Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

(16)RESUMO TEMÁTICO DA REUNIÃO DA AM!(1ª parte)

O ABC DA REUNIÃO DA AM DE 30/9/2014


1-A- AUSÊNCIA E AGRADECIMENTOS

O Sr Presidente da AM (PAM), reparou com desagrado que os 2 Vereadores da Oposição (VOs) não estavam presentes na reunião.

A Responsável pelo Canil Municipal, enquanto cidadã, agradeceu a intervenção da Câmara no Canil, por forma a dar melhores condições aos animais abandonados.

2-B-BALANÇO DAS CONTAS ATÉ 30/6

O Sr Vice-Presidente da Câmara (VP), apresentou as conclusões da 1ª auditoria feita pelos auditores externos, referindo "neste momento a câmara está em reequilibrio financeiro (...)".

Visão diferente têm os Deputados Socialistas, que através do seu Líder Parlamentar, Luís Pereira (LPS), acusaram o actual Executivo Camarário de "terem diminuido as despesas com o trabalho...que fazem gerar isto tudo...e de terem aumentado as despesas com os Órgãos Autárquicos, em 28 mil euros".

3-C-CRECHE CAMARÁRIA

O LPS questionou o Sr Presidente da Câmara (PC) de quem mandou fechar a creche e que destino prevê dar aquele equipamento. O Sr PC, respondeu que "ninguém mandou fechar a creche pq ela nunca abriu de facto" e quanto às instalações, num futuro irão servir pra apoiar as 47 pessoas com deficiência.

O Sr PAM acrescentou que tinha visitado as instalações da Creche da Santa Casa e que gostou muito do que viu.

4-DESEMPREGO

O Sr VP referiu que foi possível "reequilibarar as contas da Câmara sem necessidade de despedir ninguém: apenas com uma gestão rigorosa das horas extraordinárias".

O Sr PC acrescentou ainda que iria cumprir a sua palavra de arranjar emprego pra todas as funcionárias da creche encerrada.

5-ENCONTRO COM OS MUNICEPES

O Sr PAM, informou que muito em breve iria dar inicio ao programa que visa ir ao encontro das populações, e que iria pedir a "companhia" dos chefes de divisão.

[Aproveito pra recordar que esta inicitiva já teve lugar na semana passada, com a visita à Freguesia de S. joão de Tarouca]

6-F-FESTEJOS A S. MIGUEL E SENHOR DO MONTE

O Líder da Bancada do PSD, Luis Sarmento, (LPSD), elogiou o Executivo Camarário e a Junta de Tarouca/Dalvares pela Realização das Festas de S. Miguel e do senhor do Monte, respectivamente.

O Sr VP, agradeceu os elogios e disse que os festejos de S. Miguel/2014 tinham custado quase 30%  dos de 2013!

O PS pela mão do LPS, manifestaram o seu desagrado por se ter cortado com a tradição dos corrida de cavalos, e que este facto tornou o dia de S. Miguel muito apagado.

Uma Cidadã, referiu que depois de ter ouvido alguns feirantes, era importante manter a corrida de cavalo ou colocar outra actividade da parte da tarde pra atrair clientes prá feira e restaurantes, tal como ranchos folclóricos no centro civico.

A Deputada do Tarouca Merece/BE, Albertina Cardoso, referiu que gostou muito das festas e que só pedia pró foguetes serem lançados mais cedo.

7-G-GABINETES DOS PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA E DA CÂMARA

O Sr PAM referiu que a ideia de manter o seu gabinete aberto às Sextas-Feiras de tarde, tem sido um êxito.

O Sr LPS, acusou o Executivo Camarário de ter montado uma estrutura de apoio/Gabinete caro apresentando os dados.

[Recordo que esta situação já tinha sido objecto nas reuniões de câmara, onde os Vereadores da Oposição fizeram igual acusação, pois alegaram que o Staff do anterior executivo foi todo recrutado por funcionários da casa]

8-H-HONRA/DEFESA DE HONRA

Embora a reunião tenha decorrido com bom ambiente, aqui e ali as coisas incendiaram-se, tendo o Líder da PS sentido necessidade de solicitar, por 3 vezes, a palavra pra defesa da honra. Numa das vezes viu recusada a sua pretenção

[Recordo que este expediente está previsto na lei das assembleias mas em Tarouca nunca tinha sido usado. Normalmente estas situações ocorrem quando as pessoas não debatem os assuntos mas antes fulanizam as questões, atacando verbalmente o outro.]

9-I-IGREJA

O LPSD elogiou e agradeceu ao Presidente da Câmara todo o apoio que tem dado à Igreja.

Salientou ainda que está muito agradado com o facto da Câmara estar a realizar as obras no Municipio com recurso à prata da casa!

(CONT.)

Profª Assunção Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário