Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

(54)UM PERGUNTA: SERÁ ISTO UM ATENTADO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO?!

[IN "OBSERVADOR" (15/11)]

UM PERGUNTA: SERÁ ISTO UM ATENTADO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO?!

«INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Conselho Científico do ICS desautoriza equipa da Análise Social
(15/11/2014, 9:13Partilhe)
   
Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais apoiou, por unanimidade o director José Luís Cardoso e o seu esforço “no sentido de assegurar a qualidade científica da revista Análise Social”.


A revista Análise Social foi fundada por Adérito Sedas Nunes
José Manuel Fernandes

A suspensão da distribuição do número 212 da revista Análise Social foi sexta-feira levantada pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais. O levantamento da suspensão aconteceu por proposta de José Luís Cardoso, o diretor do instituto que tinha ordenado a suspensão por causa de um “ensaio gráfico” que violava as regras editoriais daquela antiga e prestigiada revista académica. Ao colocar esse número da revista em circulação, aquele órgão científico do ICS fez contudo questão de apoio o seu esforço realizado “no sentido de assegurar a qualidade científica da revista Análise Social e também de acautelar riscos de responsabilidade civil associados à publicação do número 212”.

O Conselho Científico do ICS, que é formalmente responsável pela orientação editorial da Análise Social, ouviu o diretor do ICS e o diretor que fora responsável pelo 212 da revista, João Pina Cabral (entretanto, a 23 de setembro, já tinham ocorrido eleições para escolher um novo diretor para aquela publicação, e Pina Cabral não fora reconduzido). Em causa esteve a inclusão, nesse número da Análise Social que era o último sob responsabilidade da equipa de João Pina Cabral, de um conjunto de imagens de grafitti acompanhadas por um pequeno texto de enquadramento. Apresentado como sendo um “ensaio gráfico”, esse artigo violava, na opinião do diretor do ICS, as regras de publicação numa revista académica, reservada por definição a artigos científicos.

A suspensão da Análise Social 212 levou a equipa do diretor cessante a acusar o responsável pelo ICS de censura, até porque aquele “ensaio” se justificaria como forma de “refletir a frustração popular contra o grande capital e as políticas de austeridade em vigor na União Europeia”.
[falta aqui a foto]
Um dos grafitti reproduzidos no "ensaio visual" do número 212 da revista

No comunicado do Conselho Científico há agora uma clara desautorização implícita da equipa que foi responsável pelo número 212 da revista. Primeiro, ao deliberar colocar em circulação esse número, o Conselho Científico sublinha que o seu conteúdo “é da exclusiva responsabilidade do anterior diretor da revista”. Mas vai mais longe: recomenda ao atual diretor, o que foi eleito no passado mês de setembro, “que apresente ao Conselho Científico uma proposta de critérios de publicação de todo o tipo de conteúdos a serem incluídos na revista”. Tudo isto antes de “afirmar a confiança no diretor do ICS, no diretor atual da revista Análise Social e em todos os órgãos democraticamente eleitos do ICS”.

(TAGS:ANÁLISE SOCIAL-CENSURA-INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS)

NB:ESTAMOS DE VOLTA DEPOIS DE UMA VISITA INDESEJADA, MAS PRONTOS:O QUE NÃO MATA ENGORDA!:)

3 comentários:

  1. CONFUSO?!

    É NATURAL. MAS NÃO SE PREOCUPE, QUE DESDE PROMETEMOS VIR AQUI (daqui a pouco) PRA CONTAR ESTA ESTÓRIA EM 3 PENADAS!

    E COMO DIZ A OUTRA: ATÉ JÁ!(se...)

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  2. A ESTÓRIA DA REVISTA (censurada):

    Existe um Instituto do Ensino Superior que tem uma Revista!(até aqui tudo bem, pois muitas são as instituições que as têm)

    Acontece que no última edição alguém fez um trabalho sobre os graffitis(*) espalhados pela cidade de Lisboa, cujos "alvos" eram os n/politicos, naturalmente!

    Aparentemente, isto também tinha nada de mal, mas pra um dos responsáveis teve: e teve ao ponto de proibir a sua "saida" prás bancas!

    Resultado: ainda vamos ter que aguardar pra ver o "Resultado Final"!(até agora só é conhecido o resultado ao intervalo..................)

    A MODERADORA PRINCIPAL: ProfAnónima

    (*)RECORDÁMOS QUE MUITOS AUTÁRCAS JÁ CONSEGUEM CONVIVER PACIFICAMENTE COM ESTA "COISAS", MAS AINDA TEMOS PESSOAS C/FORMAÇÃO NA ÁREA SOCIAL QUE (pasmem-se) FAZEM UM GRANDE ALARIDO À COISA AGUÇANDO O APETITE; MAS PRONTOS!

    ResponderEliminar