Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

(59)O CASO DA SEGURANÇA SOCIAL: QUEM FALA VERDADE?!(ajude a esclarecer)

POLITICA NACIONAL: DESPEDIMENTOS NA SEGURANÇA SOCIAL
 
[CAROS BLOGUISTAS: EM MEADOS DO CORRENTE MÊS A OPOSIÇÃO CRITICAVA O GOVERNO DE SE PREPARAR PRA UM "DESPEDIMENTO EM MASSA" NA SEGURANÇA SOCIAL. O MINISTRO RESPONSÁVEL, PEDRO MOTA SOARES, VEIO LOGO DESMENTIR (LER O TEXTO). MAS AS NOTÍCIAS QUE NOS FORAM CHEGANDO DEIXARAM-NOS NÃO SÓ "CONFUSOS" MAS MUITO APREENSIVOS, POIS ATÉ JÁ SE FALA EM DESPEDIMENTOS DE TRABALHADORES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FISICA!QUEM FALA VERDADE?!ProfAnónima]
 

«PS e PCP Trabalhadores da Segurança Social "atirados para a 'requalificação'"

O Partido Socialista (PS) e o Partido Comunista Português (PCP) voltaram hoje a manifestar-se contra a "requalificação" de 697 trabalhadores do Instituto da Segurança Social (ISS), classificando a decisão governamental como incompreensível.
 
Em comunicado, a Federação Distrital do Porto do PS lamentou o facto de os funcionários estarem a ser "atirados de forma indigna para 'requalificação'" e indicou que vai questionar o Governo sobre a situação, uma vez que "a decisão de dispensar 700 funcionários, quando o ISS se faz valer, anualmente, da prestação de trabalho de desempregados subsidiados que ocupam postos de trabalho efetivos (...) é incompreensível e imoral".

PUB

"Dentro deste grupo de pessoas a 'requalificar' estão os assistentes operacionais, que auferem o salário mínimo, ou pouco mais do que isso; são trabalhadores a quem nunca lhes foi dada qualquer opção de progressão, ou mudança de carreira. Neste grupo há pessoas com deficiências físicas e cognitivas (pese embora o facto de a Federação Distrital ter conhecimento que a situação destas pessoas, com incapacidade física ou cognitiva, está salvaguardada)", sublinhou a distrital socialista.

A estrutura distrital do PS colocou ainda várias questões, desde a pergunta sobre "qual a vantagem expectável de uma decisão deste teor" até ao nível de poupança esperada.

O descontentamento face a esta decisão governamental é partilhado por Diana Ferreira, deputada do PCP, que marcou presença numa vigília que decorreu hoje no Porto e que teve como principal objetivo protestar contra a "requalificação" dos trabalhadores da Segurança Social.

"Viemos manifestar o nosso apoio aos trabalhadores, afirmar que estamos com eles numa luta que é justíssima. Estamos a falar a destruição de 700 postos de trabalho, sendo que a proposta de Orçamento do Estado prevê a destruição de 12 mil postos de trabalho e que estamos a falar de um Governo que neste mandato já destruiu mais de 60 mil postos de trabalho. Isto para nós é uma situação inaceitável", defendeu a militante, que marcou presença no protesto.

A deputada informou ainda que o partido fez já seguir várias questões endereçadas ao ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, tendo mesmo colocado um requerimento para que o mesmo seja ouvido na Comissão de Trabalho, de forma a poder ser confrontado com esta situação.

No princípio do mês, o secretário de Estado da Administração Pública, Leite Martins, aprovou a proposta do ISS para a redução de 697 postos de trabalho, cujos funcionários deverão ser colocados em inatividade, no âmbito do regime de requalificação.

Em setembro, vários centros regionais de Segurança Social fizeram reuniões com cerca de 700 trabalhadores, sobretudo assistentes operacionais (motoristas e telefonistas) para os informar da intenção de os colocar em requalificação (ex-mobilidade especial).

Já este mês, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, rejeitou que o Governo esteja a preparar um "despedimento coletivo" no Instituto da Segurança Social, afirmando que os trabalhadores em causa serão colocados no regime de requalificação.»

[ENVIADO POR PA/DI/TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (18/11)]
 
(POLITICA NACIONAL)-(SEGURANÇA SOCIAL)-(DESPEDIMENTOS EM MASSA?)

7 comentários:

  1. Respostas
    1. 1-«No princípio do mês, o secretário de Estado da Administração Pública, Leite Martins, aprovou a proposta do ISS para a redução de 697 postos de trabalho, cujos funcionários deverão ser colocados em inatividade, no âmbito do regime de requalificação.
      »

      2-«O Partido Socialista (PS) e o Partido Comunista Português (PCP) voltaram hoje a manifestar-se contra a "requalificação" de 697 trabalhadores do Instituto da Segurança Social (ISS), classificando a decisão governamental como incompreensível.»

      3-«Já este mês, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, rejeitou que o Governo esteja a preparar um "despedimento coletivo" no Instituto da Segurança Social, afirmando que os trabalhadores em causa serão colocados no regime de requalificação.»

      PERGUNTA-SE: EM QUE FICAMOS?! VAMOS TER OU NÃO 700 DESPEDIMENTOS ENTRE ELES PESSOAS PORTADORA DE DEFICIÊNCIA FISICA?!

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO/LAMENTO:

    SABEMOS QUE NESTE MOMENTO NÃO NOS ESTÁ A VER, MAS NÃO DESESPER: DAQUI A POUCO JÁ TEM DE VOLTA O TAROUCAndo!~

    ResponderEliminar
  3. UMA PERGUNTA:

    Será que Tarouca está a passar ao lado destes despedimentos?! E dos tão falados encerramento de serviços?!

    (...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. SERÁ QUE O ÚLTIMO POST FOI DIVULGADO HÁ 9 HORAS ATRÁS?!?

    AQUI DIZ QUE SIM:

    «TAROUCAndo

    taroucando.blogspot.com/

    há 9 horas - A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo ... NÃO NOS PRONUNCIAMOS, PQ LÁ ESTÁ: ESTE BLOG É PIRATA MAS NÃO É RELES, ...»

    ENFIM....

    ResponderEliminar
  5. UMA CURIOSIDADE: ALGUNS DADOS DOS ÚLTIMOS 8/10 MINUTOS:

    Visualizações de páginas por navegador

    Entrada

    Visualizações de páginas


    Chrome



    6 (50%)





    Mobile Safari



    2 (16%)





    Opera



    2 (16%)





    CriOS



    1 (8%)





    Internet Explorer



    1 (8%)

    ( É TÃO-SOMENTE UMA PARTILHA COM OS N/LEITORES...)

    ResponderEliminar
  6. ATENÇÃO:

    Ao que tudo indica existe MUITA verdade nas denúncias da oposição.

    Mais: este caso começou por ser denunciado pelo Sr Provedor de Justiça e mais tarde "pegado" pelo Bloco de Esquerda. Aliás, esta força politica já pediu uma reunião de Urgência não só ao Ministro da Seg. Social (responsável politico) mas tb com o Secretário de Estado pois será este o executor.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar