃO PORTUGUESA ALVO DE ESTUDO NO LUXEMBURGO!

    «Seminário Alunos do Luxemburgo estudam emigração portuguesa

    A emigração portuguesa é o tema de um seminário na Universidade do Luxemburgo, que levou à realização de vários trabalhos de investigação sobre os imigrantes no país, alguns dos quais poderão dar origem a teses de mestrado.

    (CULTURA Alunos do Luxemburgo estudam emigração portuguesa Lusa
    16:45 - 19 de Janeiro de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    Os nove alunos do mestrado em História Contemporânea da Universidade do Luxemburgo frequentaram durante três semestres um seminário dedicado à emigração portuguesa, tendo realizado uma série de trabalhos sobre os imigrantes no país, que vão desde o papel dos clubes de futebol amadores na integração dos portugueses à importância da gastronomia, passando pelo papel das mulheres na emigração, o empreendedorismo ou a integração no ensino.

    PUB

    Para a responsável do seminário, Elisabeth Boesen, a escolha do tema - uma estreia no seminário de investigação Moving Europeans - "era uma evidência, considerando o elevado número de portugueses no Luxemburgo", e pode vir a dar origem a novos trabalhos científicos sobre a comunidade portuguesa no país.

    "Pelo menos dois destes trabalhos vão ser desenvolvidos e dar origem a teses de mestrado", um sobre culinária e outro sobre futebol, adiantou, sublinhando a importância de aumentar o número de estudos sobre a emigração portuguesa.

    "Faltam estudos qualitativos, que vão além das estatísticas, sobre os portugueses no Luxemburgo, mas começa a ser feita cada vez mais investigação nesta área no domínio da História e das Ciências Sociais, e tivemos já uma tese de doutoramento e uma tese de mestrado sobre este tema", disse Elisabeth Boesen.

    Para a investigadora Yvette Santos, da Universidade Nova de Lisboa, convidada para moderar o debate durante a apresentação dos trabalhos no Centro de Documentação das Migrações Humanas, em Dudelange, a iniciativa de dedicar um seminário ao estudo da emigração portuguesa no Luxemburgo abre novas perspetivas.

    "Geralmente os estudos sobre a emigração portuguesa são feitos por luso-descendentes, e foi um desafio interessante ter uma perspetiva nova. O mais interessante foi o que eles próprios aprenderam sobre esta realidade, olhando-a de maneira diferente, mudando a imagem que pudessem ter", disse a investigadora portuguesa, autora de uma tese de doutoramento sobre a política de emigração no Estado Novo.

    Entre os nove alunos que apresentaram trabalhos sobre a emigração portuguesa, só um é português.

    Patrick Coelho, licenciado em História pela Universidade do Luxemburgo, conduziu um inquérito junto de emigrantes e proprietários de restaurantes sobre a importância da gastronomia para a identidade e a cultura portuguesa, e é um dos dois alunos que vão desenvolver o projeto na tese de mestrado.

    "Apesar de a comunidade portuguesa ter chegado ao Luxemburgo há várias décadas, ainda há muito a fazer na história da emigração", afirmou Patrick Coelho, filho de portugueses que emigraram para o Luxemburgo na década de 1970.»

    ResponderEliminar
  32. «Operação Marquês. Director do JN foi à PGR pedir conselhos



    Jornal i
    Jornal i
    Jornal i



    Carlos Diogo Santos

    1 hora atrás

      


    © Fornecido por Jornal i

    O director do Jornal de Notícias pediu conselhos à Procuradoria-Geral da República no âmbito do processo que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates. Afonso Camões foi recebido este mês, a seu pedido, pela Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, e pelo director do Departamento Central de Investigação e Acção Criminal, Amadeu Guerra, para prestar alguns esclarecimentos.

    Segundo uma nota enviada ao i pela PGR, Afonso Camões “manifestou receios quanto à possibilidade, que considerava iminente, de serem publicadas notícias relativas às suas ligações pessoais com José Sócrates, tendo por base escutas realizadas no âmbito da Operação Marquês.”Camões disse ainda recear que tais escutas, cujo conteúdo já fora tornado público, acabassem por prejudica-lo a si e ao Jornal de Notícias. “Disse temer que as referidas notícias prejudicassem não só o seu nome, mas também o do Jornal de Notícias”, refere a nota.Neste cenário, o director daquela publicação “pediu à Procuradora-Geral que o aconselhasse sobre o que fazer”, algo que Joana Marques Vidal não fez por considerar que isso só poderia ser feito por um advogado.

    A PGR confirma ainda que Joana Marques Vidal esclareceu na altura “desconhecer totalmente se o nome do director do JN constava das escutas telefónicas efectuadas no referido processo”, adiantando que “sempre que há indícios de crime de violação de segredo de justiça é instaurado inquérito”.Sobre este caso existem já investigações em curso por violação do segredo de Justiça. Nesse sentido, “a Procuradora-Geral da República e o director do DCIAP perguntaram ainda ao director do JN se o conhecimento sobre a eventual violação do segredo de justiça tinha origem na investigação, tendo o director do JN optado por nada dizer sobre essa matéria.”

    O caso Tal como o i publicou na edição de hoje, Sócrates terá falado com Proença de Carvalho sobre a venda da Controlinveste, admitindo que poderia ajudar a arranjar capital para o negócio. Proença de Carvalho é presidente do conselho de administração da empresa detentora do "Diário de Notícias", "Jornal de Notícias" e "TSF". Mais tarde, Sócrates terá convencido Afonso Camões, actual director do "JN", de que o melhor era ficar a liderar aquele diário, em vez do "DN". De acordo com o "Correio da Manhã", Afonso Camões terá sido uma das primeiras pessoas a avisar Sócrates de que estava a ser investigado. Tê-lo-á feito em Maio de 2014, durante uma viagem oficial do Presidente da República à China.»

    (IN SMN, JORNAL i)

    ResponderEliminar
  33. [TRAZIDO DA CMTV]


    A ÚLTIMA SONDAGEM REALIZADA PELA AXIMAGE/CM AINDA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL!

    SOBRE A SONDAGEM REALIZADA EM DEZEMBRO/2014, PODE CONSULTAR OS RESULTADOS OBTIDOS AQUI:

    «SONDAGEM

    Partido de Marinho e Pinto duplica votos 06 de dezembro, 14:34

    Barómetro Correio da Manhã/CMTV: O PS mantém-se à frente do PSD nas intenções de voto mas tem estado a cair nos últimos três meses. A grande surpresa é o Partido Democrático republicano, fundado por Marinho e Pinto. de acordo com o último barómetro mensal da Aximage para o Correio da Manhã e para a CMTV, o partido tem mais de 4% nas intenções de voto.

    Ler mais em: http://cmtv.sapo.pt/atualidade/detalhe/partido-de-marinho-e-pinto-duplica-votos.html»

    ResponderEliminar
  34. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (20/1/2015)]

    CASO BES: PRODUTO ESTRANHO CAUSA ALERGIAS!(aos deputados do psd...)

    «Sala da comissão do BES deixa deputados do PSD com alergias

    (SOL SOL | 20/01/2015 12:47:51 2409 Visitas
    Sala da comissão de inquérito ANTÓNIO COTRIM/LUSA)

    Sala da comissão do BES deixa deputados do PSD com alergias

    Dois deputados do PSD e dois assessores apanharam uma alergia na última semana e, segundo o site Observador, afirmam que a sua origem está na sala da comissão de inquérito ao Banco Espírito Santo (BES).


    De acordo com o mesmo site, um dos deputados teve mesmo que receber assistência médica.

    Ainda sem se saber quais as causas da alergia, o certo é que o problema parece ter afectado apenas os sociais-democratas. Um parlamentar disse ao Observador que origem da doença pode estar no ar condicionado que está do lado onde se sentam os deputados e os assessores – que, por norma, sentam-se atrás dos parlamentares.

    Segundo o Jornal de Notícias, o coordenador dos sociais-democratas, Carlos Abreu Amorim, terá enviado uma carta ao presidente da comissão, Fernando Negrão, a pedir que seja feita uma “limpeza exaustiva” ao espaço em causa.

    A comissão de inquérito volta a reunir-se hoje às 15h00 para ouvir o presidente da auditora externa PricewaterhouseCoopers, José Pereira Alves.»

    (ENVIADO POR: A. MONTEIRO)

    ResponderEliminar
  35. [TRAZIDO DA CONTA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA (2/1/2015)

    «Assembleia Municipal de Tarouca com José Damião e 16 outras pessoas
    2/1 às 20:29 ·

    Município de Tarouca
    ASSEMBLEIA MUNICIPAL

    O ano de 2014 em jeito de balanço, em poucas palavras:

    Abrimos as portas aos cidadãos e à cidadania,
    Valorizamos o papel da Assembleia Municipal,
    Juntamos vontades para fazer diferente.
    Todas as forças políticas na Assembleia Municipal e Executivo Municipal, contribuíram para a mudança.
    Para além das normais e muito importantes atribuições, a Assembleia Municipal de Tarouca, envolveu os cidadãos e as instituições em atividades que tiveram como objectivo central aproximar os cidadãos do poder local e permitir a participação dos cidadãos numa real cidadania ativa e solidária.
    : O Congresso da Cidadania
    : O Concurso Cidadão Participa
    : O Programa Tarouca Cidadão
    : As Sessões da Assembleia em espaço mais amplo
    : O Atendimento aos Cidadãos e Instituições
    : A Valorização imaterial da Marca VV - Vale do Varosa.
    : A Comemoração do 40 anos do 25 de Abril de forma envolvida pelos cidadãos e com homenagem à Música.
    Lealdade, verdade, cidadania - os valores que estiveram sempre na base do trabalho dos Órgãos Autárquicos deste concelho - Assembleia Municipal, Camara Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia.
    Em 2015- Precisamos continuar a construir caminho, ainda mais concreto e visível para os cidadãos.
    Para os cidadãos a exercerem funções políticas; para os cidadãos que deram muito de si na melhoria das coisas trabalhando nas Instituições e nas empresas; para todos os cidadãos em geral, que aqui vivem; para os cidadãos que estão mais longe por esse mundo fora:
    Um 2015 de verdadeira felicidade humana,
    E, um forte abraço de cidadania.
    O Presidente da Assembleia Municipal
    Domingos Manuel Pinto Nascimento
    TODOS SOMOS TAROUCA»

    ResponderEliminar
  36. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (23/1/2015)]

    POLITICA NACIONAL: BE APRESENTA PROJECTO CONTRA A CORRUPÇÃO!

    «BE apresenta projectos contra a corrupção
    O BE, que hoje inicia jornadas parlamentares, no Porto, anunciou que vai apresentar no parlamento cinco projectos de lei de combate à corrupção, incluindo contra os enriquecimentos não declarado e injustificado.

    Os textos "vão muito para lá do que foi o debate na Assembleia da República"

    Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, disse que as cinco iniciativas legislativas, incluindo um projeto de lei de combate ao enriquecimento injustificado e outro contra o enriquecimento não declarado, incorporam "todas as mensagens, todas as ideias que o Tribunal Constitucional deixou".

    Contudo, adiantou, os textos "vão muito para lá do que foi o debate na Assembleia da República", indicam "o bem jurídico a proteger" e definem "uma transparência entre cargos públicos e políticos e uma maior celeridade e eficácia no combate à corrupção".

    Pedro Filipe Soares defendeu que, no seu conjunto, os projectos incorporam "uma solução robusta", mas ressalvou que o seu partido está disponível para "qualquer reflexão" sobre a matéria.

    O Tribunal Constitucional chumbou, em Abril de 2012, um diploma que criminalizava o enriquecimento ilícito, por entender que violava, entre outros, o princípio da presunção de inocência.

    O BE prometeu apresentar hoje, nas jornadas, com mais detalhe, os cinco projectos de lei contra a corrupção, mas também outras iniciativas, nomeadamente em defesa dos transportes e da saúde pública.

    Os deputados do BE reúnem-se a partir de hoje, e até sábado, no Porto, para discutir o combate à corrupção e a defesa dos serviços públicos, estando previstos encontros com administrações hospitalares e sindicatos de transportes.

    Hoje de manhã, o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, e a deputada Cecília Honório terão uma reunião com o presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, Carlos José Pimenta, na Faculdade de Economia do Porto.

    A abertura das jornadas parlamentares do BE, as primeiras desde a escolha da nova direcção, composta por seis coordenadores, está marcada para as 12h00, com um discurso do líder da bancada.

    Às 16h30, os bloquistas reúnem-se com os sindicatos e a comissão de trabalhadores do Serviço de Transportes Colectivos do Porto para discutir o processo de concessão levado a cabo pelo executivo PSD/CDS-PP.

    Depois de uma reunião à porta fechada do grupo parlamentar, às 18h00, o primeiro dia de jornadas termina com um jantar comício, com intervenções políticas da porta-voz do partido, Catarina Martins, do presidente da bancada, Pedro Filipe Soares, e do dirigente José Moura Soeiro.

    Para sábado de manhã, está agendada uma reunião com a administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

    A porta-voz do BE, Catarina Martins, encerra os dois dias de jornadas parlamentares com uma intervenção após o almoço, às 14h00.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar
  37. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA 824/1/2015)]

    COISAS DE TAROUCA: INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA JUNTA DE TAROUCA-DALVARES

    «SÁBADO, 24 DE JANEIRO DE 2015

    Inauguração da Sede da Junta da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares






    24 de janeiro de 1015, pelas 15 horas. Inauguração da Sede da Junta da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares, na presença de bastante público.
    A Banda de Música de Tarouca anunciou o início das festividades. Tocado o Hino Nacional, içadas as bandeiras, seguiu-se o descerramento da Placa alusiva e o corte da fita.
    Precedeu-se então a bênção das instalações, uma breve visita guiada e a sessão solene.
    Usando da palavra, o presidente da Assembleia da Junta, Duarte Morais, mostrou o seu contentamento pela efeméride e salientou o trabalho e empenho da Junta na persecução desta obra.
    Na sua intervenção, o presidente da Junta, Rui Raimundo, manifestou a satisfação que lhe ia na alma por ver esta obra inaugurada, pois a Tarouca faltava uma Sede de Junta digna. Historiou os passos que foram dados, os impasses surgidos, e a enorme boa vontade que encontrou da parte do atual presidente da Câmara cujo compromisso e ação foram indispensáveis para levar a cabo as obras. Frisou ainda o bom trabalho levado a cabo pelos trabalhadores da Câmara e da Junta, salientando as suas capacidades.
    O presidente da Assembleia Municipal, Dr. Domingos Nascimento, falou de uma festa da cidadania, focando a boa coordenação dos vários órgãos e eleitos autárquicos em prol do bem dos cidadãos, frisando a proximidade dos mesmos em relação às pessoas e afirmando que o respeito é a regra fundamental de convivência cívica.
    Encerrando a sessão, o presidente da Câmara, Valdemar Pereira, sublinhou a proximidade que cultiva com os presidentes de Junta, sublinhando que ele mesmo foi presidente de Junta e que tal experiência o ajudou a vivenciar o quão importante é este trabalho de equipa. A mesma proximidade procura manter com a Assembleia Municipal e todos os vereadores.
    No fim da sessão, a esposa do Prof. Laranjo, em nome do marido que foi dos mais antigos professores vivos a trabalhar nesta antiga escola, entregou ao presidente da Junta uma caneta, sugerindo que assinasse com ela os documentos oficiais. Os vários oradores tinham referido com ênfase o trabalho das várias gerações de professores que ali haviam ensinado e dos vários cidadãos que ali tinham aprendido a crescer para a vida.
    Seguiu-se então um lanche que a Junta ofereceu a todos os presentes e que decorreu numa clima de são e alegre convívio.


    Após obras de restauro, a antiga escola primária "Adães Bermudes" junto à Câmara Municipal - de grata memória para tantos tarouquenses - é agora a nova Sede da Junta.
    Bem merecia Tarouca uma sede da Junta em condições!
    Edifício com história, boas instalações, localização esplêndida...
    Em boa hora, Câmara Municipal e Junta de Freguesia se entenderam para proporcionar que os cidadãos desta União de freguesias tenham uma Sede digna.
    Assinale-se a preocupação com a preservação da identidade do edifício, e as obras bem conseguidas. A bela pedra à mostra no interior da casa acrescenta-lhe elegância e bom gosto.
    Como é compreensível o entusiasmo do presidente da Junta!
    Só pode estar de parabéns!

    POSTADO POR ASAS DA MONTANHA À(S) 20:26 SEM COMENTÁRIOS: LINKS PARA ESTA POSTAGEM»

    ResponderEliminar