Páginas

domingo, 30 de novembro de 2014

(63)UM RESUMO DO DISCURSO DO LÍDER DO PS!(e reacções...)

[TRAZIDO DO JORNAL SOL (29/11)]

CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA (nos comentários por questões técnicas) UM RESUMO DO PRIMEIRO DISCURSO DO (NOVO) LÍDER DO PS, ANTÓNIO COSTA, NO XX CONGRESSO, BEM COMO ALGUMAS REACÇÕES AO MESMO!ProfAnónima]

Costa cumprimenta Seguro para mostrar pacificação no partido
(E O ABRAÇO DOS ANTÓNIOS ACONTECEU MESMO...)

VOTOS DE BOA LEITURA!

A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

 ETIQUETAS: (POLITICA NACIONAL)-(XX CONGRESSO DO PS)-(1º DISCURSO DO LÍDER)-(REACǺOES AO DISCURSO)-(O ABRAÇO DOS ANTÓNIOS)-(FB:JORNAL SOL)

6 comentários:

  1. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (29/11)]

    RESUMO DO 1º DISCURSO DE ANTÓNIO COSTA NO XX CONGRESSO DO PS

    «Política

    "A Europa não pode morrer às mãos dos bancos"

    Manuel Agostinho Magalhães |

    (29/11/2014 14:36:31 Mário Cruz/Lusa)

    António Costa aproveitou o seu discurso inicial no congresso que o consagra como secretário-geral do PS para rejeitar acordos com o Governo de direita, apresentar a sua agenda para a década e exigir uma atitude combativa perante uma Europa insensível ao sofrimento dos mais atingidos pela crise.


    "A Europa que nasceu da democracia ateniense não pode morrer às mãos dos bancos, ou do Banco Central", disse Costa.

    Muito aplaudido pelos congressistas, o novo líder entusiasmou mais quando recuperou algumas das bandeiras e medidas dos Governos de Sócrates, como o Simplex, as Novas Oportunidades e as políticas de combate à desigualdade.

    A contestação ao Governo e a afirmação de uma política alternativa ocuparam a maior parte do discurso de cerca de uma hora. "Um Governo que apostou na divisão e no confronto permanente" e que, "em vez de oferecer confiança, gerou desconfiança e intranquilidade", atacou.

    Os confrontos do Executivo PSD e CDS com o Tribunal Constitucional, com os funcionários públicos, com os desempregados, as divisões criadas entre as gerações, pondo pais contra filhos, causaram fracturas na sociedade, sustentou, contrapondo com um apelo "à unidade de todos os portugueses".

    Um Governo que "não fez um único Oraçamento do Estado que não se confrontasse com Constituição", que gerou "pobreza infantil e juvenil" que "é uma bomba ao retardador sobre a próxima geração", e que nem assim recuperou as contas públicas, criticou.

    "Apesar deste governo ter usado e abusado da austeridade", apesar de ter usado "programa radical de privatizações", dos cortes na saúde e educação, nos salários e pensões, "o Governo fracassou no seu objectivo de controlar e diminuir a dívida pública, pelo contrário", subiu até ao 130 por cento do PIB, reiterou.

    Depois deste diagnóstico, o novo líder do PS disse que é impossível ao PS entrar em entendimentos sobre políticas fracassadas. "E quer então o senhor primeiro-ministros convidar-nos para compromissos?", perguntou, para logo concluir: "Os compromissos que esta maioria deseja é amarrar-nos à pedra que nos arrasta para o fundo com eles".

    A agenda do PS, que António Costa passou a apresentar quer "devolver ao país uma visão sobre o seu futuro". É feita com "a valorização dos nossos recursos, das pessoas, do nosso território". E recupera alguma medidas de Sócrates, que os socialistas aplaudiram. Do simplex, à aposta na escola pública e na ciência.

    "Não acreditamos que seja possível governar bem no presente se não tivermos um rumo, uma visão estratégica", disse, atacando de novo o actual Governo. "Se este Governo tivesse visão estratégica já se tinha ido embora", atirou Costa.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  2. RESUMO DO 1º DISCURSO DE ANTÓNIO COSTA NO XX CONGRESSO DO PS (CONT.)

    A parte final do discurso foi dedicada à Europa, afirmando uma linha de resistência às políticas de austeridade e defendendo a coerência dos socialistas, aconselhando-os a não fazer cedências às políticas neo-liberais.

    "O PS é um partido de resistentes, não de desistentes, não desistimos de ser socialistas e de ser europeus", proclamou.

    Aproveitando as palavras do primeiro-ministro italiano Matto Renzi, o líder do PS exigiu a "devolução dos valores" numa nova agenda europeia. "Não podemos ter uma moeda única que não tem benefícios partilhados por todo. Uns ganham e outros sofrem. Temos de corrigir assimetrias".

    A agenda para a Europa de Costa passa ainda por um "programa de recuperção económica e social". O líder do PS elogiou o plano Juncker "insuficiente, mas que vai no bom sentido", por apostar no investimento, na inovação e na ciência.

    Portugal precisa de uma voz mais forte na Europa, o "novo espaço de combate político democrático" e para isso precisa de um novo Governo, disse Costa.

    O líder do PS terminou com um apelo ao conclave socialista. "Este congresso não é para olharmos para nós próprios, não é para olharmos uns para os outros, é para olharmos para os portugueses".

    manuel.a.magalhaes@sol.pt»

    [TRAZIDO DO JORNAL SOL (29/11)-(ENVIADO POR PA/DI)]

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO ADICIONAL: MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA(S) QUESTÕES

    No Poste-Zero deste mês, poderá ver algumas reacções ao momento presente do PS! (isabel moreira, ana catarina mendes e manuel alegre)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. SEGUEM-SE AGORA ALGUMAS REACÇÕES AO 1º DISCURSO DO SEC-GERAL DO PS:

    ResponderEliminar
  5. INFORMAÇÃO

    ESTE ASSUNTO SERÁ RETOMADCONSTRUIRMOS A (NOVA) RUBRICA DO "E PQ HOJE É DOMINGO"!

    DESTA VEZ VAMOS CONTAR PATE DA ESTÓRIA DE VIDA DO Sr HAS(nome codificado), PRA QUE AS PESSOAS (QUE MANDAM) POSSAM REFLETIR!

    A MODERADORA PRINCIPAL: ProfAnónima

    NB:ESTA ESTÓRIA CHEGOU-NOS ATRAVÉS DO PRÓPRIO E DE JÁ A FOMOS CONFIRMAR.

    ResponderEliminar
  6. A N/OPINIÃO SOBRE O 20º CONGRESSO DO PS

    # Se alguém estava à espera que o Dr António Seguro não ia ao Congresso ou indo, tudo iria fazer pra não se cruzar com o Dr António Costa, enganou-se. Eles não só se cruzaram como deram um abraço!

    # Se alguém estava à espera que o (novo) caso Sócrates ia ser motivo de "analise" (por um ilustre ou militante anónimo), enganou-se redondamente: até os militantes anónimos se recusaram a fazê-lo, cumprindo escrupolosamente as orientações do Novo Líder!

    # Se aguém pensava ver o "Livre" a ser uma espécie de "Yes Man" do PS, voltou a enganar-se pois no final do Congresso o João Tavares voltou a dizer qual é o seu objectivo!

    # Se pertence ao grupo dos que estavam à espera que neste Congresso não iriam existir casos nenhuns, também se enganou pois o Dr Assis protagonizou-o mostrando que a tradição é pra cumprir!

    # Se estava à espera de ver uma espécie de Programa de governo (como nós), enganou-se redondamente: tudo quanto foi apresentado foram linhas muito gerais! Contudo ficámos a saber (finalmente) algumas das propostas socialistas pró OGE/2015!

    E prontos, em termos muito genéricos aqui fica o n/olhar ao vigésimo Congresso Socialista!

    ProfAnónima

    NB: É N/CONVICÇÃO QUE O Dr ANTÓNIO COSTA JÁ CONQUISTOU O PS, JÁ O PAÍS AINDA PRECISA DE TRILHAR MUITO ASFALTO!(se o quiser conquistar...)

    ResponderEliminar