Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

(24)POLITICA NACIONAL:(EURO)SONDAGEM DE DEZEMBRO/2014!(legislativas/15)

[TRAZIDO DO SITE DO EXPRESSO(12/12)]

SONDAGEM: LEGISLATIVAS/2015: INTENÇÃO DE VOTO E ETC!

«Sondagem. PS sobe apesar de Sócrates

Sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC relativa ao mês de dezembro mostra uma subida socialista nas intenções de voto. A Direita recua. O PDR de Marinho e Pinto e o Livre de Rui Tavares, juntos, já ultrapassam o BE.

Duas semanas depois do congresso de Lisboa e em pleno furacão José Sócrates, o PS de António Costa consegue uma nova subida. Os socialistas já estão praticamente nos 38% registados em maio quando o partido era liderado por António José Seguro.

Aliás, desde que António Costa foi eleito (como candidato do partido a primeiro-ministro) nas primárias de setembro, o PS cresceu 4,5 pontos percentuais. E o PSD, em igual período, caiu 2,8.

Nas contas deste estudo, o Partido Socialista alarga a distância em relação à soma dos partidos da coligação. Agora, a diferença entre PS e PSD/CDS é de cinco pontos - há um mês era de quatro. E já falta menos de um ano para as eleições legislativas. 

No capítulo da popularidade, há uma descida generalizada dos intervenientes e organismos. Quanto a António Costa, que é avaliado pela primeira vez, estreia-se em alta recolhendo o maior número de preferências positivas. Mas é preciso lembrar que António José Seguro também era um habituée no topo deste ranking. 


No que toca aos outros, registe-se a subida dos chamados pequenos partidos. O Livre de Rui Tavares, que tantas vezes tem aparecido na fotografia com António Costa, cresce, ainda que muito ligeiramente, em relação à última sondagem. 

Sublinhe-se ainda a estreia do PDR, o partido de Marinho e Pinto, que entra bem e com uns 2,2% de assinalar.

Ou seja, com estes resultados, o cerco aperta para o partido das "seis cabeças" de Catarina Martins (juntos, o Livre e Marinho Pinto já ultrapassam o Bloco). Ainda assim, e depois do que se passou na última convenção com as divisões mais expostas do que nunca, a descida do BE é muito ligeira. Mas os números globais do partido não são bons. E a tendência não augura nada de muito melhor.

(...)


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sondagem-ps-sobe-apesar-de-socrates=f902376#ixzz3LhXOZHD4»

NB:ENVIADO PELA PA/DI PRÓS DIVERSOS (post 2) ONDE PODERÁ VER A FICHA TÉCNICA.

2 comentários:

  1. INFORMAÇÕES ADICIONAIS (cit de memória):

    1-Nesta sondagem as instituições democráticas representavam todas indices de popularidade muito baixos; no entanto o Sr Presidente da República ainda era o que estava melhor posicionado!(relativamente ao governo e assembleia da república)

    2-Quanto à popolaridade dos líderes, recordo-me que o 1º era o Dr António Costa (do ps) seguido pelo Dr Paulo Portas (do cds).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: OUTRA SONDAGEM SAÍDA EM DEZ/14

    Nos inicios de Dezembro saiu a sondagem Aximage/CM, que publicamos no poste 13!

    ProfAnónima

    NB:Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/sondagem_cm.html »?

    ResponderEliminar