Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

(10)POPULAÇÃO SÉNIOR: CUIDADORES PREMIADOS!(pela tena)

[TRAZIDO DO FB: CONTA DO DIÁRIO DIGITAL (5/11)(adap)]

POPULAÇÃO SÉNIOR: TENA PREMEIA CUIDADORES

Concurso inédito em Portugal premeia quem cuida com paixão da população idosa

Depois de Itália e Espanha, chega pela primeira vez a Portugal o programa «Paixão de Cuidar» a pensar em todos os prestadores de cuidados.

Concurso inédito em Portugal premeia quem cuida com paixão da população idosaConcurso inédito entrega prémios a quem cuida dos mais velhos

Trata-se de uma iniciativa promovida pela TENA, que pretende valorizar o acompanhamento físico e mentalmente exigente destes cuidadores que lidam, acompanham e cuidam da população sénior institucionalizada em lares e residências de todo o país.
Esta terça-feira, pelas 17:00, serão conhecidos os vencedores das duas categorias a concurso - «Melhor História» e «Melhor Ilustração» - numa cerimónia apresentada pela jornalista Fernanda Freitas.

Liliana Patrícia Castro Barbosa, do Centro Social e Paroquial de Alfena - Pólo I, é a vencedora da Melhor História e Fernanda Marques dos Santos Silva, da Santa Casa Misericórdia Aldeia Galega Merceana, é a vencedora da Melhor Ilustração. Haverá ainda um reconhecimento especial para «A instituição mais participativa» atribuído ao Centro Social e Paroquial de Alfena - Pólo I.  Os premiados irão usufruir de um intercâmbio de experiências com uma instituição em Espanha (viagem com estadias e visitas incluídas).

No decorrer da última década, segundo dados do INE, Portugal viu o número de cidadãos acima dos 65 anos de idade subir para os 2,023 milhões, cerca de 19% da população. Enfermeiros, auxiliares de enfermagem, terapeutas, assistentes sociais, fisioterapeutas e animadores participaram no concurso, onde prevaleceu o cuidado a pessoas seniores, que vivem em instituições e necessitam de um apoio permanente. As candidaturas foram avaliadas por três jurados: Ivone Dias Ferreira, jornalista e Presidente da Associação Vencer o Tempo, Luiz Carvalho, fotojornalista e Maria João Quintela, geriatra e presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia.

Paralelamente a esta iniciativa, a TENA lançou uma petição pública para a criação do Dia do Cuidador, que já atingiu as mil assinaturas. A efeméride visa homenagear os cuidadores informais e profissionais que, diariamente, se dedicam a proporcionar melhores condições de vida a familiares e a uma população idosa institucionalizada.»

NB:A MALTA DO TAROUCAndo FELICITA OS PROMOTORES DESTE CONCURSO, POIS É BEM VERDADE QUE TRATAR/CUIDAR DAS PESSOAS IDOSAS É UM TRABALHO MUUUITO EXIGENTE, PELO QUE NEM TODAS AS PESSOAS ESTÃO A ALTURA DE O FAZER:URGE QUE SE EXIJA FORMAÇÃO NA MATÉRIA (E NÃO NECESSARIAMENTE DE NÍVEL SUPERIOR) E VENCIMENTO COMPATÍVEL COM ESSA "EXIGÊNCIA"!

1 comentário:

  1. EM DESTAQUE: RETIRADO DO TEXTO:

    1-QUEM PROMOVE:«Trata-se de uma iniciativa promovida pela TENA, que pretende valorizar o acompanhamento físico e mentalmente exigente destes cuidadores que lidam, acompanham e cuidam da população sénior institucionalizada em lares e residências de todo o país.»

    2-MODALIDADES: «Esta terça-feira, pelas 17:00, serão conhecidos os vencedores das duas categorias a concurso - «Melhor História» e «Melhor Ilustração» - numa cerimónia apresentada pela jornalista Fernanda Freitas.»

    3-E AS VENCEDORAS FORAM«Liliana Patrícia Castro Barbosa, do Centro Social e Paroquial de Alfena - Pólo I, é a vencedora da Melhor História e Fernanda Marques dos Santos Silva, da Santa Casa Misericórdia Aldeia Galega Merceana, é a vencedora da Melhor Ilustração.»

    ProfAnónima

    NB/OUTRA ACÇÂO:«Paralelamente a esta iniciativa, a TENA lançou uma petição pública para a criação do Dia do Cuidador, que já atingiu as mil assinaturas.(...)»

    ResponderEliminar